Minha réplica com fotos da Frankenstein- Eddie Van Halen

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab
Do caralho, parabéns mesmo!!

Uma pergunta: você tentou seguir a risca o padrão de pintura original ou deixou sua criatividade fluir?

Deiab
Veterano
# mai/10 · Editado por: Deiab
· votar


Fala galera;
Não vou citar o nome de todos que escreveram porque vai ficar muito grande, mas agradeço os elogios de todos porque é muito bom ter o reconhecimento da galera que gosta de guitarra (na verdade nós somos doentes por guitarra) e entende a história dessa guitarra em particular. Devo salientar novamente, que todos vocês tem participação nessa história, pois seus posts sempre ajudaram a entender mais sobre o instrumento. VALEU!!!
Vamos a algumas respostas agora.

Mamarques
janick
Isso é o mais difícil de fazer, porque olhando as fotos de uma réplica da Fender, ela tem um tom envelhecido muito real (os caras da custom shop da Fender são gênios mesmo) e pensei em vários materiais pra fazer, mas deu medo de por todo o trabalho no lixo, acho que vou deixar envelhecer ao natural.

GuitarHome
É isso aí, as vezes a vida te dá lições, basta entender e saber aproveitar cada momento por aqui, eu brinquei com um amigo: "Não posso morrer, tenho que terminar a guitarra, assistir o final de LOST e não escutei todas as músicas que eu quero ainda". eheheheh!

Stalingrado
Zorra Total, assisti muito durante o pós-operatório, pra você ver como minha vida estava "cheia" de adrenalina nesse período. ehehehe!
Quanto ao som, eu preciso aprender a fazer essas gravações que vocês fazem e ver se a minha placa de som presta pra isso, porque eu não entendo nada disso. Um abraço.

Will Bejar
gizvanni
Cara, eu sou suspeito pra falar porque pra mim isso foi uma terapia e você acaba aprendendo muita coisa. Quer um exemplo de uma guitarra fácil de montar? A n4 do Nuno Bettencourt é fácil de fazer é só pesquisar os preços dos luthiers(alguns valorizam beeee$$$$$$m o trabalho ;) ... Portanto faça e depois mostra pra galera aqui. Um abraço.
Sobre o cigarro, infelizmente é acervo pessoal, preciso largar essa merda! eheheheh!

Manubio
Vender? Essa traquitana não tem preço meu velho, vai ficar pro meus netos (Deus queira que um toque guitarra).
Sobre as fontes, eu não sei se pode postar. Não é contra as regras do fórum postar outros sites e fóruns? Os livros de luthieria, eu baixei da net, também acho que não pode, mas se os moderadores liberarem eu coloco.
Caso tenham dúvidas e queiram dicas é só perguntar que no que eu puder eu ajudo, estou aqui pra isso.
Um abraço.

Kyuss_Age
Inicialmente eu comprei um V8 da cabrera e fiz o relic dele, mas achei muito porrada pro som que eu queria, depois coloquei esse JB sem raspar(depois vou trocar) por ser mais versátil, tendo em vista que a guitarra não tem muitos recursos, mas futuramente vou colocar o da Frankstein original. Meu amigo foi pra miami e encomendei muita coisa e o JB era mais viável, pois o cap do evh é muito caro, deixei pra próxima.
Um abraço.

Iversonfr
Na verdade esses refletores são de caminhão e eu não encontrei nenhum que desse certo em tamanho e formato. Vou continuar procurando. Um abraço.

gizvanni
Cara, você tem muito tempo pra poder fazer algo assim, compre tua Fender apavore na guitarra e no futuro quando você tiver a tua grana você faz. Agora se conseguir convencer teu pai, porque não? Afinal de contas, quem sabe se você não será um luthier renomado no futuro? O legal de ser novo é que as possibilidades não tem limites. Pense grande guri, o mundo está aí pra ser conquistado. Rock'n'Roll!
DINO EK
Cara, preciso aprender a gravar videos e os sons no pc, sou zero a esquerda nessa área. Abraço.
erico.ascencao
Segui a risca tudo, o objetivo era chegar o mais próximo da original, mas isso é quase impossível, até as réplicas da fender tem pequenas diferenças de modelo pra modelo. A noite vou postar as fotos do esquema de disposição das fitas pra poder pintar e o resultado da primeira etapa, pra ajudar que quiser fazer uma.
Galera, vou trabalhar agora. Qualquer dúvida sobre o projeto é só postar.

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

Nen precisa...

Grava um video da web cam ja ajuda!

Deiab
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Eu já conhecia esse video, o cara é fera, mas tem algumas coisas que o cara deixou a desejar se queria fazer igual(não sei se esse era o objetivo). Aquela escavação no lugar da ponte não existe(achei um crime) na original, a pintura com compressor (a fender também usou) não foi usada pelo Eddie (da pra perceber nas fotos antigas da frank dele que era bem amadora a pintura), aquele verniz ou sei lá o que ele passou não existe na original e faltaram grande parte dos relics que são vários. Mas ficou animal, agora.... imagine o preço?!

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

Taí uma coisa que eu sempre quis saber e nunca tive para quem perguntar, mas talvez tu saiba a resposta:

Existe alguma razão para a moeda? Era algum truque que o Eddie queria fazer e abandonou ou simplesmente "deu a louca" e enfiou a moeda ali?

Tu sabe?

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

O EVH Fender está saindo por $149.00

http://accessories.musiciansfriend.com/product/EVH-Frankenstein-Humbuc ker?sku=580302

Você achou inviável?

Achei muito barato.

Mas se pensa em trocar aí sim.

Jim Marshall
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab


Amigo....

Estou de queixo caído...hehehehe.

MATOU A PAU !!!!!

Parabéns MESMO !...achei a guitarra simplesmente animal...e reconheço o trampo que teve para chegar nesse resultado...

Nem sei o que dizer, show de bola...

Fiquei besta...hehehehehe


Grande abraço e parabéns novamente pela iniciativa e serviço !


See ya!

El Che
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

Ficou muito bom...

Só falta aqueles refletores da parte de tras ;D

Se fosse EU, pegaria um single estourado, e colocaria na frente, só usar o Humbucker mesmo, mas isso é pessoal...

O braço foi envelhecido pelo Luthier?

NoAlarms
Veterano
# mai/10
· votar


Parabéns, cara. Dou muito valor a quem "faz acontecer". Sem raça, não se chega a lugar nenhum.

Keep rockin'!

Deiab
Veterano
# mai/10 · Editado por: Deiab
· votar


De Ros
Fala Doutor Ros;
A história da moeda é a seguinte, o Floyd Rose fez um protótipo do famoso tremolo dele devido as inúmeras reclamações de guitarristas em manter a afinação utilizando a alavanca, prevendo a possibilidade de ganhar $$$$$$$$ foi até um show do Van Halen e perguntou se o Eddie não gostaria de experimentar a nova invenção. O Eddie aceitou e mandou instalar em sua guitarra, porém quando foi trocar as cordas (ele não gostava de deixar a guitarra nas mãos dos roadies) ele percebeu que a ponte foi pra trás (lembrando que a construção do braço não era pra ter uma ponte dessas), então ele pediu uma moeda pra um dos roadies e colocou embaixo da ponte, tendo a altura exata pra regular a guitarra.
Primeiro ele fez um furo no meio e parafusou, mas a moeda ficou instável, então ele fez os dois furos e ela permaneceu em equilíbrio. Ele utilizou a guitarra assim até trocar pelo braço da Kramer, retirando a moeda (Tem fotos disso na net). Essa moeda só voltou a aparecer depois no projeto da Fender (creio que pela história e um certo marketing).
Valeu Ros, um abraço.

Kyuss_Age
Não é caro, mas é que eu encomendei muitas coisas além de peças de guitarra, então ficava fora do meu orçamento. Não esquentei muito com isso, porque ele vai a cada 3 meses pra lá, então eu compro na próxima e o JB vai pra outra guita minha.

Jim Marshall
NoAlarms
Valeu galera, é legal receber esse tipo de elogio, porque eu jamais iria imaginar que daria tão certo. Muito obrigado. Um abraço.

El Che
Mas tem o single ali e ele não funciona mesmo, é só pra ficar igual.
O braço fui eu que envelheci, utilizei cinza de cigarro, é só esfregar na escala e na parte de trás que pega fácil porque o braço que ele utiliza não tem acabamento.
Um abraço.

Pra ajudar caso alguém tenha vontade de fazer algo do gênero seguem algumas fotos do projeto. Aí não aparece, mas o corpo da guitarra era azul marinho, passei três semanas lixando isso, pra chegar na madeira sem arrancar o selador.
Aqui tem algumas fotos que eu tirei com uma máquina vagabunda que eu tinha:
Projeto da pintura preta e branca. Obs: Depois de analisar as fotos com cuidado, percebi que as tiras finas do corpo eram apenas fita isolante que ele usava, se for pintar essas tiras e depois o vermelho ficará errado. Só dá pra perceber com uma foto em alta resolução que tem na internet e numas fotos raras da guitarra antes das transformações.
http://img401.imageshack.us/img401/5765/imagem002dp.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/8660/imagem007st.jpg
http://img189.imageshack.us/img189/4842/imagem008hl.jpg
Projeto da pintura em vermelho
http://img690.imageshack.us/img690/3383/imagem009l.jpg

O corpo que eu comprei usado
http://img155.imageshack.us/img155/7843/imagem010i.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/7127/imagem012h.jpg

Preparo para pintar em branco
http://img69.imageshack.us/img69/6909/imagem014m.jpg
http://img295.imageshack.us/img295/4273/imagem015.jpg

Primeira parte pronta e os relics dessa parte.
http://img697.imageshack.us/img697/6999/imagem016t.jpg
http://img44.imageshack.us/img44/942/imagem017z.jpg
http://img180.imageshack.us/img180/2073/imagem021b.jpg

O restante eu não tirei mais fotos, mas o processo é o mesmo.

lindoso
Veterano
# mai/10
· votar


Otimo trabalho cara, realmente ficou parecendo uma guitarra com anos de uso...com certeza esse trabalho nao foi moleza hein, agora depois de muito trabalho é partir pra galera com essa beleza, rsrsr

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab


Velho, muitíssimo obrigado!! Não tinha ideia dessa história!!!

Abração!

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab
F-A-B-U-L-O-S-A!!! Parabens

Blankk
Veterano
# jun/10
· votar


nossa, parabéns pelo trabalho
ficou muito show cara :D

Tonanteador
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab

Qual tinta vc usou pra pintar?

Teve q raspar a tinta do corpo?

Abs

Deiab
Veterano
# jun/10
· votar


Tonanteador
Utilizei tinta acrílica em spray, daquelas para pintar bicicletas, geladeira, etc. A marca que eu utilizei foi a Colorgin e não sei compará-la com outras porque fui na opinião do cara que me atendeu.
A tinta da guitarra antiga era um azul marinho e foi bem difícil de tirar, dá muito trabalho, pois a lixa não pode ser muito grossa para não tirar o selador da madeira e nem riscá-la, usei a granulo 80, os livros que eu li falavam pra usar 120, mas demora demais.
Um abraço.

Andras
Veterano
# jun/10 · Editado por: Andras
· votar


Corpo (Alder): R$150,00. Guitarra usada


LOL. Gastei mais de R$ 1.500 no corpo da minha hehe

Tonanteador
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab
Como se descobre o limite entre a tinta e o selador da madeira?

Abs

slash_web
Veterano
# jun/10
· votar


lindo cara , muito lindo! parabens!

Raizen
Veterano
# jun/10
· votar


Andras
LOL. Gastei mais de R$ 1.500 no corpo da minha hehe
??
Corpo de strato normal????

slash_web
Veterano
# jun/10
· votar


cara , se voce me puder explicar o processo para pintar eu agradeceria muito... nao digo sobre fazer os efeitos da guit do EVH , mas sim lixar até que parte.. passar verniz... pintar de nao sei oque.. blá blá

abraço!

Insomniac_
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab
Só tenho uma coisa pra dizer: amor faz toda a diferença. Quando se faz uma coisa com vontade, esse é o resultado. Meus sinceros parabéns, a guitarra ficou PERFEITA, sério. Muito bom mesmo!

Andras
Veterano
# jun/10
· votar


Raizen

Nao, corpo de uma Razorback em mogno. Mas o preco foi vinculado a madeira e a construcao (braco colado), e nao ao shape.

MoCóTo
Veterano
# jun/10
· votar


Kra onde comprou este seymour duncan por 166,80 veio em perfeito estado ?

me fala pq to querendo pegar um


uma bela guitarra esta sua, só quem toca e conheçe o van halen sabe (risos)

Deiab
Veterano
# jun/10 · Editado por: Deiab
· votar


lindoso
Marc Snow
Blankk
slash_web
Insomniac_
Obrigado pelos elogios galera!!!

Tonanteador
slash_web
Vamos aos questionamentos:
O processo de lixar a tinta antiga é bem cansativo, demora bastante e faz muita sujeira. No meu caso, usei um pedaço de madeira do tamanho de uma esponja dessas de cozinha o qual cobri com a lixa e comecei a esfregar.
A primeira camada que sai é a de verniz (nota-se isso pela coloração branca do pó que solta), essa parte é um pouco mais rápida de retirar. Depois vem a tinta( você nota pela cor do pó contido na lixa) aonde utilizei movimentos circulares para pegar uma área maior do corpo.
O momento de parar de lixar é fácil, pois antes de retirar o selador a tinta já saiu por completo, então dá pra manter o selador original para pintar (pelo menos no meu caso). Para perceber isso a primeira vez que for lixar faça num pequeno pedaço, assim você saberá quando parar.
A diferença entre o selador e a madeira crua está na textura, a madeira crua é mais áspera e o selador deixa o corpo da guitarra bem liso e com mais brilho.
Já quanto ao processo de pintura com tinta spray acrílica é aconselhável fazer um teste antes em alguma madeira pra evitar erros (eu cometi alguns e foi terrível pra consertar).
Primeiro você deve utilizar a tinta com camadas muito finas e homogêneas de tinta, cuidando para o bico do spray não entupir, pois a tinta tende a escorrer e solta pingos no corpo( caso isso aconteça, espere secar e lixe com a lixa mais fina que puder e depois passe outra camada de spray no corpo inteiro).
As tintas tem diferentes consistências, a preta é a mais fácil de utilizar, a branca escorre muito fácil (por isso é melhor aplicar mais camadas finas). Em geral a preta da pra passar 3 camadas, a branca 5, a vermelha 4.
O tempo que eu utilizei para secar foi um intervalo de 45 minutos para cada camada de tinta e para a secagem total uma semana, mas já adianto é melhor deixar duas semanas pois a tinta branca ficou com algumas marcas de dedo escondidas pelo vermelho por sorte.
Quanto ao verniz, na minha não foi utilizada, mas os livros recomendam que se for verniz de spray deve ser utilizado no mínimo 10 camadas finíssimas (o verniz em spray evapora fácil e é mais liquefeito, por isso as várias camadas) com os mesmos intervalos de tempo e a secagem total 3 meses sem manusear, pois deixará marcas. Depois disso é só utilizar lixa d'água bem fina pra ficar lisa e lustrar pra ficar brilhando.
Espero ter ajudado.

Andras
Pois é, esse achado foi interessante, sempre passava pela loja e via essa guitarra sem braço por lá e quando comprei o cara estava fechando a loja e liquidando tudo (só tinha tranqueira mesmo). Levei sorte da madeira ser boa, estar barata e não ser escavada entre os captadores.

MoCóTo
Cara, eu comprei na Guitar Center de Orlando através de um amigo meu que foi pra lá. Veio em perfeito estado na embalagem original lacrada e o preço é o que está no site deles mesmo.
O bom é que lá ele foi atendido por um brazuca que está trabalhando na loja, então não teve erro.
Um abraço.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/10
· votar


cara, simplesmente fantastico, dahora que eu tava querendo dar uma zoada na minha eagle. Você é um artista cara, simplesmente fez uma obra de arte incrivel, muito dahora! Certa vez me acotovelei no meio de uma multidao pra ver uma replica da frank, tirei uma foto encostando um dedo nela, huhauahua
Você simplesmente reproduziu a mais poderosa arma do rock

Tonanteador
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab
Pra pintar tem um spray específico, né?

E aliás, MUITO obrigado, corro atrás de milhares de tópicossobre pintura e seu post valeu por todos eles.

Abs, e muitos tappings e harmônicos!

Tonanteador
Veterano
# jun/10
· votar


Huahuahuahuahua, acabei de me ligar, a tinta é em spray.

Não liguem pra minha orelhisse

Abs

Deiab
Veterano
# jun/10
· votar


SpectrosGuitarman
Valeu meu velho, eu também me acotovelaria, pois é a banda e o guitarrista que mais gosto.

Tonanteador

Estamos aqui pra aprender e ajudar, qualquer dúvida é só postar.
Então, existem várias marcas, a que eu usei é a Colorgin acrílica por indicação do funcionário, existem várias marcas, os gringos utilizam Duplicolor e Krylon, segundo eles são as melhores.
Pra ter uma indicação de uma olhada na lata, sempre vem figuras como uma bicicleta, uma geladeira e um carro. Daí você já sabe que dá pra usar.
Caso você queira fazer uma guitarra com a cor de um carro em específico é só ir numa loja de tintas com o nome da cor específica e pedir pra fazer, porém é necessário a pistola para poder pintar.
Esqueci de comentar, caso você queira substituir o selador, dá pra utilizar primer( também tem em spray), que é como se fosse um selador só que é cinza e serve como base pra aplicar a tinta.
Um abraço.

zaqueu_grunge
Veterano
# jun/10
· votar


Deiab
Meus sinceros parabéns, cara! Ficou muito bom mesmo. Estou maravilhado com as fotos, sou admirador do trabalho de luthieria, admirador do EVH e fiquei pasmo com o capricho com que você realizou o trabalho. E tens razão, uma guitarra desta não se pode vender, não há preço que possa ser colocado no valor emocional. Um trabalho realmente excelente.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Minha réplica com fotos da Frankenstein- Eddie Van Halen