70's x 80's - influências e atitudes

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Bigtransa
Na minha opinião o perigo não está no quesito técnica e sim nas referências de quem aplica (cito o exemplo do Zappa, um monstro na técnica e em todo o resto)......
Concordo plenamente.
O que interessa são boas composições, que tanto podem ter uma harmonia complexa, quanto simples, que podem ter solos difíceis, e outros fáceis, mas tudo deve atender a um quesito básico: A música em sí.
Quantas músicas simples nós conhecemos, mas que são absolutamente brilhantes (incluindo aí a letra).
Abç

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


old steel: Concordo plenamente com esse ponto de vista,inclusive,numa entrevista o guitarrista do Sepultura,Andreas Kisser,mencionou que o terceiro guitarrista realmente revolucionário,ainda não nasceu.Também acho.

E eu acho que será muito difícil aparecer um novo revolucionário no meio guitarrísitico. Não é que nõ haverá guitarristas bons daqui pra frente, mas é que cada vez mais a música se torna mais difundida: mais pessoas ouvem música, mais pessoas têm acesso a tocar um instrumento, mais pessoas têm acesso a gravar suas músicas, etc. Deste modo, fica difícil eleger um indivíduo que represente toda esta era.

Emogotic
Veterano
# ago/10 · Editado por: Emogotic
· votar


guitarristas 80 (e início 90): com muito recurso didático e pegando um tempo onde a técnica guitarrística evoluiu bastante, é claro que quem se formou nessa época tinham melhor técnica que seus antecessores. o problema é que cresceram tocando apenas rock. rhoads, satriani, vai, timmons, gilbert, nuno e outros são grandes músicos e têm estilo próprio mas foram muito influenciados por EVH.

Quando eu comento que eles soam semelhantes só faltam me crucificar.

Quando eu desejei tocar guitarra - e toco mal pra k@r@l&0 - foi porque eu gostei do instrumento, mas eu nunca desejei e não desejo tocar igual a ninguém, ter a técnica e pegada de ninguém, nem o timbre de quem quer que seja. Os guitarristas que eu curto, apenas gosto de ouví-los por ouvir e curtir, é claro que influências acontecem naturalmente, mas tocar igual, jamais.

E outra, nos anos 80 tem guitarristas que fizeram a diferença, sim. Mas, se para muitos fazer a diferença é inovar em virtuosismo...

Me desculpem se ao modo de pensar de vocês eu tenha cometido alguma sandice.

OBS.: Eu gostei dos posts do Bigtransa

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao

Coisas como Libertines, Arctic Monkeys, The Killers

Eu diria que o som de guitarra desses caras é bem punk anos 70. Claro que tem umas paradas a mais, mas é fundamentalmente velho.

De Ros
Veterano
# ago/10 · Editado por: De Ros
· votar


Uma coisa engraçada é que o guitarrista que mais escutei nos últimos anos, e se tornou uma influência muito forte no "Peças de Bravura", foi o Al Di Meola. Qual é a graça? Já explico.

Ele começou sua carreira nos anos 70, tocando com muito mais tecnica do que a maioria dos guitarristas dos anos 80 e chegou até os dias de hoje tocando uma mistura maravilhosa de Jazz-Fusion, Música Latina, Flamenco e Tango (fazendo algumas versões primordiais para algumas obras do gigante Astor Piazzolla).

No final das contas, a boa música e os bons músicos, aqueles que são honestos e verdadeiros para com a sua arte, atravessam gerações!

Jinkxs
Veterano
# ago/10
· votar


Bigtransa

O Zappa, assim como o Holdsworth são caras de outro mundo.... não podem ser classificados como os outros mortais.

O Zappa pelo seu lado compositor.... o Holdsworth pelas coisas que ele faz na guitarra.

Tem outros caras também que são difíceis de catalogar.... o Jeff Beck, o Pat Metheny, etc... fazem um trabalho bem amplo, com estilos muito peculiares e com muita técnica.

De Ros

O Al di Meola também é um caso muito peculiar.... nos tempos do Return to Forever era um típico guitarrista de Fusion... depois fez grandes parcerias, com o Paco de Lucia e o John Mclaughlin ele ficou eternizado no Saturday Night in San Francisco. Depois tocou com o Piazzola, com o Jaco Pastorius, com o Jean Luc Ponty e o Stanley Clarke, no trio Rite of Strings.... aí voltou com o Return to Forever (acho que em 2008) e tem uma carreira solo brilhante.

Outro que não se pode rotular.

Olha um exemplo do Al destruindo:



nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


A meu ver o que faz essa homogeneização dos musicos é o acesso cada vez mais fácil à certas referências musicais. Se eu fizer uma busca por Kirk Hammet vem de cara milhares de entradas, se eu buscar Stephen Stills o numero cai drasticamente, se eu procurar Blind Willie McTell, a coisa fica ainda pior... então como que eu vou criar um estilo sem referências???

Outra é toda essa coisa de que só toca muito quem toca rápido, fica uma pressão enorme pro cara, especialmente adolescente, ficar punhe-tando braço de guitarra o dia todo fazendo escala e não ouvindo musica.

Agora tem uma coisa que eu acho crucial nesse processo, ouvir a musica, aprender a apreciar mesmo, isso a maioria não faz com muita frequência, mesmo os suecos gordos da vida. Até porque se tu treina escalas 10h por dia e palhetada mais 4h, que horas tu vai ouvir musica.

Apreciar a musica era obrigatório pra quem tocava de ouvido antigamente e não é raro você ver gente que parou de tocar por algum tempo voltando com uma musicalidade bem maior por ficar escutando, apreciando, absorvendo realmente as referências, mesmo que fique tecnicamente enferrujado.

Isso me lembra um comentário do Duke Robillard, um dos maiores professores de guitarra jazz do EUA, que sempre diz que ele nunca foi de ficar muitas horas treinando técnica, só o suficiente pra poder tocar o que queria e o suficiente para manter isso, mas que ao mesmo tempo, embora ele não foque muito em técnica, ele se reserva pelo menos 3 ou 4h por dia a ficar na sala dele ouvindo musica e sem preconceitos, e que as vezes ele inclusive fica dias ou meses sem tocar guitarra fora da sala de aula, e que quando pega pra compor, sempre sai alguma coisa nova, algum detalhe novo adicionado ao estilo dele, que segundo ele não veio do treino técnico, mas da absorção das musicas que ele vai ouvindo e apreciando.

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

exato, caras como o robillard pesquisaram tudo o que veio antes deles, por isso o estilo deles é tão rico, a toda hora eles pegam alguma referência lá do fundo do baú e mandam, outros que tb são assim: ry cooder (praticamente um musicologista), dr. john (idem), johnny winter (um dos maiores colecionadores de discos de blues)

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


para enriquecer a discussão vou postar essa parada aqui. é uma gravação/lição onde um guitarrista imita o estilo dos grandes dos anos 80. é muito engraçado e muito f. ao mesmo tempo, ele vai "chamando" os caras, atenção para a brincadeira com o yjm...

http://www.4shared.com/file/V7h8AaCg/styles_from_80s.html

e então, todos tocam parecido ?

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


alguns amigos citaram DiMeola, McLaughlin, Larry Coryell mas esses são músicos do jazz rock e já tinham uma técnica mais elaborada.

no rock os que tinham melhor técnica eram o howe, jan akkerman e o blackmore

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Curly

Mais foda ainda é que o RObillard manda bem no Jazz, no Blues e no Rock and Roll, mais foda é o fato de ele tocar jazz tradicional com strato e rock and roll com semi-acustica full body... hehehehhehe

Sobre "musicologos da musica" outro que tem uma montanha de discos é o B.B. King, inclusive uma vez vi uma reportagem onde ele dizia que estava digitalizando tudo, pq assim ele pode ouvir no notebook (a matéria é de antes do iPod), e é algo que vc consegue ver sutilmente no estilo dele. Porque embora ele tenha um set básico que transforma ele no que é e dá pra identificar na primeira nota... o estilo dele sempre tem algo acrescentado, se vc ouvir o How Blue Can You Get - Classic Live Performances 1964-1994, vc nota a evolução do estilo dele, até no numero de notas que ele toca (cada vez menos).

Bergamo
Veterano
# ago/10
· votar


eu acho que o guitarrista mais original e que tem o estilo mais marcante da nossa época é o jack white do white stripes, tem gente que odeia e tem gente que adora eu gosto bastante dele por causa do seu jeito característico de tocar ,tamem curto um joe satriani e um paul gilbert , mas acho que vale mais criatividade

Gasparzim
Veterano
# ago/10
· votar


Até agora só vi excelentes post nesse tópico, mas um me chamou a atenção, o do Nickhendrix...

Realmente ouvir música na minha humilde opinião é mais que fundamental para a formação do músico, e mais uma vez caímos no tema "Acesso ilimitado à informação" que faz com que tenhamos nosso hd entupido de álbuns e muitas vezes não paramos para escutar nenhum inteiro.

Prefiro mil ter acesso à 1 cd ou dvd em um mês e sugar tudo dele do que a "discografia completa de fulano" e não ouvir/entender a sua obra.

Quanto a técnica, vale lembrar que tudo que fizermos com treino e repetição constantes, nos levará ao aperfeiçoamento da execução, mas isso se consegue também no circo, já fazer música exige criatividade e bagagem

P.S. : O Holdsworth não é humano... é um alien

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Bergamo: eu acho que o guitarrista mais original e que tem o estilo mais marcante da nossa época é o jack white do white stripes

Putz cara, boa! Acho que o Jack White é quem traduz melhor a minha idéia do que possa ser esta nova geração de guitarristas.

Lembrei-me também do The Edge, que pra mim não se assemelha em nada com os guitarristas das duas eras citadas no início do tópico mas também não tem "seguidores" a ponto de torná-lo O CARA desta era.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que o Jack White é quem traduz melhor a minha idéia do que possa ser esta nova geração de guitarristas.

Essa nova geração abandonou as pirotecnias EVH e foi para o básico, de volta a sonoridade clássica [Page, Hendrix, et al.].

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane

Essa nova geração abandonou as pirotecnias EVH e foi para o básico, de volta a sonoridade clássica [Page, Hendrix, et al.].

Aham... O tal do Herman Li abandonou as pirotecnias...
Olhando na net, achei na wikipedia uma frase bem interessante:
"Michael Angelo Batio (Chicago, 12 de junho de 1956)...
Tendo começado a tocar guitarra aos dez anos de idade, na década de 1980 foi expulso de alguns bares por não saber tocar, o dono da bar alegava que ele só sabia fazer barulho". Curioso...
Só para descontrair, achei um video bastante curioso... Minha opinião no caso já defini.

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Bergamo

Além do Jack White, acho que os guitarristas mais griativos que já vi de 15 anos pra cá foram o par do Radiohead, o Ed O'Brien e o Johnny Greenwood.

Os dois não são muita merda tecnicamente, mas talvez até por influência do Gilmour, Johnny Marr e do The Edge (referências sempre citadas pelos 2), eles seguiram um rumo mais anti-guitar hero e resolveram trabalhar pra música. As pessoas sempre falam que não é nada demais tecnicamente, mas tá longe de ser fácil fazer todas as camadas e texturas sonoras que eles fazem com as guitarras, muitas vezes levando para lugares inesperados, hora de augusta beleza, hora flertando com o estranho e o grotesco. Sem contar com todo o trabalho dos demais instrumentos, das letras, da performance... pra mim foi a única grande banda de verdade que surgiu de meados dos anos 90 pra cá.

Gasparzim

Cara, isso é uma grande verdade, ter e não apreciar é o mesmo que não ter, hoje eu estou com 1TB de musicas no computador, levei 16 anos pra juntar tudo isso (desde a net discada), levei muito tempo justamente porque baixava e ia ouvir, não apenas dizer que tenho, mas conhecer tanto que ouvi mais de 95% dos meus MP3 (embora os que baixei do ano passado pra cá ainda não tenha ouvido todos). Aqueles que realmente me chamaram muita atenção, ficam direto na minha playlist, embora eu não descarte também aqueles que ouvi e não gostei, já que pode ser que um dia eu goste.

Um exemplo é os discos do pessoal da Jovem Guarda e do Tropicalismo, que eu não suportava e hoje adoro, mas quando peguei isso não estava no mood pra apreciar, acredito que nem no momento de vida pra sequer entender 100% do que aquelas musicas significavam.

Agora hoje é fácil, se eu começar do zero amanhã, eu conseguia baixar tudo de novo em menos de 3 meses com uma internet modesta de 1mb... mas se vc parar pra pensar que 1TB são o equivalente a quase 5 anos ouvindo musica as 24h por dia sem repetir uma, o cara que baixar tudo duma vez nunca vai conseguir ouvir tudo, muito menos apreciar, e como toda hora sai uma coisa nova... ele nunca vai descobrir aquele elo perdido da musica que está escondido no HD dele... hehehehhe

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Rapaz, sinceramente eu não pagaria pra ver nenhum dos dois, mas se fosse pra escolher ver um dos dois, eu ficava com o Chimbinha, tanto porque ele faz musica (a qualidade ou não desta musica é discutível), quando porque ele tem uma mão direita do capeta pra fazer essas bases por 2h hehehehe, mas Dragon Force pra mim é zoada.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

eu não tenho a menor dúvida disso!

Josh Hoads
Veterano
# ago/10
· votar


Acredito que o único guitarrista em destaque atualmente é Josh Homme (Queens of Stone Age,Kyuss,Desert Seassions,Them Croocked Vultures)Porém,mesmo gostando muito dele,e tendo sido influenciado,acredito que ele não possui o mesmo patamar de Hendrix ou Eddie.Vai ser muito difícil outros guitarristas conseguirem inovar tanto como eles.Acredito que parte disso deve se ao fato da musica em geral não ser tão "preciosa" como antes(hoje em dia,qualquer pessoa tem acesso a musica,até mesmo por meio de aparelhos portáteis,nos anos 90,era nessessário se ter o cd e mais um radio para ouvir música,nos anos oitenta tinha q se ter disco e você mal tinha acesso sobre oque estava acontecendo no cenario musical,e nos 70,pior ainda.Por isso tenho grande resppeito por guitarristas antigos pois eles tinham realmente amor e dedicação a musica.

Powerslave158
Veterano
# ago/10
· votar


Curly
guitarristas 60/70: nessa época, existia pouquíssimo material didático e professores, em geral quem aprendeu, aprendeu sozinho ouvindo discos. o resultado é que os músicos tinham um estilo muito pessoal, embora técnica limitada.

Não mesmo cara!!!
Se tu não sabe a maioria dos músicos ingleses estudaram em conservatórios de música como o Clapton, Keith Richards, Ron Wood, Mick Jagger, e mais uma cambada que tem por aí!!!

Resumindo eles tinham técnica sim pq estudavam música em conservatórios e sabiam o que estavam fazendo, aliando tudo isso a um feeling do caralho que todos daquela época tinham.


Não faz afirmações sobre o que tu supõe que a galera te baixa o pau e com razão!!!

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


Powerslave158

Não faz afirmações sobre o que tu supõe que a galera te baixa o pau e com razão!!!

ui, que medo !...

Josh Hoads
Veterano
# ago/10
· votar


Powerslave158 Não mesmo cara!!!
Se tu não sabe a maioria dos músicos ingleses estudaram em conservatórios de música como o Clapton, Keith Richards, Ron Wood, Mick Jagger, e mais uma cambada que tem por aí!!!
Sim,é verdade,mas acredito que ele está se referindo não a grandes nomes da musica,mas sim musicos em geral,no Brasil de 60/70,se contava no dedo quantos conservatórios musicais se existiam por aqui..a maioria era muito cara e tinha um emfoque maior em instrumentos de sopro.

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


eis que vem a tona no fcc toda a verdade escondida sobre o rock inglês, estamos na "swinging london", este verdadeiro centro acadêmico de estudos de música erudita é sacudido por uma plêiade de jovens compenetrados que resolvem aplicar tudo aquilo que aprenderam nos anos de estudos em conservatório para revolucionar o rock'n roll, keith richards escrevia todos os seus solos em partitura antes gravá-los, mick jagger, é... bem não tocava nenhum instrumento mas deve ter estudado canto lírico, afinal saiu do conservatório, eric clapton quando se formou em violão erudito teve que adaptar sua técnica para executar as bends dos blueseiros negros...

é por isso que eu amo isso aqui !!!

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


hehehe

Powerslave158
Veterano
# ago/10
· votar


Josh Hoads
no Brasil de 60/70,se contava no dedo quantos conservatórios musicais se existiam por aqui..a maioria era muito cara e tinha um emfoque maior em instrumentos de sopro.

Piano tinha bastante também, todos os "playboys" da Bossa Nova hahaha.

Powerslave158
Veterano
# ago/10
· votar


guitarristas 60/70: nessa época, existia pouquíssimo material didático e professores, em geral quem aprendeu, aprendeu sozinho ouvindo discos. o resultado é que os músicos tinham um estilo muito pessoal, embora técnica limitada.

eis que vem a tona no fcc toda a verdade escondida sobre o rock inglês, estamos na "swinging london", este verdadeiro centro acadêmico de estudos de música erudita é sacudido por uma plêiade de jovens compenetrados que resolvem aplicar tudo aquilo que aprenderam nos anos de estudos em conservatório para revolucionar o rock'n roll, keith richards escrevia todos os seus solos em partitura antes gravá-los, mick jagger, é... bem não tocava nenhum instrumento mas deve ter estudado canto lírico, afinal saiu do conservatório, eric clapton quando se formou em violão erudito teve que adaptar sua técnica para executar as bends dos blueseiros negros...

agora tu está se contradizendo, sendo que o último texto é o que realmente aconteceu.

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


Powerslave158

agora tu está se contradizendo, sendo que o último texto é o que realmente aconteceu.

vc abriu meus olhos, Mestre ! o/

Josh Hoads
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que hoje em dia existe muita preguiça dessa nova geração em aprender.hoje em dia quem quizer pegar uma boa cifra da sua banda favorita pode achar aqui mesmo no cifraclub. e nos anos oitenta,onde se achava cifras do EVH?

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Powerslave158

Cara, tu viajou, da galera do Rock Inglês os únicos que eu consigo lembrar que estudaram musica formalmente foram o Blackmore e o Jack Bruce (baixista do Cream que tocou em orquestra antes de começar a tocar jazz) e até onde eu lembre os dois pararam os estudos pouco tempo depois que começaram.

O Jagger estudou Economia, o Clapton Design Gráfico e Tipografia, o Keith Richards, o Ron Wood, o Charlie Watts também estudaram artes visuais na escola de arte (inclusive o Ron é pintor quando não está tocando e o Charlie foi ilustrador antes dos Stones), mas até onde a história vai nenhum estudou musica em conservatório, a menos que você conte matar aula pra ficar tocando violão como estudar musica formalmente, isso todos eles faziam muito.

Enfim, tu viajou legal, e ainda faltou com o respeito ao Curly.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 70's x 80's - influências e atitudes