Errar na hora de gravar

    Autor Mensagem
    YuriXD
    Veterano
    # mai/10


    Quando eu estou tocando sem gravar nem nada sai tudo certinho, agora quando eu vou gravar, pode ser a mesma coisa ou um solo extremamente simples, até mesmo bases, quando aquele botão vermelho ta aceso, sai tudo errado.
    Não é nervosismo até porque gravo em casa no meu quarto sem ninguem olhando, apenas não sai.

    Isso já aconteceu com alguem?

    Makosnever
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    YuriXD

    Acontece direto comigo, pensa assim quando for gravar nimguem esta te olhando e se errar só apagar e começar de novo, Relaxa cara e só toque como vc sempre faz.

    makumbator
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    YuriXD
    Não é nervosismo

    Mas É nervosimo. Não tem nenhuma relação com ter ou não alguém olhando, e sim com o fato de seu cérebro saber que aquela execução será registrada, o que gera uma pressão pela perfeição.

    É a famosa síndrome de REC.

    Possíveis soluções:

    Gravar bastante, para saber lidar com o nervosismo inerente(com a prática ele diminui).

    Tenha o hábito de se gravar ao ensaiar as músicas, mesmo que não pretenda fazer uma mix daquele som(com isso vc pode "esquecer" do REC)

    Outra dica é começar uma sessão de gravação em loop sobre a base(qualquer programa multipista tem essa função). E então ir gravando trocentas vezes(uma hora vc se acostuma e sai legal).



    Caso esteja gravando uma base, ou seja uma música de guitarra sozinha, dê o REC e vá tocando, errando, repetindo(não pare de gravar a cada erro). No fim vc pode sair com uma versão boa dentro de várias tentativas, e então basta cortar o que não ficou bom.

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: AugustoDamned
    · votar


    YuriXD
    Brow, nada como uma BOA dose disso pra resolver seus problemas.
    xD

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    makumbator

    Vou começar a me gravar mais, não sei se tem relação com isso mas toda vez que eu me escuto parece meio artificial, um tanto quanto "mecanico" e não uma coisa espontânea.

    O jeito agora é grava até os dedos cansarem.
    heheheh

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AugustoDamned

    uma destas aqui tambem

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    YuriXD
    opa, essa vodka é tr00! \m/

    Guh Less Fine
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ixi.. eu axo normal errar na gravação.. se for num estudio e tals e for por hora eu fico pensando em não demorar muito por causa da grana..
    o legal é vc relaxar, limpar a mente.. as vezes é só anciedade mesmo..

    LeandroP
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    YuriXD

    Eu também passo por isso... o lance é desencanar mesmo... Se não é a hora, deixe pra depois (mas deixe no jeito). Sai, tome um café e faça qualquer coisa diferente, depois grave e arrebente. Tem gente que acerta errando.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Acho que todos são assim. O problema mesmo é quando estamos tocando normalmente e não gravando talvez não nos preocupamos com erros minimos que na hora de gravar não passam batido. Quando gravamos pensamos "po tenho que dar o melhor da mim, fazer tudo direitinho pro povo gostar" e acabamos sendo rigorosos na própria hora de gravar não deixando passar nenhum detalhe, o que não acontece na hora de tocar por tocar. Fora o lance que o makumbator citou que eu acho bem coerente.

    Slash Hammett
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    a famosa sindrome do rec ataca novamente hehe...
    mas eh soh vc relaxar e nao ter pressa, ir aos poucos e com paciencia. hora q vc ver vc ja vai ter atingido o resultado.
    e nao pense q eh só com vc. li uma entrevista do andreas kisser uma vez e ele disse q até o quarto album (se nao me engano) ele gravou todas as linhas de baixo das musicas, pois o baixista (me deu branco o nome agora usahuas) simplesmente travava no estudio.

    Leo-Rock
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acontece sempre mesmo.Uma boa é sempre ta gravando tudo que vc esta fazendo(para não perder nada)

    Ronalunático
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sempre que vc for tocar guitarra poe pra gravar, nem que não vá nem ouvir tudo depois. o lance é esquecer que tá gravando.

    E o mais importante, pra gravar legal vc tem que tá com inspiração

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Isso que o GuitarHome disse tambem é um bom motivos pros supostos "erros", na hora que eu estou tocando sem gravar esses erros passam batido mesmo.

    Sinceramente acabo desistindo de participar das Jams daqui por isso, (fora o fato de não ter um ouvido muito bom pra tom de música) sempre que baixo uma Bt e tento gravar sai meio estranho muito mecanico e quase nada natural.
    Mas não vou desistir que sabe não participo dessa que saiu agora de é a Jam Sem Desculpa.
    heheheheh

    FiReFhOx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É assim mesmo, eu erro mais gravando do que quando tenho plateia(e olha que sou timido)... o jeito foi deixar o rec sempre ligado, ai enquanto eu treino, esqueço que ta gravando e toco direitinho =D

    Só não achei uma solução pra gravar videos, se deixar gravando o HD lota ai FUUUUUU

    joao b.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Caso esteja gravando uma base, ou seja uma música de guitarra sozinha, dê o REC e vá tocando, errando, repetindo(não pare de gravar a cada erro). No fim vc pode sair com uma versão boa dentro de várias tentativas, e então basta cortar o que não ficou bom. (2)

    Tenho feito assim, é uma boa opção.

    Outro dia tava fazendo uma BT com um violão... Pensa num trem canseira de fazer, nunca batia junto com a batera (mesmo usando o metronomo)... principalmente os contra-tempos. Aí percebi que em determinados momentos dava certo, e outros nao. Foi então que resolvi gravar varios violões (5 no total)... Aí peguei um pedaço de cada um... o resultado foi muito bom!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Errar na hora de gravar