Duvida em banda !

Autor Mensagem
Ramon Guitar
Veterano
# mai/10


Galera meus acentos nao estao funcionando, portanto desculpem os erros de ortografia !!
Eu nao achei a resposta na busca !!

Tipo, eu to montando uma banda dae final do ano nois vamo comprar 2 caixas acusticas 1 mesa de som e 1 amplificador de potencia, e pensamos em comprar um amplificador separado soh para o baixo, voces acham que isso tah certo?? e outra, a guitarra tbm eh necessario um ampli separado ou ligar tudo junto nas caixas acusticas jah da certo?? (Equipamento sera usado para ensaios e pequenas apresentaçoes - as caixas sao de 300 watts cada)

Agradeço desde ja !!

FiReFhOx
Veterano
# mai/10
· votar


O correto ao meu ver seria um ampli individual pra cada guitarra/baixo, depois microfona tudo e manda pra mesa...


Da mesa manda pro som geral, mas cada instrumento tem q ter seu ampli proprio para o musico ter seu retorno...

PedroAugustoMusic
Veterano
# mai/10
· votar


cara eu acho q a melhor opção sempre é usar amplificadores, se possivel bons amps.

o baixo é bom q use amp tbm pois os graves produzidos podem danificar caixas nao preparadas.

mas caso deseje poupar grana, ligue tido em linha mas tome cuidado na equalização e na potencia, é muita pressao no P.A tem q ser de qualidade.

Gnarus
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar

voces acham que isso tah certo??
Sim

a guitarra tbm eh necessario um ampli separado
Sim

Desse jeito ai só não vai ter retorno pro vocal....

E procura melhor na busca que tu encontra tudo isso 20x!!!!

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Ramon Guitar
dá uma busca que já teve isso sim.
voce tá dizendo que planeja plugar tudo na mesa, sem usar amplificadores, né?

dá, mas é melhor se tiver amplis separados.

o baixo e a guitarra não devem ser ligados direto na mesa, tem problema de impedancia (use a busca pra entender, eu nao sei explicar direito), se ligar direto na mesa o som fica fraco.

se for ligar direto na mesa, tem que ter uma pedaleira, ou um directbox, de preferencia com simulador de ampli.

a mesa é boa pra ligar microfones, teclado, etc.

até dá pra quebrar um galho ligando tudo na mesa, inclusive o baixo, fica mais simples de resolver o equipamento de som.

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


eh que um amplificador pra cada instrumento fica mei caro e nos nao temos tanto dinheiro dae tipo, vcs acham q um amplificador de 100 watts pra cada musico eh o suficiente para treinar?? (levem em conta a bateria) !!

Grato

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


FiReFhOx
acho que o problema nem é retorno, é o timbre mesmo.

os amplis de instrumentos tem uma "cara", de acordo com seu pre-amplificador, seu falante, que dão o timbre do instrumento.

ligar em linha na mesa perde essa "cara". por isso geralmente se usa pedaleiras ou directbox com simulador de amplificador.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Ramon Guitar
sim, um apli de 100w pra guitarra e baixo já dá pra fazer ensaios e apresentações pequenas

mais que isso, pode microfonar eles e mandar pro PA (mesa)

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon, aqui tem um testezinho com caixas de 100w, potência de 100w e um cubinho de guitarra de 65w - com ligação direta na mesa, com pré-amp na mesa, com pedaleira na mesa, com pedaleira e pre amp na mesa:

A diferença é muito grande de se ligar guitarra e baixo em mesa e em amp. 300w equalizando legal o volume, dá pra ligar os amps de baixo e guitarra pra ouvir com o resto.
O legal eu acho que seria usar um amp de 100~200w no baixo e um amp de 50~100w na guitarra.

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


Então no geral, o que eu preciso??
Vou utilizar caixas acusticas, mesa de som, e potencia?
Ou
Amplificadores, mesa de som e potencia??
E qual pedal seria? Pedal de efeito?? tipo Zoom g2. 1u ??

Desculpem é que realmente não sei nada de equipamento geral !!

erico.ascencao
Veterano
# mai/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Ramon Guitar
O imprescindível é ter um amplificador para cada instrumento de corda (guitarra e baixo).

O próximo passo é ter caixas acústicas para os vocais. Pode ser tanto caixas ativas (com a potência já embutida) ou caixas passivas e potência separada. Estas caixas podem servir como "PA" (ou seja, um amplificador para as vozes) em ensaios caseiros e como retorno em shows por aí.

A mesa de som é um mero recurso para ligar mais de um microfone e jogar o sinal para as caixas, podendo ainda controlar EQ, distribuição de pan (esquerda e direita) e eventualmente efeitos.

Um passo mais adiante seria microfonar bateria e amplificador de guitarra, mas eu acho isto dispensável para uma banda amadora/semi-profissional, pois lugares minimamente decentes têm este tipo de equipamento.

Resumindo:
- amplificador de guitarra +-50W
- amplificador de baixo +-150W
- caixas ativas ou caixas passivas + potência (qualquer um dos dois de uns 200W ou mais)
- mesa de som

Pedaleira, pedais e outros itens do tipo são itens a gosto do freguês. Não somos nós que vamos recomendar qual você deve comprar, e sim é você que deve sentir a necessidade.

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
A, muito obrigado cara !!
Só umas ultimas perguntas e eu paro de encher o saco de vocês

A banda é formada assim ó:
Guitarra Base
Guitarra Solo
Vocal
Baixo
Teclado
Bateria

O equipamento da minha guitara (solo) já foi esclarecido, o equipamento da guitarra base tem quer ser um ampli separado também né?? A bateria quando for microfonada é ligada na mesa de som e da mesa de som joga nas caixas??
E o teclado é o mesmo esquema da bateria só que sem microfonação??

Van_Lorien
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar

nois vamo

O que isso tem a ver com falta de acentos no teclado?

Bom, vamos ao tópico. Cada guitarrista e baixista vai precisar de um amplificador próprio para o seu instrumento. Vocês tocam e não tem amplificador próprio? O do baixo necessita ser mais potente que os demais. Para as guitarras, 50w 1x12 tá mais do que bom pra médios shows. O teclado e as vozes tu liga na mesa e joga para as caixas. Caso os amplificadores dos instrumentos não dêem conta, tu microfona eles e a bateria e joga pra mesa também. Difícil, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar
Cara, o pessoal já deu a dica:
Compre amplificadores para os instrumentos 1º. E de boa qualidade. O do baixo tem que ter cêrca de 150% à mais de potência que o de guitarra (se o de guitarra for de 50WRMS o de baixo tem que ser, no mínimo de 150WRMS. Não adianta).
Se vc quer montar um P.Azinho para se apresentar, faça-o depois. Nele vc só ligará as vozes, o bumbo e um "overall" da batera e, eventualmente, teclado. Nada mais.
O ideal para um P.Azinho é uma mesa, power amp e 4 caixas boas (duas para o público e duas de retorno para a banda).
Abç

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A obrigado agora foi bem esclarecido !!
Obrigadao ai gente !!

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar: o equipamento da guitarra base tem quer ser um ampli separado também né??

Óbvio.

A bateria quando for microfonada é ligada na mesa de som e da mesa de som joga nas caixas??

Isso.

E o teclado é o mesmo esquema da bateria só que sem microfonação??

O teclado é ligado direto na mesa.

De maneira geral, para shows pequenos dá pra se virar bem com os amplificadores dos instrumentos, bateria sem microfonar e teclado e vocais ligados nas caixas. Se vocês montarem o palco com todas as caixas e amplificadores no fundo do palco e dos lados do baterista (mais ou menos como ficam os palcos dos shows grandes), todos vão se escutar legal.

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aproveitando esta discussão de potências... seguindo a lógica da proporção de 50W pra guitarra e 150W pra baixo, quanto de potência seria recomendado para uma caixa para voz e/ou teclado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
Tanto quanto o baixo, pois amps de voz (essa tem ficar acima de tudo) e teclados tem que ter resposta de frequencia alta (10Hz até 20KHz - "Full Range"), e NÃO podem apresentar distorção (qualquer que seja ela). Outro lance é que o teclado tem que ter muita variação de "expressão de volume" (hora baixo na harmonia, hora alto em certas passagens e solos).
Na verdade a resposta de frequencia da guitarra é limitada aos tons médios (que são os mais audíveis ao ouvido humano), a presença de distorção é muitas vezes desejável, etc...
Abç

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então um PAzinho de uns 200W já dá e sobra - isso considerando aquelas caixas com woofer de 12" e tweeter?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
O ideal seria uns 300WRMS e 4 caixas de 3 vias...
Abç

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


A obrigado, compraremos entao quase todos os amplis separados.. ate porque fica mais facil neh?
Entao soh irei precisar da mesa para ligar o teclado, a bateria e o vocal??

Obrigado

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar: Entao soh irei precisar da mesa para ligar o teclado, a bateria e o vocal?

Sim.

Mas no caso da bateria, vocês precisam analisar se vale a pena microfoná-la. Em muitos lugares não é necessário microfonar a bateria. E se vocês considerarem esta possibilidade de microfoná-la, tem que levar em conta os microfones para a bateria (+- R$1000 um kit).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
Na verdade nem precisa tanto. 2 ou 3 mics de qualidade já bastam na grande maioría das vezes.
Abç

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
Nossa, obrigado, pelo menos vou economizar na mesa de som hsuashu'

Esse tréco vai beirar os 3.000 !!
O equpamento antigo que eu tava montando sem os amplificadores jah dava 2.100, com mesa de 12 canais hehe (mais era 2 caixa de 200 watts agora acho q vou abaixar um poco) !!

Agora uma mesa de 4 já dah, pois a bateria para ensaiar não precisa microfonar não, e as apresentações vão ser todas pequenas imporiquanto !!
Não teremos dinheiro para investir em retorno, retorno faz muita diferença mesmo?? Agora o equipamento que montei ficou assim:

Mesa de 4 Canais
2 Caixas de som
2 Amplificador de guitarra 50 Watts
1 Amplificador de baixo 150 Watts
Amplificador de potencia

__
Façam as possíveis alterações, lembre-se que não temos dinheiro para investir em retorno !!

E outra coisa, eu estou achando que o tópico está no lugar errado, onde seria o lugar certo??

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar: Agora uma mesa de 4 já dah, pois a bateria para ensaiar não precisa microfonar não, e as apresentações vão ser todas pequenas imporiquanto

Uma mesa de 4 canais já dá e sobra para vocais, teclado e um eventual violão. Qualquer lugar que seja grande o suficiente tem equipo para microfonar bateria - se não tiver aí é trash...

Não teremos dinheiro para investir em retorno, retorno faz muita diferença mesmo??

Com as duas caixas de som que vocês planejam comprar dá pra ensaiar sussegado. Num show que seja de maior porte, provavelmente a casa de show terá caixas de som dela que servem para jogar o som do palco para a galera (ou seja, amplificadores de guitarra microfonados, baixo ligado em linha, teclado, violão e vocais), então vocês podem usar as suas caixas como retorno. Em caso de shows menores, a estrutura que vocês usam para ensaiar dá conta do recado.

No mais, a sua lista tá certinha. Você pode também analisar a possibilidade de comprar duas caixas ativas ao invés de duas caixas passivas mais a potência. Pelo fato de a caixa ativa já ter o amplificador de potência embutido, ela acaba sendo mais prática de carregar.

eu estou achando que o tópico está no lugar errado, onde seria o lugar certo??

Pede na central de ajuda para moverem este tópico para o fórum de amplificadores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar
O retorno faz TODA diferença...
Mesmo que vc economize um pouco...Compre 4 caixas (duas p/ retorno - podem ser inclinadas, e duas para a platéia - de preferencia que se encaixem naqueles pedestais).
Abç

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
A me esclareceu mais uma dúvida, mas surgiu outra hehe !!

Mauricio Luiz Bertola
A vou ver se da pra comprar, vou fazer o possível..

Agora a nova dúvida é a seguinte se os amplificadores tem 50 watts cada, e o do baixo 150, as 2 caixas usadas para teclado vocal tem q ter quanto cada uma?? 100 watts?? dae tipo dividi os watts entre os 2? por exemplo: Eu vou lá compra 2 caixas de 100 watts e uso elas para ligar o Vocal e o teclado e tem o becking vocal tbm, dae o teclado utiliza 100 watts e o vocal 100 watts ou isso não tem nada a ver??

RennanRdC
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar

Qual foi o amp de guitarra que vc escolheu?

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ramon Guitar
· votar


RennanRdC
Ainda não escolhi, mais dessa parte eu manjo, só não entendo muito de watts e de como fazer a ligação para banda, mais individual eu sei tudo quase.. Mais nem sei cara, 50 Watts tem vários bons ae tenho q falar com os cara da banda primeiro depois eu pesquiso os equipamentos certin !!

Edit: O mais barato que achei no ML tá 600 reais é um meteoro demolidor, meu deus, vou gastar uma grana danada nisso !!

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar
Bom, o Bertola recomendou 300W de caixas acústicas, certo? Supondo que você vá comprar só 2, compre duas de 150W. Com a mesa de som você pode jogar qualquer sinal (teclado, violão, microfones, etc) para as duas caixas, inclusive dosando quanto vai para cada lado (por exemplo, 70% do teclado na direita e 30% na esquerda).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida em banda !