Tutorial: Como escolher a corda certa

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo


Saber escolher o encordoamento certo para sua guitarra é uma arte!

Em virtude da grande variedade de marcas e especificações disponíveis no mercado, ficamos confusos no momento de optar pelo jogo de cordas mais adequado.
Cordas possuem materiais variados, tipos de enrolamentos específicos e calibres diferentes. Todas essas especificações associadas ao modelo do seu instrumento, ao estilo musical e principalmente a sua "pegada" ¬ ajudam a definir o tipo mais apropriado a ser escolhido.

Materiais Variados

Pure Nickel:
revestimento em níquel com núcleo de aço. Esse material é magneticamente fraco, o que resolvemos com uma aproximação maior dos captadores. A característica é de um som mais "vintage" por apresentar mais suavidade e menos saída.

Nickel Plated Steel: revestimento em níquel e aço com núcleo de aço. Pelo fato de conter o aço na liga de revestimento, os encordoamentos com referido material oferecem uma maior tração magnética. Produzem maior intensidade de volume na captação da vibração das cordas. É o mais utilizado por guitarristas.

Stainless Steel: revestimento de aço inoxidável em núcleo de aço. Essa liga de aço promove um som mais limpo, com volume acentuado e muito brilho. Oferece também uma durabilidade maior, sua tração magnética é muito forte afetando a captação natural da vibração da corda, dependendo da proximidade do captador. Esse tipo de material é um pouco mais rígido e não tão suave ao toque.

Gold:
Desenvolvida recentemente pela indústria alemã, a corda é banhada a ouro 24 quilates em núcleo de aço. Oferece um som rico e brilhante. Esse tipo de material diminui os efeitos de corrosão, e a liga é antialérgica. Além da variação de materiais, o mercado disponibiliza cordas revestidas que custam um pouco mais que as convencionais. Os encordoamentos do tipo "longa vida" prometem maior proteção das cordas, mais durabilidade e maciez.

Tipos de Enrolamentos Específicos

O enrolamento refere se ao tipo de revestimento que envolve o material liso, ou seja, o núcleo que é o material principal.

Roundwound: arredondado interna e externamente.
Aspereza ao toque, brilho, volume e alta sustentação.
Tipo mais utilizado e de custo relativamente baixo.

Flatwound: plana interna e externamente. Corda totalmente lisa, muito usada por jazzistas em guitarras acústicas e semi-acústicas. Possui baixo atrito e pouca intensidade de volume e ataque. Boa opção para sons limpos.


Groundwound ou Halfflat: arredondada interna e lisa externa. Tentativa de idealizar uma corda Flat soar como uma Roundwound. Possui um pouco mais de brilho que a Flat.

Hexwound: núcleo e enrolamento externo hexagonais permitem uma ligação mais estreita e segura entre ambos. Promove um timbre mais preciso melhorando a qualidade tonal das cordas. É menos confortável e causa desgaste maior dos trastes.

Calibres Diferentes (gauges)


O calibre (gauges) das cordas referese ao diâmetro da mesma. Mas no que isso interfere? Timbre, tocabilidade e ajustes.

Usualmente apresentado em polegadas, o calibre do jogo de cordas é indicado pela primeira corda, a mais aguda. Ou seja, no jogo. 010 a "mizinha" é quem possui essa medida como referência.
Existe uma variação de medidas de: 008 até 0.14 polegadas. Desta forma, a de menor numeração é considerada como extralight e a de maior calibre, a ultraheavy ou jazz.

Os jogos híbridos são encordoamentos que misturam medidas de dois jogos: uma. 009 híbridas contêm as primas desse jogo na medida tradicional e os bordões de numeração de um jogo. 010. É ideal para quem gosta de vibratos e bends macios com um som mais pesado para tocar os bordões.
Medidas de jogos que diferem do padrão tradicional, são considerados híbridos. Ainda existem cordas com valores intermediários de medidas: 0095 polegadas.

Timbres

Encordoamentos de calibres maiores aplicam uma tensão maior no instrumento. O que oferece mais volume e sustentação da nota (sustain) ¬ um som mais encorpado. Tensões altas vibram em maior freqüência provocando movimentos ondulatórios mais curtos na corda. Propiciando menor probabilidade de trastejamento.

Já as cordas de calibres menores oferecem um som mais magro e anasalado, dependendo da diminuição da bitola. São cordas de baixa tensão, vibrando com menor freqüência ¬ aumentando as chances de trastejamento com a ampla ondulação das mesmas.

Tocabilidade

Quanto menor o diâmetro da corda, menor a tensão ¬ a corda fica mais leve, e mais macia no braço, facilitando a utilização de bends, vibratos.
Com o aumento do calibre nota se a necessidade de exercer maior pressão sobre as cordas. A alta tensão dificulta a tocabilidade. Neste caso, o músico necessita de adaptação à nova espessura das cordas.

Ajustes

A opção por um jogo de cordas de calibre maior ou menor, em relação ao instrumento, atente para alguns ajustes:

• Adaptação das cavidades do nut (pestana)
• Ajuste no tensor
• Regulagem da altura dos carrinhos da ponte


Com relação a marcas, a variedade é imensa de marcas nacionais e internacionais. O custo baixo ou custo alto, cada qual com características distintas com méritos e deméritos. O quesito de gosto pessoal é relevante! Leve em consideração as informações desta matéria, tente compreender melhor as especificações técnicas das embalagens dos encordoamentos. E defina um critério de escolha das marcas disponíveis.
Escolher o encordoamento certo envolve conhecimentos específicos que são levados em consideração. O mais importante é saber que não existe uma fórmula que definirá o que é bom ou ruim. As tentativas de acertos e erros são os seus principais aliados nessa busca incansável: priorize em primeiro lugar o seu estilo musical. E não abra mão do conforto da "pegada" na hora de partir para a arte de tocar guitarra!

Fote: Guitar mind



Encordoamento para Guitarra: Diâmetro x Tensão

Normalmente chamamos de tensão o que deveríamos chamar de diâmetro ou espessura. Quando dizemos que um encordoamento de guitarra é 0.09, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.

Cordas 0.08 – É uma corda extremante leve. São recomendáveis apenas a aqueles que não podem fazer muita força/esforço com os dedos, ou seja, tanto guitarristas iniciantes, mulheres e alguns poucos guitarristas solos. Nos anos 80, este tipo de encordoamento foi muito popular, pois era usado por guitarristas que tocavam heavy-metal, devido à facilidade de tocar rápido, mas que no fim acaba gerando um som de guitarra nada encorpado, muito mais fraco e magrinho. E outra desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Cordas 0.09 – São as mais usadas no mundo. Isso porque elas são amplamente utilizadas por guitarristas iniciantes e guitarristas solos. Possuem um bom som, de um modo geral brilhante e cristalino, e sua principal característica é o fato de facilitar a agilidade e velocidade na execução de técnicas como bends, tapping, arpejos entre outros.

Cordas 0.10 – É sempre a mais indicada. Isso por que as cordas 0.10 proporcionam o timbre mais versátil possível às guitarras. Ideal para 80% dos guitarristas. O som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes e brilho inquestionável. Os bends ainda continuam fáceis e a 0.10 é excelente para execução de Power Chords (base) e variados estilos que utilizam distorção. E a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte e braço) dificilmente vai arrebentar.

Cordas 0.11-Pesada. É um tipo de corda muito rígida. Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves. É a mais usada em guitarras do tipo Les Paul, Stratocasters e Semi-Acústicas. E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação (a ponte possivelmente vai ficar inclinada...). é indicada para, apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada. É muito usada no blues, no Rock and Roll e no jazz.

Cordas 0.12 - É um tipo de corda extremamente pesada. Com ele é mais fácil de empenar o braço do instrumento devido à tensão gerada. É usada apenas por guitarristas experientes, normalmente de Blues e Jazz, e com o devido acompanhamento de um Luthier. Além disso, dificulta a realização de várias técnicas e gera fadiga muscular, devido ao esforço repetitivo. Mas o som, para quem as utiliza bem, é realmente perfeito, grave e encorpado, de altíssima qualidade.

De 0.12 pra cima
, são recomendados somente para guitarristas profissionais e muito bem orientados.

Fonte: Mundomax

rene matos
Veterano
# mai/10
· votar


Parabéns pelo tópico

Minha preferida Nickel P Steel 0.11 - Se possivel Ernie Ball, se o bolso não aguentar, NIG é a preferida

Jim Marshall
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Comecei usando 0.0.8...quebrava corda toda hora...depois passei para 0.0.9...e hoje uso 0.10.

Para minha pegada e ouvidos a 0.10 é o calibre ideal. Todas as minhas guitarras estão com 0.10.

Tópico bacana, show de bola !


Abraço,

See ya!

tomasbignoto
Veterano
# mai/10
· votar


Grande tópico.
Muito bom mesmo.

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


Bom tópico pelas informações!
Apenas dois deslizes:

mas que no fim acaba gerando um som de guitarra nada encorpado, muito mais fraco e magrinho. E outra desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Mito.
Conheço vários guitarristas que tiram um timbre ótimo com .008. E eu nunca arrebentei uma .008, em compensação .009 e .010 várias.

E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação (a ponte possivelmente vai ficar inclinada...). Não é indicada para indicada, apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada.

Mito 2. No meu penúltimo jogo de cordas usei .011 na minha Schecter com floyd e não tive problemas nenhum na regulagem.

Neirocker
Veterano
# mai/10 · Editado por: Neirocker
· votar


muito bom tópico, parabéns e tem so um errinho ali.

Cordas 0.11-Pesada. É um tipo de corda muito rígida. Possui um timbre bem característico e muito bom, recheado de graves. É a mais usada em guitarras do tipo Les Paul, Stratocasters e Semi-Acústicas. E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação (a ponte possivelmente vai ficar inclinada...). Não é indicada para indicada, apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada. É muito usada no blues, no Rock and Roll e no jazz.

Até mais

Mateusguitar19
Veterano
# mai/10
· votar


Exelente tópico!

Só uma dúvida: Minha corda era 0.09, agora tá 0.10 e pretendo testar com a 0.11...Será que precisa de alguma regulagem?

Abs!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Mateusguitar19
Tem que levar no luthier pra ele por as cordas.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Exelentissimo tópico, mas pra mim não tem essa conversa não, chego logo na loja, vou de Elixir e já era.
Você tem sido um ótimo membro, tá ajudando bastante algumas pessoas, também ando tentando fazer alguns tutoriais, mas pro tutorial que eu to planejando (Basico sobre harmonicos), vou ter que fazer alguma video-aula pra ilustrar, então fica um aviso pra galera, daqui a alguns dias (quando minha maquina sair do concerto), eu vou dar sequencia naquele tutorial que eu prometi.

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Opa, 012 da Elixir na cabeça!! \m/
Pauleira ao extremo! e em D ainda! rs

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


rene matos
Jim Marshall
tomasbignoto
ohm777
Neirocker
Mateusguitar19
LeondelFefon
AugustoDamned


Valew galera!!!!!!!

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


a partir da 0.12 é exagero puro hahahah, alguém já tocou com cordas 0.12? é pesado pra caralho :S

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Valew galera!!!!!!!
No, thank YOU. =)

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
AugustoDamned

Que isso valew mesmo caras!!!!

cao fofo
Veterano
# mai/10
· votar


Muito bom,
parabens pro Ctrl C + Ctrl V

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777
mas que no fim acaba gerando um som de guitarra nada encorpado, muito mais fraco e magrinho. E outra desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Mito.


Pra mim é verdade e muita. Sempre usei 0.010 na minha guitarra, quando comprei 0.009 e coloquei, meu Deus que timbre nojento! Juro mesmo estava MUITO magrinho, fora a pegada também que eu não curti. De 0.010 pra 0.009 já deu uma PUTA diferença, PUTA mesmo.

Conheço vários guitarristas que tiram um timbre ótimo com .008. E eu nunca arrebentei uma .008, em compensação .009 e .010 várias.

Mas ai vai muito de equipamento né cara, não é uma corda 0.008 com os equips que o Malmsteen tem por exemplo que vai estragar o timbre do cara, fora que o timbre desses caras são "equalizados milimétricamente". Mas no meu a diferença de 0.009 pra 0.010 no timbre foi gigante, não sentia nem vontade de tocar com 0.009 juro, mas como tava sem $$$ e tinha acabado de colocar tive que aguentar.

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Dei uma lida em alguns itens e curti bastante cara, parabéns, anda postando coisas bem interessantes no fórum a cada dia!!!
Abração!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


GuitarHome
Valew garoto

cao fofo
Muito obrigado

parabens pro Ctrl C + Ctrl V

Por mais que o tópico tenha sido retirado de outros sites e revistas ele é de grade ajuda para iniciantes eu até mesmo para os mais experientes na guitarra, eu tenho procurado enriquecer o fórum mesmo que seja com matérias retiradas de outras fontes!

Tonanteador
Veterano
# mai/10
· votar


Parabéns, tópicos bons diariamente!

Eu curto 0,10, mas uso 0,09 pq a Courtney num aguenta =S

Abs

ASKER
Veterano
# mai/10
· votar



Gold: Desenvolvida recentemente pela indústria alemã, a corda é banhada a ouro 24 quilates em núcleo de aço. Oferece um som rico e brilhante. Esse tipo de material diminui os efeitos de corrosão, e a liga é antialérgica. Além da variação de materiais, o mercado disponibiliza cordas revestidas que custam um pouco mais que as convencionais. Os encordoamentos do tipo "longa vida" prometem maior proteção das cordas, mais durabilidade e maciez.


Som rico! aiehiaeuiae



BOM TÓPICO

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Mas ai vai muito de equipamento né cara, não é uma corda 0.008 com os equips que o Malmsteen tem por exemplo que vai estragar o timbre do cara, fora que o timbre desses caras são "equalizados milimétricamente".


Concordo plenamente, para ele tirar aquele timbre pesado de cordas 0.8 ele usa captadores muito potentes e bem próximos as cordas (DiMarzio HS-3 ponte e DiMarzio YJM meio e ponte)que são chamados de Humbuckings coaxial com bobinas sobrepostas que geram um efeito Single-coil.
Isso sem falar nos 13 pedais de efeito que ele usa!

TappingBOY
Veterano
# mai/10
· votar


Parabéns cara, vai ajuda muita gente.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Tonanteador
ASKER
TappingBOY


Valew Galera !!!!!!!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


cao fofo
uhASUHasuhASUH. +1 (tinham te negativado). Nem tinha reparado que foi copia, assim não vale Sir.Paulo!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Bom pelo menos eu tento ajudar o que vale é a intenção não é?
Em momento algum eu falei que a matéria era minha eu coloque a fonte de onde eu tirei.

Guitar_hell
Veterano
# mai/10 · Editado por: Guitar_hell
· votar


Sir.Paulo

Por mais que o tópico tenha sido retirado de outros sites e revistas ele é de grade ajuda para iniciantes eu até mesmo para os mais experientes na guitarra, eu tenho procurado enriquecer o fórum mesmo que seja com matérias retiradas de outras fontes!

Parabéns cara seus tópicos são muito úteis mesmo! Mas pode sim pegar o conteúdo de outros foruns e sites sim pq não, ajuda a enriquecer o forum com mais conteúdo. Desde que sejam colocados os créditos de seus devidos autores, o Ctrl C e Ctrl V pode rolar solto!

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


GuitarHome
Pro teu equipamento deve ser cara... mas como você mesmo disse:

Mas ai vai muito de equipamento né cara, não é uma corda 0.008 com os equips que o Malmsteen tem por exemplo que vai estragar o timbre do cara, fora que o timbre desses caras são "equalizados milimétricamente".

Continuo afirmando, esse negócio de dizer que é impossível tirar um timbre forte e gordo com .008 e .009 é MITO.
Não preciso nem citar o Govan, Malmsteen e o próprio Satriani que nós tanto idolatramos!
Se o cara não consegue timbrar bem com um calibre leve deve se levar em consideração o equipamento como um todo!

P.S.: Outro dia você fez um grande elogio ao meu timbre e eu havia gravado com .008... Espero que as suas palavras não tenham sido falsas!

Rodrigotosh
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
valeu pelo tópico ai..do caralho!

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777

P.S.: Outro dia você fez um grande elogio ao meu timbre e eu havia gravado com .008... Espero que as suas palavras não tenham sido falsas!


Claro que não foram falsas cara, pode ficar tranquilo que quando tem que fazer uma critica construtiva eu faço inclusive sobre o timbre, pode pesquisar ai hehehe.

Sim foi o que eu quis dizer, mas do jeito que você falou "mito" parecia que o timbre não mudava de corda pra corda, somente a pegada entende? E eu sempre vejo o equipamento como um todo claro! Quando eu coloquei a 0.009 e gravei a mudança foi muito pequena ou quase "nula", mas no ampli a mudança de timbre foi absurdamente gigante, mesmo!!!

overlappingcircles
Veterano
# mai/10 · Editado por: overlappingcircles
· votar


otimo topico.
Pra quem diz que é copia, realmente é, mas em vez de criticarem um topico que ajuda os foristas, o Sir.Paulo, deu os devidos creditos no final da sua postagem, basta prestar atencao. Parabens tbm as palavras pertinentes do ohm777

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Como escolher a corda certa