Autor |
Mensagem |
De Ros Veterano
|
# set/10 · Editado por: De Ros
· votar
Del-Rei
Hehehe, valeu pela sugestão, mas eu teria que ter mais experiência com informática para entrar numa parada dessas!
E sem contar que o tempo tá dificil por agora. Mas não duvide que num futuro próximo eu acabe entrando nessa brincadeira!
Abraço!
|
Repifanio Veterano |
# abr/12 · Editado por: Repifanio
· votar
Upaaaaaaço!!!! Mas galera, se alguem cair nesse tópico ainda pode dar uma olhada no site www.dmusichouse.com.br
E muito bom!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/12
· votar
De Ros Cara, eu sou professor profissional, e questiono sériamente determinadas abordagens de cursos "on line" e EAD. Inclusive esses questionamentos são matéria de pesquisas acadêmicas na UNICAMP e USP. Não estou dizendo que não seja válido para algumas coisas, ou para determinadas situações ou matérias específicas dentro de um contêxto minoritário de um curso; nem que não possa ser aplicado ao ensino da música. Mas sim que os resultados da aprendizagem total ainda não são confiáveis didáticamente falando. É só uma opinião e um questionamento. Abç
|
Valter Bergamo Veterano |
# abr/12
· votar
De Ros Faca na Caveira
Pois é, o conceito é ter as aulas pre gravadas e vc ter o hr marcado com o professor pra tirar as duvidas, é um formato q meu amigo o Charles esta estudando, hj ele trabalha como professor de guitarra e musico de uma banda.
Agente esta montando algo, faz um tempo já, mas depende mais dele de q demim, a parte de programação web eu vou fazer pra ele.
|
Repifanio Veterano |
# abr/12
· votar
Sei lá, mas eu já fiz aulas, conheço professores e hoje faço o curso full da D'Music, e posso dizer, para mim é mais claro a aula da D'music, pois posso passar, voltar, passar de novo e repetir quantas vezes quiser, se estou com uma duvida vou até o msn e questiono, se não é uma duvida e sim uma dificuldade, gravo um video e mando, logo tenho o retorno, na verdade, eu acabo tendo mais contato com o professor do que se eu fizesse aulas presenciais, isso sem falar do fato que posso fazer aulas das 22:30 até a 0:00 que é o meu horario livre. Mas acredito que isso vá de pessoa para pessoa.
|
Fernando de almeida Veterano |
# abr/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, eu sou professor profissional, e questiono sériamente determinadas abordagens de cursos "on line" e EAD Eu também ... Sou da área da indústria (eletrônica, mecatrônica, automação industrial, mecânica, telecomunicações, instrumentação, etc) em cursos superiores e técnicos ...
Não estou dizendo que não seja válido para algumas coisas Essa é a chave da questão ... Mas querem fazer com tudo ... Aulas práticas não tem como ser online, por exemplo ... Algumas teorias são impossíveis de entender sem o acompanhamento de um professor presente ...
|
|
# abr/12
· votar
Fernando de almeida Mas querem fazer com tudo Pois é... Desvalorização do profissional de educação e aumento exponencial da mais-valia absoluta... Depois ainda querem falar de "melhoría" da educação em nosso país.... Recentemente aqui em Niterói o alunado de uma Universidade privada (não é a em que eu trabalho), revoltou-se contra o excesso de disciplinas "on line" e a falta de professores (na verdade a instituição queria economizar não contratando, mas sim instituindo aulas "on line"), o que sucitou a abertura de inquérito no ministério público e no MEC... Abç
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Pois é... Desvalorização do profissional de educação e aumento exponencial da mais-valia absoluta... Depois ainda querem falar de "melhoría" da educação em nosso país....
Eu acho engraçado, minhas experiências com aulas on-line tanto nas minhas áreas de atuação, que vai incluir gestão, TI e uma boa dose de matemática, quanto em áreas paralelas, como a música, modelagem 3D, desenho, etc.
Enfim, minhas experiências são bem positivas e não me incomodaria em pagar mais caro por essas aulas do que pagaria para um professor presencial, já que na maioria das vezes o professor presencial queria mesmo era os bichinhos na carteira e que se dane se eu quero aprender mais do que ele acha que eu devo aprender.
Sei que não dá pra generalizar, já que eu escolho de forma muito criteriosa as aulas que vou pegar, boa parte delas eu termino pegando com gente de fora, mas nunca me arrependi de nenhuma aula que peguei on-line, agora as presenciais, tem muitas que sinceramente, foi dinheiro jogado fora.
|
g.wilhelms Veterano |
# abr/12
· votar
Tenho planos de fazer algo do tipo futuramente, mas não no esquema aula por webcan, mas gravar a aula com o assunto específico, e tirar as dúvidas do aluno por meio de um blog ou algo do tipo. Dessa forma, como alguém escreveu ai em cima, é possível o aluno assistir a mesma aula, quantas vezes ele quiser, o que numa aula presencial, dificilmente seria possível.
|
maxbqi Veterano |
# abr/12
· votar
Fernando de almeida Mauricio Luiz Bertola nichendrix Existem casos e casos. Acredito que para aulas de música em determinadas situações seria interessante. Vc poderia fazer aula com um bom professor de outra cidade/estado e aprender. Eu faria com certeza.
Quando a utilização do EAD nas áreas acadêmicas sou radicalmente contra, salvo ressalvas ou pouquíssimas excessões. Na minha área de trabalho no nível superior é impossível que alguem seja devidamente formado pelo EAD. Inclusive já fiz especializações promovidas pelo MAPA/MCT e o conteúdo do programa foi muito interessante, mas sinceramente não foi devidamente cobrado, e se num curso deste gabarito tive dúvidas qto ao método EAD, imagine o que não pensar destas faculdades particulares que promovem EAD de cursos que demandam atividades práticas? Minha opinião. EAD como complementação é valido, mas não acredito no sistema e duvido muito de alguem que faça e compare ao sistema presencial. Já na música, como coloquei, pode ser válido, mas acredito que ele pode pecar em certos pontos. Abs
|
Repifanio Veterano |
# abr/12
· votar
g.wilhelms É exatamente dessa forma que a D'Music House trabalha, ou ensina, e na verdade eu sou contra o que estão falando, a respeito de com o maior número de cursos EAD mais desvalorizado é o ensino. Pois faço Análise e Desenvolvimento de sistemas e por várias vezes tive que recorrer a aulas online, pois não é "só questionar o professor", aqui no RS tem faculdades presencias que em alguns cursos ficam muito à desejar em relação ao mesmo curso EAD. Pois assim como o aluno precisa "se puxar" na aula presencial, ele precisa até mais no EAD, o que acarreta em um maior aprendizado. No entanto vale citar que existem EAD's e EAD's assim com Faculdades e Faculdades, e também não se enganem pensando que fora do Brasil é tudo assim, florido, porque não é não. E confesso que as vezes e dificil de entender certas pessoas, pois acham que a educação no Brasil é uma porcaria, só existe gente sem cultura, não existe profissional qualificado e mais um monte de coisa, mas quando o pais começa a tomar iniciativas, adotar novos métodos de ensino, mesmo assim há reclamações, qual é a sugestão nesses casos? As vezes nós precisamos focar na solução e não no problema, por esse motivo pergunto aos que criticam. Qual a solução para termos um ensino de qualidade e com enorme facilidade para todos?
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar
maxbqi
A maioria dos cursos que fiz foi de extensão e atualização, a única vez que olhei pra EAD foi numa possível graduação em Matemática, e a seleção de disciplinas do programa do curso que eu estava querendo entrar é até melhor que o programa presencial da mesma universidade, inclusive tem alguns professores que eu considero mais interessante.
Um fator é que não conheço nenhum curso de graduação ou pós-graduação por EAD que seja 100% a distância, 30% da carga horária de cada semestre é presencial.
Agora já me interessei em algumas universidades de fora que oferecem mestrado por EAD, alguns estão entre as melhores universidades do mundo e o programa de EAD delas é bem conceituado, tem praticamente o mesmo conceito no mercado que tem o presencial. Então são cursos bons.
Acho que aqui não existe muito como generalizar, no geral existem cursos e Cursos, isso vale pra cursos presenciais e pra EAD.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
Repifanio As vezes nós precisamos focar na solução e não no problema, por esse motivo pergunto aos que criticam. Qual a solução para termos um ensino de qualidade e com enorme facilidade para todos?
Meu pensamento é muito simples. Comece com quantidade, qualidade vem depois.
A China e a India cada uma forma 5 a 10x mais engenheiros que os EUA, 90% deles estão em padrões abaixo do engenheiro americano médio, só que no meio do bolo elas terminam não só formando mais engenheiros, mas o mesmo número de engenheiros de alto nível.
Depois que se tiver engenheiros pra dar conta da demanda, é a hora de começar aumentar o nível dos que foram formados. Esse é o processo natural que acontece em todo canto do mundo. Não existe como você aumentar quantidade e qualidade em simultaneamente em grandes incrementos, então você primeiro cresce até ter uma saída próxima do ideal e aí faz a qualidade subir e acompanhar a quantidade, só então as duas vão subir juntas, mas em incrementos menores.
|
mateusstarling Veterano |
# abr/12
· votar
Eu tenho participado do cifraclub a mais ou menos 1 anos, várias pessoas aqui já compraram o meu material de video aula e vou ser bem sincero sobre minhas considerações. Tem muita gente que so quer ganhar dinheiro, então, qual é a melhor maneira de ganhar dinheiro? Dando aula para quem nunca tocou guitarra ou não sabe quase nada, pois são pessoas que não poderão contestar a metodologia, então, 90% da metodologia online é voltada para esse tipo de aluno. Tem muita gente ganhando muito dinheiro com isso no mundo todo. Eu comecei com meu material online timidamente, fazendo 1 aula por encomenda, então outras pessoas começam a me pedir outros temas e quando eu percebi ja tinha um acervo de aula e que os temas também serviriam para outras pessoas. Meu foco nunca foi alunos iniciantes porque o mercado já esta saturado desse tipo de material, então eu pensei, se tem tanta coisa de graça, aqui mesmo no cifraclub para pessoas que estão começando, quem vai querer comprar algo que ja tem por ai? Hoje eu tenho 50 video aulas gravadas e dou suporte online para as pessoas que compram o meu material. Eu pessoalmente dou o suporte online, não coloco outra pessoa para fazer isso porque não seria honesto com quem compra. Agora, é possível sim aprender online, claro que é, mas vc precisa encontrar o material adequado para a sua necessidade, precisa também saber quem faz esse material. Tem muito professor que só fica dentro de um quarto escrevendo apostila, não sai de casa para tocar com ninguém, eu sugiro que vc desconfie desse profissional, você precisa de um músico que possa te dar aula e não um burocrata. Sou formado na maior faculdade de musica no mundo mas não é isso somente que me qualifica a ser professor, se eu não saisse de casa e tocasse com outros músicos a experiência que eu estaria passando para os alunos seria apenas teorica e música no fim é algo prático, portanto, procure um curso onde o profissional tenha formação (de preferencia faculdade) e experiência musical (de preferencia com musicos de calibre). Dessa maneira, você já vai coar 99% do material online que esta disponivel por ai. NÃo conheço o curso sitado pelo colega acima, portanto não entendam isso como uma indireta.
|
|
# abr/12
· votar
Sugiro que vocês leiam os seguintes têxtos: BARRETO, Raquel Goulart & LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior emerge terciária. In Revista de Educação Brasileira, vol. 13, Nº 39, set/dez. 2008. BARRETO, Raquel Goulart. A formação de professores à distância como estratégia de expansão do ensino superior. In Educação Social, vol 31, nº 113, out/dez. 2010, UNICAMP. BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e Educação: Trabalho e formação docente.. <http://www.cedes.unicamp.br> Nesses 3 têxtos acadêmicos existe uma reflexão crítica sobre o assunto aqui tratado. Creio que a leitura deles lhes proporcionará maior base para a discussão. Abçs
|
Angelopes Veterano |
# abr/12
· votar
Venho assinando o site www.infiniteguitar.com que tem uma proposta de abordar os assuntos de forma temática, cada professor aborda um tema. Tenho aprendido muito com o site. Na minha opiniao, um dos melhores sites para guitarristas.
|
Repifanio Veterano |
# abr/12
· votar
Angelopes
Realmente o infiniteguitar.com é uma ótima opção, porém o mesmo é totalmente em inglês, o que dificulta para muitos. Até não sei qual é o valor, mas a D'music aqui é um ensino de qualidade semelhante, porém o custo não é tão barato.
|
Valter Bergamo Veterano |
# abr/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola e pessoal
Falo por experiencia propria, já que ministro aulas online de luteria. O ensino a distancia é valido como forma de preparar e inicializar o indivíduo.
Chaga um ponto onde é necessario para o aprendizado o compartilhamento de conhecimento, e isso deve ser presencial em muitos casos.
O conhecimento teorico, é super valido, mas mesmo assim tem valores que sao passados do professor ao aluno no momento da explicação.
Nada substitui o ensino presencial, porem o online deve complementar, não substituir.
|
Repifanio Veterano |
# abr/12
· votar
Na minha forma de pensar, o que o Valter Bergamo falo está corretissimo, e tratando do assunto de ensino de música EAD, mais especificamente de guitarra, eu penso que a carência do contato presencial pode ser sanada a medida que você começa a aplicar o conhecimento teorico juntamente com outras pessoas que tocam, certamente as duvidas vão surgir e você poderá tirá-las.
Obs: Essa é minha forma de pensar, não estou falando que alguém esta "pensando de forma incorreta", até por que estamos em um forum onde cada um expõe suas ideias.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu li os dois artigos da Raquel Barreto, não concordo com eles, tinha até escrito uma pagina inteira explicando porque, mas o browser deu pau e perdi o texto. Agora vou ter que voltar pra labuta, então a noite se eu não tiver muito cansado da correria que vai ser o meu dia hoje, eu te respondo.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
Repifanio Valter Bergamo
Sobre aulas de música via internet, vocês deviam dar uma olhada nas aulas do Larry Carlton, ali sim é muito foda, não só tu assiste os videos pré-gravados, mas tem um tempo com ele pra tirar dúvidas via chat.
|
Repifanio Veterano |
# abr/12
· votar
nichendrix
Fato! Esse lance de ter uma "hora marcada" com o professor é muito importante mesmo, o que não acontece na D'Music (lá você pode falar com ele no msn, mas quando está online, ou mandar email e aguardar o retorno, que normalmente é rápido) mas tem o mesmo problema para alguns do www.infiniteguitar.com que é em inglês. Quanto a metodologia não tenho como falar, pois não conheço.
|
|
# abr/12
· votar
Valter Bergamo Nada substitui o ensino presencial, porem o online deve complementar, não substituir. Concordo. nichendrix Gostaría de ler suas críticas, até porque, nesse caso, eu concordo integralmente com a autora. Talvez seja melhor me mandar vía e-mail. Abçs
|
maxbqi Veterano |
# abr/12
· votar
nichendrix Entendo perfeitamente a sua posição e concordo com ela em partes. Acredito no EAD, mas não acho que ele possa ser aplicado a qualquer área. A minha crítica acima é mais com relação à minha área de trabalho. É simplesmente impossível formar um bom profissional sem ter atividades pelo menos 90% presenciais.
Repifanio Qual a solução para termos um ensino de qualidade e com enorme facilidade para todos? Vou ser suscinto numa simples resposta à questão. Entender o que é necessário para que cada curso seja desenvolvido e ser realizado um mapeamento de tudo que pode e o que não pode ser realizado por EAD. De posse de um mapa de tudo isto, feito por profissionais gabaritados, acredito que possa sair cursos de EAD, e não qualquer curso que qualquer faculdade resolva lançar. E mais, para que o curso funcione, é essencial um estudo para verificar como serão conduzidas as avaliações, pq dar provas ridiculas copiadas de apostilas com a pessoa tendo tempo suficiente para colar não irá ensinar ninguém. Educação exige esforço e não existe facilidade para busca de conhecimento. Ai vc me pergunta. Dá para fazer? Sim, claro, mas não acredito que um dia seria feito corretamente pelo nosso país que visa destruir a educação passando a falsa sensação para a maioria que está construindo um país melhor. Falo por experiência. São 11 anos em federais e estatais já.
Valter Bergamo Nada substitui o ensino presencial, porem o online deve complementar, não substituir. Perfeito para minha visão
Bom, como o assunto aqui é guitarra, vou parar de falar de educação para não desvirtuar, pois é uma outra história.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Gostaría de ler suas críticas, até porque, nesse caso, eu concordo integralmente com a autora. Talvez seja melhor me mandar vía e-mail.
Era o que eu estava pensando mesmo, até porque eu não concordo em quase nada com ela.
|
nichendrix Veterano
|
# abr/12
· votar
maxbqi Entendo perfeitamente a sua posição e concordo com ela em partes. Acredito no EAD, mas não acho que ele possa ser aplicado a qualquer área. A minha crítica acima é mais com relação à minha área de trabalho. É simplesmente impossível formar um bom profissional sem ter atividades pelo menos 90% presenciais.
Eu não sei qual tua área, mas no geral, tirando áreas como agronomia, medicina, odonto, enfermagem, veterinária, algumas engenheiras, e mais uma ou outra área que a prática é mais importante que a base teórica, não vejo muitas áreas em que o EAD não possa ser aplicado com o desempenho similar ao curso presencial.
De posse de um mapa de tudo isto, feito por profissionais gabaritados, acredito que possa sair cursos de EAD, e não qualquer curso que qualquer faculdade resolva lançar.
Aqui acho que existe uma certa confusão, uma coisa é o EAD e as técnicas que lhe são pertinentes, outra coisa totalmente diferente são as formas como essas técnicas podem ser utilizadas pelas instituições de ensino.
Tudo que você falar sobre universidades usando qualquer desculpa para abrir cursos pode ser usado para abrir cursos presenciais, as regras e exigências do MEC para abrir um curso oficial numa universidade são as mesmas para os dois tipos de curso, no caso de ser em modalidade EAD, além das regras e normas que regulamentam os cursos superiores ainda se aplicam algumas regras a mais que são exclusivas da modalidade.
Então se você parar pra pensar nesse ponto de vista é mais difícil abrir um curso via EAD do que um curso presencial, visto que esses tem que cumprir as mesmas regulamentações do presencial além de uma regulamentação específica.
E mais, para que o curso funcione, é essencial um estudo para verificar como serão conduzidas as avaliações, pq dar provas ridiculas copiadas de apostilas com a pessoa tendo tempo suficiente para colar não irá ensinar ninguém.
Isso daí também independe da modalidade de ensino, eu vejo isso acontecendo em Fenderais e Estaduais o tempo inteiro, bem como em particulares. Um tio meu que é professor da UNESP sempre fala que é odiado pelo alunos justamente porque ao contrário de muitos dos colegas dele, ele não está interessado só em receber o salário com o minimo esforço e sim em ensinar e isso se reflete nas exigências que ele faz nas aulas e provas.
Educação exige esforço e não existe facilidade para busca de conhecimento.
Aqui vale uma constatação interessante, embora eu nunca tenha feito um curso superior por EAD, só cursos de extensão que tem menor duração, toda vez que falo com os alunos que fizeram tanto cursos superiores presenciais, quanto EAD, relatam que consideraram os cursos via EAD são mais difíceis, porque enquanto no curso presencial eles podiam descuidar nos estudos e deixar pra estudar tudo em cima da hora, nas coxas, no EAD eles tem um programa a ser seguido que exige que eles de fato estejam estudando de forma constante, de outra forma seria impossível dar conta das avaliações que além dos trabalhos feitos à distância, ainda são complementadas por avaliações durante a etapa presencial dos cursos e via de regra, vão englobar o conteúdo de todo o semestre.
Então se você não tiver a disciplina de estudar todos os dias e acompanhar os assuntos e os trabalhos, não dará conta da etapa presencial. Esse inclusive foi um dos motivos de eu ter desistido do EAD na época em que pensei em cursar, porque eu queria optar pela modalidade justamente por estar com limitações de tempo significativas, o que faria com que nem sempre eu poderia manter uma rotina de estudo disciplinada.
|
Carregando Veterano |
# abr/12
· votar
eu comprei as video aulas do mateusstarling e não me arrependo nenhum pouco.
estudo de segunda a quinta feira em um conservatório de musica popular, e tudo o que me ensinam lá, tem nas vídeo aulas do mateus, e muito mais aprofundado. Como as aulas de instrumento no conservatório são em trio, as vezes o professor passa rápido, ou não aprofunda muito um assunto, e eu tenho tudo muito bem explicado e detalhado nos videos, na minha opinião foi a melhor coisa voltada a musica que eu já gastei dinheiro até hoje.
|
mateusstarling Veterano |
# abr/12
· votar
Carregando So agora que vi seu depoimento aqui, obrigado. Minha maior satisfação é quando ouço isso. abs e paz.
|
Abixibarraba Veterano |
# abr/12
· votar
Aprender depende mais da dedicação do aluno do que do curso em si.....
|
maxbqi Veterano |
# abr/12
· votar
nichendrix
Eu não sei qual tua área Eu sou bioquímico e trabalho com genética molecular de plantas. Na minha área, a formação é pesada e muito prática. Um EAD seria impossível.
.....Aqui acho que existe uma certa confusão........... Eu não sei se deixei claro meu ponto de vista, mas a minha crítica não é ao sistema EAD, mas sim a sua utilização em cursos que demandam muitas atividades presenciais e seu modo de cobrança "flexível". Um exemplo prático é a formação de Biólogos por EAD. Vc pode ter todos os argumentos do mundo a respeito de formar um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, mas eu sou contra pois é um curso amplo, que demanda interações práticas para o bom entendimento da parte teórica. Por mais que seja dito que o curso é voltado para a formação de professores (Licenciatura), os profissionais formados pelo EAD jamais terão o conhecimento de um que cursou presencial com muitas práticas (comparando 2 alunos dedicados e com um nível de ensino similar, por exemplo). Ambos chegarão ao mercado de trabalho com um diploma. Muitos falam que o mercado selecionará. Sim, concordo, mas nem sempre é o que acontece. Não vou me estender sobre este ponto pq é outra história.
Um tio meu que é professor da UNESP sempre fala que é odiado pelo alunos justamente porque ao contrário de muitos dos colegas dele ....... Eu não conheço a UNESP então prefiro não comentar. Posso falar da minha jornada acadêmica, onde passei por 6,5 anos por uma federal e tive professores ruins/bons/excelentes, mas nenhum professor chegou a facilitar as coisas como vc comentou. O sistema era rigoroso e cada professor era como um Deus em sua disciplina. Nem se vc apelasse ao reitor vc conseguiria algo se não passasse nas provas. De 4,5 anos para cá estou em uma estatal de SP, e posso te dizer que o sistema de ensino é muito fraco (para a minha área), cheio de falhas, no entanto, o nível de cobrança é muito alto. Como o processo de seleção é pesado, a universidade tem alunos bem selecionados e a cobrança elevada cobre a fraca estrutura de ensino. Isto é um problema? Claro. Mas funciona e a universidade é muito conceituada. Agora o EAD não tem uma grande seleção e a cobrança não é assim tão pesada. Tá, vc comentou da disciplina do estudo, mas pelas duas especializações que fiz, quem não estudava se virava tão bem quanto quem estava estudando, logo ali existia uma falha. As provas eram frases copiadas do livro e o tempo para realização da prova tempo suficiente para vc colar respostas. Os trabalhos eram simples demais para desenvolver o conhecimento crítico do aluno. Após esta minha experiência, a sensação que tive foi que ler a apostila resolveria meus problemas. Veja bem, estas são as minhas experiências e minha opinião baseada em argumentos mais complexos do que coloco aqui. Vc pode discordar, logico, é uma discussão saudável, mas o pouco contato que tive com o EAD não foi nada extraordinário. Pode ser aplicado bem a outras áreas? Sim. Como uma especialização pode ser interessante? Claro. Faria um curso superior de EAD? Jamais. Mesmo que fosse em uma área totalmente possível? Sim, não faria. Abs
|