Autor |
Mensagem |
jonomaia Veterano |
# jun/10
ei povo, nas escalas pentatonicas (nos 5 desenhos da escala menor) tem umas notas (q meu professor me mostrou q são as tonicas Ex\:a 1ª de G : E)---3-------6 B)---3------6 G)---3----5-- D)---3----5-- A)---3----5-- E)---3------6
Tem uma dessas notas q ele tinha circulado, q ele tinha dito q era a tonica. mas eu n lembro e preciso URGENTE -.- Se vcs puderem me passa só qual é a tonica dos 5 desenhos , SÓ ME PASSA QUAL Q É A TONICA, NÃO O DESENHO INTERO Q EU JA SEI. USE A DE "G" COMO EXEMPLO.
Vlw awe !
|
RennanRdC Veterano |
# jun/10 · Editado por: RennanRdC
· votar
E)---3-------6 B)---3------6 G)---3----5-- D)---3----5-- A)---3----5-- E)---3------6
È isso? Se for cara é muito simples, como é a escala de sol a tonica é a nota G (sol)
|
Morva Veterano |
# jun/10
· votar
jonomaia
a tonica da escala de G é a nota G.. num tem segredo.
|
Caike_bend Veterano |
# jun/10
· votar
A tônica é sempre o tom da penta..
|
jonomaia Veterano |
# jun/10
· votar
sim,sim. mas o q ele me mostro era como achar a escala do meio do braço sem ser do primeiro. por exemplo a de dó, pegar o C na casa 3 da corda A e começar a escala
|
Penta_Blues Moderador |
# jun/10
· votar
Boa noite!!!
jonomaia Cara, pra vc pegar qualquer nota, em qualquer lugar da escala (braço) e tocar uma Escala Pentatônica ou outra Escala qualquer, vc deve "apagar" para os shapes e se concentrar nos Intervalos. Se vc tiver um shape definido, vc automaticamente definiu a Tônica. Se vc pegar uma nota qualquer e determinar que ela será a Tônica, vc terá que tocar as notas seguintes de acordo com o Intervalo determinado para a Escala que vc pretende tocar. E isso pode alterar o shape que vc imaginava para a mesma. Use a ferramenta de BUSCA para encontrar assuntos relacionados a Escalas e Intervalos. Valeu!!!
|
Caike_bend Veterano |
# jun/10 · Editado por: Caike_bend
· votar
jonomaia Se você quer saber onde são as notas pelo braço da guitarra, é simples. Oitave-as. Exemplo, você acha o C na 5a corda, terceira casa. Se você oitavar essa, você vai achar outro C na 3a corda 5a casa.. dai voce vai achando.. foi assim que eu fiz. Hoje eu sei onde é cada nota no braço da guitar.
Entendeu?
Valeu!
|
GOREFESTA Veterano |
# jun/10
· votar
jonomaia sim,sim. mas o q ele me mostro era como achar a escala do meio do braço sem ser do primeiro. por exemplo a de dó, pegar o C na casa 3 da corda A e começar a escala
Não entendi mto bem, mas seria bom vc aprender os intervalos da escala tbm, assim é só vc achar um C para mandar a penta inteira
|
GuitarHome Veterano
|
# jun/10
· votar
Ué, deve ser a respectiva oitava de G no caso cara, se é que foi essa sua pergunta.
E)---3-------6 B)---3------6 G)---3----5-- D)---3----5-- A)---3----5-- E)---3------6
|
jonomaia Veterano |
# jun/10
· votar
o prof tinha feito assim,: eu tinha dito pra ele q pra mim achar as escalas no começo no braço, eu pegava a nota na corda E (mizão) e (geralmente passava da casa 12) aí se fosse o segundo desenho na casa 15, é o mesmo na casa 3. mas o prof falo q tinha otro jeito de achar as escalas, aí ele falo um negocio tipo o q eu tinha falado, das tonicas.
o q eu n sei é como descobrí as escalas se a nota tiver nas cordas debaixo (sem ser na mizão)
|
GuitarDark Veterano |
# jun/10 · Editado por: GuitarDark
· votar
1º Desenho (Gm - Relativa menor) T = corda 6 casa 3 = nota G
2º Desenho (A# - Relativa maior) T = corda 4 casa 5 = nota G
3º Desenho T = corda 5 casa 10 = nota G
4º Desenho T = corda 5 casa 10 = nota G
5º Desenho T = corda 6 casa 15 = nota G
(edit) Só pra complementar I E)---3------6 B)---3------6 G)---3----5-- D)---3----5-- A)---3----5-- E)---3------6
II E)---6----8-- B)---6----8-- G)-5----7---- D)-5------8-- A)-5------8-- E)---6----8--
III E)---8----10-- B)---8-------11 G)-7------10-- D)---8----10-- A)---8----10-- E)---8----10
IV E)---10------13-- B)------11---13 G)---10----12-- D)---10----12-- A)---10------13-- E)---10------13--
V E)----13----15-- B)----13----15-- G)-12-------15-- D)-12-------15-- A)----13----15-- E)----13----15--
Obs.: Tonicas em negrito
Acho que da pra entender, já que você já conhece os desenhos... As notas em negrito são as tonicas, e decorando onde cada uma delas fica dentro do desenho da pentatonica que você vai saber de onde partir a escala...
qualquer duvida posta ae
|
Caio Gomes Veterano |
# jun/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar
GuitarDark
Complementando:
Negrito: Pentatônica Menor. Sublinhado: Pentatônica Maior. Itálico: Blues Notes.
I E)---3------6 B)---3------6 G)---3----5-6 D)---3----5-- A)---3--4-5-- E)---3------6
II E)---6----8-9- B)---6----8-- G)-5-6--7---- D)-5------8-- A)-5------8-- E)---6----8-9-
III E)---8--9-10-- B)---8-------11 G)-7------10-- D)---8----10-11 A)---8----10-- E)---8--9-10
IV E)---10------13-- B)------11---13-14 G)---10----12-- D)---10-11-12-- A)---10------13-- E)---10------13--
V E)----13----15-- B)----13-14-15-- G)-12-------15-- D)-12-------15-- A)----13----15-16- E)----13----15--
Com cores funciona melhor, com gráfico ainda mais. Porém não têm estes recursos ;p. Acho que compliquei, mas tudo bem.
|
Marc Snow Veterano
|
# jun/10 · Editado por: Marc Snow
· votar
jonomaia Cara, se vc precisar DECORAR onde está a tônica e não conseguir OUVIR que é a tônica... Esquece!
Lembre do Malmsteen: "Play with your ears!" Não adianta decorar
|
Penta_Blues Moderador |
# jun/10
· votar
Bom dia!!!
jonomaia Agora tem uma coisa: se foi seu professor que lhe disse isso, que tal tirar a dúvida com ele?... Por certo ele tem a didática para tirar as dúvidas que vc tem com relação ao que lhe foi passado. Nós aqui podemos lhe mostrar outras abordagens, mas a dele acho que só ele mesmo pode explicar. Valeu!!!
|
jonomaia Veterano |
# jun/10
· votar
ahehae, vlw people, consegui pegar o papel meia hora antes de ir pra aula, valeu a todos, ,pelo menos sei coisa q eu n sabia \o/
|
jonomaia Veterano |
# jun/10
· votar
ele me explico d nvo XD
|