Aviso sobre Luthieria

Autor Mensagem
mr bungle
Veterano
# jun/10
· votar


se a guita vale a pena, leva no ivan da music maker, trampo bom !

FiReFhOx
Veterano
# jun/10
· votar


Esse lançe de luthieria é mt dor de cabeça, no inicio levava na loja onde comprei minha primeira memphis, até q um dia o cara que foi abaixar as cordas e sei la por que porra ele mecheu no tensor sem saber... resultado: Uma memphis com o braço empenado no veio da madeira.


Hoje eu mesmo regulo minhas guitarras, e quando não tenho tempo levo no luthier que meu professor recomendou, e que é de extrema confiança dele, e agora minha tb, o luthier Leo Fernandes aqui de Petrópolis, RJ...

Todas as vezes que levei la elas voltaram impecavel, e sempre que ocorria algum problema depois da regulagem, tipo algum traste que levantou e esta trastejando, levando la ele resolve na hora na sua frente e nem cobra...

Hoje meu professor pega guitarras que ele acaba de comprar zeradas e deixa direto na mão do leo para regular, o cara é mt bom.

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Caramba...os erros em luthieria é mais comum do que pensava.
O ideal era ter uma lista de Luthierias ruins...para evitar a galera de passar o mesmo.

E os prós e contras de cada uma né (se houver)

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

Para você pensar...
Nos EUA se vende absurdamente mais guitarras que aqui no Brasil, isso é fato indiscutível. Mas por lá não se vê essas "oficinas de regulagens" como aqui (luthier é construtor de guitarras, outra coisa). Você se considera um privilegiado por viver num lugar que existe esse comércio de regulagens de guitarras? Será que umas poucas ferramentas e videos da Stewmac ou mesmo do youtube não compensam para uma regulagem simples, feita com muito cuidado? Você acha mesmo que os garotos que fazem as regulagens nos fundos das lojas daqui tem experiência e capacidade de construir guitarras a partir de blocos de madeira, fizeram um curso e tem diploma de luthier, podendo ser chamados de luthier ou são "garotos-reguladores-de-guitarra"? Isso é pessoal, é opinião, mas é interessante pensar no assunto, especialmente na hora de avaliar um serviço e um preço.

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP
O ideal era ter uma lista de Luthierias ruins

Tem um topico sobre isso, mas a galera citou poucos nomes e tá um pouquinho desorganizado e desatualizado.

Marcosrcf
Veterano
# jun/10
· votar


MMI
fizeram um curso e tem diploma de luthier
Eu fiz e tenho o/
Não segui na área, mas aprendi coisa pra caramba! Valeu a pena e me ajudou/ajuda muito!

RoLP
Como vários já disseram, a maioria regula em casa, não tem muito segredo! Mas se você quiser eu conheço dois lugares que eu levaria:

B&H Luthieria
B&H é a escola onde eu estudei, foi o único lugar que já deixei minha guitarra, foi pra fazer uma regulagem básica (isso foi antes do curso). No mesmo contato da escola você consegue falar na oficina.
http://www.bhluthieria.com/

Cast - Josino
Em Osasco tem o Josino, conheço várias pessoas que têm guitarras dele (todas top), nunca fui à oficina, mas já tive 2 professores e uns 3 ou 4 amigos que têm guitarra dele.
Ele é bem conhecido, nunca ouvi nenhum desses músicos fazer qualquer reclamação, mas também não sei te dizer os preços.
http://www.cast-gbv.com.br/

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


Mamarques
cristian1990
regulagem de oitavas nao tem a ver com ficar encostada ou empenar.

se empenar provavelmente voce vai ter mais dificuldade em regular a oitava. mas sempre é necessario regular as oitavas, independente da forma como se guarda o instrumento.

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar


MMI

Você acha mesmo que os garotos que fazem as regulagens nos fundos das lojas daqui tem experiência e capacidade de construir guitarras a partir de blocos de madeira, fizeram um curso e tem diploma de luthier, podendo ser chamados de luthier ou são "garotos-reguladores-de-guitarra"?
Isso é pessoal, é opinião, mas é interessante pensar no assunto, especialmente na hora de avaliar um serviço e um preço.


Pra mim, se cobram um determinado valor e lá em cima no nome da loja está escrito "Luthieria", pouco me importa se o cara é luthier ou regulador de guitarra...ele é um prestador de serviço que fez curso para tal.
Ele tem que saber o que faz, e quando não faz bem feito, deve corrigir a besteira que fez ao invés de agredir o cliente saca?

Será que umas poucas ferramentas e videos da Stewmac ou mesmo do youtube não compensam para uma regulagem simples, feita com muito cuidado

Não sei, não conheço estas ferramentas...por isto fiz um tópico de como regular melhor a guitarra...vou procurar saber e te falo! :)

Você se considera um privilegiado por viver num lugar que existe esse comércio de regulagens de guitarras?

Eu me sinto é envergonhado de possuir tanta gente que não sabe fazer e diz que sabe e agora mais ainda ao ver o número de pessoas que passaram por situações diversas.

cristian1990
Veterano
# jun/10
· votar


daniel_guitar

foi mal a demora pra responde, mas eu guardo na capa mesmo, antes pegava muito umidade, ai eu vi aki no forum um cara falando que ele deixa um pano dentro da bag e coloka a guitarra em cima, tenho feito isso e a guitarra jah nao pega mais tanta umidade .


kiki


é cara faz tempo que fiko de ve se a guitarra esta afinada as oitavadas legal, mas sempre eskeco vou da uma olhada...


eu nao tenho experiencia nenhuma com luthier só levei em um, mas eu sinto mais confiança se vier um senhor de idade arruma minha guitarra do que um cara quase da minha idade kkkkkkkkk

pelo menos experiencia o senhor deve ter muita ...

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


Mandar guitarra em luthier é igual a levar filho no médico: tem que ser de confiança, senão ele te dá uma solução provisória e você fica puto.

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Mandar guitarra em luthier é igual a levar filho no médico: tem que ser de confiança, senão ele te dá uma solução provisória e você fica puto.
...e o filho continua doente!

testemunha
Veterano
# jun/10
· votar


na minha cidade só tem 2 conhecidos, e os 2 são picaretas e inrolões, a solução é aprender sozinho (também consigo me virar com regulagens que não envolvam o tensor)

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

Ele tem que saber o que faz, e quando não faz bem feito, deve corrigir a besteira que fez ao invés de agredir o cliente saca?

Concordo, mas o que quero dizer é que muitos ali não tem a formação e o conhecimento para mexer realmente numa guitarra. Mas se cobra para um serviço, tem a obrigação de fazer direito. Deveria ter um diploma como o colega acima tem, mas infelizmente, não é isso o que ocorre. Muitos vendem um serviço mas não tem capacitação para tanto, apenas deu uma olhada, pegou umas dicas e começou a regular guitarras. Na verdade são garotos que gostam de guitarras e tiveram a oportunidade de mexer nuns parafusos das guitarras dos outros. Como disse, muitas coisas são tão simples que um texto e/ou video explicando como se faz já habilita qualquer pessoa a fazer também. Para isso, é melhor não pagar ninguém e fazer sozinho com cuidado em casa.
Problemas com esses caras são extremamente frequentes. Tem um cara na galeria dos músicos que perdeu um violão do meu irmão... Ficou 2 meses procurando até achar. O mesmo que há um tempo perdeu um violão Gibson da extinta Gang. Por conta dessas e outras, sugiro só levar seu instrumento quando realmente precisar. Quando precisar de um cara desses para algo mais complexo, procure realmente um luthier, não um "regulador de guitarras".

andrezones
Veterano
# jun/10
· votar


http://www.nzaganin.com.br/

O Josino tbm é muito bom!!

abs

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Anotei a maioria das dicas e vou checar.
Tenho até medo de instalar strap lock em luthier agora...
Pq se fizeram isto com regulagem simples, imagina trocar o lance da correia.

Talvez até procurar videos que ensinam bem a regular a guita em casa.

Vcs indicam algum?

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Vcs indicam algum?

Will Bejar
Veterano
# jun/10
· votar


testemunha
também consigo me virar com regulagens que não envolvam o tensor
Mas o tensor nem é tão complicado assim...o ruim mesmo é acertar os trastes!!! Esse eu não sei se arriscaria fazer!!!

RoLP
Se for em São Paulo, indico um cara próximo ao Metrô Santana
www.hangarmusic.com.br/

Ramon Guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Uma perguntinha, os preços dos equipamentos na teodoro sampaio são bons??

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


Ramon Guitar
Uma perguntinha, os preços dos equipamentos na teodoro sampaio são bons??
Não. Eles enfiam a faca e torcem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aviso sobre Luthieria