Aprendendo a tocar guitarra? Saiba o que comprar sem jogar dinheiro fora!

Autor Mensagem
vinnie
Veterano
# ago/10


Bom resolvi abrir este tópico pois notei que tem muita gente querendo começar a tocar e tem o problema q grande parte do povo brasileiro tem, grana!
Primeiramente quero deixar claro que nada aqui pode ser considerado equipamentos TOP, somente são amplificadores, guitarras, pedais que com pouco dinheiro uma pessoa pode aprender a tocar, mais pra frente montar uma banda e conseguir fazer um ensaio ou um pequeno show com uma qualidade legal.
Quero deixar claro que essa é a minha opinião, isto é, você tem todo o direito de concordar ou discordar das minhas opiniões, e claro, criticas CONSTRUTIVAS e sugestões serão sempre bem vindas e SIM! Já vi que existem muitos tópicos falando separadamente de cada um desses equipamentos só que achei interessante fazer esse resumo de equipamentos acessíveis que temos hoje no mercado.
Vamos lá, começaremos pela guitarra, primeiramente precisamos saber o que queremos tocar, qual o nosso gosto musical porque se você gostar de um estilo e n ter um equipamento adequado certamente isso não irá te estimular em nada em seguir com os estudos do instrumento.
Aqui vai uma lista de guitarras que eu conheço e sei que tem uma qualidade legal e servirá um bom tempo talvez precisando de modificações (captadores, tarrachas, etc) ou não.

Stratocaster: Guitarra leve e versátil, se o que você quer não precisa de uma tonelada de distorções e Hi-gain é um modelo muito bom.
Desse modelo eu recomendo a SX SST 57 ou a SST 62, gosto muito dessa marca, tem instrumentos baratos e com uma qualidade muito boa, a madeira do corpo é ASH, boa madeira muito usada nas Fenders, obviamente de qualidade inferior, mas não deixa de ser madeira de qualidade e com um timbre característico de uma strato.
Nessa guitarra aconselho com o tempo uma troca de tarrachas e se sentir necessidade de captadores também, com um jogo de tarrachas Wilkinson ou Gotoh, e captadores de melhor qualidade como os Cabrera, Sergio Rosar, GFS ou ate mesmo os Kent Armstrong você terá uma boa guitarra por muito tempo sem sentir necessidade de ter uma nova guitarra.
A SX SST57 e a SST 62 custam em media de R$450,00 a R$500,00 dependendo do lugar até menos.

SG e Les Paul: Guitarras mais pesadas, com um timbre muito encorpado, versáteis e ótimas para qualquer tipo de musica(minha opinião).
Mais uma vez indico as SX! SG standard e a SX Les Paul, guitarras muito boas, acabamento ótimo, e o melhor, já vem com case!
Tenho uma SX SG, não vendo e não troco por nada, hj uso uma Schecter Hellraiser 7 cordas mas a SX ainda é a minha segunda guitarra, fiz algumas mudanças nela, a captação EMG, tarrachas Gotoh e ponte Wilkinson, ficou perfeita, considero uma guitarra top!
As duas guitarras são escolhas legais, mas como fiz na minha, esses dois modelos mais pra frente seria interessante uma troca de tarrachas e se sentir necessidade de captadores também.
O preço médio delas é de R$799,00 a R$999,00 com o case incluso.

Superstrato: Não são minhas preferidas, mas são guitarras muito versáteis também, grande parte delas tem ponte floyd rose que para quem está iniciando pode dar muita dor de cabeça.
Mesmo assim, são ótimas guitarras principalmente para sons pesados e eu considero uma ótima guitarra para solos pois a maioria tem o braço mais fino e confortável do que os outros modelos.
Um ótimo modelo e com um preço legal é a Cort Viva, madeira de ótima qualidade, se não me engano é Maple, o acabamento da guitarra é ótimo, braço fino e confortável, tarrachas com qualidade um pouco melhor q as SX, mesmo assim aconselho uma troca das mesmas.
Os captadores são bons, nada perfeito, mas tem uma qualidade legal, eu não teria pressa para trocá-los, da pra tocar um bom tempo com eles sem sentir necessidade de captadores melhores.
A ponte Floyd Rose não é ruim, eu não trocaria, mas não espere que ela agüente muita ignorância, ela n é perfeita.
A guitarra tem qualidade, como qualquer outra precisa de uma boa regulagem, então lembre-se de após comprar a guitarra a leve a um luthier de confiança.
A cort viva custa de R$900,00 a R$1.100,00.


Agora vamos para os amplificadores, aqui vou aconselhar somente um amplificador que é o Stagg GA60 pois é o único amplificador que conheço e toquei que tem uma qualidade legal e um preço baixo.
Para mim amplificador de guitarra precisa ter pelo menos um falante de 12 polegadas, coisa que é difícil achar em amplificadores mais baratos e nesse Stagg tem.
Tem 60w o que considero uma potencia muito boa pois serve para tocar em casa sozinho, serve para ensaios e serve para pequenos shows.
O amplificador tem um clean bom, é o tipo de amp que fica bom com qualquer pedal pois tem um som bem transparente e tem uma regulagem simples e facil, o overdrive do GA60 é razoável, mas ficaria muito melhor com alguns pedais de qualidade que logo vamos ver sobre eles. O GA60 custa em media de R$600,00 a R$700,00.
Sobre amplificadores bons e baratos era isso, estou esperando sair o da Borne que também terá falante de 12 polegadas e 60w, creio que será um amplificador muito bom também, quando eu testar falarei mais sobre ele.

Finalmente chegamos aos pedais, bom aqui vou colocar alguns pedais baratos que eu considero bons e algumas opções de pedais handmade de qualidade, não vou explicar o que cada um faz até porque o intuito do tópico é somente dar opções de escolhas certas para o pessoal que está começando agora ou que quer um produto legal, barato e não tem como testar antes de comprar.
Gosto muito do behringer GDI21, tem muitas opções de timbres de boa qualidade e é muito barato. Ele simula três diferentes tipos de amplificadores o que faz dele um pedal extremamente versátil, vai do pop ao metal numa boa. Custa em media R$120,00.
Outro pedal muito bom e com um ótimo custo x beneficio é o Landscape triefx q conta com três pedais analógicos num só(um overdrive/distorção, um chorus e um delay, todos de boa qualidade. Custa em media R$350,00
Pedais handmade também são uma boa pedida, os pedais da EFX são ótimos, e com um bom preço, não vou falar sobre cada um deles mas lá tem muita coisa boa, vale a pena dar uma conferida. Site da EFX. http://www.efxpedais.com
Bom era isso, mais uma vez vou falar que isso tudo é a minha opinião, deve ter muitos outros equipamentos que valem a pena mas não quero falar do que não conheço, então o que eu já testei e gostei está ai, mais alguma opinião será muito bem vinda, abraço!

TappingBOY
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie
Po cara muito bom esse tópico para quem está começando, eu também eu tenho SX LES PAUL toda original, não tenho o que reclamar dela, apenas irei colocar uma captação EMG para ficar mais bruta ;D.

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


TappingBOY
Velho, vale a pena, so troquei pq queria uma 7 cordas mesmo, quer dizer não troquei, uso muito ela ainda, e ela fica muito boa com os EMGs, vai ter uma otima guitarra cara!

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie
Boooa garoto!!! +1

derek_70
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie será quem está começando precisa de um ampli de 60w? Eu indicaria algum que tenha efeitos e simulações embutidas como os Fender DSP ou Onerr, até pq muita gente nem vai usar efeitos no futuro ou então pode experimentar os efeitos do ampli antes de investir num pedal.

Gostei da indicação da SX62/57.
Foi minha escolha.

lucas_monnerat
Veterano
# ago/10
· votar


Mandou muito bem, acho que deveria ser fixado.
Parabéns mesmo!
Vou usar o seu segundo post pra dar pontuação.. :)

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


Will Bejar
valeu cara!

derek_70
cara eu acho util pq se vc pensar que a maioria das pessoas não pode estar comprando um ampli novo toda hora, e amplificadores menores certamente vao ter falantes de 10 ou ate 8 polegadas, coisa que não fica bom em amps de guitarra e como eu falei, o stagg é um amp bom pra tudo, serve pra tocar em casa, ensaios e pequenos shows, coisa q um de menor potencia não dá.

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


lucas_monnerat
valeu cara!
faz tempo que estava querendo fazer um topico como esse, só estava esperando o novo Borne 60w com falantes de 12 sair para ter uma opinião mais completa de amplificadores, mas qndo eu conseguir testa-lo eu dou a minha opinião aqui! =)

Btardelli
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie
cara vc flou de trocar as tarrachas da guita com floyd...me explica uma coisa...pra q se ja tem a trava no nut? eh como me disse um amigo... pra q colocar muro num semiterio se quem ta la nao pode fugir? de fora otimo topico

BaseGuitar
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie

Cara, não querendo ser chato nem nada, apenas na intenção de ajudar no tópico, as SST57/62, ao que me constam, são de Alder, e não de Ash.

Tem uma linha de Stratos da SX que é superior, e que usa Ash, só não me recordo agora o modelo.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


vinnie

Acho que R$600,00 já bastariam. Pra que pedais e amps se o cara não sabe nem fazer acordes?

Pra quem tá aprendendo e não quer gastar, acho que o cara só precisa de uma guitarra, um cabo e um fone de ouvido. O resto, DAWs e Plugins VST, que por sinal tem um monte gratuitos.

Eu faria isso. Simularia ao máximo a realidade.

Então: R$500 da guitarra + fones + cabo: R$600,00 mais ou menos. Aí o cara vai entendendo com funciona a coisa e depois parte pra "realidade".

Gasta-se "pouco" e não atrapalha os vizinhos! hehe

Abs

FRSouza
Veterano
# ago/10 · Editado por: FRSouza
· votar


Os exemplos que vc citou acho que sao meio caros pra quem está começando... Até porque alguns nao sabem se vao gostar ou nao de tocar guitarra, ou até por nao ter essa quantidade pra investir nos equips... Abs

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


-EH DEUS NO CEU E SLASH NA TERRA -
entendo so que em guitarras mais baratas como a cort o nut não segura 100% a afinação, tenho uma em casa e sei o que estou falando então uma tarracha de qualidade já ajuda nessa questão e alem do mais, tarrachas boas são as coisas mais baratas que se pode colocar em uma guitarra, um jogo de tarrachas wilkinson q eu considero otimas não chegam a 90,00 reais, então se puder eu aconselho trocar sim.

BaseGuitar
obrigado pela correção! =D
realmente foi um equivoco meu ali, as SX 57 e 62 realmente são de alder, o que não deixa de ser otima do mesmo jeito.
as em ash são as SST vintage q vem com case e hardware dourado, tambem não me recordo o nome da serie, mais uma vez, obrigado pela correção :)

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
FRSouza
realmente, mas eu so tentei colocar opções de equipamentos q uma pessoa pode aprender a tocar e que pode levar um bom tempo com eles. sei que não são baratos mas com boa qualidade, e se a pessoa quer investir em algo que não tenha q trocar logo depois, pode ser uma opção.

derek_70
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia penso exatamente o contrário. Praticar com uma distorção, um overdrive e um reverb dá muito mais tesão. Foi por isso que sugeri um ampli multi-efeitos.

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


derek_70

É o que eu penso também, que vontade o cara vai ter em ficar tocando guitarra em frente ao pc?
Estes amps que vc falou são legais tambem mas são mais caros. dei a opiniao sobre o stagg por ser o unico amp mais barato que toquei e me chamou atenção, mas como eu disse, deve ter muitas outras opções que eu não conheço.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


derek_70: Praticar com uma distorção, um overdrive e um reverb dá muito mais tesão. Foi por isso que sugeri um ampli multi-efeitos.

Mais isso tem (e muito mais) num simulador tipo Amplitube. Por isso sugeri usar Plugins VST ao invés de comprar amp e pedais.

vinnie: É o que eu penso também, que vontade o cara vai ter em ficar tocando guitarra em frente ao pc?

Os simuladores que tem por aí são incríveis. Vc já testou algum?


Abs

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


E outra coisa que eu penso, tem gente que ate pode estar procurando um equipa um pouco melhor e não sabe o que comprar dai acaba fazendo a cagada de comprar coisas mais caras que não tem qualidade nenhuma.

muita gente acha que les paul e sg tem q ser epiphone, acaba comprando a linha Special...

acham que strato tem que ser fender, acabam comprando uma squier, e pior uma squier bullet...

compram uma ibanez gio de 1000,00 reais pensando que a guitarra é otima pq esta escrito ibanez no head, a cort é muito melhor...

dai amplificadores acham que todo Marshall é top e acabam comprando os MG15 da vida achando que tem um amp perfeito.

So coloquei aqui uma opção de equipamentos com boa qualidade no mesmo preço ou até menor do que comprar estes equipamentos que so carregam nome e não tem nada de qualidade.

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
conheço e uso muito, tenho uma Toneport UX1, uso o Pod farm, uso o Guitar Rig 3, trabalho bastante com baterias no EZdrummer sei que é otimo mas me diz, qndo vc comecou a tocar, logo que aprendeu uma ou duas musiquinas, coisas tipo os nirvanas e capital inicial da vida, vc n ficava louco para juntar a galera e tentar fazer um som? hehehe
cada um tem sua vantagem, mas nada melhor que uma guitarra e um amp para comecar a tocar e pouco depois "tentar" ter uma banda, pedais obvio que nao precisa so coloquei ali para mostrar algumas opcoes de bons pedais baratos que temos no mercado.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


vinnie: cada um tem sua vantagem, mas nada melhor que uma guitarra e um amp para comecar a tocar e pouco depois "tentar" ter uma banda, pedais obvio que nao precisa so coloquei ali para mostrar algumas opcoes de bons pedais baratos que temos no mercado.

Seu tópico é bem legal sim! Só estou propondo uma outra opção, que funciona, pra quem tá começando e não tem grana. ;-)

Abs

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/10
· votar


vinnie
Caramba, e só agora você avisa, depois de eu jogar tanto dinheiro fora, hehe.
Brincadeiras à parte, ótimo tópico.

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


Para quem está começando eu ia de Cort m600 (t) e amp é variável, mas eu gosto do peavey rage.

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
sim sim, te entendo, tua opinião é otima cara, ja li muita coisa sua aqui no forum que me ajudou bastante!
eu cometi um equivoco no titulo do topico tbm hehehe, coloquei ali aprendendo a tocar guitarra mas o que eu queria realmente falar era sobre uma escolha melhor de equipamentos de baixo custo, para evitar que as pessoas comprem marca e não qualidade =D
abraço!

Bruno_GF
Veterano
# ago/10
· votar


Concordo com o MauricioBahia, não adianta o cara começar e querer comprar amp e pedais/pedaleira, sendo que ainda não sabe tocar direito nem menos pra que serve cada efeito.
Na minha época recomendavam a Zoom 505 justamente por isso...ninguém sabia a diferença de chorus x flanger, overdrive x distorção, parâmetros de equalização, delay, reverb, compressor etc.
Hoje em dia, o cara com um Guitar Rig 4 já tem simulações excelentes, já sabe se o amp dele vai ser mais pro lado fender ou mais pro lado marshall, já sabe quais efeitos ele vai precisar pra tocar as músicas que ele quer...
Eu mesmo tenho um valvulado bem legal com atenuador, set de pedais analógicos e me pego de vez em quando fazendo alguma doidera nele. A qualidade de som de um Guitar Rig, Amplitube ligado em um set de falantes legais (monitores, 2.1 ou 5.1) faz estrago!

Guynho
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Eu entendo a tua posição, quanto ao "necessário". Mas sem querer faltar com o respeito, acho que faz muito tempo que tu aprendeste a tocar, que nem lembra mais como era =D

Tipo, é claro que o "pratico" é usar plugins e VST's. Mas quando o cara é gurizão, tá lá com a guitarra, tocando seus primeiros punk rocks de power chords, ele quer é agitar, tocar com banda (tão inexperiente quanto ele, diga-se de passagem), impressionar as guriazinhas...Ae não adianta, pra fazer isso tem que ter ampli, e já que é pra ter um, que seja um com falante de 12, e uma potencia que não faça rachar o "timbrão" dele =D

Eu sei disso, pq é exatamente o que eu vi acontecer com o meu sobrinho, que tá aprendendo a tocar guitarra agora...

Ou vai dizer que não? =D

vinnie
Veterano
# ago/10
· votar


Kleber Blacklock
ashuahsuah, cara realmente queria que alguem tivesse me falado tudo isso que escrevi aqui a alguns anos atras, pq parte das cagadas que citei acima eu fiz tbm hsauhsaushasuahauhsa

Guynho
falou tudo cara!! =D saudades daquela época... ahsuahsaus

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guynho: Eu entendo a tua posição, quanto ao "necessário". Mas sem querer faltar com o respeito, acho que faz muito tempo que tu aprendeste a tocar, que nem lembra mais como era =D

hehehe. Na minha época eu ligava minha guitarra na aparelhagem de som e atochava o volume pra distorcer. Acho que usava o tape deck pra plugar a guitarra. Não é a toa que meu pai vetou essa brincadeira, pois havia queimado o som e acho que as caixas forma pro beleléu... ehhehe Amplificador eu só fui ter uns 2 anos depois que meu pai me deu a guitarra. Eu sei bem que um som alto é muito legal e pode incentivar realmente. Eu adoro som alto, mas aqui em casa, não rola, pois é apartamento...

A sugestão de usar simuladores é pra adiantar a coisa. Eu acho que, felizmente hoje em dia, o carinha não precisa esperar muito. Ele já pode investir, agora, na guitarra e cabo com ~R$600,00, no máxima. Depois compra o resto, entende?

Abs

daniel_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
essa guitarra custa mais de 1000 reais cara, para começar o bacana séria gastar no maxímo uns 700 ou 800 em tudo se depois curtir aí sim compra um equipamento bom com o tempo

derek_70
Veterano
# ago/10
· votar


No Mercado Livre e em outros sites de anúncios (Quebarato, PermutaLivre, Todaoferta...) tem muito ampli legal e usado na faixa dos 300,00~500,00. Ampli como Onerr 20fx, Peavey Rage, Crate FW15R, Behringer AC108, Laney LG35R...

Alan_Domingues
Veterano
# ago/10
· votar


Falo para alunos que não adianta você se atolar de equipamento se não sabe tocar ainda.

Do que adianta você chegar na loja compra um VC 50 da Laney porque você viu que é bom amp, uma Fender Std USA porque é A GUITARRA e depois uma GT-10 porque tem um trilhão de efeitos ? Ai você pede para o cara. Toca um Dó maior para começar os estudos, ou então, vamos praticar uma escalinha de começo, uma penta de Am7 em semi colcheias a 60 bpm. Ai das duas uma, não sai nada e para que isto tudo de equipamento. Ainda sou bem sincero e falo. Para você investir é porque gosta ou quer ser profissa. Se tem dinheiro sobrando eu me calo.

Antes de mais nada é saber tocar galerinha. Sinceramente equipo é algo que acrescenta muito sim, e para um profissional vale bastante. Eu mesmo precisava de uma Strato. Vi várias de até R$ 1,000 e fui de Condor GX-50 plus. Gostei do acabamento, gostei das peças, eu uso ponte presa mesmo, então aquela ponte flutuante de nada ficou. Estou com uma Stratinho honesta e estou bastante satisfeito. Para uma guita de até R$ 1.000 acho que foi boa compra. E olha que vou usar para trabalhar. Não posso investir em uma Fender e tunar, então procuro um equipo que me agrade.

É igual para quem vai começar.

Em tópicos:

Qual o motivo de tocar guitarra ? A gosto de Iron Maiden ! Gosto de Restart, etc...
- Procure uma guitarra adequada para tal gosto.
- Um amplificador de 15 watts honesto que tenha um drive e reverb para o cabra já se "divertir" e se acostumar a timbrar desde cedo e saber o que é BASS, MID, HIGH e PRESENCE porque sinceramente o que mais tem ai é cabra não sabendo timbrar amp. Hoje com plugin é mole. No google escreve, preset do Zuninhotube do Tiririca. Pum lá vem o som "parecido" do cara.

Então se está começando até um violão é de bom tamanho e bons estudos.

Zé fini !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendendo a tocar guitarra? Saiba o que comprar sem jogar dinheiro fora!