Aviso sobre Luthieria

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# jun/10


Galera, estou criando o tópico para informar que estou precisando de indicação de Luthieria em Sp-Capital de qualidade.

Levei recentemente meus equipamentos na Oficina da Música na Teodoro Sampaio, uma pequena luthieria e eles destruiram meus equipamentos.

A regulagem ficou horrível de uma telecaster que eu tinha e de uma les paul.
Fui lá e aleguei que o serviço foi mal feito e fui maltratado como cliente.
Em seguida refizeram o serviço, após muita discussão, mas após utilizar durante uma semana o equipamento, começou a trastejar inteiro.
Toco guitarra há 10 anos, portanto, sei cuidar muito bem do equipamento, sei como trocar cordas sem perder a regulagem, sempre limpo as cordas e guardo em case em lugares fora de temperaturas prejudiciais.

Portanto, só tenho a dizer para evitarem essa Luthieria, pois realmente não sabem o que estão fazendo.

Alguém tem alguma muito boa pra indicar?

carnisa1
Veterano
# jun/10 · Editado por: carnisa1
· votar


Nunca ouvi falar nessa Teodoro Sampaio, mas eu digo, se eles não fazem um bom serviço, peça o dinheiro de volta. Ou então troque o valor que pagou por uma mercadoria.

Ex: Vc pagou R$ 100,00 para dar uma regulada total.

Os caras aindq que não regularam pioraram a guitarra. "Compre um conjunto de cabos?.

Tipo, troque por algo na loja.

Nunca vi, mas parece bom e pelos videos...

http://www.muriloluthier.com.br/site/

Will Bejar
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP
Isso é complicado...eu paguei R$70,00 pro cara fazer a retífica dos trastes e regulagem, ficou muito bom!!! Em Santana!!!

cristian1990
Veterano
# jun/10 · Editado por: cristian1990
· votar


ah cara se o serviço foi mal feito, é muito dor de cabeca reclama ou pedi dinheiro de volta eu particulamente nao gosto de ter esse tipo de problema se o serviço é mal feito nao volta mais lá e jah era, pedi dinheiro ou ir la he discutir nao vai adianta muita coisa ......


edit: nao vi qe o cara tbm coloko o site do murilo luthier deve ser muito bom, pq ele arruma os instrumentos de muita banda grande

e tem o edmar luigi algo assim parece ser bom tbm

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Pois é...eu reclamei e ainda fui maltratado...

Levei uma fender telecaster e só pedi para regular a guita e verificar os trastes....ela aparentemente voltou boa após o teste.
Toquei 1 vez com ela e já perdeu a regulagem e começou a trastejar inteira.
Depois as tarrachas não seguravam mais a afinação como antes...e ela apereceu com uns machucados.
Disseram que não foi lá que os machucados apareceram, mesmo eu alegando que a guita era nova.

Ou seja, não indico de maneira nenhuma o lugar.

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP
Brother, realmente esse lance de luthieria é complicado.
Se tivesse dinheiro sobrando, luthieria seria um dos cursos que com certeza faria.

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


Bom, Lembro que assim que comprei a minha primeira Jackson (uma soloist XL japan em 02/93), levei a guitarra num luthier indicado por um colega guitarrista, hoje conhecido.

Não lembro o nome do cara, juro. Mas o cara foi tão enrolão... era apenas para substituir o cap original da ponte por um Seymour Duncan George Lynch (Screamin' Demon). Se o cara quisesse faria na hora! Mas...

Isso foi numa segunda. Na sexta eu cheguei na casa do cara, o cara disse que não estava pronto. Então pedi a minha guitarra pois tinha ensaio e deixaria o trabalho pra lá. O cara então mne ofereceu uma guitarra feita por ele para eu ir tocar. Eu pedi a minha guitarra e o cara insistiu para que levasse outra.

Beleza eu peguei a guitarra dele, tirei do case, segurei pelo braço e falei que se não me entregasse a minha guitarra naquele momento, eu racharia a guitarra dele na cara dele...

O cara pediu para que eu não ficasse nervoso, foi lá dentro, pegou a minha guitarra, com o cap já instalado e me entregou.

Agora a pergunta: Por quanto tempo mais o cara ia me enrolar pra entregar e o que ele ia fazer com a guitarra???

Na boa, luthier pra mim é um lance enrolado. Depois fiquei anos com um luthier de responsa no RJ chamado Rodrigo Cotia. Manja muito, trabalho rápido, limpo, honesto.

Agora nessa porra de Teodoro Sampaio, vc só ve neguinho com cara de que quer te passar para trás.

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


Beleza eu peguei a guitarra dele, tirei do case, segurei pelo braço e falei que se não me entregasse a minha guitarra naquele momento, eu racharia a guitarra dele na cara dele...

Marc Snow é O cara.
haha.. isso ae, mermãozinho.

Filho da %*$@ é o pouco pra esse luthier aí.

GOREFESTA
Veterano
# jun/10
· votar


Marc Snow
Agora nessa porra de Teodoro Sampaio, vc só ve neguinho com cara de que quer te passar para trás.

Pode crer... o negocio ta feio la. E olha que os preços la para qualquer coisa é sem noção... pelo menos tinha que ter qualidade pagando caro, mas na Teodoro não funciona bem assim não

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


por isso que não rola nada

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


AugustoDamned
cara o lance que o luthier era renomado. Mas acho que quando esses putos veem moleque, querem se dar bem em cima

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Marc Snow

Beleza eu peguei a guitarra dele, tirei do case, segurei pelo braço e falei que se não me entregasse a minha guitarra naquele momento, eu racharia a guitarra dele na cara dele...


ATITUDE 100% ROCK N ROLL HAUHAUHAUHAUHAUHAHUAH
Que fdp este cara heim....pra que ficar com a guita lá?

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


Marc Snow

Já tive uma experiência parecida com um baixo para regular, mas no meu caso, o luthier nunca estava em casa(segundo a família) e nem atendia mais ao telefone. A solução foi montar "tocaia" na rua dele(afinal, uma hora o cara tem que ou sair ou voltar para casa), no melhor estilo filme policial(dentro do carro, à noite, só faltaram as rosquinhas e café).

No fim das contas a tocaia deu certo, e vi o sujeito chegando em casa. Exigi o instrumento de volta. Peguei sem o serviço ter sido feito(tinha cara de nem ter aberto o case), e isso após 2 semanas lá parado...

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator
Pois é cara! O lance é ir guardando um troquinho por mes para poderpagar um curso de manutenç~/ao e regulagem e partir pro do it yourself

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


Marc Snow

Manutenção eu até me viro bem. A única coisa que não faço em termos de regulagens, é mexer em braço com dois tensores(como o meu baixo de 6 cordas). A regulagem de um depende do outro, e é bem chata de se fazer. Mas nas minhas guitarras, faço tudo( desde que não envolva cortar madeira, pintar, etc...)

Mas aprendi toda essa parte de regulagem com um luthier ótimo daqui de Juiz de Fora(ele regulava guitarras e baixos e me mostrava os detalhes e macetes). Apesar dos picaretas, também tem muito luthier bom e gente fina por aí!

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator
O negócio é procurar bem!

Vinícius Braga
Veterano
# jun/10
· votar


É, esse negócio de luthier é complicado mesmo!
To pensando em levar em um daqui de ctba que vário amigos e até um professor meu me indicou.

Abraço

Deiab
Veterano
# jun/10 · Editado por: Deiab
· votar


Bom, eu sempre gostei de fuçar nas minhas guitarras e sempre escutei lendas do tipo: "Ah, isso só o luthier, não tente mexer no tensor que é frágil e pode estragar". Ocorre que com o tempo percebi que elas não são de cristal, portanto é válido aprender as regulagens básicas, porque depois que você aprende os macetes, sinceramente não vale o dinheiro que eles cobram pelo trabalho.
Claro que existem trabalhos que os luthiers podem e devem cobrar, por exemplo, o último trabalho com um luthier que eu fiz foi o braço da minha frankenstein e levou duas semanas, é um braço que não precisa de verniz e desse modo é mais rápida a sua construção, mas veja bem, o cara demorou duas semanas porque tinha outros trabalhos e é professor também, pois segundo ele demora dois dias pra fazer o braço da strato.
Nesses casos eu pago com gosto, porque o trabalho foi bom e sem enrolação.
Eu não vejo o luthier como um mágico ou qualquer coisa que o valha e sim como qualquer trabalhador que pratica comércio, pois as corporações de ofício já se foram a muito tempo, quer gostem quer não estas relações são de consumo, se faz bobagem pode ter que pagar pelo erro como qualquer outro.

Vinicius Nogueira
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

Olha, vc irá pagar CARO, mas terá um bom serviço, no Velloso... É lá na Teodoro mesmo, numa travessa, só perguntar que todos sabem.

Na Galeria dos Músicos, na loja JAM Store, é confiável, fiz regulagem, retífica, troca de caps e limpeza lá..

No Velloso fiz blindagem e pintura, minha Strato ficou sem ruídos hehehe, quase impossível isso!

Will Bejar
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator
praticamente o Charles Bronson!!! hehehehehehe

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Vinicius Nogueira

Já ouvi falar do Velloso, mas me falaram também que ele cobra o mesmo preço que o Tiguez, que é mto melhor.
Nunca fui no Tiguez tb, mas me deram boas referências....

Mas ambos são careiros...

Neste caso concordo com o Deiab...tem serviço que o Luthier faz que é complicado, mas cobrar R$ 150,00 pra regular a guita e acertar os trastes é muito caro. (Não sei se é isto que o Velloso cobra).

Já ouvi guitarristas falam de boas regulagens pagando 80 reais no máximo...

Isto é verdade? Aqui em Sp tem alguém assim que manja e não enfia a faca?

Daniel_MV
Veterano
# jun/10
· votar


Essas luthierias fundo de quintal que tem na Teodoro Sampaio dá para sentir o cheiro da gambiarra e dá pilantragem logo que vc entra na oficina.

Não levo ali nem que me paguem.

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


RoLP
eu ja levei na antiga vintage (hoje chama chiara guitar shop), que é em frente ao vellozo.
ambos ficam an rua cristiano vianna, travessa da teodoro.

não tenho muita experiencia com regulagens, mas o serviço me pareceu bom, e o pessoal bem gente boa.
fui lá por recomendação de algumas pessoas aqui do forum, inclusive.

ser careiro é relativo. nao acho que justifica pagar barato numa regulagem que tem que refazer depois, ou que ate pode comprometer o instrumento.

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


kiki
ser careiro é relativo. nao acho que justifica pagar barato numa regulagem que tem que refazer depois, ou que ate pode comprometer o instrumento.

Realmente.
Já paguei 50 conto numa "regulagem".
A minha regulagem saiu melhor. E mais barata.

Trouxa foi eu q perdi 50 reais.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


Olha, vc irá pagar CARO, mas terá um bom serviço, no Velloso...

Olha, se for ver TODOS tem problemas. Particularmente eu acho o Velloso o melhor da rua, mas já tive problemas sérios com regulagens lá. Eu ia tocar a noite, mas minha guitarra (modelo Les Paul, facílimo de regular) precisava de um setupzinho básico que eu estava sem tempo de fazer. Bom, o cara ficou de pegar de manhã e entregar na hora do almoço, mesmo porque não tinha nenhum segredo, nada de braço torto ou problemas, apenas um pequeno acerto, troca de cordas e tal. Peguei a guitarra na hora marcada, na maior correria, paguei sem testar. Fato é que no fim da tarde (ia tocar a noite), tirei a guitarra do case e a guitarra estava simplesmente impossível de tocar, muito pior do que estava quando levei lá. Conclusão, morri com a grana e tive que fazer a regulagem sozinho. Reclamei no dia seguinte, pediram para levar lá e concluiram que a minha regulagem estava perfeita, não tinha o que fazer com a guitarra. Desde então, comprei algumas ferramentas e faço eu tudo que preciso, tensor, altura, nut, oitavas, retificação de trastes... Luthier só se a coisa é muito séria.
Tem um problema que ali na rua tem um monte de oficinas, mas todas tem muito movimento. Raramente uma regulagem básica é feita pelo chefe do local, normalmente é feita por um garoto mal pago que está lá para o básico mesmo. Aí que sai serviço porco... Moleque faz tudo no tapa, pode até ser que fique bom, mas escapa muita coisa ruim no meio. Infelizmente, todos são assim ali, pelo menos os que conheço.

cristian1990
Veterano
# jun/10
· votar


eu acabei eskecendo de falar , mandei minha guitar num luthier daki da minha cidade a guitarra fiko legal so que depois de umas 2 semanas comeco a trasteja eu nem fikei nervoso nem nada, pq minha guitarra é uma golden e guardo ela em pé com as corda encostadas para a parede, por falta de espaço entao acho que eh a falta de qualidade do instrumento que fez isso e nao o luthier, só qe a guitarra esta sem chiado nenhum e voltaria nele ......

Mamarques
Veterano
# jun/10
· votar


cristian1990

nao nao nao...a golden é ruim mas nem tanto...eu tenho uma, nao levei pra regular nada desde que comprei e ela ta perfeitinha...nao trasteja nem nada...

as oitavas PODEM estar desreguladas e tal, + o resto ta bom
+ pode ser tb, por ficar encostada...

sei la xD

cristian1990
Veterano
# jun/10
· votar


Mamarques
a minha eh modelo strato antiga jah, mas deve ser por fika encostada mesmo ......

Guilherme 90
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

Você considera esse cara como Luthier que quase fodeu seu instrumento.. ?

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


cristian1990
guarda na capa ou sem capa? se for fora da capa pode ser a umidade do local onde fica encostado o braço ajuda a empenamento

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aviso sobre Luthieria