Como Slash improvisa tao bem?

Autor Mensagem
.BlankWhite.
Veterano
# ago/10 · Editado por: .BlankWhite.
· votar


Ae, vou dar minha opinião

seguinte, tenho 16, comecei a tocar guitarra com 13 e na época eu e meus colegas que tb tocavam guitarra, escutavamos guns, ac / dc e outras bandas de hard rock.

na época em que você está começando é até normal gostar muito e até idolatrar um guitarrista ou outro músico de uma banda que você realmente admira, só que a parada é que com o passar do tempo você vai abrindo seus "horizontes" musicais para coisas novas, mesmo que não saia muito do seu gosto musical.

eu ainda gosto das bandas que eu escutava há 3 anos atrás(quanto tempo ein...), mas hoje em dia aprendi a analisar de forma mais crítica o que escuto, antes eu abominava música instrumental de guitarra, hoje eu não me incomodo nem um pouco de passar o dia inteiro escutando um guitarrista no estilo do satch, quanto um guitarrista de flamenco ou mesmo um guitarrista de fusion.

com o passar do tempo, se você se dedica um pouco a mais a entender o lado mais musical da guitarra, há a tendencia de mudar a sua noção de "feeling" e você consegue captar nuances que antes você não percebia, que mudam completamente o jeito antigo que você tinha de escutar música.


PS: mas mesmo assim eu ainda não toco p**** nenhuma... xD
edit:

Pra falar a verdade, algo que me irrita pra valer mesmo, é quando alguém chega e fala "Slash é o melhor do mundo", PQP! O sangue sobe pela cabeça maluco..

cara, é melhor escutar isso do que ter escutar outras pérolas, comentário de leigo é assim mesmo, mas nada justifica a completa falta de bom senso =x

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é. O fato é que o GN'R foi uma grande referência para essa rapaziada mais nova, e de fato a banda foi mesmo grande durante um certo tempo (atualmente é só um nome do seu problemático vocalista) e tem músicas muito boas, e o Slash surgiu como uma referência de "Guitar Hero" numa época em que essa coisa estava mesmo decadente, ridicularizada até. Ele, de fato, é um bom guitarrista rock, tem "pegada" e postura de palco, etc. A questão é que isso não o torna um "Deus da Guitarra" como outros que o precederam ou contemporâneos, nem que ele seja o "supra-sumo" da técnica (está longe disso).
O problema está nesse "endeusamento" que fazem dele; nesse caso, eu acho que essa rapaziada tem que ouvir outras coisas, ampliar seus horizontes musicais, perceber que o Slash, apesar de bom, nem se compara à outros realmente virtuoses, e que o fato de vender milhões de discos, só é importante para ele (que ficou rico...), musicalmente não quer dizer muita coisa. Paixão não é um bom parâmetro de análise.
Não tenho nada contra o Slash, o GN'R ou quem gosta dessa banda, muito pelo contrário, até porque eu gosto também (fui ao show de 1992, tenho discos e DVD's), mas tratá-la como "a maior banda de todos tempos" e seu guitarrista como o "Deus da Guitarra", é absurdo, é empobrecedor...


Exacto!! O endeusamento é explicado pela idade dos endeusadores.

GnR era muito bom sim!!!
É só assistir esse DVD do Ritz que quem mete o pau vai entender.
mas sem endeusamento, era bom, legal, e pronto.

http://www.youtube.com/watch#!v=1rhGAsmENpA&feature=related

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
isso cara.. Deus é só Malmsteen.........










kkkk zuera vê se num fazem briga

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI

O mais novo desafeto é o Jonh Mayer!! Ele sim é o rei e tem a alcunha de novo master jedi do blues!!! hehehe

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


ogner
essas brigas são uma piada kkkkk
os caras tratam os os loucos como Deuses... inda bem que sou ateu kkkkkkkkk

mr bungle
Veterano
# ago/10
· votar


todos estão errados, deus é baixista !

lemmy is god!

e todos vcs hereges irão pro inferno e passarão a eternidade ouvido beto barbosa

hauhauauauuahua

eliseuhendrix
Veterano
# ago/10
· votar


todos estão errados, deus é baixista !

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ri MUITO!

pscb
Veterano
# ago/10
· votar


Eu não sou de religião nenhuma, mas se existe um Deus é David Gilmour e todo mundo sabe disso :)

Stalingrado
Veterano
# ago/10
· votar


Costa 85
+1

Garcia xD
Veterano
# ago/10
· votar


felipervilha
Eu também me pergunto, como conseguem ficar sempre no mesmo estilo, e não mostrarem versatilidade?



Sei de muitos por aí que sabem fazer o uso do escalas em outro tom, diferente do que está na música, é uma questão de saber as notas de cada escala

S.A.G.A.Z
Entre outros buckethead, e malsteen, tá certo que é sacanagem fala desses caras, mas poxa, Esses caras se usam da velocidade pra dizer que são bons. Ai vem um metaleiro dizendo que velocidade é o que importa, não é verdade, tantas músicas lentas eu já vi do metallica, que são realmente boas e tem bastante feeling. Dá pra conta na mão (e sobra dedo) o número de guitarristas metal que não se usam o tempo inteiro de arpegios e agilidade.


Todos os metaleiros e fas do shredding
Pode parecer meio snob falar assim, mas velocidade não é tudo, impressiona mesmo, mas não é o que conta. A Criatividade é o que realmente se necessita hoje em dia, reconheco que muitos "Shredders" tem também momentos de feeling, mas que fique claro uma coisa, quando forem avaliar um guitarrista, esqueca o shred e olhe para o lado músico e criativo, e não tente se guiar pelo senso comum que rodeia a todos nos.

BieuS2Rejane
Veterano
# ago/10
· votar


guns é legal mas nao vamos endeusar os caras eles sao bons mas nao sao os melhores

eigo
Veterano
# ago/10
· votar


ele tem feeling

guitartube
Veterano
# ago/10 · Editado por: guitartube
· votar


Como Slash improvisa tao bem?

Eu vi um vídeo onde o Slash estava gravando um solo em uma faixa de um disco do Alice Cooper. O Alice dizia onde ele devia entrar e solar. Bom , o Slash detonou no improviso com um solo bem roqueiro e pegada bem característica.

Para quem não conhece, Alice Cooper é rockeiro das antigas, precursor de tudo que é macabro no rock, cascudo no rock e etc...
Depois de ouvir várias vezes, eu fiquei pensando nos possíveis substitutos do Slash naquele solo.

Se fosse:
Malmsteen, ele ia tocar aquele manjado sobe/desce da menor hamônica;
Vai ia tocar com aquela alavanca chata fazendo presepada e rebolando mais do que solando;
Satriani ia fazer o que fez no Deep Purple, "nada que preste", pq ele não é improvisador;

Por isso que o Slash foi chamado, pq é rock de verdade e nisso ele improvisa bem.

flw!!!!!

AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


Se fosse:
Malmsteen, ele ia tocar aquele manjado sobe/desce da menor hamônica; já viu ele tocando blues?? xD. ele eh Deus...kkkk na minha opinião (foda sou fã demais desse cara... falar isso eh inevitavel)

Vai ia tocar com aquela alavanca chata fazendo presepada e rebolando mais do que solando;
compositor... e de primeira... mais num sei quanto ao improviso

Satriani ia fazer o que fez no Deep Purple, "nada que preste", pq ele não é improvisador;
esse é mais composição mesmo...

Vc viu o video como zakk??? xD

Gilmor ou clapton ou Page ou qualquer um blueseiro ou jazzeiro famoso improvisariam um solo inconfundivel e com um felling anormal....

mais slash toca bem sim... apesar de tudo que ele toca ser a mesma coisa... se ele fosse shredder ia pro stratovarius kkk
mais curto ele

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Essa Coca é Fanta

Eu tava brincando quanto ao "deslashado". Acho ele super criativo e um grande guitarrista. É um cara "venal" e quando improvisa, não tem medo de errar. "Fala pouco" e faz muito. ;-)

No álbum "Mama Said" do Lenny Kravitz, por exemplo, ele arrebenta. Um dos grandes nomes da guitarra, sem dúvida, no meu entender. Aprecio sua simplicidade.

Uma vez li que ele gosta do 1o. take, que pra ele é o mais "sincero". Isso é bem legal.

Aliás, pra mim ele é a "assinatura" do Guns e um grande nome do Rock!

Abs

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Gente..... Não estou defendendo o Slash. Só respeito opiniões de todos.


Todo tópico do Slash sempre tem muito mais páginas que do Satriani, Vai, Malmsteen, etc.
E sempre tem muito mais tópicos do Slash


Gosto é gosto e não se discute.


ogner
Fala!!!

mas sem endeusamento, era bom, legal, e pronto.

Pô, cara... cada um endeusa quem quiser... ou não?
Gosto é gosto....


.BlankWhite.
Falaeee!!

comentário de leigo é assim mesmo, mas nada justifica a completa falta de bom senso =x

Comentário LEIGO? Falta de bom senso!?
Pegou pesado, né?

Um cara endeusar o Slash é ser leigo???
Gosto é gosto, cada um tem o seu.

Falta de bom senso é de quem não respeita a opinião dos outros... é só respeitar, cara.


Mauricio Luiz Bertola
Grande mestre!!!

mas tratá-la como "a maior banda de todos tempos" e seu guitarrista como o "Deus da Guitarra", é absurdo, é empobrecedor...

Pegou pesado, né Bertola? hehe...
"Melhor" ou "pior" é completamente subjetivo, cara... cada um tem seus critérios de avaliação. Gosto é gosto..... Quem é o dono da verdade??? Vc? Eu? Ogner?
O que seria do branco se todos gostassem do preto?

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

GOREFESTA
Veterano
# ago/10
· votar


todos estão errados, deus é baixista !

lemmy is god!


Sou obrigado a concordar! hehehe

Pode parecer meio snob falar assim, mas velocidade não é tudo, impressiona mesmo, mas não é o que conta. A Criatividade é o que realmente se necessita hoje em dia, reconheco que muitos "Shredders" tem também momentos de feeling, mas que fique claro uma coisa, quando forem avaliar um guitarrista, esqueca o shred e olhe para o lado músico e criativo, e não tente se guiar pelo senso comum que rodeia a todos nos.

Caramba, essa babação exagerada pelo feeling esta chegando as raias da demencia por aqui. Daqui a pouco se um carinha postar um fusion com umas frases mais rapidas é suspensão, metal então é ban na hora! Mas não deixa de ser engraçado a constatação que só musicos que tem o suposto "feeling slashiano" são criativos. Mathias IA Eklundh que se cuide!
Mas, fritadores, não fiquem tristes! É só colocar uma cartola, tocar umas frases manjadas de blues, fazer uns riffs bem obvios e voila! Vc sera o novo Deus do rock, endeusados pela horda defensora do feeling!

Se fosse:
Malmsteen, ele ia tocar aquele manjado sobe/desce da menor hamônica;
Vai ia tocar com aquela alavanca chata fazendo presepada e rebolando mais do que solando;
Satriani ia fazer o que fez no Deep Purple, "nada que preste", pq ele não é improvisador;


Acho que ja deu, não?

Melhor trocar o nome do forum para Foruns Slash's Club, que ai a galerinha fã de Slash vai poder endeusar o cara em paz, e quem tiver algum argumento contra ja toma ban e tal... ja ficou meio complicado ler certas coisas em topicos sobre Slash

Imfernandes
Veterano
# ago/10
· votar


Pode fechar, o caramba!!!hehehehe

Galerinha, vai com calma. Não podem endeusar o Slash, mas estão endeusando o Bertola. (Bertola, nadinha contra vc, mas só para mostrar como funciona o esquema da paixão nesse fórum).

"Novatos adoram falar do Slash" - putz, e daí? Podemos colocar a frase - "veteranos adoram falar do Vai"? Será demagógico demais?

Eu gosto de Steve Vai, Satriani, EVH, BB King, Clapton, Page, Knopfler (preciso mesmo ficar citando todos?)... mas tb gosto do Slash!

A questão que se coloca aqui é que gostar de Slash é quase proibido. Slash = café-com-leite - (O que vai ter de gente copiando essa frase agora... tomara que essa observação retraia aqueles que não querem me projetar)

Antes mesmo da idade desse menino que abre o tópico eu já gostava do som do Slash e até hoje (com 30) ainda gosto.

Só sei de uma coisa, Slash é um grande complexo nesse fórum. Impressionante. hahahaha

Ah! Precisamos de um crítico literário para interpretar o que o menino de 15 anos quis dizer! hahahahaha

Imfernandes
Veterano
# ago/10
· votar


Me permitam só mais uma coisa:

Bertola, não me leve a mal, juro mesmo que nem poderia ter nada contra vc. Mas tenho uma leve impressão de que pelo menos 50% do respeito e elogios que o Bertola ganha aqui vem por conta do acesso que os internautas do fórum têm a ele.

Se o Slash participasse do fórum, ia ter muito mais amiguinhos dele por aqui. Aliás, fosse o Slash ou qualquer outro.

Excelion
Veterano
# ago/10
· votar




Salvando o tópico...

GOREFESTA
Veterano
# ago/10
· votar


Slash = café-com-leite

Boa! Agora sim podem fechar o tópico! Isso só não se aplica a questão do marketing, pq Slash é genio do marketing

Se o Slash participasse do fórum, ia ter muito mais amiguinhos dele por aqui.

Se nem participando ele ja tem vários amiguinhos por aqui, imagine quando participar. Se alguém postar alguma opnião contraria ao "Slash é Deus", galera vai descobrir o endereço do infeliz e vai até la para cobrir o cara de porrada. E no fim o carinha ainda tem que beijar um poster do Slash e tocar um solo pentatonico beeem filento.

Só sei de uma coisa, Slash é um grande complexo nesse fórum

Sei la desse negocio de complexo de Slash no forum, mas o que geralmente acontece em tópicos do Slash que eu acho incrivel, é que tudo consegue ser generalizado... funciona mais ou menos assim
Autor do topico posta: "Caras, Acho o Slash mto bom, ele consegue tirar um belo timbre de uma Les paul e marshall, tem uns solos bem feelentos que eu acho massa, e improvisa bem nos shows e tal. Agora [espaço para pergunta sobre gear, tecnica ou raio que parta]"
Legal, opnião do dono da bodega, o que importa é que ele deve ter saude fisica, mas isso não vem ao caso :P

Antes do fim da 1º pagina do topico ja tem gente dizendo que o cara é genio pq vendeu mto quando era jovem e a guitarra não seria nada sem as obras de Slash. Depois a situação piora cada vez mais, aparece gente fazendo um discurso que o que importa é ter o feeling do Slash. Tocou/toca mais rapido que ele? Lixo! Guitarra boa é gibson les paul vintage, o Slash toca elas! Não tem Les paul? Não é vintage? Lixo! Só o Slash tem o verdadeiro fraseado rock n roll! Outros guitarristas tocando rock? Lixo, eles só fazem pose!
Pior que tudo isso vira verdade absoluta do nada e sai contaminando outros tópicos. Ja cansei de ver aqui gente pedindo dicas para estudar tecnica para tocar rápido e sempre aparece um infeliz fazendo o batido discurso "tecnica x feeling"
Tirando que o conceito de feeling virou do avesso por aqui...
Ah, e tem os topicos que ja começam endeusando, mas isso é outro papo

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/10
· votar


e o "Efeito Slash" se propaga sem dó nem piedade...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


thmenezes_RJ
Pois é... Tô começando a crer que o cara tem pacto com o cramulhão!!! Até pra mim sobrou!!!
Vou me benzer, comprar uns patuás, figas e amuletos...e fazer o sinal de Moloch, como o grande Ronnie James Dio ensinou...
Abç

Imfernandes
Veterano
# ago/10
· votar


GOREFESTA

Antes do fim da 1º pagina do topico ja tem gente dizendo que o cara é genio pq vendeu mto quando era jovem e a guitarra não seria nada sem as obras de Slash. Depois a situação piora cada vez mais, aparece gente fazendo um discurso que o que importa é ter o feeling do Slash. Tocou/toca mais rapido que ele? Lixo! Guitarra boa é gibson les paul vintage, o Slash toca elas! Não tem Les paul? Não é vintage? Lixo! Só o Slash tem o verdadeiro fraseado rock n roll! Outros guitarristas tocando rock? Lixo, eles só fazem pose!
Pior que tudo isso vira verdade absoluta do nada e sai contaminando outros tópicos. Ja cansei de ver aqui gente pedindo dicas para estudar tecnica para tocar rápido e sempre aparece um infeliz fazendo o batido discurso "tecnica x feeling"
Tirando que o conceito de feeling virou do avesso por aqui...
Ah, e tem os topicos que ja começam endeusando, mas isso é outro papo


Aí eu concordo com vc. Mas não só o Slash tem esse status aqui. Só não concordo com o fato de não se poder falar mal dele aqui, até pq estamos dentro de um tópico que prima pela maioria anti-slash.

Mauricio Luiz Bertola

hahaha Nada pessoal, cara. Só te usei como referência pq a galera aqui gosta do seu trabalho. Mas na verdade não o conheço e nem poderia falar do mesmo.

Mas imaginem (só imaginem!) se eu abro um tópico falando que o Steve Vai não é tão bom assim para OS MEUS OUVIDOS.
Serei crucificado por heresia; dirão que sou surdo, que eu entendo tanto de guitarra quanto o Pelé de vôlei, etc, etc.

Mas talvez isso seja normal. A gente defende aquilo que compramos com paixão.

P.S.: Sabia que iam pegar o Slash = café-com-leite hahaha
se quiser, posso criar mais algumas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Imfernandes
Mais eu nem gosto do Steve Vai!!!!
Ah,ah,ah,ah...
Abç
P.S.: Muito menos do Malmsteen..........

Luciano SJ
Veterano
# ago/10
· votar


SEMPRE QUIS DAR MINHA OPINIÃO EM TÓPICOS DO CABELUDO E ACHO QUE CHEGOU A HORA.

É PRECISO QUE TENHAMOS EM MENTE QUE ESTAMOS NO CAMPO DA ARTE – DAS ARTES DA CULTURA POP, MAS ARTE – E, DESSE MODO, NO CAMPO DA SUBJETIVIDADE.

EU FUI E SOU FÃO DO SLASH, EMBORA ADMITA QUE, À MEDIDA QUE O MEU OLHAR SOBRE O MUNDO DA GUITARRA SE ALARGOU, PASSEI A ACHAR QUE O ELE NÃO TOCAVA O QUANTO EU IMAGINAVA.

TODAVIA, ELE MEREÇE RESPEITO.

MEREÇE RESPEITO DOS FÃS DO VAI, DO SATRIANI, DO MALMESSTEEN, DO PETRUCCI E DE TODOS QUE GOSTAM DE GUITARRA E, PRINCIPALMENTE, DE MÚSICA.

NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, EM PRIMEIRO LUGAR, O SLASH MERECE RESPEITO POR QUE VIVE DE MÚSICA, COISA QUE MUITOS AQUI QUERIAM E, CREIO, UNS POUCOS, POUCOS MESMO, TEM.

NÃO É NEM O FATO DE ELE SER RICO NÃO, SER PATROCINADO PELA GIBSON, PODER TOCAR COM A GUITARRA QUE QUISER COM O AMP QUE BEM ENTENDER E AINDA SER PAGO PARA USAR MARSHALL.

NÃO É NADA DISSO.

É O FATO DE ELE TER TOCADO NA MAIOR BANDA DE ROCK DE SEU TEMPO, TER SIDO O MAIOR GUITAR HERO DE SEU TEMPO (ACEITA-SE OPINÕES EM CONTRÁRIO),

TER FEITO UMA DAS INTRODUÇÕES MAIS FAMOSAS DE TODA A MÚSICA POP – COLADINHA COM SATISFACTION, VOODO CHILD E SMELL'S LIKE TEEN SPIRITS,

JÁ TER TOCADO EM ESTÁDIOS LOTADOS, ARENAS LOTADAS, COMEU MAIS BOÇETAS DO QUE TODOS OS PARTICIPANTES DESSE FÓRUM SOMADOS,

CRIOU RIFFS E CANÇÕES IMPRESSAS NO IMAGINÁRIO COLETIVO DO PÚLBICO ROCKER MUNDIA, POUSSIR UM FEELING INQUIESTIONÁVEL, UMA TÉCNICA QUESTIONÁVEL E, DE QUEBRA, AINDA É O MAIOR ASSUNTO AQUI NO FCC.

DESSE MODO, A QUE SE RESPEITAR O EX-GUITARRISTA DO GUNS COMO, ALIÁS, GRANDE PARTE DA MÍDIA ESPECIALIZADA E "MADURA" O FAZ – GUITAR PLAYE E SIMILARES, POR EXEMPLO,

DEIXANDO À VONTADE QUEM QUISER PÔ-LO EM UMA ÁUERA ETÉREA OU COISA DO GÊNERO, OU O CONTRÁRIO TAMBÉM, AFINAL, LUTAMOS PELA LIBERDADE E DEVEMOS SORVÊ-LA.

VIVA AO SLASH, À GUITARRA, À MUSICA E À LIBERDADE!

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Luciano SJ

Velho: 2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.

Além de dificultar a leitura, parece que vc tá gritando...

Abs

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


AB-JDR-94HI
Gilmor ou clapton ou Page ou qualquer um blueseiro ou jazzeiro famoso improvisariam um solo inconfundivel e com um felling anormal....

Concordo, Page arrebenta, tinha um feeling sem explicação.

LeandroP
Moderador
# ago/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Luciano SJ

Concordo com o que você disse... Só não é legal escrever tudo em MAIÚSCULO e usar "ç" onde não tem.

Kirk Hetfield
Veterano
# ago/10
· votar


Luciano SJ

isso é verdade, mais fica muito estranho escrever em maisculas, o melhor jeito seria um edit no seu post

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Slash improvisa tao bem?