Formando diferentes sets de equipamentos

Autor Mensagem
alfacorrea
Veterano
# jul/10
· votar


Cada caso é um caso...

Conforme já foi dito com muita sabedoria aí em cima, tudo vai depender dos equipamentos que vc tem, do local aonde vai tocar, de quanto vai ganhar com isso.

Provérbio chinês sábio: Não se usa canhão para matar mosquito.

Posso te afirmar com certa experiência que vc deve se preocupar com seu equipamento em determinados casos especiais. Um deles é a famosa "jam sessiom".

Um grupo de amigos combina de se reunir em um estúdio e junta várias bandas, pra ficar tocando, bebendo, trocando idéia, etc. É um entra e sai de gente do estudio e acaba sendo divertido, mas vira uma zona. Nestas condições, eu jamais levaria meus equipamentos de primeira linha. Tem sempre um cara que te pede emprestado alguma coisa e não dispensa o mesmo cuidado que vc tem. Sempre acaba dando uma merdinha. É um cabo que arrebenta, é um pedal que fica com o jack frouxo, é uma guitarra que sai arranhada.

Outro evento que é "fria" na certa é o famoso "sarau", onde várias bandas se apresentam uma após a outra. Por mais que vc tenha cuidado, sempre acaba dando uma "zebra".

Como já foi dito acima, eu também acho que seja um certo desperdício levar "aquela sua Fender American Standard" de R$4.000,00 para um evento em que vc vai ganhar R$50,00.

Tem que avaliar o famoso "custo-benefício".

Abraço.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


alfacorrea
+1

Como já foi dito acima, eu também acho que seja um certo desperdício levar "aquela sua Fender American Standard" de R$4.000,00 para um evento em que vc vai ganhar R$50,00.
Depende, né...veja só, no meu caso eu só tenho as Fenders...rs...já fui tocar em cada lugar que dá até calafrios só de lembrar!!! Lugares em que fui de busão e trem, ou de metrô e até andando!!! Quero montar uma guitarra bacana, mas não de marca, apenas com qualidade razoável...aí o impacto de dar alguma "zebra" será menor (além do fato de querer poder montá-la do meu jeito).

Mas como vc mesmo disse:
Cada caso é um caso...

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Exatamente. Tenho uma migo que já tocou em puteiro, tem tocado num bar GLS cheio de sapatonas gostosas. Será que alguém vai num lugar desses para prestar atenção no timbre, nos arranjos, na execução do cara?

Bog
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Eu sou um pouco diferente: apesar de ser assumidamente "guitarrista de quarto", eu não posso fazer muito barulho em casa. Como para mim explorar os equipamentos faz parte integrante da diversão, eu tenho N+1 jeitos de variar meus sets. Mais ou menos uma vez por semana, eu carrego - a pé ou de bicicleta - um deles até um lugar onde eu posso fazer um pouco mais de barulho (o suficiente para usar um valvuladinho de 5 ou no máximo 10w como se deve). Por isso, e pelo custo (em tempo e $), eu costumo carregar sets MUITO pequenos. Normalmente, é um amp, uma guitarra e um ou dois pedaizinhos. O meu set mais pequeno, para dias de chuva, é um exagero: carrego dentro do bag da guitarra um simuladorzinho, um EQ e um overdrive, ligo tudo no PA, e pronto. Já em casa e em gravações, eu gosto de futricar em efeitos, texturas, 0.01% a mais de agudos aqui, 0.02% a menos de delay acolá...

Eu tenho pouca experiência com banda, mas os lugares onde eu costumava tocar violão eram naquele esquema "uma banda atrás da outra". Quase sempre, era um saco esperar os caras que levavam pedaleiras com 1024 pedais e 8 guitarras se arrumarem; e na hora da música mesmo, ninguém dava a mínima para as nuances minúsculas do timbre: o que importa era o timbre não ficar muito ruim, a guitarra não ficar desafinada, e a música ser divertida. Quem vai nesses lugares normalmente não está lá para admirar as texturas mágicas do guitarrista, e sim para beber, conversar, paquerar... a banda é somente um elemento, e muitas vezes só pano de fundo. As melhores bandas que eu conheci nesse barzinho usavam sets realmente mínimos, do tipo "Telecaster no amp" ou "Strato + OD + Amp".

Também tem o meu conhecido famoso, que tem montes de guitarras e equipamentos, mas que na casa dos amigos leva uma guitarra velhona e um Pod XT Live - e só!

Por tudo isso, eu sei que se fosse eu no teu lugar, levaria sempre uma guitarra, um amp, um punhado mínimo de efeitos (ou uma pedaleira); e no máximo um simulador extra para servir de amp reserva. O resto, eu deixaria para ocasiões especiais, gravações e satisfação pessoal.

luis alexandre
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Penso meio que como você. De vez em quando, é bom selecionar e ''escalar'' o que voce vai usar. Às vezes voce vai fazer um show mais longe, num lugar mais meia boca, perigoso. Não vale a pena levar o que voce tem de melhor. Ou ainda, se voce vai de carona, onibus ou outro meio de transporte, é meio complicado transportar tudo.

Se for em lugar mais tranquilo e se voce tiver tempo pra montar tudo, fechou.

Eu acho que - nas devidas proporções - bandas grandes fazem ''que nem a gente'' e enxugam um pouco o set. Por exemplo, como que as bandas vão fazer pra trazer uma parede de Stacks que dá pra ver do outro lado do mundo pra tocar em um buraco?

Isso dá trabalho, e pra eles é muito mais facil economizar um pouco.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Achei curioso o rumo que este tópico teve. Pensei que as discussões seriam menos ampla, no sentido de "eu uso A, B e C para show pequenos, ...". Mas parece que a discussão ganhou um caráter logístico interessante.

[/up disfarçado]

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Cara, vc viu como tem gente de todo tipo aqui...os minimalistas (eu...rs), os caras que levam tudo, ou que acham que não vale a pena...eu acho que com o tempo, vc acostuma com o que tem e isso depende da necessidade do que vc vai fazer!!!

Tipo, eu tinha uma daquelas Zoom 707 com pedalzinho de expressão...na época a gente fazia altos covers e eu tava desenvolvendo as técnicas...então usava uma porrada de efeitos que tinham na pedaleira (e um amp de 15w da Staner). Depois, conforme fui melhorando o ouvido, troquei a Zoom por pedais Boss (esses que uso até hoje), e percebi que os vários efeitos que eu usava eram mais pra me divertir do que pra tocar pra galera..."ninguém" percebe que ao invés de um phaser eu uso um flanger, e que quando eu toco Like A Stone do Audioslave eu uso o BF3 na posição gate e ao invés de um whammy faço o solo com slide...saca???

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: Ou você já tem "times prontos"? E como você procura se adaptar a estes diferentes equipos?

Você "escala" equipamentos igual um técnico de seleção?

Escalo de acordo com as músicas programadas. Como toco basicamente Hard Rock, não preciso de muitas variações. Apesar de que com meu set tenho condições de tocar qualquer estilo.

Hoje em dia, minha receita básica é: uma pitada de reverb no amp e/ou um pouco de delay. Clean/distorção à gosto. Ok, um chorus ou vibratos em determinadas músicas que precisam disso, senão ficam vazias... Portanto, eu diria que uma MultiFx, um fuzz e um SD-1 por exemplo, já seria suficiente.

Ou você já tem "times prontos"?

Tô montando um 2 pedalboard, mas light, com pedais mais "baratos" porém equivalente ao "caro" em funcionalidades, usando a RP-70, SD-1, Byiang Fuzz e outros que tenho aqui... Assim, se roubarem, não vou ficar tão triste... hehe Esse set seria para tocar um lugares mais "tumultuados".

Pra uma banda levo o set "oficial" e a LP, pq o outro guitarrista toca com Strat, então fica legal essa diferença no timbre. Na outra banda, levo minha Strat baratinha e o set baratinho. :-) Nem levo mais meu Blues Jr, mas o Behringer AC-180, pra tocar com uma das bandas na varanda da casa de uma amigo. Levinho!!!

Em suma, como eu canto e toco guitarra tenho muita coisa pra pensar e carregar. Estou tentando eliminar da minha frente o máximo de elementos pra ser ágil e carregar o mínimo de peso pra não me cansar! hehe

Chega de ser burro de carga! :-)

Abs

ps. uma coisa é certa: tenho pedais demais e subutilizo muitos deles.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Em suma, como eu canto e toco guitarra tenho muita coisa pra pensar e carregar.
Nossa...além de tudo tem que ficar preocupado com a mesa de som...pqp...rs...
Eu já levo pouco...dependendo do lugar levo guitarra, amp e footswitch!!! kkkkkkkkkkkkkkk...o vocalista às vezes fica bravo, mas tô nem aí...faço meu som de boa!!! hehehehe

erico.ascencao
Veterano
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Will Bejar: dependendo do lugar levo guitarra, amp e footswitch!!! kkkkkkkkkkkkkkk...o vocalista às vezes fica bravo, mas tô nem aí...faço meu som de boa

Fica bravo com o seu "desleixo"?

Tempos atrás eu ficaria muito puto com situações que não me permitissem levar tudo o que eu precisava. O ensaio do último domingo me mostrou como eu posso ser condescendente.

Outra coisa que esta reflexão tem me trazido à mente é o quanto vale a pena montar um set de analógicos. Já vinha pensando nesta simplificação para substituir meus dotes de programador de pedaleiras. Uns dois ou três drives, chorus, delay e pedal de volume já me satisfazem tanto do ponto de vista da praticidade quanto da qualidade sonora. Mas a pedaleira também pode atender a estes requisitos...

Will Bejar
Veterano
# jul/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


erico.ascencao
Fica bravo com o seu "desleixo"?
É, então...ele acha que devemos levar tudo do bom e do melhor que temos...é que pra ele levar tudo do bom e do melhor é um microfone sem fio...rs;;;

aí nesse show do "footswitch" tiramos R$20,00/cabeça...valeria a pena eu ter levado uma cacetada de guitarras pedais e amps???
Naaaahh!!!


Outra coisa que esta reflexão tem me trazido à mente é o quanto vale a pena montar um set de analógicos. Já vinha pensando nesta simplificação para substituir meus dotes de programador de pedaleiras. Uns dois ou três drives, chorus, delay e pedal de volume já me satisfazem tanto do ponto de vista da praticidade quanto da qualidade sonora. Mas a pedaleira também pode atender a estes requisitos...

às vezes penso em pegar uma pedaleirinha...mas não sei...eu usaria a pedaleira pros shows da banda POP e o set de pedaizinhos pra outra banda...estou pensando ainda...

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


erico.ascencao: Outra coisa que esta reflexão tem me trazido à mente é o quanto vale a pena montar um set de analógicos.

Além dos analógicos, acho que ter um multiFX é uma excelente idéia. Olha que beleza, levar só a guitarra e a multiFx pr estúdio. É assim que o outro guitarrista faz. Maravilha!

Will Bejar: Nossa...além de tudo tem que ficar preocupado com a mesa de som...pqp...rs...

No estúdio é mole. Já na caso do meu amigo levo um mixer, microfones, pedestal, letras, suporte de guitarra, cabos... Coisa de doido. E na hora de desmontar tudo, cheio de cevada nas idéias? Sempre esqueço algo pra trás. Semana retrasada foi a fonte da RP-70! hehe

Abs

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
E na hora de desmontar tudo, cheio de cevada nas idéias? Sempre esqueço algo pra trás. Semana retrasada foi a fonte da RP-70! hehe
Poutz...eu já esqueci uma Zoom 505 numa mansão do Morumbi que toquei uma vez...voltei pra buscar, mas nem sei se valeu a pena!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao

Finalmente "completei" meus 2 sets de pedais! hehe

Set "Pesado" (sei que tenho distorções demais...)
http://a.imageshack.us/img267/3796/mauriciobahiaboard1.jpg

Set "Leve" (falta o Byiang Fuzz que tá vindo por aí)
http://a.imageshack.us/img10/1999/mauriciobahiaboard2.jpg

Abs

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
muito legal..... reparei que o AB ta aí só por causa da zoom, o que vc usa dela? só o afinador?

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Bigtransa: reparei que o AB ta aí só por causa da zoom,

Fala velho! É um looper TBP pra manter a Zoom em true bypass quando não está em uso (lógico, hehe). A razão é pq não vejo motivo pro som ser processado digitalmente sem o pedal estar em uso. Li que mesmo em bypass a G2 faz conversão A/D/A. Uso a Zoom pra delays e afinação.

Abs

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
ô loco!!! rs...por isso que eu uso um set leve e só...
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC05371.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC05368.jpg

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Will Bejar

Sabe de uma coisa? Eu fico com pena de deixar pedais de fora! Creio que a medida que for amadurecendo musicalmente, eu acabe com 3 ou 4 pedais, que por sinal dão conta do recado.

De fato, estou me sentindo "inflado" com um pedaleira tão grande e diria de passagem, subutilizada pro que toco e pra quantas vezes toco!

Cara, eu diria que vc faz o certo e eu, apenas fico delirando sentimentalmente. O fato é que sou mais fã de pedais que músico! Muito mais...

hehe

Abs

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


Will Bejar
meu set principal é igual ao seu com um CE5 no lugar do Flanger e um Bluesbreaker a mais.....

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Creio que a medida que for amadurecendo musicalmente, eu acabe com 3 ou 4 pedais, que por sinal dão conta do recado.
De fato, estou me sentindo "inflado" com um pedaleira tão grande e diria de passagem, subutilizada pro que toco e pra quantas vezes toco!
Cara, eu diria que vc faz o certo e eu, apenas fico delirando sentimentalmente. O fato é que sou mais fã de pedais que músico! Muito mais...
É mais ou menos...rs...às vezes, gostaria de poder testar outros pedais, novas possibilidades...e guitarras tb!!! Mas aí acontece isso que vc disse. Como já disse antes, antigamente eu tocava 2 vezes por semana e o lugares nem eram os melhores...então, penso assim, se vc tiver pouca coisa mas que te satisfaçam as necessidades dentro do que vc vai apresentar, eu acho que tá bom!!! Outro fator é que no começo da minha "carreira" eu tinha uma Zoom 505 (aquela primeirona) e eu mexi ela toda!!! Mas no final das contas, os efeitos extras, tipo tremolo, ring, e outros só serviam pra eu tocar músicas dos artistas que eu admiro!!! Mas quando eu compunha e botava pra quebrar mesmo, usava só o basicão...distroção, flanger (penso em trocar por um phaser) e delay!!! Nem wah eu uso pq acho que tem que saber dominar o wah...nunca tive um wah bom pra poder fuçar/bagunçar com ele!!!

Esses pedaizinhos da Boss, são resistentes pacas!!! Já tomaram banho de cerveja e Coca-Cola e estão aí na ativa até hoje...

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


Bigtransa
simples e eficaz, falaí!!! rs...
Eu tinha um CS3, mas passei por um case (que tb já passei junto com a Squier Deluxe)...agora vou experimentar mais com o drive do amp.

Falando em amp, aquele Marshall era de um outro cara que tava lá!!! Acabei nem levando o meu!!!

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Como qdo toco em casa tenho o hábito de não ligar pedal nenhum acabo perdendo muito tempo pra regular tudo se inventar de usar muita coisa..... estou começando a ensaiar com uma nova banda e vou fazer um teste usando apenas um TS..... se rolar vai facilitar muito a minha vida......

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


Will Bejar
eu ainda qro reduzir mais..... quase n uso o chorus e o delay....

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Will Bejar

Então... Com toco basicamente em estúdio e varandas da vida, meu interesse atual é explorar sonoridades. Acredito que se a banda for abrir algum show eu faça um limpeza geral pro set ficar fácil de trabalhar. Aí, o lado sentimental passa pra segundo plano pois o que importa é a música e a performance de palco.

Abs

Manubio
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Líndissimo set.

Will Bejar
Isto que é um set enchuto

E agora minha resposta ao tópico:

Eu já havia pensado nisto faz algum tempo. A realidade é que toco sempre na minha igreja, agora que estou começando um projeto paralelo em algo mais na pegada John Mayer. Minha igreja fica a 34 km da minha casa, ou seja, só rola levar o set de carro. Eu tenho um palio, ou seja, porta-malas pequeno.
A parte essencial do meu set é o valvulado, o Laney nunca me deixou na mão, independente da guitarra que eu plugo nele.
Logo, não poderia levar diversas coisas.

O que fiz?
Quando meu pai foi para os EUA, pedi para trazer uma GT-10, e pronto resolvi meus problemas, antes eu usava um DS-1 e um V-amp2, quando a GT-10 chegou eu usava todo mundo ligado, agora tenho usado em casa a GT-10 e um XXL da Tech 21, para a igreja? Depende do meu humor, quando to com vontade, levo o XXL, mas só por vontade mesmo, a GT-10 dá conta do recado tranquilamente sozinha. Em relação a guitarra, eu peguei uma Fender SC, nada mais fácil de timbrar para qq coisa do que uma strato.



MauricioBahia
Sabe de uma coisa? Eu fico com pena de deixar pedais de fora! Creio que a medida que for amadurecendo musicalmente, eu acabe com 3 ou 4 pedais, que por sinal dão conta do recado.
Me avisa quando este dia chegar que faço uma oferta em alguns deles... aeuaheuaheuahue


Abraço

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Will Bejar
peguei um valvuladinho de 5w pra poder abrir o volume e dar uma incrementada nas gravações caseiras...... olha que precinho bom:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220632215547&ssPage Name=ADME:X:RTQ:US:1123

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Acredito que se a banda for abrir algum show eu faça um limpeza geral pro set ficar fácil de trabalhar. Aí, o lado sentimental passa pra segundo plano pois o que importa é a música e a performance de palco.
É...o negócio é analisar o repertório...ver o que vai usar praquele setlist especificamente, e separar!!!

Manubio
Isto que é um set enchuto
hehehehe...só levo o case da guitarra, amp e uma mochila (às vezes nem levo o amp!!!)

Logo, não poderia levar diversas coisas.
O meu é um Corsinha...não cabe nem o case da guitarra no porta-mala...

Bigtransa
eu ainda qro reduzir mais..... quase n uso o chorus e o delay....
Como minha banda principal é um trio, eu uso bem o delay e o flanger...vou testar ligando os 3 pedais no loop, usando o DS1 como booster (drive no 0)

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


Bigtransa
Que beleza, hein!!! Precinho bom mesmo!!! E o falante, vai usar qual??? (tipo, vai montar uma caixa só pra ele???)

Bigtransa
Veterano
# ago/10
· votar


Will Bejar
tenho uma caixa 2x12 que uso com meu giannini....... por enqto n vou fazer outra não...... geralmente é difícil achar quem venda esses heads pequenos a um preço razoável incluindo frete pro Brazil e por aqui o preço é meio alto...... esse aí ta a preço de pedalzinho.....

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Bigtransa: peguei um valvuladinho de 5w

Maravilha!!!!!!!!!!!!!!!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formando diferentes sets de equipamentos