Isso é válvula.

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jun/10
· votar


Minow

Cara, hoje vejo que "nossas gravaçoes" aqui, principalmente de guitarras/valvulados, nunca passam realmente TUDO oq é, ou pelo menos o som que esta sendo produzido...Resta, a quem conhece imaginar, nao tem jeito....Só gravinas profissa mesmo é que são fieis.



É tão dificil gravar quanto explicar o mojo do valvulado, porém o
Vinicius Nogueira mandou bem nessa breve explicação:

A dinâmica é totalmente diferente, não é somente o timbre que é muito mais quente e vivo, a força aplicada na palheta conta muito na hora do solo, todos e qualquer errinho ou sujeira APARECE nitidamente, plugins e afins mascara a maioria das sujeirinhas, esbarradas nas cordas, etc...

No valvulado cada guitarra soa diferente, já no plugin não, é quase tudo o mesmo timbre, pois não se tem grande aproveitamento dos captadores e do que a guitarra pode oferecer.
entre outras que eu já li aqui no FCC.

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


ogner
.Só gravinas profissa mesmo é que são fieis.

E o que te faz pensar que você não pode gravar direito um amplificador em casa?

marcosshrp
Veterano
# jun/10
· votar


Kyuss_Age

não não cara..to hiper sem grana pelos proximos 2 anos..
to montando uma caixa pro meu tremendão 3 com legends 1258 e pagando uma batera..é só por curiosidade mesmo..sou viciado (e não entendedor) de amps

^^

ogner
Veterano
# jun/10 · Editado por: ogner
· votar


Minow
E o que te faz pensar que você não pode gravar direito um amplificador em casa?

As milhoes de tenativas que ja fiz, Ja li metade do material disponivel na net sobre gravaçao e ainda nao consegui gravar bem meus valvulados...E sinceramente, nao me lembro de ver nenhuma gravação de valvulado boa aqui no FCC...Gravar já gravei, até bem, mas fiel, perfeita, fodona com chega aos meus ouvidos na "realidade" nunca...Acredito que me falte equipo pra gravação...

se eu tivesse um pré bom, e um condensador legal pra usar junto com meu 57 acho que melhoraria bem...Imagino

Como eu digo, pra gravar eu consigo melhores resiultados com amplitube doq meus valvulados...Triste, mas verdade..

Bigtransa
Veterano
# jun/10
· votar


ogner
tá ficando paranóico..... eu pago um pau pras suas gravações, com ou sem os valvulados.....

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


Bigtransa
tá ficando paranóico

Eu sei. Mas é a realidade. Se ta bom na gravina, o "ao vivo" ainda é melhor, e me deixa doido não conseguir passar isso!!!
Hehe.

Kyuss_Age
Veterano
# jun/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


ogner

E sinceramente, nao me lembro de ver nenhuma gravação de valvulado boa aqui no FCC...

Eu já tive fone ruim também, achava tudo ruim.

Como eu digo, pra gravar eu consigo melhores resiultados com amplitube doq meus valvulados...Triste, mas verdade..

Deve ser mic, placa e tudo mais - estou contente com o resultado microfonando, muito melhor que Amplitube no meu caso.

ogner
Veterano
# jun/10 · Editado por: ogner
· votar


Kyuss_Age
Eu já tive fone ruim também, achava tudo ruim.

Tenho um AKG 66 bacana, não é top mas é legal...se nao me engano, saiu de linha.

estou contente com o resultado microfonando,
Pena que vc não posta aqui pra gente!! hehe...

Deve ser mic, placa e tudo mais
Também acredito que seja equipo, pq suor eu ja dei (ui)!!

Essa gravação do Vinicius Nogueira aqui é um bom exemplo...A gravina ficou "legalzinha" mas acho que "lá" estava bemm melhor...

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


a força aplicada na palheta conta muito na hora do solo

É engraçado que eu vejo todo mundo falando isso de valvulado mas vou ouvir as gravações e é tudo com a mesma dinâmica, quase cravo.

Nunca vi explorando esta tão bela dinâmica que um valuvlado proporciona, variando na música de ppp a fff.
É sempre ff ou fff.

todos e qualquer errinho ou sujeira APARECE nitidamente

Outro mito, vamos supor que seja verdade, qual seria o embasamento teórica deste fenômeno? Não consigo imaginar.

Caso vc já saiba de tudo isso, essa explicação irá servir para outros que não sabem.

Eu não vi explicação, apenas vi opiniões.

Kyuss_Age
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Essa gravação do Vinicius Nogueira aqui é um bom exemplo...A gravina ficou "legalzinha" mas acho que "lá" estava bemm melhor...

Sim, estava muito melhor, eu estava com ele no dia. O cara gravou em 10 minutos na correria, apenas com 1 mic, pra ficar bacana o ideal seriam mais uns 2 mics.

Qual valvulado vc usa pra gravar?

The Root Of All Evil

todos e qualquer errinho ou sujeira APARECE nitidamente

Outro mito, vamos supor que seja verdade, qual seria o embasamento teórica deste fenômeno? Não consigo imaginar.


Não é mito, muito menos fenômeno.

O valvulado, mesmo os mais fortes respondem muito mais à dinâmica da palhetada, nem se compara a plugins super saturados ou amps SS e os erros ficam bem mais evidentes sim. Inclusive eu acredito que em uma busca no google você encontrará mais sobre isso, tanto que antes de pegar o meu todo mundo dizia que eu teria que "reaprender" a tocar quando usasse um valvulado - e foi verdade.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Kyuss_Age
O valvulado, mesmo os mais fortes respondem muito mais à dinâmica da palhetada

No segundo áudio ali não teve variação de dinâmica nenhuma.
No primeiro teve pouquíssima, praticamente nada também, e se tratando de dinâmica, ali não teve nada que não pudesse ser feito com um plugin.

Não é mito, muito menos fenômeno.

auhauahuahua

"Um fenômeno é um acontecimento observável[1], particularmente algo especial (literalmente "algo que pode ser visto")"

No caso, o fenômeno é esta capacidade que os valvulados tem de ressaltar os erros.

Pra mim faz até menos sentido, pois partindo do princípio que um plugin é mais comprimido que um valvulado, logicamente, se eu tocar algo errado, que normalmente é tocado mais fraco do que aquilo que eu toco certo, como ao esbarrar em uma corda, por exemplo, o plugin, ao comprimir o som irá tornar este som mais audível em relação ao todo.
Já se o valvulado realmente responde mais às dinâmicas, ao tocar uma corda sem querer, eu vou toca-la fraco, portanto, em relação às cordas que eu toquei certo, logo, mais fortes, o erro será mascarado pela diferença de volume.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


Kyuss_Age
Qual valvulado vc usa pra gravar?

Bem o ponto não é esse. Não sou surdo e tenho a certeza que minhas gravaçoes não ficam fieis ao som "ao vivo"., hehehe.
Mas uso um woddstock 20w Max Fillies e um Acedo276 6W, falante de 12"...

Kyuss_Age
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Na boa, te conhecendo bem não esperava ler tanta abobrinha.

Mas tudo bem, entre na onda dos seus amiguinhos do fórum, não vou ficar me desgastando com bobagens.

Kyuss_Age
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Sim, 100% fiel será praticamente impossível. Esses dias peguei uma série de gravações de uns gringos que usaram equipamento foda para registrar sons de amps como Diezel, Marshall, ENGL e as gravações deixaram muito a desejar.

Microfonar um amp é um processo que exige muita paciência e testes. O ideal seria uma pessoa tocando e outra monitorando e ajeitando o mic.

O Acedo sendo de 6w não te dá um punch tão bom para gravação mesmo usando em volume máximo, já tive amp nessa praia de baixa wattagem, mas 6w já é pra vizinho encher o saco. O MF já te dará um bom punch nas gravações, mas o amp influencia sim, cada um tem um voicing diferente, precisa ver como você captou e etc. 1 milímetro que vc mexe o mic já muda o som.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Velho, não sei te explicar com embasamento teórico ou coisa que o valha, mas empiricamente te falo que a dinamica é bem diferente, a emissão do som também, e os erros, eu tb concordo que eles são mais perceptiveis no amp, agora, pq?? Só o zé sabe!! Hehehe, ou o Google...
Talvez a frase esteja mal feita, dando margem a interpretaçoes dubias...Não que os erros fiquem mais evidentes, é que todo o som no geral fica mais evidente...Enfim, díficil...

Eu tb tive que me adptar quando peguei o valvulado...Disse isso ja aqui.....Pensei ate que o valvulado era uma merda...Mas agora..Já era...Nao largo mais...Hehehe...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/10
· votar


ogner
nao me lembro de ver nenhuma gravação de valvulado boa aqui no FCC

Valvulados em ação =)

Kyuss_Age
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Eu tb tive que me adptar quando peguei o valvulado...Disse isso ja aqui.....Pensei ate que o valvulado era uma merda...Mas agora..Já era...Nao largo mais...Hehehe...

Idem.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ogner
mas empiricamente te falo que a dinamica é bem diferente

Cadê essa diferença de maneira perceptível nas gravações?
Ouve o segundo som do cara lá, não tem dinâmica.
E a dinâmica que tem no clean é normal...
E isso não é questão de opinião, é um fato, dinâmica não é que nem dizer "este timbre é mais bonito que este outro..."
A dinâmica é a variação de força e volume das notas e isto não existiu de maneira pronunciada em nenhum dos 2 áudios postados aqui e nem em nenhum outro que eu tenha ouvido, a ponto de declarar que amp valvulado tem maior resposta à dinâmica do que plugin ou transistorado.


e os erros, eu tb concordo que eles são mais perceptiveis no amp, agora, pq??

Você tocam com o valvulado lá nas alturas, certo?
Quem é que toca com plugin no volume máximo?
Já pensou que pode ser esta a causa desta falsa sensação dos erros estarem mais "na cara"?
Ai não é característica de amp valvulado, é uma mera questão de volume.

MMI
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Se ta bom na gravina, o "ao vivo" ainda é melhor, e me deixa doido não conseguir passar isso!!!

É dificil mesmo. A impressão que eu tenho que a idéia é piorar o menos possível o som original, de forma que fique satisfatório ainda. Te digo que já tentei de tudo, microfones condensadores, dinâmicos, baratos, caros, isobox, em linha com saídas dedicadas, fones muitos bons, monitores de estúdio bons, o que for. Já vi essa queda mesmo em grandes estúdios, com guitarristas famosos. Se você descobrir o segredo de fazer uma gravação com qualidade igual ao original, me avise.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ogner
Eu tb tive que me adptar quando peguei o valvulado...Disse isso ja aqui.....Pensei ate que o valvulado era uma merda...Mas agora..Já era...Nao largo mais...Hehehe...

Eu devo ser um cara bem preciso então e não sabia, porque quando eu toquei com valvulado, quando ensaiava com minha banda de Gothic Metal antigamente, eu não ouvia corda que eu esbarrava soando, erros que não via em casa, nem nada de anormal neste quesito não.

=P

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Bom, da uma olhada nesse video meu antigão..que pra variar o som la nesse estudio estava bemmm melhor que na gravação...Hoje ate conseguiria um resultado bem melhor se regravasse.....

Mas o ponto é que no 0:34, 0:35 e outras passagens como a dinamica muda o timbre, som produzido, e outra vez, lá é bem mais perceptivel e bonito....da uma olhada no video:




MMI

Pô cara, se ate vc não conseguiu ae eu desanimo...

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil
minha banda de Gothic Metal

Esse é outro ponto...Oq vc toca com o valvulado tb faz diferença...minha experiencia não é higain, nem tenho amp assim...Minha praia é low gain, TS staile e fuzz vintage staile!! o/

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ogner

Neste som clean ai tem dinâmica em qualquer plugin.
E mudança de timbre também, esta mudança ai é mais da própria corda do que do amp, dá pra perceber até com guitarra desligada.
Sério mesmo, não vi nada ai que justifique dizer alguma diferença em relação à dinamica.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


ogner
Esse é outro ponto...Oq vc toca com o valvulado tb faz diferença...minha experiencia não é higain, nem tenho amp assim...Minha praia é low gain, TS staile e fuzz vintage staile!! o/

Gothic Metal também tem clean.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Mas note que não estou questionando nada em relação ao timbre em si, harmônicos, etc etc...
Meu ponto é nesta tal de resposta dinâmica.

E não adianta virem falar que isso já é mais que conhecido, mais que admitido, se eu não vejo isso.
Não vejo nos sons de quem toca, não vejo nos sons de quem fala, não vejo nos sons que toco, nada diferente em relação à dinâmica.

E note que você também já levou pro lado da variação de timbre quando toca mais forte, bem, isto não é a dinâmica em si.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

No clean a dinamica não fica tão evidente na minha opinião, e sim no amp com drive ou crunch.....Pois ae vc controla totalmente o amp na "força", bem como no controle de volume da guitarra...

Neste som clean ai tem dinâmica em qualquer plugin.
Esse som não é nada clean....Pra metaleiro pode ser ( nao é seu caso)..Hehehe...

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ogner
No clean a dinamica não fica tão evidente na minha opinião

Pois é o contrário, é no clean que as dinâmicas ficam mais evidentes, é no clean que a guitarra tem dinâmica, isso em plugin, isso em transistor, isso em valvulado, isso com a guitarra desligada.
É quado tu liga a distorção que morre tudo e é ai que falam que o Valvulado se diferencia, pois bem, não vejo esta diferenciação.

e sim no amp com drive ou crunch.....Pois ae vc controla totalmente o amp na "força"

É justamente isso que eu não vejo.
Voce quando ligou o drive ai no teu solo, a dinâmica ficou estática, até o final.
O mesmo pro áudio do cara aqui do tópico, no áudio que tem mais drive.

bem como no controle de volume da guitarra...
Isso ai já não é exclusividade de amplificador valvulado.
Se eu quiser eu posso pegar um pedal de volume e controlar o volume com o pé e dai eu terei uma variação de dinâmica tão ampla quanto a de um violino...
Mas não será mérito do amp que eu usar.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil
isto não é a dinâmica em si.

Uhmm, talvez seja um problema semantico então!!! Dinamica nos amps valvulados, pra mim, é como o amp responde/reage a diferentes abordagens/ataque/força que eu faço nas cordas da guitarra pra ser mais especifico...E, a partir dessasabordagens/ataque/força ele varia a resposta pode ser de drive, timbre e etc...

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


ogner
Uhmm, talvez seja um problema semantico então!!! Dinamica nos amps valvulados, pra mim, é como o amp responde/reage a diferentes abordagens/ataque/força que eu faço nas cordas da guitarra pra ser mais especifico...E, a partir dessasabordagens/ataque/força ele varia a resposta pode ser de drive, timbre e etc...

Mesmo isso ai não teve no vídeo ou no áudio do cara aqui.
Nada que não dê pra fazer com plugin, como eu disse, dá pra perceber até com a guitarra desligada.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

To indo pra casa!
Até logo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isso é válvula.