Limitações superadas por efeitos?

Autor Mensagem
goodhatin
Veterano
# ago/10


Olá pessoal do FCC, há mais ou menos dois anos sofri um acidente, que limitou muito os movimentos da minha mão esquerda. E isso implica nas minhas técnicas na guitarra, e sou guitarrista e vocalista de uma banda. Andei caçando no cifraclub, achei tópicos similares mas não tão objetivos quanto o meu. Este acidente comprometeu minha habilidade na guitarra, não posso ousar muito em solos superultrarápidos, até porque sempre preferi solos mais simples e tal (Seether, Silverchair...)

Gostaria de saber quais efeitos eu posso usar em meus solos, que darão um brilho maior aos solos, mesmo estes sendo mais simples. Quero criar mais solos para minhas próprias músicas, porém gostaria de antes vir aqui e perguntar o que vocês, guitarristas mais virtuosos do que eu poderiam me indicar.

Gosto de solos com efeitos tipo The Truth do Seether, é um solo simples porém os efeitos de pedais dão um ganho excepcional no mesmo. Nirvana também, que pelos solos não serem tão bons, colocam bons efeitos e tal.

Desde já agradecido.

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

Você precisa de efeitos de ambiência!

Qual seu equipamento?

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


Sir.Paulo
Cara, só tenho um pedal de drive.
Quero comprar mais pedais, completar um bom set.

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


delays e reverb, especialmente em stereo, com um trabalhinho neles, seus solos ganham um tchananan a mais que vai agradar a galera.

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


ogaitnas
me recomendaram chorus, não é mais efetivo?

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

Chorus é legal usar no Clean pelo menos eu gosto, mas ele da um certo trabalho para regular mas vale a pena mesmo assim você ira precisar de pelo menos um Reverb!

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

chorus fica bom com limpo, em distorção é mais para base do que para solo, dá até para imitar um pitch shifting com chorus... depende muito do que vai tocar..

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

Delay e Reverb pra dar uma ambientação.
Flanger pra fazer umas paradas "fora do giro".
Wha pra enganar na velocidade.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


e pra enganar falta de pressão nas cordas, huh, em estúdio tem os efeitos exciter e ad.limiter, que você deixa a guitarra mais arisca e aumenta o som dela, controlando o máximo em um determinado patamar, igualando o som. Somando os dois à ambiência, já deixa qualquer instrumento legal, com um compressorzinho e reverb de ambiente.

Gasparzim
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

primeiramente parabéns por não desistir de tocar devido a essa limitação...

e respondendo: Eu abusaria dos delays e reverbs, tem também o phaser e o flanger que são bem legais, o vibe, pitch shifter... sai experimentando tudo aê que vc encontra um timbre legal, preenchido e diferente.

Veja/ ouça o Gilmour que com poucas notas faz loucuras hehe

Para saber mais sobre os efeitos, o forum de pedais tem bastante coisa

vlw

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


T-Rodman

falou bem, um compressor bem acertado tb ajuda.

Gasparzim
Veterano
# ago/10
· votar


ah, e se for usar pedaleira, procure uma que possa adicionar pelo menos um efeito de modulação, ambiência e filtro no mesmo preset

Dê preferência a um multi efeito que tenha os controles de delay e reverb separados e que possa ter seus efeitos controlados por um pedal de volume aí vc terá uma gama de possibilidades

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


Gasparzim
ogaitnas
T-Rodman
Andras
Valeu pessoal. Vou experimentar os Delays e Reverbs. Já tinha brincado com eles em uma pedaleira, mas nunca os usei com drive.
O acidente que tive comprometeu meu tendão. Para palhetadas rápidas fica uma merda. Mas o som da guitarra é a voz da alma, se não dá pra ser rápido que eu procure outros meios, o importante é não desistir nunca.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


Bom, eu nunca fritei, exceto tomando sol em raves, então eu acabo olhando para guitarristas do tipo Edge (U2), Johhny Marr (Smiths), Bernard Buttler (Suede), um monte de guitarrista britpop, Matthew Followill (KoL), Peter Buck (REM), entre outros do gênero.
Daí você vai chegando a conclusão de que o mundo não vive só de fritadores. Dá pra sair um monte de som fora das fritadas comuns, mesmo sons pesados.

amplexos

T.

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

Para fazer uma graça como se estivesse muito mais rápido do que está de fato, brinque com delay, acertando feedback e tempo das repetições e o mix, tem como fazer algo que parece com vc e mais uns 4 tocando ao mesmo tempo e muito rápido hehe fica legal, especialmente tappings

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


goodhatin

Em vista do seu caso, gostaria de complementar as dicas dadas pelos colegas:

1. Wha é uma boa inclusão no seu set, pois ele ajuda a "vocalizar" linhas melódicas, e tem a vantagem de que toda a movimentação é feita com os pés, que não foram afetados pelo seu acidente.

2. Acho que vc deve pegar vários efeitos de modulação e ambiência(pelo menos 1 de cada tipo principal). Vc pode ter um chorus, phaser, delay, flanger e reverb(não apenas os de mola, mas tipo hall também). Acho importante ter 1 de cada, pois assim vc terá mais combinações e variedade nos solos. Tremolo também é uma boa opção.

Quanto ao delay, seria melhor pegar uma unidade que consiga fazer repetições mais longas, pois com isso vc poderá fazer "pergunta e resposta" com o delay, criando cascatas de frases com facilidade.

3. Além desses básicos, uma boa maneira de intoduzir variações é através de oitavadores e pitch shifter(para harmonizar os solos)

4. Como foi sugerido, vc pode usar compressor e boost para dar mais pressão sonora aos solos. Isso é claro se seu acidente afetou sua capacidade de força, e não apenas a de velocidade(como vc relatou).

5. Por último, vc pode pegar efeitos mais incomuns como simulador de caixa leslie, envelope filters e outros efeitos mais psicodélicos.


6. Procure as palhetas da V-pick, há um modelo específico para guitarristas com problemas de movimentação. É uma palheta bem pesada, que maximiza o esforço, dando muito som com pouco deslocamento e força aplicada. É o modelo Insanity
www.v-picks.com


Resumindo, tudo isso pode ficar carísssimo, pois é muita coisa, mas vc pode ir comprando aos poucos, recorrer a clones, etc...
É o que eu faria no seu caso, que é bem especial.

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


o makumbator falou tudo.

sobre quantia de efeitos, se não quiser de cara sair gastando uma grana, pegue clones ou uma pedaleira barata com efeitos legais.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


ogaitnas
Pra economizar uma pedaleira como a GT10 não serve não???
Não penso que é economia, mas Guitar Rig Kontroller também entra nessa.

Gasparzim
Veterano
# ago/10
· votar


ogaitnas

concordo, é legal brincar com delays, veja por exemplo o Paul Gilbert hehe

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


T-Rodman

eu pensei em pedaleiras menores -> (rp355, me25, zoom g2.1, tonelab st) nessas que tem efeitos bons, tem uma renca de configurações e tem bons timbres, e para usar só efeitos então, muito tranquilo, gt10 e qq outra grande sai o mesmo que comprar um monte de pedais bons... é questão de gosto e não de economia daí...

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator
Certo...
E quais os melhores para tocar junto ao drive?

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


ogaitnas

Realmente, uma boa pedaleira sairá muito mais barato que um monte desses pedais, e será até mais prático. No caso dele acho mais indicado do que ter poucos pedais.

goodhatin

Aqui os links das palhetas específicas para quem tem problemas nas mãos:

Insanity:

http://www.v-picks.com/productdetails.php?q=39&page=picks

Colossal:

http://www.v-picks.com/productdetails.php?q=38&page=picks

São duas "pedras", mas o Vinni(o criador) relata que vários músicos com problemas nas mãos conseguiram ter mais som, precisão e velocidade com esses modelos(principalmente o Insanity).

Lembrando que elas não são vendidas no Brasil, tem que importar direto do site que te passei(que é o do fabricante), ou de outros vendedores no Ebay ou lojas de instrumentos do exterior.

Eu sou usuário dessas palhetas(mas não esses modelos extremos), e te digo que cumprem tudo o que prometem. Não duvido que elas te ajudariam com seu problema.

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


ogaitnas
Eu tenho uma zoom g1. Mas não sei configurar as meldas dos patchs. Será que dá para utilizar o delay, wha ou chorus dela?

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin
Haja paciência, mas sim, dá, perfeitamente.
Eu nunca tive muita paciência em programar pedaleiras, e sempre usei a 505 quando eu tive, com os presets de fábrica dela.
Mas eu tenho um amigo que por limitações financeiras, aprendeu a tirar leite de pedra, e tira um som muito bom dessas pedaleiras compactas.
O que eu faço é ficar no máximo uns 10 min, mudando presets já existentes nos Rigs da vida. O que eu mais faço mesmo é só emular a caixa e tocar com som 'limpo'. Daí adiciono um efeito ou outro na produção. Esses dias atrás esse amigo veio com a 505 e ligou no amplificador lá em casa. Tirou um som a la Pink Floyd que me espantei. Só quem tem paciência como ele para saber configurar certinho, tais como são os relatos de tópicos sobre a 505 e afins.

amplexos

T.

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


T-Rodman
Sou péssimo com isso também. Mas assim como seu amigo, por falta de grana vou ter que tirar leite de pedra.

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


goodhatin

Cara procure estudar sua pedaleira,é só procurar no google que você encontra o manual dela em Português,uma G1 poder ser de grande ajuda para você !

Use a distorção do pedal e da g1 você usa somente os efeitos!

Tente ligar assim:


Guitarra --> Pedal --> Pedaleira --> Amp

edit:
Aproveite o ZNR Amp da g1!

ogaitnas
Veterano
# ago/10
· votar


goodhatin

só um +1 para o post do Sir.Paulo

fazendo uma ligação assim, e deixando tudo em bypass, só com efeitos, redução de ruído da g1 já vão te dar uma boa ajuda... e sem custo, já que vc já tem a pedaleira, e na boa, programar as g1-g2 da zoom é moleza, parâmetros o suficiente, e fáceis de mexer... só para efeitos não tem truque...

victorhab
Veterano
# ago/10
· votar


Compra pedaleira mesmo que vai ser bem mais pratico pra vc...
indico a rp355, com 70 presets de fabrica e espaço pra mais 70 seus... Meu amigo, existem pra baixar alguns pacotes da internet também, e vou te contar, muito psicodélico alguns! E acho que a RP355 fica na frente das outras devido às modulações, que são melhores e você usará mais...

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


goodhatin

Leia esse topico aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/222328/

Edit:

Leia esse aqui tbm:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Sir.Paulo
Veterano
# ago/10
· votar






Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limitações superadas por efeitos?