Concurso do Sydnei Carvalho e Alex Martinho - Marcos De Ros

Autor Mensagem
john_joao
Veterano
# mai/10
· votar


CleberVH


Perdoe-me a falta de educação e rispidez.

mas ainda assim acho seu comentário sem embasamento, pois todos os parametros que você usou para classificar o solo do De Ros são genéricos e alguns subjetivos demais.

se tu me dissesse que ele solou fora do tom (e ainda assim isso tem contexto e pode ficar) bom ou dizer que ele desafinou, ou o tema foi muito repetitivo (o minimalismo que o diga!). sei lá algo que corrobore com uma possível falta de interesse gerada pelo solo no ouvinte.

agora dizer que faltaram bends, isso não quer dizer nada. dizer que não solo não foi rápido o suficiente quer dizer alguma coisa? pra mim, nao.

cara não estou defendendo o De Ros, que alías é um músico profissional e deve até achar essa discussão meio imbecil!

nem dei minha opinião sobre o solo, mas acho que a galera caiu numa de criticar a esmo, muitas vezes sem ter conhecimento ou mesmo entender a intenção do compositor e às vezes sem ter argumento técnico nenhum para debater (não que eu o tenha, o seja o fodão, por isso me limito a dizer do eu "acho" que entendo)

agora quando alguem vem e fala um monte de cliches aos quatro ventos criticando um músico desse nível é realmente lamentável, pois o FCC fica parecendo aquela discussão de botequim em que tudo é "relativo" e acaba no sem-graça "gosto não se discute".


grande abraço e sem resentimentos!

skiva_thrash
Veterano
# mai/10
· votar


john_joao

One more.

Cheavy
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Olá, excelente som!!
Sua guitarra é uma Walczak?

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Uma coisa eu tenho certeza! Foi o solo mais comentado do De Ros, aqui no FCC. :-)

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Vinícius Braga

Valeu velho, obrigado pelo comentário e pelos elogios!

Mamarques

Porque, como eu já falei algumas vezes, fritação para mim é um termo super pejorativo.

CleberVH

Valeu! Abraço!!

MauricioBahia

Concordo em 100%. Ótima analogia!

ohm777

Errr... Eu não sei se isso foi um elogio... Se foi, tu não é bom nisso não, hehehe!!

Mas se não foi, tá tranquilo, opiniões são sempre bem-vindas!

leandroantonioli

Muito obrigado, velho!

Isso é o que eu mais venho buscando ao longo desses 30 anos tocando guitarra!

Abraço!

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Tu, o _betoguitarra_ e o metalnaveia estão me fazendo chegar a uma conclusão interessante!

Vou pensar bastante para ter certeza, amanhã eu vejo o que farei a esse respeito!


fiquei curioso com esse seu post.... qual foi a conclusão?

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


john_joao

Velho, devo te dizer que concordo realmente com o teu ponto de vista, mas entendo perfeitamente o pessoal que não gostou da música!

Eu até teria vários pontos para destacar da minha versão na comparação com os outros músicos citados, mas eu realmente acho que comparações são uma bobagem, e seria super antiético da minha parte.

Então, que sejamos felizes com nossas escolhas e gostos musicais!

Valeu e te agradeço demais pelos teus posts! Me deram bastante ânimo!!



skiva_thrash

Hehehe - Agreed!

Cheavy

Valeu velho! Não uso mais as Walczak (que são muito boas). Essa é de luthier mesmo, a marca é C. Peruzzo.

MauricioBahia

Para o bem ou para o mal, foi mesmo!!

Valeu!!!

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

Que não vou retirar meu video e não vou fazer outro para a mesma música.

Eu sei que tenho técnica para fazer algo que agrade os shredders, tipo "A Abelha".

Mas eu quero agradar os shredders? Deuzulivre!!!!

Se eu gostei, já agradei a quem eu queria!

É só isso, que não parece nada demais, mas é uma questão profunda de direcionamento profissional.

Dar ao público o que o público quer? Mesmo dentro do metal isso acontece (aliás, acontece direto!).

Prefiro dar ao público o que eu gosto. Poucos irão aprovar, mas aqueles que aprovarem terão certeza da honestidade com que a música é feita!

Abraço!!

Irenicus
Veterano
# mai/10
· votar


Gostei do timbre mais pesado(podia usá-lo mais vezes) e da execução bem limpa. Gostei das variações no tema do original, mas acho que faltou um pouco mais de variação e contraste nas partes lentas.A produção ficou bem acima também dos concorrentes que vi.

Dos que assisti , o que mais gostei foi o da guitarra canhota.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Tá Certíssimo.... E o vídeo agradou numa proporção muito maior que desagradou......
sucesso total!!!

riccieri
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, eu geralmente não comento seus vídeos (aliás, não só os seus, como de vários outros aqui) porque eu não conseguiria ir muito além do "legal, curti!", e acho isso um porre XP

Mas particularmente nesse eu tenho que mandar o meu:
Cara, muito bom, curti demais!

Talvez porque seja mais minha praia (metal! \m/), sei lá, mas eu curti demais seu som. Não vou entrar no mérito de comparar com outras entradas, acho subjetivo demais, ainda mais no meu caso em que não sairia do "achei essa mais legal!" huauhahuauhauhauha.

Mas enfim, parabéns pelo seu trabalho, e que você continue enriquecendo o fórum para atrair e inspirar leechers que nem eu ;D

Abraço!

PS: Como eu faço pra comprar o seu "Peças de Bravura"?=]

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Irenicus

Valeu velho! Fico feliz que tenha curtido!!

riccieri

Muito obrigado, que bom que tu gostou!

Sobre o "Peças de Bravura", o DVD ainda não chegou, estou aqui na maior espectativa!

Assim que ele estiver disponível, eu aviso a todos!

Abraço!!

GOREFESTA
Veterano
# mai/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


De Ros
Que não vou retirar meu video e não vou fazer outro para a mesma música.

Eu sei que tenho técnica para fazer algo que agrade os shredders, tipo "A Abelha".


Pelo o que eu entendi, tbm querem que vc faça um "pseudo-cover" da musica em questão para agradar. Teve gente que reclamou que o que vc fez ficou fora do clima da bt e tal, ai postam videos de outros caras fazendo varias partes identicas ao original. O que tem de tão legal ficar 4 minutos tocando e mudar 2 ou 3 solos do original? Sendo que a bt da a possibilidade de dar uma viajada (como aquele colombiano maluco fez). Ai o cara não gosta pq não lembra o original, aproveita e emenda comentarios com selo de qualidade MAIDENMANIACO2009 sobre assuntos aleatorios. E ainda acho uma falta de respeito colocar videos de outras pessoas no seu topico pra ficar comparando timbre, o vibrato dos 99:99 segundos, o bend que deveria ser chorado e tal.[/livro_2]

Mesmo dentro do metal isso acontece (aliás, acontece direto!)

Fã de metal é tao insuportavel quanto os guitarristas metidos a vintage. Tudo que é bom, pro fã de metal, foi feito nos anos 80, por isso tem tanta banda nova que faz exatamente o que foi feito nos anos 80, sem tirar nem por.
Em tempo... sou mto fã de metal, mas ser radicalzinho 80's ja é demais hehehehhehehe

Abraço!

Pepe Le P
Veterano
# mai/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Cara, achei muito legal sua versão!

Mesmo não sendo fera na guitarra eu gosto de criticar o trabalho dos outros (de forma construtiva!), então vou tentar escrever minhas impressões e sugestões pra ti.

Primeiro os pontos fortes da música:
- Gostei do timbre! Geralmente não sou fã dos timbres que tu posta em grande parte dos teus vídeos, mas esse em especial achei bem legal.
- Cara sua palhetada é muito boa! Da pra definir bem cada nota mesmo nos trechos rápidos (nem vem me dizer que é por causa das V-picks que eu não acredito!). Eu discordo do cara que reclamou dos teus bends e vibratos, aliás eu acho outro dos teus pontos fortes (eu acho que muito macaco velho da guitarra ia apelar pra alavanca pra fazer algo parecido com o que rolou entre 3:15-3:19 e provavelmente não soaria tão bacana).
- Gostei muito do tema que tu criou para a música e achei que tu não pecou pelo exagero de notas que em alguns casos acaba deixando a música massante.

Agora os "contras":
- Eu achei o volume da bt muito alto em relação a tua guitarra, tem momentos que mal da pra distinguir o que tu ta tocando pq o som da base se sobressai muito. Eu não sei se isso pode se dever a alguma característica das minhas caixas de som, mas acho improvável. Já notei isso em algumas outras das tuas músicas.
- Ao meu ver tu poderias ter explorado mais idéias no solo, usar uma variedade maior de técnicas (derrepente um two hands ou alguma coisa com a alavanca) mantendo a coerência que tu teve na música, fazer algo mais "ousado" em alguns trechos.

Eu não conheço a música original muito bem (só dei uma escutada rápido num vídeo do youtube) por isso me sinto bem a vontade para dizer que sua versão casou muito bem com a bt (mesmo que venha a ser bem distinta da original). Eu dei uma olhada nos outros vídeos aqui (muito bons também por sinal) e acho que o seu não fica devendo pra eles não! Acho que tu ganha pontos no quesito originalidade.

Também não me pareceu que os caras foram "mais técnicos". Pra mim técnica tem a ver com fazer a coisa soar como planejado pelo nosso cérebro (seja em trechos rápidos ou lentos). Eu noto que tu tens um bom domínio sobre o instrumento, tu muitas vezes toca sem olhar para o braço da guitarra, parecendo mais preocupado em fazer os bendões com careta, em sentir a música mesmo. Eu não sei como está a tua versatilidade técnica, mas o que tu apresentas nos vídeos está muito bem feito, digno de um profissional da guitarra.

Em suma curti bastante tua versão! Acho legal tu ter essa humildade de aceitar as críticas da galera e buscar teu aperfeiçoamento, que por mais que agente toque sempre da pra seguir melhorando!

Mamarques
Veterano
# mai/10
· votar


Mamarques

Porque, como eu já falei algumas vezes, fritação para mim é um termo super pejorativo.



pois é, exatamente isso que eu nao entendi :x

+ de qualquer maneira, tu é foda cara, parabéns e muito sucesso, suas musicas sao mto massa ^^

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


GOREFESTA

Velho, fiquei bem feliz com o teu comentário!

Apesar do concurso ser livre para inclusive tocar um cover nota por nota das músicas, eu prefiro tentar deixar a minha marca, a minha maneira de intervir nas harmonias e ritmos presentes.

Também gosto de metal, mas confesso que ando um pouco enjoado, pois a bandas que tentam fazer algo de novo são desestimuladas na hora pelos fans mais radicais.

Toquei numa banda de prog-metal bem legal, chamada Akashic.
Depois de 10 anos de estrada, 2 CDs lançados e duas turnes pela europa, sentindo na pele alguns radicalismos, achamos mais sensato fechar as portas.

Procura por algo da banda, capaz de tu gostar!

Abraço!


Pepe Le P

Valeu cara, que massa que tu gostou!

Então, sobre o volume da guitarra na mix, tem dois detalhes:

Tu clica em HD? Porque eu faço a mix para ouvir em estéreo, nem confiro como soa mono.

Tu tentou comparar com gravações profissionais? Tenta fazer uma coisa simples - Sem assitir o video, ouve essa minha mix num fone, como se fosse um mp3, e depois escuta outro onde tu acha que a guitarra ta com um volume legal.
Sem assitir, que distrai o cérebro. Só ouve. Se tu ainda achar que a minha guitarra está baixa, juro que vou estudar uma mix mais do estilo "foi o guitarrista que mixou!".

Quando eu faço a mix, eu penso que a guitarra faz parte da banda, então é obrigatório que se escute o baixo, as nuances da batera e todos os sons que fazem parte da música.

Se eu mixar a guitarra "na frente", ok, tu vai ouvir super bem a guitarra, mas vai ficar enjoativo, e não vai ser uma música que tu vai baixar para escutar no teu mp3!

E velho, muitíssimo obrigado pelos elogios e pelas dicas, pode ter certeza que as opiniões do pessoal são bem valiosas!

Mamarques

O que tu não entende? Eu achar fritação um termo pejorativo?

Se for isso, eu te explico. Algo que está sendo frito faz um barulho desagradável, sem ritmo, sem notas, apenas um ruido.

Então, na minha cabeça, quando alguém fala que o que eu toco é "fritação", ele está dizendo que é um ruido nonsense, desagradável, fedorento e que faz mal para a saúde.

Sacou?

Valeu pelos elogios, fico feliz que tu está curtindo!
Abraço!!!

aisly kotzen
Veterano
# mai/10
· votar


grande De Ros mais uma .... me impressionando na guitarra!!!


cara dexa eu te fazer uma pergunt

esses dias ai eu tava foleando umas revistas de guitarra antigas que eu tenho

e uma delas me chamou atenção!!!

a "CoverGuitarra" "n° 138"

entrevista marcos de ross falando sobre sobre seu album "a Brand New Day" do grupo "Akashic"

era vc mano??? tenho essa revista faz mor cara!!!! hauahuahau

abração

e mais uma vez parabens pelo video e pelo trabalho!!!

abração....paz.... e muito som ......\,,/.Ò.Ó.\,,/

Pepe Le P
Veterano
# mai/10
· votar


Dei uma escutada com os fones de ouvido e realmente se define melhor o som da guitarra. Mesmo assim continuo achando que dava pra dar uma diminuída bem de leve, pois nos trechos que tu toca nas cordas graves em alguns momentos achei o solo muito "no fundo".

Mas enfim, isso é minha opinião, eu acho mais que válida sua justificativa. Eu geralmente sou contra colocar a guitarra em muito destaque numa banda, mas numa música arranjada visando solos de guitarra mesmo acho que ela pode ter mais destaque.

Abraço e boa sorte no concurso!

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


aisly kotzen

Sim, era eu. E putz, deve fazer muito tempo mesmo, já que nem lembro disso!

Valeu!

Pepe Le P

Pô, que bom que tu achou que ficou um pouco melhor. Muita coisa que me falam aqui eu ouço e levo em consideração.

Algumas são mais engraçadas, que eu levo na esportiva.

Essa tua observação é das que eu vou considerar, apesar de já ter trabalhado com excelentes produtores.

Abraço!

Gasparzim
Veterano
# mai/10
· votar


Excelente! O melhor solo seu postado aqui no fórum, na minha opinião... (eu escuto todos, mas confesso q não tenho comentado em todos)

E Parabéns por ser um profissional experiente com a humildade de um iniciante... tá faltando isso por aqui...

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Gasparzim
E Parabéns por ser um profissional experiente com a humildade de um iniciante... tá faltando isso por aqui...

Ta faltando humildade de iniciante tb

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
eu prefiro tentar deixar a minha marca, a minha maneira de intervir nas harmonias e ritmos presentes.

Personalidade... coisa que, pelo jeito, não é bem vista aqui no forum. Afinal, o legal é tocar igual ao Slash, Malmsteen, Ardanuy ou Petrucci se vc gosta de rock, ou tocar igual ao Clapton ou Vaughan se vc gosta de blues.

Também gosto de metal, mas confesso que ando um pouco enjoado, pois a bandas que tentam fazer algo de novo são desestimuladas na hora pelos fans mais radicais.

E olha que hj em dia a coisa esta "um pouco menos pior" hehehehe. Como eu não consigo enjoar, eu procuro bandas mais desconhecidas. Tem coisas legais, uma molecada que usa o som mais antigo como referencia e viaja sobre outras influencias...

Toquei numa banda de prog-metal bem legal, chamada Akashic.
Depois de 10 anos de estrada, 2 CDs lançados e duas turnes pela europa, sentindo na pele alguns radicalismos, achamos mais sensato fechar as portas.


Eu vi vcs no Brazil Metal Union (acho que foi o ultimo que aconteceu), gostei bastante do que eu ouvi/vi no dia ("Ei, é aquele cara do Masterpieces, não é?"). Pena terem acabado. Depois reclamam pq toda banda de metal brasileira parece o sepultura, krisiun ou angra...

Gasparzim
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

É verdade...

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


CleberVH

Segue abaixo a melhor explicação. Respeitou o tema, o timbre bem melhor a técnica e o fraseado nem dá pra comparar com o De Ros, e este é apenas um exemplo.

Não achei o timbre do Jessé Prado melhor que o do De Ros, talvez mais bem gravado, não sei como é o esquema de gravação do De Ros em detalhes, não posso ir a fundo neste assunto.

Veja que no site diz que é livre, pode-se criar sobre a BT, não precisa ser igual a original e será avaliada a musicalidade (algo assim, não lembro de tudo). Igual a original tem trocentos que tocaram igual esse tema, outros foram a música inteira, inclusive o Jessé Prado, achei mais um no meio da multidão enquanto o solo do De Ros foi por caminhos diferentes, aí é que está a graça do negócio.

Antigamente eu ficava fascinado com sweeps e malabarismos em geral, hoje dou muito mais valor a um bom fraseado, criatividade, bends e vibratos bem executados - ficou chato de se ouvir neguinho fritando - lá fora em cada esquina tem 100 garotos espinhentos executando solos do Dream Theater, Malmsteene etc como se tomassem sopa, nem precisa ir muito longe, basta fazer uma busca no youtube. Criar é bem mais difícil.

Não entro aqui pra defender ninguém, nunca, e agora não foi diferente só achei muito sem nexo o que você escreveu - se algum dia achar um solo dele ruim, direi sem problemas, acho que até já aconteceu. Para fazer uma crítica desse tipo eu acho que o cara tem que ter um conhecimento técnico/avançado legal (pelo que você já disse por aqui, não é o seu caso), não criticar apenas pelos "olhos".

Esse tipo de crítica infundada acontece por aqui todo tempo, então não me surpreendi.

Abs

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

Ta faltando humildade de iniciante tb

É o que mais está faltando.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


john_joao

nem dei minha opinião sobre o solo, mas acho que a galera caiu numa de criticar a esmo, muitas vezes sem ter conhecimento ou mesmo entender a intenção do compositor e às vezes sem ter argumento técnico nenhum para debater (não que eu o tenha, o seja o fodão, por isso me limito a dizer do eu "acho" que entendo)

Tem muita gente aqui que começou a ter aulas de guitarra agora, mal faz 1 bend afinado e entra pra criticar, imagine o resto.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Gasparzim

Cara, te agradeço demais os elogios! E que bom que tu assiste aos videos!

Grande abraço!

GOREFESTA

Isso, aí em São Paulo tocamos em duas edições do BMU e na abertura do Pain Of Salvation e outra banda gringa que esqueci o nome agora.

Valeu!!

Kyuss_Age

Bah velho, sem prolongar mais esse assunto, afinal, o pessoal tem todo o direito de não gostar, mas tu e o GOREFESTA tocaram no "x" da questão.

Estou na luta há muito tempo para encontrar a minha sonoridade própria, justamente para não ser "mais um no meio da multidão." Muitos testes que fiz não agradaram a ninguém, outros agradaram a uns poucos. Mas nenhum agradou a todos.

Aliás, acho que não existe nenhum guitarrista que agrade a todos, principalmente porque os estudantes de guitarra tem uma certa propensão a serem exageradamente seletivos.

Enfim, agradeço um monte teu comentário, acho legal que gerou uma discussão interessante sobre direcionamento artistico!

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Concurso do Sydnei Carvalho e Alex Martinho - Marcos De Ros