Review: primeiro show como guitarrista

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao


Este tópico é uma continuação da saga iniciada por este tópico.

Hoje foi o show desta minha primeira banda como guitarreiro. O show foi uma surpresa (pra não dizer presente) para o irmão do baterista, que completou 50 anos hoje. Montamos um set list com músicas que gostávamos e com algumas que o velho roqueiro curtia também. Set list:

1º bloco
1. Poison Heart
2. Que País é Este?
3. You Give Love a Bad Name
4. Meu Erro
5. Camila Camila
6. Knocking on Heaven's Door
7. Wasting Love
8. Envelheço na Cidade


2º bloco
1. Man in the Box
2. Perfect Strangers
3. Mama I'm Coming Home
4. Black
5. Iris
6. Feart of the Dark
7. Smoke on the Water
8. Polícia


"Bis" acústico
1. The One I Love
2. Wish You Were Here


No geral o show foi muito bom. A galera curtiu o som e até enxeu bastante o saco para tocarmos mais, apesar de não termos mais repertório para tal. Qualquer análise mais técnica sobre um primeiro show de uma banda vai esbarrar no fator empolgação. Pequenos erros toleráveis numa primeira apresentação seriam motivos de discussão após a quarta ou quinta apresentação.

Vou tentar resumir aqui coisas que eu aprendi neste show:

1) Tocar guitarra é mais divertido que tocar bateria
Claro, isto é uma opinião pessoal. Já fui baterista e já fiz alguns shows atrás dos tambores. O que eu achei mais legal do meu lado guitarrista é a liberdade que a postura de guitarrista me dá. Eu me senti bastante a vontade para fazer dancinhas, poses, caretas, falar com o público (o meu camarada que canta e divide as guitarras comigo deveria ser mais front man, mas ele é meio tímido). A bateria me limitava nestes aspectos. Com a guitarra no pescoço eu me senti meio bêbado sem precisar beber.

Mesmo eu achando que tenho muito mais segurança com as baquetas do que com as cordas (ou seja, o que eu sabia tocar bateristicamente era razoavelmente mais difícil do que era exigido no naipe de repertório que eu tocava), estou achando tocar guitarra mais legal.

2) Eu sei cantar!
É, estou me descobrindo vocalista - pelo menos para segunda voz eu quebro um galho legal. Eu sempre achei minha voz ruim, mas acabei assumindo alguns detalhes de segunda voz que eu consigo fazer com segurança, e até que fica legal. Só não me arrisco a assumir os vocais principais em algumas músicas porque "não sou do ramo", enquanto o meu camarada "é do ramo" (ou seja, fez aula, tem conhecimento técnico, etc).

3) O timbre vai pro saco no show
Isso poderia ser um pesadelo para mim meses atrás, mas hoje já não é tanto. E a partir de agora será menos ainda. Num show você raramente se escuta da maneira ideal. Logo, você não vai escutar aquele timbre ma-ra-vi-lho-so que você esculpiu em casa com todo esmero.

Isto está me fazendo repensar no meu set. Eu estou com pedaleira e pretendo pegar uns drives de latinha para incrementar o set. Pode ser que eu formalize a idéia de ter dois sets: um set caseiro (valvulado + POD X3L + drives de latinha) e um set para ensaios/shows pequenos (ampli SS que provavelmente será um Fender Frontman 65R from USA + POD X3L). As guitarras também serão alvo: neste show só usei a LP em músicas que precisavam de um drop D (Iris e Fear of the Dark), mas com exceção deste caso a Cort X6 "se vira nos 30".

Bom, apesar de este tópico ser meio "Meu querido diário...", postem também coisas que vocês aprenderam com seus primeiros shows (ou "não tão primeiros" assim...).

Netinho Rodriguez
Veterano
# jul/10
· votar


Pow velho isso ae! Guitarra é 10, tocar ao vivo tambem, deve ser demais, um dia ainda toco hehehehe.

Guynho
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Bah cara, tem vaga pra mim na tua banda? Muito massa o setlist...huehueheuheue...

Po, primeiro show é sempre foda...E ao contrário das doorgas, que dão seu maior barato na primeira vez, depois nunca mais, a tendencia dos shows é serem uns melhores que os outros...

E a questão do timbre é fatal...Mas dá pra amenizar, regulando com o ampli mais alto...mas é fato: o cara não se ouve direito...

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Guynho: E a questão do timbre é fatal...Mas dá pra amenizar, regulando com o ampli mais alto...mas é fato: o cara não se ouve direito...

Na verdade eu omiti o fato de que eu toquei com meu Nitrous GS100 velho de guerra. Ou seja, com uma "simples" mudança para o Fender pode ser que o resultado seja surpreendente. Como valvulado então...

Preciso fazer testes em ensaios. Ainda não consegui ensaiar com meu novo valvulado pois ele deu pau e ainda nao conseguir enviar para conserto.

jonas.hetfield
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
meu timbre ao vivo também muda bastante! hehe
E como você disse que mudança em, de fender pra meteoro...
Mas é questão de familiarização com timbragem pra ao vivo e tal..

parabéns por estar tocando e curtindo, q é o mais importante
Na próxima tenta gravar o show.. abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


jonas.hetfield: Na próxima tenta gravar o show.. abraços!

A mina do meu amigo gravou. Só não sei como estes vídeos vão chegar até mim.

jonas.hetfield
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Po cara, vc tem obrigação de conseguir esse video! usahusah
set list mto bom! quero assitir...

abraços

Arc
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Dave Grohl II.
:D
Parabéns, cara!

cristian1990
Veterano
# jul/10 · Editado por: cristian1990
· votar


bem legal deve ser muito bom toka ao vivo parabens ..........

um dia eu chego lah e me aposento no final do show kkkkkkkk

Que País é Este?
Meu Erro
Camila Camila
Envelheço na Cidade
Smoke on the Water
Polícia,


pode cara nada contra musica nacional mas pq toda banda insiste em toka essas musicas é minha opiniao nao se ofenda por favor, mas eu acho muito chata, tem musica nacional melhor , qe nem um amigo meu vai toka rock nacional dos ano 80 e sempre toka musica do bikini cavadão eu acho muito chato, tem musica melhor pra escolhe, é só uma opiniao cara .........


ah smoke the water tbm nao dá deep purple tem coisa melhor

Leo-RJ
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Parabéns, cara. Onde foi o show? Se conseguir o vídeo manda aê para a gente!

Cara, ri muito quando li: "Bom, apesar de este tópico ser meio 'Meu querido diário...'"

Dave Grohl II [2]


Sorte e abração!

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/10
· votar


Set bom show hein! Detalhe para you give love a bad name, estava tocando essa musica mais cedo, hehe.

Del-Rei
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

FALA, CARA!!!! AEEEEEEEEEEEEEE!!!!!

Perdeu o cabaço!!! (hehehehe)!!

É bom demais tocar, né cara??

Parabéns, camarada!!!

Sobre o timbre, tem razão. Se não for um equipo MUITO foda, no palco vai ficar bem diferente do que vc monta em casa.
Mas qdo tu voltar dos EUA com teu novo equipo vai soar bem melhor no palco!!!!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

slash_web
Veterano
# jul/10
· votar


Cara , por isso eu nem ligo mais pro timbre como eu ligava antigamente... no show não se percebe diferenças mto drasticas... hoje eu vejo muleque discutindo até sobre as ''ondas de ressonancia'' que um pedal de distorçao provoca e usando isso para escolher um pedal . Mas se for tocar em casa é outra coisa, da pra ficar bem fiel ao timbre.. mas ao vivo são outros 500.

Gostei do seu review e que seja longa a vida de show como guitarrista! Abraço

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


cristian1990: pode cara nada contra musica nacional mas pq toda banda insiste em toka essas musicas é minha opiniao nao se ofenda por favor, mas eu acho muito chata, tem musica nacional melhor

Concordo com você em partes. Eu gosto de Envelheço na Cidade, mas acho as outras meio malas. Além do gosto musical tem a questão estratégica da coisa: estas músicas nacionais não são difíceis de tocar, a galera gosta e canta junto e elas servem como "enxerto" para o set, sabe?

ah smoke the water tbm nao dá deep purple tem coisa melhor

Smoke on the Water é clássico, se for tocar Purple tem que começar por ela. Tem outras legais, mas a galera sempre lembra desta.

Leo-RJ: Onde foi o show?

A festa foi num camping em Araçariguama, (não tão) interior de São Paulo. O lugar é fodástico, tem uma puta área verde para caminhar, fazer trilha, andar de quadricículo (eu andei com o aniversariante, fortes emoções!!). Além de tudo isso, por ser um lugar mais classe A e B, altas minas gatas circulando...

Arc
Leo-RJ: Dave Grohl II

Tanto pela troca de bateria pela guitarra quanto pelo talk box... heheheh.

Iommi Young
Veterano
# jul/10
· votar


hahaha, que massa, gostei de ler seu REVIEW DE SHOW, é uma nova categoria de review aqui no FCC, haha gostei mesmo.

Eu sou baterista tambem cara, de vez eu quando eu falo com você no msn, nao sei se voce lembra de mim haha, mas como você disse, preferir tocar guitarra ou batera vai de cada um né, eu prefiro tocar aquilo que é mais tecnico, tipo num show de HardCore eu prefiro tocar batera que é mais paulada, ja tocar Hard-Rock ou Heavy Metal prefiro na guitarra mesmo mas isso dependendo de como vai ser a bateria no Heavy Metal né, porque se for um Iron eu fico em duvida entre bateria e guitarra :D

Abraço!

E só uma coisa, comprou lá a sua Gibson Studio lá nos EUA ou tocou com sua SX GG1 mesmo ?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Iommi Young: comprou lá a sua Gibson Studio lá nos EUA ou tocou com sua SX GG1 mesmo?

Este show foi a despedida da SX. Vou vendê-la pra ajudar a comprar a Gibson em setembro.

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Pelo que tu falou tu ja tem um equipo legal! Parabéns aí pelo show! Deve ter sido foda. Tu toca bem!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


qew: Tu toca bem!

Daonde você tirou isto? Eu nunca postei gravações minhas por aqui... hehehehehhehe. Agradeço pelo elogio, mesmo achando um elogio meio "cego"!

Homem Guitar
Veterano
# jul/10
· votar


também toco com minha cort X6 nos shows que faço aqui em bsb. A guitarra mais versátil que jah toquei, apesar de desafinar um pouco as vezes.

Esse negócio de timbre eu nem me preocupo muito não, eu ensaio em casa, estúdio e na casa do meu batera (3 lugares, 3 caixas, 3 acústicas) e sem contar os shows, então vc pode até diminuir isso comprando pedais, mais sempre vai ficar diferente, e as vezes até melhor.


1ª COISA QUE EU APRENDI:
O mais importante é vc tocar com segurança. Se vc ficar ligando para o que o pessoal tah pensando de vc, vc erra, é automático. Você tem que ouvir o teu som. Mas mesmo assim saber que tem pessoas ali junto contigo, pq se não o primeiro que gritar: TOCA RAUL vc erra tbm.

As vezes vejo uns caras conversando aqui só sobre equipamento, que esquecem de tocar. Quando vc tem experiência em palco vc vê que tem que tocar, e uma guitarra bonita com um som legalzinho, um ampl bom, uma pedaleira mesmo e uma roupa legal, vc conquista muito mais o publico do que só com equipamentos caros .

Parabéns aí, e se prepare, pq depois do primeiro vc não quer mais parar.

luquinhas12
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

E aí man,tocou com o violão de 12 na wish you were here?como foi?
:D

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

hey man! Isso ae, fazer show é o que há!
Palcos são viciantes, hahaha.

sobre a questão do timbre ao vivo:
a questão de se ouvir depende mto do palco. Tem lugares onde toco que simplesmente não me ouço, mas tem outros que consigo me ouvir perfeitamente. Depende da posição das caixas, se tá microfonado, do retorno, etc etc. (alias, uma dica: deixe teu amp levemente inclinado pra cima, isso ajuda e mto!!)
Agora, qndo consigo me ouvir bem, eu sinto que o timbre melhora muito ao vivo. Eu acho que isso se dá pelo motivo de estar tocando num volume mais alto, "tirando mais do ampli", sabe?

abçs!!

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
1) Tocar guitarra é mais divertido que tocar bateria
Engraçado...nesse final de semana toquei num aniversário de 15anos da filha de uma amiga...e um camarada meu que é baterista de origem, foi convidado pra ajudar a gente nesse show já que nenhum tecladista honrou com os compromisos (tentamos fazer uns testes com uns 3, já que anos 60 e 70 requerem muito trabalho de teclado). Voltando ao guitarrista/baterista, os comentários dele foram iguaizinhos aos seus!!!

O que eu achei mais legal do meu lado guitarrista é a liberdade que a postura de guitarrista me dá. Eu me senti bastante a vontade para fazer dancinhas, poses, caretas, falar com o público (o meu camarada que canta e divide as guitarras comigo deveria ser mais front man, mas ele é meio tímido). A bateria me limitava nestes aspectos.
Pois é...iguaizinhos MESMO!!!

Só estou trabalhando pra esse camarada não deixar a bateria de lado, pq ele toca MUITO...hehehehe...

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Este show foi a despedida da SX.
Que modelo que é essa SX??? Se for a Strato, favor manda MP...rs...(é sério!!!)

Motoboy From Hell-SDMF
uma dica: deixe teu amp levemente inclinado pra cima, isso ajuda e mto!!
Opa!!! Verdade!!!

Ainda no ramo de dicas, posicione o amplificador (ou retorno) de maneira que vc possa se ouvir bem sem criar uma "guerra de volumes"...isso enche o saco!!!

Outra coisa, depois de algum tempo tocando, o ouvido perde um pouco a sensibilidade e parece que o volume cai e perde o brilho...SE possível, use um protetor auricular pra evitar isso!!!

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Parabéns, cara. É uma adrenalina diferente, né?
Pô, eu já toquei ao vivo teclado, depois toquei teclado e guitarra, hoje em dia acho que não acerto nem um dó maior no teclado mais... Guitarra é bem mais legal!
Abç

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/10
· votar


pow, realmente é muito bom tocar guitarra, fora que o publico em geral, costuma ficar com o olho maior em cima da gente hushshuhsuah

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Andy TheCatSp
fora que o publico em geral, costuma ficar com o olho maior em cima da gente hushshuhsuah
Quer dizer, mulheres??? :)

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


po fazer show é muito bom, mas sinceramente nenhum instrumento ao vivo é melhor de tocar q o Baixo, ta coladinho com a guitarra nesse quesito, mas em 90% dos casos, as musicas no baixo são faceis e da pra vc fazer oq qiser e aparecer muito mais!! haha
.
guitarra as veses vc tem q parar e se concentrar nos riffs =]

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


luquinhas12: E aí man,tocou com o violão de 12 na wish you were here?como foi?

Passei o de 12 pro meu camarada porque eu faço os solos que o David Gilmour acompanha com a voz, saca? Inclusive eu uso um efeito de rádio velho para a introdução, mas na hora começou a dar microfonia então tive que desistir.

Esta música é foda. Coloquei de saideira para aproveitar o espírito emo dos bêbados no fim do show. Deu certo, hehehhhe.

Motoboy From Hell-SDMF: uma dica: deixe teu amp levemente inclinado pra cima, isso ajuda e mto!!

É, confesso que eu caguei. Nos ensaios eu coloco o ampli em cima de uma pia e os falantes ficam bem na minha zoreba, por isso eu gosto do timbre dos ensaios. No show eu o coloquei numa cadeira mas ele não estava na altura da minha orelha. Um daqueles suportes de amplificador deve ser um bom investimento.

Will Bejar: Que modelo que é essa SX??? Se for a Strato, favor manda MP...rs...(é sério!!!)

Na verdade é a LP. De qualquer modo vou mandar a MP, o projeto Gibson from USA está precisando de verbas!

Andy TheCatSp: fora que o publico em geral, costuma ficar com o olho maior em cima da gente hushshuhsuah
Will Bejar: Quer dizer, mulheres??? :)

Nem me lembrem de uma coisa destas senão daqui a pouco estou postando o tópico do sessão cabaço do OT.

Tinha uma morena gatésima bem na minha frente no começo do show. Fiquei ali secando ela e tals. Quando acabou o primeiro bloco, fui pegar uma coquinha no balcão e ela veio ao mesmo tempo. Adivinha se eu puxei assunto com ela?!!! Não, não puxei.

Preciso me acostumar com a situação. Sabe como é, foram dois anos segurando baquetas... hehehhehe.

d.m
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
EAE cara tem um lugar pra um guitarrista DESEMPREGADO NA SUA BANDA ae?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


d.m: EAE cara tem um lugar pra um guitarrista DESEMPREGADO NA SUA BANDA ae?

Vixi cara, às vezes eu acho que está sobrando guitarrista na banda. Meu camarada sempre quis ficar mais como guitarrista, mas se juntam dois fatores contra ele: a falta de vocalistas decentes no mercado e a técnica vocal que ele tem. Logo, ele sempre acaba assumindo os vocais.

Nesta banda aconteceu isso. Tinha um maluco que só cantava e o meu camarada não estava cantando quase nenhuma. Aí o maluco zarpou da banda e meu camarada teve que assumir os vocais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: primeiro show como guitarrista