Ponte vintage X ponte 2 pivôs-Prós e contras !

Autor Mensagem
Prof_Guita
Veterano
# set/10
· votar


A ponte de 6 parafusos tem o maior contato com o corpo dando um sustain maior que a de dois pivos, conhecida como ponte flutuante, que é o tipo de ponte com menor sustain sendo a de maior a ponte fixa como as das Les Paul por exemplo. pra usar uma flutuante só faz sentido se vc for dar alavancadas para traz

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Já que vou fazer a guitarra na manha,com cada passo de compra friamente calculado,melhor ir na certeza de qualidade Wilkinson,né?

Eu acho. Se bem que é para travar, então pouco importa as alavancadas...

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Prof_Guita
A ponte de 6 parafusos tem o maior contato com o corpo dando um sustain maior que a de dois pivos, conhecida como ponte flutuante, que é o tipo de ponte com menor sustain sendo a de maior a ponte fixa como as das Les Paul por exemplo. pra usar uma flutuante só faz sentido se vc for dar alavancadas para traz



Opa,obrigado pela presença.Na realidade eu nem uso alavanca,travo todas as minhas pontes.O lance é que eu comprei um corpo de strato,que prevê o uso de ponte pivotada.E como estou receioso de mandar instalar vintage e dar algúma cagada na instalação,fazendo com que a guitarra não bata oitavas depois.Pensei se haveria contras(na questão de sustein e mudança de timbre)de uma pivotada para uma vintage por exemplo.Por isso dessa minha "queima de neurônios" !!!

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
buddy guy

Já que vou fazer a guitarra na manha,com cada passo de compra friamente calculado,melhor ir na certeza de qualidade Wilkinson,né?

Eu acho. Se bem que é para travar, então pouco importa as alavancadas...



Podes crêr.Só pensei nesta genérica,pelo fato dela possuir roller.Que mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?

Não sei, mas acho que não. De novo, se houver diferença quanto a isso, é mínima. Falei pelo fato dos materiais da Wilkinson serem garantidos, terem durabilidade. Mesmo se você um dia resolverdestravar e dar umas alavancadas, é uma ponte que aguenta bem.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Que mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?
Eu tinha essa dúvida, e se bem me lembro o Bertola me disse que não tem nada a ver...o que importa é a regulagem mesmo!!!

Verei se encontro minha questão sobre isso...

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Ahh.... você vai travá-la?

Então faça como o MMI disse... eu o faria. Ponha uma boa ponte pivotada e taque-lhe um toco para travá-la.

Se quiser destravar (eu já travei e destravei meus trêmolos algumas vezes) é só tirar e dar uma reguladinha.

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


buddy guy
Que mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?


Eu acho que lubrificando os carrinhos com grafite, o nut e colocando umas tarraxas decentes, você garante a afinação.

Eu nunca tive problemas com afinação nas minha guitarras, e olha que são chinesas baratas e uma Dolphin velha com tarraxas bem meia boca. O negócio é regular!

Tem que ter paciência. heehe

Abç

Edit: muitos problemas que eu tive eram oriundos de falhas de Konradware. heheh

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Achei!!!

Blocking Tremolo Eric Clapton
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/213009/

sobre os bends...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223394/p0#6488934

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


MMI
buddy guy

mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?

Não sei, mas acho que não. De novo, se houver diferença quanto a isso, é mínima. Falei pelo fato dos materiais da Wilkinson serem garantidos, terem durabilidade. Mesmo se você um dia resolverdestravar e dar umas alavancadas, é uma ponte que aguenta bem.



Ah,tá,entendi agora.Mesmo por que,vou montar na manha,calculando com frieza cada compra.lógo,não importa quanto tempo leve nem quanto gaste.O negócio é montar um coisa tóp mesmo !!! Os caps de primeira linha já tenho(os noiseless)ponte,meio e o braço custom Shop 54 da Sound.De resto,é só ir na manha,pra gastar sem sentir e montar uma coisa de moral !!!!

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Essa do sustain, sinceramente só com captação ruim que vc perde alguma coisa... minha strato com ponte pivotada, tem um sustain animal, é um pouco maior do que a outra strato com ponte vintage e maior do que a LP shelter com captação original (furrequinha), é só estar bem regulada e a guita ter captação boa que não dá nada...

Minhas pontes tanto a vintage quanto a pivotada são wilkinson, realmente bem feitas, o knife edge (como chamam lá fora) é realmente bem feito, fica perfeito nos pivôs. Além dos carrinhos das wilkinson terem um esquema muito massa para regular oitavas, elas ficam travadas e não desregulam nem a pauladas.

A captação das strato é super distortion na ponte pivotada e fred na ponte vintage, ambas tem muito sustain, mas com o sd tem um pouco mais... sinceramente não achei que a ponte alterou essa característica das guitarras.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
buddy guy


Eu acho que lubrificando os carrinhos com grafite, o nut e colocando umas tarraxas decentes, você garante a afinação.

Eu nunca tive problemas com afinação nas minha guitarras, e olha que são chinesas baratas e uma Dolphin velha com tarraxas bem meia boca. O negócio é regular!


Só tive uma guitarra com ponte roller, mas era para alavancadas. Hoje não tenho nenhuma com esse tipo de ponte (há bastante tempo), não tenho esse problema de bends... O negócio é regular e conhecer seu equipamento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Não tem diferença alguma, desde que instalada corretamente e "pousada" sobre o corpo.
Abç

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Will Bejar

buddy guy
Que mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?
Eu tinha essa dúvida, e se bem me lembro o Bertola me disse que não tem nada a ver...o que importa é a regulagem mesmo!!!

Verei se encontro minha questão sobre isso...




Legal,valeu !!!!



Konrad


buddy guy

Ahh.... você vai travá-la?

Então faça como o MMI disse... eu o faria. Ponha uma boa ponte pivotada e taque-lhe um toco para travá-la.

Se quiser destravar (eu já travei e destravei meus trêmolos algumas vezes) é só tirar e dar uma reguladinha.



Podes crêr,vou mesmo pensar nisso.


Konrad


buddy guy
Que mesmo usando ela travada,sem uso de alavanca,ajudaria a manter a afinação nos bends,né? Ou nada haver?


Eu acho que lubrificando os carrinhos com grafite, o nut e colocando umas tarraxas decentes, você garante a afinação.

Eu nunca tive problemas com afinação nas minha guitarras, e olha que são chinesas baratas e uma Dolphin velha com tarraxas bem meia boca. O negócio é regular!

Tem que ter paciência. heehe

Abç

Só....penso em usar as tarraxas Wilkinson EZ-LOCK com trava passiva.Já tive delas numa outra strato que montei e vendi.

Will Bejar
buddy guy
Achei!!!

Blocking Tremolo Eric Clapton
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/213009/

sobre os bends...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223394/p0#6488934




Podes crêr,é assim mesmo que bloqueio as minhas !!!!

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


ogaitnas



buddy guy

Essa do sustain, sinceramente só com captação ruim que vc perde alguma coisa... minha strato com ponte pivotada, tem um sustain animal, é um pouco maior do que a outra strato com ponte vintage e maior do que a LP shelter com captação original (furrequinha), é só estar bem regulada e a guita ter captação boa que não dá nada...

Minhas pontes tanto a vintage quanto a pivotada são wilkinson, realmente bem feitas, o knife edge (como chamam lá fora) é realmente bem feito, fica perfeito nos pivôs. Além dos carrinhos das wilkinson terem um esquema muito massa para regular oitavas, elas ficam travadas e não desregulam nem a pauladas.

A captação das strato é super distortion na ponte pivotada e fred na ponte vintage, ambas tem muito sustain, mas com o sd tem um pouco mais... sinceramente não achei que a ponte alterou essa característica das guitarras.


No lance dos caps estou tranquilo,tudo single tóp.Hot noiseless ponte e meio e no braço custom shop 54 da Sound.


MMI

Konrad
buddy guy


Eu acho que lubrificando os carrinhos com grafite, o nut e colocando umas tarraxas decentes, você garante a afinação.

Eu nunca tive problemas com afinação nas minha guitarras, e olha que são chinesas baratas e uma Dolphin velha com tarraxas bem meia boca. O negócio é regular!

Só tive uma guitarra com ponte roller, mas era para alavancadas. Hoje não tenho nenhuma com esse tipo de ponte (há bastante tempo), não tenho esse problema de bends... O negócio é regular e conhecer seu equipamento.

Podes crêr,até o jeito de enrrolar as cordas nos postes das tarraxas contribui,ou para um bom matenimento da afinação ou ruím.

Mauricio Luiz Bertola


buddy guy
Não tem diferença alguma, desde que instalada corretamente e "pousada" sobre o corpo.
Abç

Opa,boa tarde Professor !!!Obrigado pela presença,o amigo dizendo assim,fico tranquilão agora !!! Muito obrigado pela força !!!

ogaitnas
Veterano
# set/10 · Editado por: ogaitnas
· votar


buddy guy

Isso aí, eu fiz algo parecido com vc, comprei um corpo e braço de guitarra sem nada (só que eram um shelter california) e comprei todo o hardware e captação top, ficou uma guitarrinha muito massa :) É legal escolher tudo e montar passo-a-passo uma guitarra. Sobre tarrachas eu curto muito as com trava, não tem esquentar a cabeça com enrolar certo ou errado, coloca, trava e já era... tenho gotoh em uma strato e sperzel na outra hehe

Aqui tem uma foto das minhas guitarrinhas na parede

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


ogaitnas
É legal escolher tudo e montar passo-a-passo uma guitarra.
Comecei o meu projetinho essa semana...hehehe

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


ogaitnas
buddy guy

Isso aí, eu fiz algo parecido com vc, comprei um corpo e braço de guitarra sem nada (só que eram um shelter california) e comprei todo o hardware e captação top, ficou uma guitarrinha muito massa :) É legal escolher tudo e montar passo-a-passo uma guitarra.

Aqui tem uma foto das minhas guitarrinhas na parede




Rááá...é uma linda visão..adorei. Meu lance foi o seguinte: Tenho uma tagima Sky Master com captadores fender noiseless(ponte,meio e braço),sendo que o noiseless do braço se recusa funcionar(não sei por que,pois já conferi ligação e tudo o mais e ele não funciona nem por decreto).Daí fiquei puto,liguei na Sound e mandei o camarada Érico fazer um Custom Shop 54(posição braço),para substituir o noiseless do braço que não funciona.


E como eu estava(fazia tempo)super a fim de prestigiar o trabalho do amigo(luthier Português,guitarrista e coléga de Cifra Club) rui luis,desenvolvido em parceria com a Sound na construção de um humbucker porrada(porém super equilibrado e exclusivo),pois não é cópia de nada existente no planeta(pois o captador foi desenvolvido segundo as especificações do próprio rui luis),aproveitei o frete do custom 54 e matei 2 coelhos numa porrada só,encomendei o RL-LEGACY.

Ambos devem chegar esta semana. O grande lance é: Como sou purista de mais quando se trata de stratocaster,resolvi montar uma outra que seja somente com single coills(pois não consigo ficar com uma strato que não seja "pura",sem ser SSS).


Daí,como a Sky Mater tem berço HSH,passo o LEGACY para ela e os noiseless para a outra que estarei a montar. Só não decidi qual configuração será a Sky Master,se será HSS,HSH ou HH,depois decido.


Sei que a sky master terá o LEGACY na ponte,isto é certo.E como encontrei o corpo de one piece em freijó(muito bem construído,por luthier),de cara pensei: Porra,madeira esta escássa,posso muito bem pegar este corpo que está num preço excelente(dando sopa) e montar uma strato SSS com ele.


Lembrei que o freijó,tende a timbrar como o Ash americano,então não pensei duas vezes.Me desfiz de um pedal Boss ds 1 que tinha aqui e catei mais que depressa este corpo.


Pois o Boss não casava com meus equipos(não sei por que,mas não casava),então me desfiz dele !!!!

E agora estou esperando tanto os caps,como o corpo chegarem.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


ogaitnas

Bonitas guitarras! bonita Lespa!

MMI
O negócio é regular e conhecer seu equipamento.

É bem isso. Aprendi muito do pouco que sei na tentativa-erro. Enunca quebrei nada. hheheh

buddy guy
Custom Shop 54(posição braço),para substituir o noiseless do braço que não funciona.

Mas esse noiseless não usam pots de 500k?

Vai dar para por tudo junto?

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


Meu deus: dúvida cruel.

tarraxas ou tarrachas?

Não posso errar isso.

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad
buddy guy
Custom Shop 54(posição braço),para substituir o noiseless do braço que não funciona.

Mas esse noiseless não usam pots de 500k?

Vai dar para por tudo junto?


Pois é,o amigo professor tocou em um ponto que confésso não ter reparado.



Konrad

Meu deus: dúvida cruel.

tarraxas ou tarrachas?

Não posso errar isso.




Se eu não estiver enganado é com "X" mesmo

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Pois é,o amigo professor tocou em um ponto que confésso não ter reparado.

Mas tem a questão de gosto também...... se para ti ficar legal com os de 500k.... está em casa....

buddy guy
Se eu não estiver enganado é com "X" mesmo


também acho!

Vou pegar meu Aurelião! ahha

Na internet não achei nada definitivo.

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad

buddy guy
Pois é,o amigo professor tocou em um ponto que confésso não ter reparado.

Mas tem a questão de gosto também...... se para ti ficar legal com os de 500k.... está em casa....

buddy guy
Se eu não estiver enganado é com "X" mesmo


também acho!

Vou pegar meu Aurelião! ahha

Na internet não achei nada definitivo.




Rááá..estou indo por maioria,saber ao certo nesta questão do "X",eu não sei.No lance de pots 500 ou 250k,estou por fora.Se noiseless tem que ser de 500 ou 250 não sei !!! Eu quando mexi nos meus quando montei,nem reparei quais eram.Agora,o RL-LEGACY com certeza terá que ser de 500.Humbucker,né?

Só que uma dúvida que rola também,é que se eu for monta HSS,qual pot terei que usar.Uma vez que humbucker usa 500 e single usa 250k.Pois veja que foi mesmo bom o amigo professor ter tocado neste assunto.Veja como uma coisa puxa a outra !!!

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
tarraXas...

Não sei se eu perdi a conversa, mas definiu se vai ficar a ponte de 2 ou 6 apoios???

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Will Bejar
buddy guy
tarraXas...

Não sei se eu perdi a conversa, mas definiu se vai ficar a ponte de 2 ou 6 apoios???



As tarraxas era dúvida do professor Konrad,se escreve com X ou com CH,foi isso !!


No lance da ponte:


Rááá...vou seguir conselho da maioria e do próprio professor Mauricio Luiz Bertola.Vou de ponte 2 pivôs mesmo,será travada e de marca boa. Uma vez que o Bertola disse que não altera o timbre e que é mesma coisa como se fosse uma vintage,desde que ela fique em repouso no corpo da guitarra....Creio que vou ou de Wilkinson ou de uma original fender(esta última,caso eu encontrei para comprar).

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Boa!!! Não esquece de mandar as fotos dels, hein!!!

Abraço

MMI
Veterano
# set/10 · Editado por: MMI
· votar


Konrad
buddy guy

Boa questão essa do "x" e "ch". No Houaiss ele dá as duas grafias como possíveis, mas dá preferência ao "x".
"Etimologia
orig.obsc.; tanto para o port. tarraxa ou tarraxo quanto para o esp. tarraja ou terraja 'cunha, rosca que prende o parafuso, parafuso', Corominas propõe o ár. tarráha 'o que se põe sobre alguma coisa', argumentando que o -j- esp. e o -x- port. devem prender-se à pronúncia andaluza de um h com aspiração, no padrão roja: roxa; deixando de endossar a grafia com ch proposta por MS, apóia sua argumentação em RB, que muito antes registra com x o port. tarraxado; cp. tarrafa; f.hist. 1706 tarracha, 1721 tarraxa 'rosca', 1789 tarracha 'peça usada para apertar' "

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


Will Bejar
buddy guy
Boa!!! Não esquece de mandar as fotos dels, hein!!!

Abraço



Com certeza.Penso em no futuro abrir tópico,só para a montagem desta strato.E na medida que for comprando as coisas,eu vou upando ele.Seria legal dividir "esta terapia" de montar guitarra com vcs,não?




MMI
Konrad
buddy guy

Boa questão essa do "x" e "ch". No Houaiss ele dá as duas grafias como corretas.
"Etimologia
orig.obsc.; tanto para o port. tarraxa ou tarraxo quanto para o esp. tarraja ou terraja 'cunha, rosca que prende o parafuso, parafuso', Corominas propõe o ár. tarráha 'o que se põe sobre alguma coisa', argumentando que o -j- esp. e o -x- port. devem prender-se à pronúncia andaluza de um h com aspiração, no padrão roja: roxa; deixando de endossar a grafia com ch proposta por MS, apóia sua argumentação em RB, que muito antes registra com x o port. tarraxado; cp. tarrafa; f.hist. 1706 tarracha, 1721 tarraxa 'rosca', 1789 tarracha 'peça usada para apertar' "




Então estamos corretos...hehehehe.....

Sioux
Veterano
# set/10 · Editado por: Sioux
· votar


buddy guy grande amigo.

Acho que a questão já foi respondida, mas vou deixar minha humilde opinião.

Eu particularmente prefiro a ponte fixa 6p.
Já toquei em 2 pivôs e acho elas mais feias estéticamente.
A vantagem seria uma alavanca com mais conforto e menos esforço usando 2 p. mas se não usar alavancar "A la Steve Vai" acho que uma Stratocaster fica mais charmosa com uma ponte Vintage 6P.

Um conselho que eu daria, já que está montando uma boa strato, seria de não comprar ponte com bloco fino de antimônio (maioria das pontes fender mex são assim).

Opte por uma ponte com Bloco Grosso marca Fender, gotoh etc seja vintage ou 2 pivôs.

Abraço e posta os passos da montagem desta Strato ok amigão.

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


Sioux
Um conselho que eu daria, já que está montando uma boa strato, seria de não comprar ponte com bloco fino de antimônio (maioria das pontes fender mex são assim).
Boa dica!!! Comprei uma ponte com blocão da Guitarfetish pra colocar na minha Fender American Traditional

Esse aqui ó:
http://store.guitarfetish.com/105mm-Chrome-Spaced-quotImport-quotMade- in-Mexicoquot-BRASS-BLOCK_p_1158.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ponte vintage X ponte 2 pivôs-Prós e contras !