Curso de guitarra à distância: Porque esse mercado não se desenvolveu ainda?

Autor Mensagem
Faca na Caveira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Faca na Caveira


E aí pessoal, beleza?

Li na guitar player desse mês uma matéria que citava brevemente o curso de guitarra IG&T Online. Me interessei pela possibilidade de desenvolver técnica e estudar música à distância, pois não disponho de muito tempo pra me dedicar aos estudos. Enviei um email ao pessoal da IG&T, porém fui informado que o curso estava suspenso, sem previsão de retorno.

Pesquisando no google, ainda não encontrei nenhum outro curso à distância com uma cara... digamos... confiável. Queria encontrar um curso que me apresentasse o máximo de conteúdo, exercícios, que disponibilizasse um instrutor qualificado, com quem eu pudesse ter uma aula online por semana e tirar as dúvidas de vez em quando.

O fato de não ter encontrado um curso aparentemente confiável me deixou com algumas dúvidas:

1) Curso online vale a pena? Alguém daqui do FCC já fez? Realmente funciona? Compensa pagar mais barato por uma aula online?

2) Fico pensando como hoje dispomos de recursos fantásticos para receber aulas via internet: msn, skype, webcam, salas de aulas virtuais, avanços que projetaram os recursos multimidia e possibilitaram a comodidade de se ter uma aula na sua própria casa. Porém (exceto a IG&T), ainda não vi nenhuma escola de música disponibilizar um produto de qualidade, tudo parece estar num nível pouco profissional. Porque esse mercado ainda não se desenvolveu, no sentido de oferecer um serviço EAD para guitarra realmente interessante? Esses recursos são realmente funcionais para aulas de instrumentos musicais?

3) Quais escolas ou cursos online me indicariam?

Obrigado a quem puder me ajudar e se interessar pelo debate.

maxbqi
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

Estou na mesma situação sua. Falta de tempo para ir as aulas, fora o preço absurdo cobrado aqui em SP me desanimam a fazer aula e sempre vou atras de materiais de estudo.

Certa vez pensei em fazer aulas online, mas cai na mesma situação sua. Se algum pudesse ajudar ficaria agradecido tb.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

Sempre tive muito interesse por esse assunto, mas como sou um cara meio fora das novas tecnologias (não uso orkut, não tenho webcam, desinstalei o msn há anos e descobri que tinha muito mais tempo livre do que eu imaginava), eu nunca sequer tentei isso.

Mas tenho um grande amigo que fez aulas com o Greg Howe nesse esquema! Ele achou bacana, tirou várias duvidas e aprendeu coisas bem legais! Só que foi uma facada que eu não bancaria nem a pau...

Como não tenho muito o que contribuir aqui, vou ficar meio quieto, mas vou acompanhar o tópico bem de perto!

Abraço!

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira
como voce disse é complicado tirar duvidas numa aula a distancia, e quando se tem um professor se pode pedir uma musica para ele além de pedir para ele conferir uma musica q voce tirou ou criou e até mesmo lhe ajudar a criar uma.
Porém com o avanço tecnologico acho que logo havera troca de informaçao com melhor qualidade (essa historia de alta definiçao) onde irá melhorar a qualidade da imagem e do audio.
falow !!

cristian1990
Veterano
# ago/10
· votar


ah cara eu nao gosto de nada a distância, também não gosto de ficar lendo a teoria em sites, por dois motivos pela preguiça de ler e por não entender, ja tentei ler varias coisas e no final nao entendia quase nada, prefiro professor vc tira a duvida na hora, ele te explica legal, é caro depende do professor eh bem caro, mas melhor assim ...


se ensino a distancia fosse bom, todo mundo optaria por fazer faculdade a distancia ........

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


cristian1990

Esse ano 680 mil estudantes se formaram em faculdades a distancia. 1 em cada 7 novos alunos de graduação hoje optam por ensino a distancia.
Informe-se.

Ademais o topico propoe um curso a distancia monitorado com feedback usando a tecnoligia disponivel hoje. Não é sair lendo material pela internet!

Pelo amor de des LEIAM!!!!!!!!!!!!!!!!!

The Man Who Sold The World
como voce disse é complicado tirar duvidas numa aula a distancia
PQ SERIA??????????

OBS: 680mil talvez eu tenha inventado, li na Revista Época, e não me lembro do numero exato, quem tiver curiosidade ou quiser corrigir fique a vontade....


Mas tenho um grande amigo que fez aulas com o Greg Howe
UUUoooouuuu!!! Bacana!! Será que outros Ban-ban-bans tb dão aula a distancia???

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/educacao-a-di stancia-mantem-crescimento-de-40-ao-ano/13059/

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
É muito mais facil explicar sua duvida para um professor do seu lado do que a distancia, tanto que alguns nem conseguem explicar direito suas duvidas. há algumas video aulas no youtube onde em muitos casos nem possivel é falar com o "professor".
ok?? obrigado.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


The Man Who Sold The World

Mas eu acho que a ideia de aulas a distância que estão falando por aqui não tem a ver com o YouTube.

Me parece que a ideia é através de webcam, onde você vê e ouve o professor e ele também pode te ver e ouvir. Nesse caso, não vejo dificuldades de explicar as dúvidas.

Ou eu que entendi errado?

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
É verdade se for ver por esse lado, porém acho q assim como hoje existem cursos a distancia mas muitas pessoas ainda aderem a seu modo convencional é provavel que logo aulas a distancia sem mais frequentes porem varios instrumentistas ainda irao aderir ao modo convencional, indo a escolas ou tendo aulas particulares em casa
obrigado e desculpe se nao intendi direito

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


The Man Who Sold The World

Ok!!!

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Mas eu acho que a ideia de aulas a distância que estão falando por aqui não tem a ver com o YouTube.

Me parece que a ideia é através de webcam, onde você vê e ouve o professor e ele também pode te ver e ouvir. Nesse caso, não vejo dificuldades de explicar as dúvidas.

Ou eu que entendi errado?



É por ae!! A tecnologia ta absurda, não sei se vc conhece ou acompanha alguma coisa sobre o Ninjam/Ninbot, um site que siponibiliza salas pra Jams, on line sem lags, gente do mundo todo!!! É IMPRESSIONANTE!!!! Estou sempre por la, conheço e toco com musicos do mundo todo!! Claro, tem coisa boa e ruim, é internet, é free....Mas tá lá!!!

cristian1990
Veterano
# ago/10
· votar


ogner

Esse ano 680 mil estudantes se formaram em faculdades a distancia. 1 em cada 7 novos alunos de graduação hoje optam por ensino a distancia.
Informe-se.



E ai, legal mas eu nao gosto, prefiro ter um professor, eu entendi o que a tópico quis dizer, usando web cam para ter aula, vc pergunta para ele via web cam , mas mesmo assim prefiro ter um professor ..

nofear
Veterano
# ago/10
· votar


De Ros
Se tive aula on line contigo eu faria! hehehe


Já participei de umas aulas demonstrativas de produção musical a distancia do DENNIS ZASNICOFF.
É bastante interessante, ele disponibilizava os vídeos das aulas que eram o centro de tudo. A partir daí tinham os complementos... textos, questionarios com correção, vídeos, audios e um forum para tirar duvidas!

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


The Man Who Sold The World
Não estou falando apenas de videozinhos gratuitos no youtube, estou falando de uma realidade de ensino pra onde tudo está se convergindo: aulas via webcam, video conferências, salas virtuais, plataformas EAD etc. São recursos que trazem benefícios para a interatividade e atenuam todas as limitações impostas pela distância entre professor e aluno.

Quem ao menos conhece como funciona uma plataforma EAD, sabe que é perfeitamente possível ministrar uma aula / palestra / curso na internet, sem comprometer a interatividade entre as partes. Agora, se o professor vai se fazer entendido, isso aí vai da clareza da sua explicação, isso independe se o curso é presencial ou online.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


ogner

Ninjam/Ninbot

Nunca ouvi falar... Mas o problema é que se eu for atrás disso, vou abdicar de tempo de estudo, coisa que essas alturas não to podendo..

nofear

Se tive aula on line contigo eu faria! hehehe

Muito obrigado pelo voto de confiança!! Quem sabe aparece algum "facilitador" aqui em Caxias que me ajude com a tecnologia e espaço...


Faca na Caveira


Quem ao menos conhece como funciona uma plataforma EAD, sabe que é perfeitamente possível ministrar uma aula / palestra / curso na internet, sem comprometer a interatividade entre as partes.

Bom saber que a coisa está já nesse nível de evolução!!

ogner
Veterano
# ago/10 · Editado por: ogner
· votar


De Ros
Ninjam/Ninbot

Nunca ouvi falar... Mas o problema é que se eu for atrás disso, vou abdicar de tempo de estudo, coisa que essas alturas não to podendo..

Entendo perfeitamente, li um post seu no qual vc comentou ter abdicado de algumas ferramentas internéticas como MSN, Orkut e etc, e seu tempo rendeu bem mais. Pura verdade!!! Mas é bacana estar por dentro de novas possibilidades tb. Depois da só uma sacada pelos googles da vida sobre isso do Ninjam.
Algum tempo atras quando estava mais atuante no Ninjam, toquei num bar ao vivo na California, do meu quarto!! Tinha um baixista ( o dono) no Bar, Palco + Telão, eu no Brasil, um batera nos EUA(nao sei a cidade), um cara de sopro tb nos EUA(sei la que cidade) e um tecladista no Japão! hehe!!

Chega de desvirtuar!!
hehe

Rabbit
Veterano
# ago/10
· votar


Faca na Caveira

Eu tenho a mesma dúvida que você. Não entendo como algo como esses não explode. Você está tomando a mesma aula só que sem sair de casa, e o professor sem sair de casa também. Ficaria melhor até no preço.

Tem coisas que parecem que nunca progridem, tipo volante de carro e papel higiênico.

Faca na Caveira
Veterano
# ago/10
· votar


Pelo visto e pelos comentários até agora, esse tipo de serviço não existe aqui no Brasil.

Mas em uma pesquisa rápida no google, já encontrei serviços de muita qualidade, só que tudo em inglês. Segue alguns exemplos do que encontrei:

http://www.guitartricks.com/main.php

http://www.guitarmasterclass.net/

http://www.infiniteguitar.com/

Só pela qualidade dos sites, já dá pra ver que são serviços diferenciados, aqui no brasil não vejo nada sequer parecido com isso. É foda.......

Faca na Caveira
Veterano
# set/10
· votar


pessoal, por favor, se alguém ainda tiver alguma sugestão de serviços EAD para guitarra, por favor citem, preciso de sugestões. Obrigado!

Abravador
Veterano
# set/10
· votar


Faca na Caveira

ola amigo, eu sei de um site que disponibiliza algumas vídeo aulas grátis mas eles trabalham com aulas online e o sistema de aulas depende do quanto você pode pagar:

Estudo técnico dirigido

Material didático equivalente a um mês de estudo

Arquivos enviados: 4 aulas em pdf (com os exercícios escritos em tablatura e partitura), 12 vídeos (ou mais quando necessário) e mp3 com aplicação e objetivo dos exercícios. Material complementar: áudios de apoio para estudo.

Nas músicas ensinadas, são utilizados temas muito próximos dos originais, com voz, mas sem guitarra.

Valor: R$ 60,00



Estudo técnico dirigido - com suporte via e-mail

Além do material acima, o Marcelo esclarece suas dúvidas por e-mail, até 1 mês após o envio do material
Se você tiver como gravar áudios dos exercícios apresentados em mp3 e nos enviar por e-mail, sua técnica e seu progresso serão avaliados.

Valor: R$ 90,00



Aulas on-line - individuais

Equipamento necessário: guitarra, conexão banda larga e webcam

Material didático: mesmo material enviado no estudo técnico dirigido.

Aplicação do método: 4 aulas mensais, sendo uma aula por semana, com trinta minutos de duração, através do Skype ou msn.

Estudo de harmonia

Esclarecimento de dúvidas por e-mail.

Valor: R$ 120,00

Link do site: http://www.marcelonaudi.com.br/portal/index.php?option=com_frontpage&I temid=1

Angelopes
Veterano
# set/10
· votar


Sou assinante do infiniteguitar, muito bom site. Os professores são de alto nível.

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


Angelopes
Velau pela info, velhão!!

Mas pelo que eu entendi a aula ainda não é "téti-a-téti" com o professor via webcan. As duvidas são tiradas por mail?? Não é possivel uma troca de informação/duvida on-line via webcam em nunhuma das opçoes?

Angelopes
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Isso, as aulas já são preparadas pelo instrutor, mas voce pode interagir facilmente com eles pelo forum do site. Eles disponibilizaram as backing tracks das aulas, exercícios, tutoriais, etc.. o que ficou bem mais fácil para praticar.
A vantagem desse serviço, na minha opinião, é a flexibilidade de horário. Vc pode estudar na hora que for melhor pra vc. E para quem trabalha, tem filhos, esposa, como eu, fica difícil arrumar um horário para professor presencial, pois só tenho hora disponível das 20:00 as 23:00.

tomcykman
Veterano
# set/10
· votar


ogner
UUUoooouuuu!!! Bacana!! Será que outros Ban-ban-bans tb dão aula a distancia???

- Dave Weiner (guitarrista base do Steve Vai, e muuito bom): 50 dolares por uma aula de 45 minutos.

- Gustavo Guerra: também faz essas aulas online, mas não sei o preço.

Bom, esses são os que eu sei..

Abravador
Veterano
# set/10
· votar


o atual guitarrista do megadeth tambem da

Carregando
Veterano
# set/10
· votar


- Gustavo Guerra: também faz essas aulas online, mas não sei o preço.



210 mensais :/ ... ja pensei em faser, mas desanimou... hehe

De Ros
Veterano
# set/10
· votar


Abravador

O Chris Broderick? Putz, esse cara é uma máquina!! Que técnica impressionante (e musicalidade idem).

Abravador
Veterano
# set/10
· votar


De Ros

ele mesmo, sou fan, ele toca muito.

Del-Rei
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Fala!!!!

Esse ano 680 mil estudantes se formaram em faculdades a distancia. 1 em cada 7 novos alunos de graduação hoje optam por ensino a distancia.
Informe-se.


Pô, cara... mas como você deve saber, isso não passa de estatísticas.
Se fizessem um estudo aprofundado sobre o quanto esses estudantes aprenderam mesmo, talvez mudaríamos de opinião.

No Rio de Janeiro, uns anos atrás quando Cesar Maia era Prefeito, sabe quantos alunos da Rede Municipal ficaram reprovados na escola?
ZERO.
Aprovação automática. O aluno não fica reprovado nem se quiser.
Recentemente acabaram com isso, claro.

Aí, gera uma boa estatística, né? 100% de aprovação!!!
Tem alguma validade isso? Nenhuma!


Se formar numa faculdade presencial não quer dizer que você absorveu tudo, num curso à distância então... imagina!!

Hoje em dia muito se fala de ensino à distância por vários motivos: comodidade, praticidade, geralmente é mais barato...

Não estou falando que ensino à distância seja inútil.
Tem gente que pode ter mais facilidade de aprender assim, outras não.

O que quero dizer, é que dados estatísticos são meros números que manipulam muitas opiniões.


Faca na Caveira
Falaeee!!!

Cara, acho que se os primeiros começarem, talvez esse mercado cresça bem.
Muita gente hoje passa o dia quase todo na internet.

Acho que esse ramo ainda não foi desbravado como deveria.

Quem sabe nosso amigo De Ros não resolve dar o ponta-pé inicial??

hehehe

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de guitarra à distância: Porque esse mercado não se desenvolveu ainda?