70's x 80's - influências e atitudes

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# ago/10


conhecendo pessoalmente vários guitarristas e também olhando as postagens aqui e em foruns gringos, dá para perceber diferenças na atitude musical de acordo com a idade e, consequentemente, as influências recebidas no período de formação, é claro que não é regra mas vale a pena atentar para essas questões:

guitarristas 60/70: nessa época, existia pouquíssimo material didático e professores, em geral quem aprendeu, aprendeu sozinho ouvindo discos. o resultado é que os músicos tinham um estilo muito pessoal, embora técnica limitada.

Vejamos alguns ídolos da época e suas influências: jimmy page (blues, folk), jeff beck (R&b, jazz), clapton (blues), blackmore (clássico), martin barre (folk, alaúde), steve howe (clássico, country) albert lee (country), keith richards (chuck berry), robby krieger (blues, slide, flamenco), david gilmour (folk, blues)... cada um desses guitarristas tem um estilo próprio e totalmente diferente dos demais.

como consequencia, noto que os guitarristas formados nos 70's em geral sabem cantar, tocam blues bem, estiveram expostos ao folk, ao progressivo, à black music e vários outros estilos, mandam bem no violão, são mais versáteis mas menos técnicos.

dos guitarristas que conheço dessa leva alguns viraram blueseiros, outros compositores com trabalho próprio, uns foram para a mpb ou jazz, mas de uma maneira geral continuam envolvidos com algum trabalho musical criativo.

guitarristas 80 (e início 90): com muito recurso didático e pegando um tempo onde a técnica guitarrística evoluiu bastante, é claro que quem se formou nessa época tinham melhor técnica que seus antecessores. o problema é que cresceram tocando apenas rock. rhoads, satriani, vai, timmons, gilbert, nuno e outros são grandes músicos e têm estilo próprio mas foram muito influenciados por EVH. o cara que fugiu mais disso foi o sueco gordo.

os manos que aprenderam nessa época em geral só mandam com distorção/compressão. o problema é que técnica de guitarra é coisa muito ingrata, difícil de ganhar e fácil de perder...

dos que eu conheço, uns permaneceram virtuosos e participam de bandas e tal. outros, a grande maioria, perdeu muito na técnica e devido ao fato de serem essencialmente rockeiros, têm menos oportunidades de participar de trabalhos musicais, afinal existem poucas bandas de rock e as que existem não querem velhotes na guitarra, rsrs, sad but true...

para estes, restou um consolo: a GAS, rsrs, são a grande maioria dos gaseiros da internet, acho que é uma forma de eles continuarem a se sentir conectados com a música, sempre postando sons de seus novos amps e sets de caps tocando os mesmos riffs de sempre, o tapping de crazy train, algum riff do ac/dc, um pedacinho de eruption...

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Curly

É isso, mas sempre com o cuidado das generalizações.
Antes, meter um bolachão na vitrola e ficar horas tirando era complicado, mas um bom aprendizado. Hoje o google dá tudo mastigadinho. Onde vamos parar?

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Antes, meter um bolachão na vitrola e ficar horas tirando era complicado, mas um bom aprendizado

sem dúvida ! diria que é um dos melhores aprendizados possíveis. (detalhe: não foi meu caso, apesar de velho, comecei a tocar em 96 aprendendo com superprofessores)

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly


Mais um tópico com selo de qualidade Curly. Bom tópico,meu camarada !!!!


Edit "para estes, restou um consolo: a GAS, rsrs, são a grande maioria dos gaseiros da internet, acho que é uma forma de eles continuarem a se sentir conectados com a música, sempre postando sons de seus novos amps e sets de caps tocando os mesmos riffs de sempre, o tapping de crazy train, algum riff do ac/dc, um pedacinho de eruption..."( Curly).


Sei lá,mas creio que nada impeça dos caras alçarem novos vôos.Basta o cara querer evoluir em outras áreas também,né(que o cara goste,claro). Problema é que "o Tal Pink Floyd",B.B.King,SRV,Clapton e etc não me deixa.....ashuashaushashu...

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Curly

fiz muito pouco isso tb... rsrsrsrs

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Curly
Interessante, também concordo que haja estas duas eras de guitarristas. E se me permite complementar, cada era teve um cara que foi a influência-mor de todos: Jimi Hendrix nos anos 60/70 e Eddie Van Halen nos anos 80.

will789
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
exatamente! mas e hoje em dia nos anos 2000! éo q? chimbinha?!?!?!? hehehe

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


will789: mas e hoje em dia nos anos 2000 é o q?

Acho difícil de definir porque ainda estamos vivendo esta época. Mas uma coisa eu tenho quase certeza: a era dos anos 80 e início dos 90 já acabou mesmo. Desde o meio dos anos 90 pra cá uma nova leva de guitarristas vem se formando com características diferentes. Eu aponto os estilos mais "alternativos" como os grandes formadores de guitarristas desta nova geração. Mas não me pergunte que é O CARA que está inspirando toda esta nova leva...

will789
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
mas em sua opinião qual ´´e o estilo dessa nova era de guitarristas?
vlw

Emogotic
Veterano
# ago/10
· votar


will789

exatamente! mas e hoje em dia nos anos 2000! éo q? chimbinha?!?!?!? hehehe

Pelo jeito... Ninguém o esqueçe mesmo. Noto que o Chimbinha é o guitarrista mais citado aqui no fórum. rsrsrs

will789
Veterano
# ago/10 · Editado por: will789
· votar


Emogotic
claro! um idolo com toda sua tecnica, feeling, pegada e criatividade q nunca serão esquecidas por ninguem!

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly

Tá vendo só,porque que determinados guitarristas acabam "bitolando" entre algúns gêneros musicais?Só coisa massa !!!



buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly


"Velho lobo",sente só essa !!

A primeira vez que ví isso na vida,quando era garoto,pensei comigo: Puta que pariu,quando eu crescer quero se assim !!! O cara toca que faz até sair fumaça da guitarra..hehehe..."Só hoje",depois de tantos anos,que fui vêr,culpado da fumaça era o Marlboro Red no Headstock..putz.Foi daí que começou a "famigeração" por guitarra (a culpa é do Clapton e deste video dele aqui)!!!




EDIT Tú vê,porque isso "bitola"?

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


buddy guy

po, gosto muito dessa música, tocava ela quando tinha banda de classic rock

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly

buddy guy

po, gosto muito dessa música, tocava ela quando tinha banda de classic rock



Cara,não é atôa.Essa música do Clapton é do Karaleo mesmo.E também não é atôa que eu fiquei louco por guitarra. A culpa é do Clapton,que tocava e "fazia a guitarra sorta fumaça" !! Hoje,sou este "famigerado" por guitarra,por causa do Clapton,da guitarra que "sortava fumaça" e dessa música em especial(Bad Love)!!

Caike_bend
Veterano
# ago/10
· votar


Eu acho que a internet, de certa forma, atrapalha o rendimento de um bom musico. Antigamente, haviam mais dificuldades, o que ajudava no empenho com o instrumento. Os ouvidos eram mais trabalhados e talz.. Hoje é tudo muito mastigadinho, dai a galera se folga e pah! FODE!

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Para mim a guitarra morreu nos anos 70. Tudo o que veio depois simplesmente não interessa. Vale como curiosidade para mim, mas todos esse sons high gain são insuportáveis. Eu curto uma Lespa, drive e wah wah.

Aprender sempre é difícil. Vale lembrar que nos anos 60 o jazz já havia sido codificado e já se firmava como estilo respeitável. Não acho que fazer aulas ou não determine algo.

Twinsen
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que o rádio fez uma grande diferença nessas gerações. A primeira cresceu ouvindo coisas como blues e black music, enquanto a segunda cresceu ouvindo mais rock mesmo.

Hoje em dia vejo que cada um pode escutar o que quiser (internet), mas, pelo menos na minha opinião, não tem surgido nada de diferente. Alguns culpam a mídia, eu não sei não :)

Às vezes tenho a impressão de sempre ler e estudar as mesmas coisas e nunca sair do lugar.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


70's > 80's

ROo
Veterano
# ago/10
· votar


O que eu acho mais legal no final dos anos 60 e começo 70 é que por mais que diversas bandas tenham surgido de um mesmo ponto, ou de uma mesma influência, são quase totalmente diferentes, como:
Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Pink Floyd, ELP, Cream, Yes, King Crimson, Gentle Giant, Grateful Dead...

Os vocais, Ian Gillan, Coverdale, Glenn Hughes, Robert Plant, Gilmour, cada um canta de uma maneira, tem sua peculiaridade. Assim como baterista, John Bonham, Keith Moon, Ian Paice, Mitch Michell, Neil Peart, cada um é cada um e são únicos e totalmente reconhecíveis. A mesma coisa com os baixistas Geddy Lee, John Paul Jones, Neil Muray, ou guitarristas...
Blackmore, Gilmour, Page, Hendrix, Steve Howe, Clapton, Beck e etc. Cada um tinha o seu estilo, seja em técnica, composições e até timbre.

Nos anos 80, principalmente em seus meados, eu não percebo direito mais essa identidade, esse experimentalismo, peculiaridade, inovação. Todas me parecem surgir de um mesmo ponto, seja sugando o Hard Rock do Van Halen ou o "Metal Melódico"do Rainbow, tocando a mesma coisa... raramente há distinção de linha de composição, timbres (tanto de voz, baixo, guitarra e bateria), técnicas. Não há peculiaridade, inovação, experimentalismo, tantos nas musicas quando nos integrantes. Meio que uma massificação.

De Ros
Veterano
# ago/10
· votar


Curly

Muito bom o tópico!! Gostei da maneira que tu sintetizou as décadas em questão.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


will789: mas em sua opinião qual ´´e o estilo dessa nova era de guitarristas?

Putz, não sei descrever, é mais no feeling de escutar algumas bandas e sacar "isto é da nova era" ou "isto não é". Coisas como Libertines, Arctic Monkeys, The Killers... pra mim estes tipos de guitarras não se enquadram em nenhuma das eras anteriores.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Um comentário interessante sobre o Alex Lifeson, do Rush: ele foi um cara que quase atravessou de uma era para a outra. Ele começou com aquelas raízes blueseiras, com bastante influência do Page; e seguiu para o Prog até mais ou menos o começo dos anos 80. No fim dos anos 80 o Rush retomou o enfoque nas guitarras e ele viveu uma fase mais shredder que se aproxima bem do estilo dos guitarristas da era do EVH - vejam alguns vídeos dele no A Show of Hands. Quando ele começou a pegar gosto por este jeitão a era acabou e a banda parou por um tempo.

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
Coisas como Libertines, Arctic Monkeys, The Killers... pra mim estes tipos de guitarras não se enquadram em nenhuma das eras anteriores.
Tentam ser...

Sobre o Rush, agora nos últimos discos, muitas guitarras com afinações mais baixas e muitos overdubs...se bemq ue, ao vivo, fica tudo muito legal!!!

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Como disse antes, tem-se que tomar cuidado com generalizações. A questão é que não tem jeito, quem resolve aprender um instrumento o faz porque gosta de determinadas músicas e invariavelmente aprende tocando músicas dos outros, músicas que se gosta. São as tais "influências" dos guitarristas. Então a forma de tocar de uma época costuma ser marcada por grandes sucessos ou inovações, então disso vem Beatles, Clapton, Hendrix, Led, Deep Purple, Pink Floyd, Van Halen e por aí vai, porque marcaram época e foram muito copiados. Como dizem, estamos nos ombros de gigantes. Mas nada impede de alguém hoje curtir blues e ter como referência ídolos da década de 50 e 60. Hoje emdia temos caras como Derek Trucks que nasceu em 79, Bonamassa em 77, mesmo ano que nasceu John Mayer. Cada um teve suas influências e não são fritadores.
Talvez a grande crítica que alguns aqui fazem (eu inclusive) é o que se seguiu depois do Van Halen, que quanto mais rápido melhor, escalas a milhão, a veneração pelo gordo sueco. Eu acho insuportável "músicos" que ficam horas subindo e descendo escalas, com cada faixa contendo algo em torno de 2 milhões de notas. Poucos conseguem conciliar isso com algo que possa ser chamado de boa música.
Quanto a parte didática, a coisa mudou muito. Lembro de minhas primeiras aulas de violão na década de 70. Afinar aquilo (era de nylon para piorar), com a porra de um apitinho era exercício para mais de mês. A garotada hoje nem sabe o que era isso (afinadores eletrônicos, precisão e facilidade), nem imagina o que era esquecer ou perder o apitinho desgraçado e ter que ligar o rádio e tentar afinar, PQP! Dá raiva só de lembrar! E isso só para afinar, aprender uma música ou técnica era uma luta. Nem os professores sabiam muita coisa de técnica. Hoje em dia tá tudo na mão...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Curly
Cara, as afirmações que vc faz sobre os guitarristas de uma década e outra são um tanto generalizantes (como vc mesmo citou): Nos anos 70 haviam caras extremamente técnicos (no sentido que vc quer dar à esse termo), como John MacLaughin, Steve Howe, Larry Coriel, Robert Fripp, etc. E nos anos 80 haviam guitarristas com muita "atitude" (seja lá o que isso quer dizer), como Joe Strummer, Robert Smith, Slash, Os caras do Iron Maiden, etc...
Uma coisa interessante foi sua análise do quesito técnica, e como ele pode ser perigoso se levado à uma posição primordial na música. Veja o caso do gordo sueco, que, à rigor, só gravou 1 disco.... Os demais são auto-plágios desse.....
Abç

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
só gravou 1 disco...
rapaz...pensava que era só eu quem usava esse termo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


Curly
Muito bom o tópico..... Eu acho tb interessante citar o pessoal do punk e principalmente do pós-punk...... acho o pós punk da década de 80 (principalmente nos EUA) mais importante e influente pra guitarra (para a música foi com certeza) do que o hard rock/heavy metal......

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uma coisa interessante foi sua análise do quesito técnica, e como ele pode ser perigoso se levado à uma posição primordial na música. Veja o caso do gordo sueco, que, à rigor, só gravou 1 disco.... Os demais são auto-plágios desse.....

Isso é interessante comentar tb, acho que o grande perigo esta na confusão entre o "estudar técnica" e o "estudar música". Mesmo exigindo dedicação o estudo de técnica não deixa de ser braçal, quase tudo que vem desse pessoal "técnico" do metal da década de 80 em diante é ritmica e harmonicamente pobre......
Na minha opinião o perigo não está no quesito técnica e sim nas referências de quem aplica (cito o exemplo do Zappa, um monstro na técnica e em todo o resto)......

old steel
Veterano
# ago/10 · Editado por: old steel
· votar


Interessante, também concordo que haja estas duas eras de guitarristas. E se me permite complementar, cada era teve um cara que foi a influência-mor de todos: Jimi Hendrix nos anos 60/70 e Eddie Van Halen nos anos 80.
Concordo plenamente com esse ponto de vista,inclusive,numa entrevista o guitarrista do Sepultura,Andreas Kisser,mencionou que o terceiro guitarrista realmente revolucionário,ainda não nasceu.Também acho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 70's x 80's - influências e atitudes