Vou tocar para 2 cantores e participar da gravação de um CD, preciso de algumas dicas!

Autor Mensagem
erick_guitar
Veterano
# jul/10


E ae meus amigos. preciso das dicas e ajuda de vocês novamente.

Bom fui convidado para tocar no aniversário da igreja sede que congrego, eles vão trazer 2 cantores profissionais de fora, os cantores vão estár sem a banda e vamos ter que tocar as músicas para eles. Também fora isso vou tocar com o ministério local, nesse evento a igreja vai gravar um cd, ou seja eu vou ter que estár com os acordes, rifs, solos, notas, efeitos tudo pronto e na medida, so que estou preocupado com algumas coisas.

1- Vai vir um cantor que toca Funk Soul. Samuel Mizrahy, e algumas músicas baladinha tipo pop rock, o funk que é minha preocupação, não tenho muita experência nesse estilo, mas sei que não é tão complicado, nas musicas dele a guitarra toca com timbre limpo e wah wah, mas é os acordes que estou preocupado, vocês poderiam me passar uns videos ou dicas de acordes nesse estilo funk, técnicas para usar com wah wah e tal, preciso de ajuda e dicas nesse estilo.

Vai ter uma cantora também. Priscila Almeida, só que as músicas dela é mais sussegado, não exige tanto do guitarrista. Mas as delas foi gravado com um guitarrista que curto muito que é Duda Andrade (guitarrista do QUatro por Um) e com isso me ajuda um pouco porque ele é uma influência para mim.

Detalhe eu não conheço esses 2 cantores, nunca tinha escutado, tenho 2 meses para decorar todas as músicas... heauheaua;x

2- Meus timbres! Vou usar uma guitarra Shelter Nashiville Les Paul e uma Squier, a Les Paul para as musicas mais baladinhas e strato para o funk.

Pedaleira vai ser minha zoom g1x, ai que ta to querendo comprar 3 pedais, um de distorção, overdrive e um equalizador. O que me sugerem tava pensando em comprar o Sd-1 da bos, um da MArshal e um equilizador da behringer, vou usar um cry baby, pretendo usar dalay e reverb da pedaleira mesmo.

O Ampli da igreja e o que vou usar para a gravação é um marshall, agora não vou saber dizer o modelo, mas um 4x12 com cabeçote que é muito bom.

O evento vai ser no dia 7 de setembro, esperam do evento mais ou menos umas 600 pessoas, eu vou ter que tirar mais ou menos umas 25 músicas.

Estou um pouco ancioso e tenho medo de ficar muito nervoso na hora, na igreja e banda que eu toco eu fico de boa, mas agora que á para gravar um cd to meio preocupado em errar e tal.

Humildemente falando como guitarrista, tenho condições de tocar por isso aceitei o convite, mas só estou preocupado mesmo, por isso preciso das dicas de vocês...

Estou muito feliz também em poder participar deste cd e deste evento, vai ser muito legal para minha carreira guitarristica, por isso também gostaria de compartilhar com vocês...

Vou postar 1 musica com video de cada cantor:

Samuel Mizrahy:

Aqui tem algumas musicas: http://www.myspace.com/samuelmizrahy/music-player?sindex=-1.0&shuffle= false&amix=false&pmix=false&plid=48578&artid=12437001&sseed=0&ptype=3& stime=0&ap=1&rpeat=false


Essa é mais baladinha.




Tem um solo massa.


Priscila Almeida


Desde já agradeço a todos.
Abraço

jonas.hetfield
Veterano
# jul/10
· votar


Cara que bucha nas mãos! hehe
Mas legal sua atitudade, esteja com tudo "preparado"..

Cara, no youtube tem uma porrada de "funk chords" e video aulas com licks, e grooves funk.

Pelo pouco que conheço de funk , quando me deparo com músicas assim na igreja, uso acordes nas oitavas mais agudas e geralmente não uso os bordões..
Tem uns caras que manjam desse estilo por aqui, jajá aparecem! abraços!

ThiagoGuitar
Veterano
# jul/10 · Editado por: ThiagoGuitar
· votar


erick_guitar
Pow cara, que massa! Quanto aos acordes, nao posso te ajudar muito não.. como o jonas.hetfield disse aí, dá uma olhada no Youtube que tem bastante coisa lá..

Já nos pedais, se for pegar um Equalizer, pega o Groovin Eq-400; pelo menos pra mim ele é um dos melhores "custo x benefício" em relação a outros equalizadores. Nos drives, te aconselharia um JackHammer e algum TS-808 clone.

É isso aí cara, se você já está acostumado e mesmo disse:
"Humildemente falando como guitarrista, tenho condições de tocar por isso aceitei o convite, mas só estou preocupado mesmo", só relaxar, treinar, tocar e ser feliz. Não tem segredo!

Abraços e boa sorte!

Ps.: Onde vai ser o evento? Quero ir!

Curly
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224390/

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


ThiagoGuitar

Olha só esse tipo de groove



erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


jonas.hetfield

Valeu cara, é tem razão o youtube é a fonte!

Velho você disse uma coisa legal e que também acho que vou usar muito, usar acordes nas oitavas e também bastante notas agudas, realmente isso é muito caracteristico do funk. Bem lembrado.

Abraço

ThiagoGuitar

Valeu cara, esse Groovin eu ainda não conheço, mas o JackHammer conheço sim só ainda não testei, acho que vou testar ele e um outro também bem conhecido da linha Marshall.
Posso pagar 700 reais em pedais, só que no paraguay é barato e vou comprar la, só que so tem boss, line 6 e behringer, o SD-1 ta 75U$ o jackHammer teria que comprar no Brasil 300,00 R$.

Cara o evento vai ser em Foz do Iguaçu, se tiver aqui por perto vai la sim! eheheh ;x

Abraço

ThiagoGuitar
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
Pow, eu acho q em setembro vou estar em Floripa, se tiver com certeza eu vou!

Pow, o Eq400 custa uns 170R$ ou até menos e é ótimo. O JackHammer custa menos, man. Dá uma pesquisada, já o vi por 230R$ aqui no RJ.

Abraços

NoAlarms
Veterano
# jul/10
· votar


Sir.Paulo

Que sonzeira! Vou procurar mais a respeito desse cidadão

Sir.Paulo
Veterano
# jul/10
· votar


NoAlarms


Cara esse é o Phil X

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227926/

Mas essa muisca não é dele é do James gang!

daniel_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
SD-1 é muito bacana se compra com tempo dá pra mandar pra o EFX fazer umas mod´s também, sobre funk tem muita coisa no youtube e tem um material muito bom no 4 shared....

eric bluesman
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar

sera uma otima experiencia cara, naturalmente vcs vao ter uma rotina de ensaios e tem aquela vc vai ficando com mais seguranca a partir do momento q tiver as musicas nos dedos, escrever tb seria uma boa pra deixar tudo certo no ponto em questao de levada , acordes e arranjos como serao muitas musicas. eu escreveria todos os arranjos e mandava copia pros demais ai era so comer o papel ate o dia da gravacao, como estamos falando de um CD vamos prezar pelo melhor q podemos fazer nao é? e vc ta no caminho certo tem q confiar em vc , estudar muito bem as musicas e vamo embora.

eric bluesman
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar

indico pra vc escutar bastante coisas como o funk como le gusta , black rio e no gospel um renascer praise q tem musicas bem legais nessa praia ai vc ja vai ter uma boa nocao do esquema e tb preferir timbres mais secos estalados proprios de stratocaster, acordes em tetrades ate a 4 corda com muito swing ( esse o mais importante na minha opiniao)q caracteriza o estilo e q ja é um pouco do q os caras te falaram ate agora.

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
pow cara, dahora se envolver na música assim ;D mas cuidado para não ficar sobrecarregado como eu ando ultimamente...

Tamehiro
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
Pô cara, acho que não custa viajar de Cascavel até ai pra ver tu tocando e pra ver esse evento, de quebra já torro a mesada no PY. ^^

Headstock invertido
Veterano
# jul/10
· votar


Vou tocar para 2 cantores

Ninguém fez piadinha ainda. :O

cristian1990
Veterano
# jul/10 · Editado por: cristian1990
· votar


cara nao posso te ajuda, mas é muita responsa, boa sorte pra vc,

Arc
Veterano
# jul/10
· votar


Headstock invertido
Vim seco pra isso já.
cortou meu barato. =/

erick_guitar
Veterano
# jul/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


Curly

Muito boa a dica, valeu cara, é bem isso que preciso.

Sir.Paulo

Esse cara toca de mais, curto o estilo dele!

ThiagoGuitar
Vou pesquisar os preços melhor então cara! Valeu.

daniel_guitar

É cara pelos testes que vi no youtube ele parecer ser bom mesmo, eu acho que vale o preço, ta bem barato e é boss, bem resistente e tem nome no mercado. Sobre mandar para o EFX acredito que vai ficar em cima da hora, mas quem sabe mando depois sim.

eric bluesman
Entendo, muito boa suas dicas. Então cara na verdade é assim esse cd que vai ser gravado não vai ser de músicas próprias do ministério, vão ser musicas de outros cantores que vamos tirar e tocar nos dias do evento, por exemplo vai ter antes dos cantores algumas músicas que o ministério mesmo vai tocar e essas vão ser gravadas, tocando também junto com os cantores vai ser gravado também, acredito que vão gravar tudo e depois vão selecionar algumas que vão ficar no CD. Então os arranjos vai ser tudo elaborado nos ensaios mesmo com a criatividade e compreenssão de todos, mas concerteza eu vou criar alguns arranjos na guitarra sim e vou escrever para não esquecer, vão ser muitas músicas talvez não vou ter muito tempo para ficar encorpando todas, mas vou me esforçar sim. Você disse tudo, tenho que estudar muito mesmo as musiscas e deixar redondas para na hora estár seguro!

Sobre o que você disse do funk, levada, timbre e guitarra tem muita razão, eu também acho que o ideal é tocar com uma strato, timbres agudos com wah wah e usar bastante acordes agudos mesmo, vou me esforçar para fazer isso.

Obrigadão cara, Abraço!

Andy TheCatSp

É cara vou ter que tirar as músicas e estudar depois das 11 até de madrugada, acho que vai sobrecarregar sim, mas vai valer a pena o esforço, por fazer aquilo que gosta e ainda mais se tratando de música sempre vale!

Valeu!

Tamehiro
Opa, aparece la sim cara não está TÃÃO longe ne, aproveita que no paraguay agora tem umas coisas massa la!

Headstock invertido

heheaueaea, la vem a malicia! ;~

cristian1990

Valeu velho!

Abraço

Bigtransa
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
Impossível não reparar no título:

"Vou tocar para 2 cantores"

Desculpr a brincadeira e sucesso neste desafio..... lembre-se de que não é vc que vai tocar pra eles e sim eles que vão cantar pra vc.....

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Bigtransa

ehaueuahueha ;x

Ah cara na hora de criar o tópico nem passou pela minha cabeça outras alternativas.

Mas valeu pela sua dica!
Abraço

Powerslave158
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar

cara é o que a galera falou aí em cima!

mas uma coisa que sempre ajuda muito, que não é nem muito na questão musical, mas seja humilde e modesto isso sempre ajuda muito, e faz com que as pessoas valorizem mais o teu trabalho e te chamem para próximas empreitadas!

é isso ae boa sorte!

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
verdade cara...
qaundo voce gosta, voce faz com gosto.
aqui tem congresso dos adolescentes, Mês que vem. tenho que pegar umas 10 músicas (Só peguei 5 até agora)
ainda tenho que pegar mais 6 músicas pra minha banda, e juntando isso com as minhas duas escolas, fica muuuito corrido. mas vale apena xD.

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Powerslave158


Valeu velho!

É também acho humildade essêncial, não só na vida de um músico mas para o Ser Humano em geral!

Abraço

Andy TheCatSp

Aham, é isso ai cara concerteza vale a pena sim!

Paulo Heineken
Veterano
# jul/10
· votar


Opa, olha,quanto ao funk, fique despreocupado...eu tive que aprender uns toques na marra pra aprender tb..como é um funk voltado mais pro pop é super simples.

procure um bom exercicio que explore as triades nas 3 regioes do braço..ai vc pode montar os acorde em cima desses shapes, e brincar mais com a parte de harmonia...normalmente os "funkeiros" usam os acordes baseados em triades na extremidade aguda do braço, com muito ritmo.

fique muito esperto na pulsação...pq o groove do baixo é a alma do funk, e vc vai precisar de uma noção ritimica nessa parte, e trabalhar bem a pegada, na mão direita...em 2 meses da pra "desmunhecar" legal já. Então, ouça bem o baixo, ele que dá as ordens nesse tipo de som.

em relação a timbre, normalmente se ve funks com Strato e pouco overdrive, algo que se aproxime de um fender bass man, ou outro amp valvulado com tube scremer..nesse tipo de som, eu dispendo o uso de compressor, por que se perde muito a dinamica.

tente confiurar na sua pedaleira algo assim, ficando aberto pra colocar uma modulação do tipo phaser, que deixará seu som um pouco mais "acido"..fica bem legal..

se vc puder adquirir dois videos, fica essa dica:

Steve Salas - Funk Guitar
Ross Bolton - Funk Rythm Guitar

Não esqueça o mais importante, divirta-se!
abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar: ai que ta to querendo comprar 3 pedais, um de distorção, overdrive e um equalizador

Não entendi o porquê de um pedal de EQ. Eu acho dispensável, ainda mais que este recurso você já tem na pedaleira da Zoom.

vocês poderiam me passar uns videos ou dicas de acordes nesse estilo funk, técnicas para usar com wah wah e tal, preciso de ajuda e dicas nesse estilo

Uma coisa que eu gostaria de comentar no quesito funk: use a strato com a chave seletora na posição ponte-meio. Estes dois captadores single dão um timbre bem característico do estilo: nem tão "gralha" quanto o da ponte e nem tão "xoxo" quanto o do meio. Até a LP com a chave seletora na posição ponte-braço pode dar um timbre legal para esta aplicação. Quanto a efeitos, um chorus é quase regra. Phaser também deve ficar legal, ainda mais se você sincronizá-lo com o andamento da música.

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Paulo Heineken

Cara MUITO obrigado, suas dicas vão ser muito uteis para mim com certeza, realmente tudo o que você disse é muito coerente, sobre a pegada do baixo, os efeitos que vou configurar, a guitarra, o ritimo, valeu mesmo cara, abriu mais o meu entendimento sobre esse estilo, ja estou agora nesse momento vendo os 2 videos que você me passou!

Um grande abraço

erico.ascencao
Então cara o equalizador pensando bem talvez não seja tão necessário mesmo, eu ja tenho a equalização do ampli e da pedaleira mesmo, acho que tem razão. Vou pensar melhor.

VAleu pela dica da chave seletora também, é um detalhe que nunca parei para pensar e realmente pode ser muito util, sobre os efeitos, particularmente eu não curto chorus mas tenho um pedal da boss de chorus que era do meu pai um azul, o phaser também não curto muito mas vou procurar explorar mais esse 2 pedais!

VALeu velho, abração!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


erick_guitar
O chorus vai ajudar a encorpar as bases. Eu pelo menos acho este efeito quase obrigatório para sons limpos.

Manubio
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Sei lá, eu nunca uso o chorus, muito raro, o que eu uso sempre é um delay no fundo, pelo menos, normalmente eu uso um dotted eight note com os bpm certinho.

erick_guitar
Abraço e boa sorte.

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Manubio

Valeu amigo!

Abraço

Paulo Heineken
Veterano
# jul/10
· votar


é isso ai erick os dois videos são bacanas!
espero que vc aproveite bem, e se divirta, jaja
tocar esses sons é bem gostoso

bons shows aew!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou tocar para 2 cantores e participar da gravação de um CD, preciso de algumas dicas!