70's x 80's - influências e atitudes

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Bergamo
Veterano
# ago/10
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erico.ascencao
cara ,assiste o filme "It Might get loud" com o jimmy page , the edge e jack white , é tipo uma biografia dos três é legal pacas

nichendrix
nunca tinha me interessado antes pelo radiohead até agora que você falou ,recomendaria aí algum album deles aí

MMI
Veterano
# ago/10 · Editado por: MMI
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nichendrix

O Page também estudou algo como arte ou design, algo assim. Tonny Iommi também não estudou música. Aliás, dos grandes guitarristas de sucesso no geral, poucos completaram um estudo formal de música. Ainda mais nos primórdios... Viajou o cara...

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
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Bergamo

A banda é bem diversa, em geral um album tem pouco haver com o anterior ou o posterior, mas eu gosto de todos, mas gosto muito dos 3 albuns que tornaram eles conhecidos, ao menos pra começar, já que os demais são mais pirados no caso seriam: The Bends (o mais pop), Ok Computer (o inicio da fase experimental) e o Kid A (quando eles começam a experimentar com uma mitura maluca de rock, jazz e eletronica)... os albuns subsequentes e anteriores são todos legais também, cada um mostra uma faceta, inclusive os ultimos albuns que eles lançaram foram disponibilizados de graça no site deles.

nichendrix
Veterano
# ago/10
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MMI

É por aí... aliás tem um comentário do Philip Norman na biografia do Lennon que resume o estudo de artes desses caras. Ele comenta que Faculdade de Artes era pra onde mandavam os delinquentes juvenis que eles consideravam "recuperáveis"... hehehehhehehe

Quando o cara tinha notas boas o suficiente pra ir pruma faculdade e não para uma universidade, mas era problemático em termos de comportamento, eles mandavam pra faculdade de artes.

Bigtransa
Veterano
# ago/10
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Powerslave158
Acho que vc fez uma pequena confusão em cima de coisas que ouviu ou leu a respeito..... Alguns caras do rock inglês como o Lennon e o Clapton chegavam a frequentar conservatório, porém o faziam de forma livre e dificilmente se adaptavam..... Nas décadas de 50/60 o rock´n roll tinha uma aceitação bem pior do que tem o funk carioca hj..... Imagina um moleque interessado em r´n´r e a fim de tocar guitarra (numa época que a guitarra sólida tinha pouco mais de dez anos) entrando num conservatório, tendo que pegar no violão clássico e aprender a ler pra poder passar horas em cima daqueles estudos chatos de violão..... acha que realmente rolava? o que acontecia era que a molecada largava (ou era expulsa) das escolas e ia ouvir blues...

Floydniaco
Veterano
# ago/10
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o que acontecia era que a molecada largava (ou era expulsa) das escolas e ia ouvir blues...

Ihuuuuuulllll , ssssáe!

Jinkxs
Veterano
# ago/10
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Powerslave158
Curly
nichendrix

Tinha uma galera que tinha formação erudita sim.... fora os guitarristas de Jazz/Fusion.

Os caras que fizeram o rock progressivo dos anos 70.... como o Jan Akkerman, o Steve Howe, o Gery Green (Gentle Giant), o Steve Hackett, o Greg Lake, o Robert Fripp, .... etc...

Josh Hoads
Veterano
# ago/10
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Jinkxs
Tinha uma galera que tinha formação erudita sim.... fora os guitarristas de Jazz/Fusion.

Os caras que fizeram o rock progressivo dos anos 70.... como o Jan Akkerman, o Steve Howe, o Gery Green (Gentle Giant), o Steve Hackett, o Greg Lake, o Robert Fripp, .... etc...


sim ,mas e quanto a musicos nacionais dessa época?

nichendrix
Veterano
# ago/10
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Jinkxs

Como eu disse, tinha gente com formação, na hora eu só lembrei do Blackmore e do Jack Bruce, que tinham formação erudita.

O Greg Howe e o Robert Fripp e boa parte do pessoal do Rock Progressivo dos anos 70, tem uma ligação muito forte ao Fusion também. Eram a primeira geração de instrumentistas populares que foram pra escola de musica antes de se tornarem músicos e constituíam a exceção e não a regra do rock and roll da época.

Se você trouxer pro Brasil, vai ver que a coisa era muito pior, já que mesmo na Bossa Nova em suas primeiras gerações, o estudo formal era a exceção.

Enfim, eu acredito que o Curly tinha a intenção de falar disso ao generalizar a afirmação dele, que a maioria nem tinha formação e nem grande estudo de técnica, mas muita musicalidade.

Curly
Veterano
# ago/10
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nichendrix

Ele comenta que Faculdade de Artes era pra onde mandavam os delinquentes juvenis que eles consideravam "recuperáveis"...

exato, o camarada lê algo sobre "school of arts" e já imagina a turminha braba sentadinha lá aprendendo a ler partitura, rsrrs

comentarei alguns músicos citados:

jan akkerman: apesar de tocar violão clássico e alaúde é autodidata, o van leer sim tem formação clássica

steve howe: tem influência do clássico mas sequer sabe ler música

greg lake: se souber algo de teria musical então aprendeu por osmose com keith emerson (que por sinal aprendeu piano em aulas particulares)

fripp: um filósofo do instrumento mas não me consta que tenha formação

blackmore: que saiba aprendeu com as dicas do pai matemático, rsrsr, dizem que teve aulas com albert lee

steve hackett: já ouvi falar que tem formação clássica, pelo jeito que pega no violão não parece...

Bruce: parece que realmente estudou mesmo

jimmy vandrake
Veterano
# ago/10
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Curly

Fiquei preso nos sons dos anos 70, com alguma simpatia e admiração por alguns guitarristas dos anos 80.
Este estilo de guitarra performatica não me faz a cabeça, gosto de guitarra como instrumento no contexto de banda e música.
Para mim Eddie Van Hallen é o último guitar hero.

Jinkxs
Veterano
# ago/10 · Editado por: Jinkxs
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nichendrix
Josh Hoads

É verdade.... na cena nacional daquela época a coisa devia ser um pouco mais complicada.... até pela falta de equipamentos, como guitarras e amplificadores.

Conheci o Alemão (o nome dele acho que é Anires).... guitarrista dos "Brazas", grupo que fez sucesso na Jovem Guarda, e ele me falou que os equipamentos na época eram Gianinni.... guitarra Stratosonic e amps. True Reverber e Tremendão..... equipos gringos eram raros e caros.... hehehe.

[modo divagação on] E pensar que hoje, qualquer moleque com papai generoso pode ter um equipo muito melhor.

Enfim, eu acredito que o Curly tinha a intenção de falar disso ao generalizar a afirmação dele, que a maioria nem tinha formação e nem grande estudo de técnica, mas muita musicalidade.


Pois é.... verdade também.... eu só postei as exceções pra contribuir com o debate e a discussão saudável... entendi a colocação do Curly.

Curly
Veterano
# ago/10
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jimmy vandrake

prefiro tb o classic rock mas gosto da guitarra dos anos 80, acho que tirando alguns exageros tem muita coisa boa, inclusive gosto bastante do YJM. infelizmente não tenho técnica suficiente para tocar esse tipo de coisa, bem que gostaria de ter...

Curly
Veterano
# ago/10
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Jinkxs

ois é.... verdade também.... eu só postei as exceções pra contribuir com o debate e a discussão saudável... entendi a colocação do Curly.

as confusões são até boas, movimentam o tópico e o forum, que anda meio devagar !

nichendrix
Veterano
# ago/10
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Curly

O Blackmore fez aulas particulares de violão erudito por um tempo, mas também largou.

O Jack Bruce chegou a ter bolsa pra estudar violoncelo e composição na Royal Scottish Academy of Music and Drama, só que nas horas vagas ele tocava em bandas de jazz e o pessoal da Academia botou a pressão, ou é erudito ou é jazz, e ele escolheu sair pra continuar tocando jazz.

O Robert Fripp também teve aulas particulares de violão, nunca vi algo específico se foi erudito ou não, mas visto que a formação dele é toda Jazz e Erudito, é provável.

exato, o camarada lê algo sobre "school of arts" e já imagina a turminha braba sentadinha lá aprendendo a ler partitura, rsrrs

Um ponto interessante é que a maioria das escolas de arte da inglaterra era voltada para as artes plasticas e eram cursos técnicos, em especial pintura, ilustração, tipografia e design gráfico... a maioria desse povo que foi bater em escola de arte estudava isso e não musica. Exemplos clássicos são o Charlie Watts (pintor e ilustrador formado), Clapton (tipografo formado), Lennon (formado em pintura).

Naquela época a maioria das escolas de arte se concentrava no erudito e dificilmente pegariam alunos de "segunda categoria", já que essa classificação já era feita na passagem do primeiro pro segundo grau. Os melhores iam para escolas preparatórias para universidades, os medianos para escolas que preparavam pro ensino técnico superior e os piores, iam pra escolas comuns de ensino profissionalizante.

Curly
Veterano
# ago/10
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nichendrix

pelo que já li entendi a mesma coisa, esse negócio do college of arts ou school of arts era mesmo uma mistura de escola técnica com alguma instrução artística, coisa bem adequada para os filhos da "working class", rsrs

nichendrix
Veterano
# ago/10
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Curly


É isso mesmo, o Philip Norman mesmo passa um tempão explicando como o Lennon foi estudar pintura e não musica, em grande parte por causa desse sistema que tinham na época heheheehe, o Clapton também tava no mesmo pé.

Já o Brian Jones, Jack Bruce e Jagger eram CDFs, então foram bater em universidades ou equivalentes, mas o Brian Jones saiu antes mesmo de entrar, o Jagger entrou pra London School of Economics, que é uma das tops de Economia, e o Bruce foi pra um dos conservatórios tops.

De Ros
Veterano
# ago/10
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nichendrix

O Greg Howe e o Robert Fripp e boa parte do pessoal do Rock Progressivo dos anos 70, tem uma ligação muito forte ao Fusion também.


Acho que tu quis dizer Steve Howe, ao invés de Greg Howe, né?

Só para não deixar informação errada num bom tópico.

nichendrix
Veterano
# ago/10
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De Ros

Sim... pensei em um e botei outro hehehehhe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
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Jinkxs
E pensar que hoje, qualquer moleque com papai generoso pode ter um equipo muito melhor.
Exceto pelos valvulados Gianninis, que eram muito bons (e são até hoje).
Abç

nichendrix
Veterano
# ago/10
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Morreu???

Zero Zen
Veterano
# ago/10
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Não sei não...

Acho que o cabeçalho do tópico tem seu valor, mas a generalização é evidente. Na década de 70 tivemos fritadores da maior categoria. John McLaughlin é um exemplo inegável. O próprio Alvin Lee (que é o pai de todos) estava fritando direto no final de 60, início dos anos 70

E nos anos 80, apesar do crescimento do arena rock, do rock californiano, grandemente influenciado por EVH, surgiu SRV. Depois YJM.

E estes são os que mais influenciaram os que vieram depois de si.

Acho que dá para observar que os efeitos nas gerações de guitarristas subseqüentes, ou mesmo na própria geração, se deu de forma mais rápida. EVH e YJM influenciaram mais sua própria geração do que as posteriores.

Na minha modesta opinião isso se deu mais em razão da velocidade da informação do que por outro motivo. A descoberta e assimilação do que estava sendo feito e tocado atingiu uma massa de guitarristas de modo muito mais rápido.

Utilizando a mesma argumentação, acho que é equivocada a suposição de que a GAS seja fruto da insatisfação com o próprio desempenho, que seja uma fuga ou coisa igual.

Acho que é apenas a disponibilidade que nos torna mais curiosos. Assim como a facilidade de satisfazer essa curiosidade. Informação e acesso fácil !

Nem todos tem o mesmo interesse na música, ou pelo menos, exatamente o mesmo interesse.

Luthiers adoram guitarras, mas por certo tem o mesmo nível de apreciação e interesse nas ferramentas que utilizam para construí-las e repará-las.

Que tal os fabricantes de pedais e efeitos. Sabe lá o que é ficar desenvolvendo numa proto board um projeto novo. Fazer as alterações pertinentes, adequadas...

E aqueles que são fissurados em amplis e ficam procurando o santo graal do timbre, ou tentando desenvolver um SS que soe igual a um valvulado?

Cada um tem suas preferências e peculiaridades ! Ainda bem !

T+.

Josh Hoads
Veterano
# ago/10 · Editado por: Josh Hoads
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Apesar de tanta coisa ter mudado em todas essas gerações uma coisa jamais muda:
Sempre a mídia irá escolher oque é mais lucrativo pra eles mesmos e fazerem superexposição de bandas e musicos,sem se importar com o prejuízo que isso se dá a carreira dos mesmos.
Acredito que os Próprios Beatles em si sofreram muito por causa disso, e isso comtribuiu para o declínio da banda.

Mais isso só foi se agravando com o tempo,a ponto de que hoje,existam milhoes de bons musicos no mundo que são desvalorizados em um mundo moderno que se dá mais valor a imagem doque a técnica.

nichendrix
Veterano
# ago/10
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Josh Hoads

Isso é verdade, é só ver o quanto a banda foi pro buraco depois que o Brian Epstein morreu.

Excelion
Veterano
# ago/10
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Acho engraçado como NINGUÉM até agora mencionou The Who nesse tópico.

Só uma tímida menção ao Keith Moon.

Curly
Veterano
# ago/10
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Zero Zen

Na década de 70 tivemos fritadores da maior categoria. John McLaughlin é um exemplo inegável. O próprio Alvin Lee (que é o pai de todos) estava fritando direto no final de 60, início dos anos 70


O McLaughlin sim já tinha uma técnica suprema, não porque fosse jazzista mas porque desenvolveu técnica pessoal para tocar de maneira extremamente rápida e precisa.

O Alvin Lee eu discordo, é um guitarrista muito mas muito mesmo limitado tecnicamente, toca uns riffs pentatônicos meio rápido (na verdade são apenas 3 riffs que ele repete o tempo todo !), de maneira nenhuma aquilo é fritação, tive oportunidade de assistir o TYA ao vivo e a banda inteira é muito limitada, isso do ponto de vista estritamente técnico porque tocando o blues e o rock'n roll o Alvin arrasa


Utilizando a mesma argumentação, acho que é equivocada a suposição de que a GAS seja fruto da insatisfação com o próprio desempenho, que seja uma fuga ou coisa igual.


Veja mantém o que publicou, rsrs...

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
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Curly


Acho que não só na música,mas em todas as áreas,nós temos sempre a tendencia(nato do ser humano) de estarmos sempre seguindo para o lado que mais nos agrada,que nos proporciona mais prazer e bem estar.É lance do "se encontrar",que nem:Um cara se encontra no blues,outro no rock outro no country e assim por de ante !!! Uma analogia,mais ou menos por aí !!!! Seria a tendencia de "fazer o que gosta",mesmo.E como no geral,nos somos cobrados de todos os lados,lógo os caras que"estaciona" em determinados estilos,tem dificuldades de estar migrando para outras áreas da música.Como o caso de uma advogado por exemplo: O cara que atua somente na área tributária à anos,terá por consegüencia natural,dificuldade relativa de atuar numa criminal por exemplo.A coisa é mais ou menos por aí(ao meu raciocinar).

EDIT E a música pode proporcionar muito isto.Temos uma ampla e vasta área a ser explorada,mas como a música tem por sí só a capacidade de mexer com a emoção,nós iremos sempre migrar para as áreas da música que mais nos agrada,que mais nos empulciona emocionalmente. Eiiiiiita,filosofei,não?

ROo
Veterano
# ago/10
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Zero Zen
Acho que o cabeçalho do tópico tem seu valor, mas a generalização é evidente. Na década de 70 tivemos fritadores da maior categoria. John McLaughlin é um exemplo inegável. O próprio Alvin Lee (que é o pai de todos) estava fritando direto no final de 60, início dos anos 70
Eu citaria o Blackmore também...
embora o termo fritador me incomode um pouco, pelo peso pejorativo que ele ganhou. Mas tudo bem.
Aquele vídeo de Wring That Neck 1969 na Bélgica é impressionante. Assim como "April" e a sequência de sweeps no final. Mais impressionante ainda quando o cara bota pra ferrar e diz que "é tudo improviso".

Excelion
Eu falei do Keith "Moonstro" :P

Powerslave158
Veterano
# ago/10 · Editado por: Powerslave158
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não sou eu que vou mudar a história hahaha

Zero Zen
Veterano
# ago/10 · Editado por: Zero Zen
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Curly

O Alvin Lee eu discordo, é um guitarrista muito mas muito mesmo limitado tecnicamente, toca uns riffs pentatônicos meio rápido (na verdade são apenas 3 riffs que ele repete o tempo todo !), de maneira nenhuma aquilo é fritação, tive oportunidade de assistir o TYA ao vivo e a banda inteira é muito limitada, isso do ponto de vista estritamente técnico porque tocando o blues e o rock'n roll o Alvin arrasa

Claro que não se pode comparar a técnica que o AL possuia com os fritadores de hoje . Nem tem graça !

Mas é inegável que o AL foi o precussor do "play as fast as you can". Ele inseriu a velocidade no contexto do rock. Ninguém fazia isso na época. Ele deu o primeiro passo, com base nas suas influências. Quem começar a tocar a partir de agora terá uma compreensão de velocidade na guitarra muito diversa.

Veja mantém o que publicou, rsrs...

Fica a minha opinião na secção " Cartas dos Leitores" ! hehe

Mas é fato que entre meus contemporâneos na guitarra (anos 80), os interessados em equipo são a "grande" minoria (perdão pelo oxímoro) ! E isso não é, de forma alguma, refluxo de uma técnica alcançada ou não. Ou uma busca no sentido de se equiparar às suas influências, seja em técnica ou equipo.

Claro que todos eles tem prazer em mostrar o fruto do seu trabalho, ainda que produzido "domesticamente" !

T+.

PS: Já disseram por aí - "The invention of the electric guitar is proof that god loves us and wants us to be happy."

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