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Sir.Paulo Veterano |
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
O que Gibson com furos ou com Câmaras? É isso mesmo, esse tópico visa informar futuros compradores dessas belas guitarras. Vamos ao ponto:
O mogno excepcional usado nas décadas de 50 e 60 começou a ficar escasso e durante a década de 70 as peças disponíveis tornaram-se cada vez mais pesadas (ppte em função da absorção de silica do solo - o melhor mogno é o antigo e de solo bem drenado). A solução encontrada pela Norlin/Gibson foi criar furos ou câmaras no mogno. Isso aliviaria o peso (weight relief) e seria imperceptível porque o mogno é coberto pelo top de maple. Toda e qualquer Les Paul Gibson USA produzida entre 1982 - 2007 é "weight-relieved". As únicas Les Paul atualmente com corpo sólido de mogno são as "Custom Shop Historic" e as réplicas de guitarras famosas (Jimmy Page, Billy Gibbons, etc.) As duas técnicas usadas atualmente são: Câmaras (chambered body): http://3.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xkKfOUI/AAAAAAAAABE/KSWhN6XV 8Yw/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+DarkFireChamberbody.jpg http://1.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xcJCiDI/AAAAAAAAAA8/CWVmk2hu eCs/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+-+Chamber_BFG_2007.jpg
ou buracos (9 holes - também conhecidos como "swiss chesse/queijo suiço"), uma série de nove buracos:
http://3.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d2Eb6YeMI/AAAAAAAAABM/sDTAnXaL m9w/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+1998LPstandardradiograph.jpg
A regra é essa. Se tu tens uma Les Paul e queres realmente checar se ela é "weight relieved", podes fazer duas coisas: radiografá-la ou cortá-la ao meio... :)
http://4.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d3TfMtzyI/AAAAAAAAABU/c2v_479p gjU/s1600/Les+Paul+-+Halfbronzetop.jpg
Gibson começou a perfurar 9 buracos para aliviar de peso em todos os modelos Gibson E.U.A. em 1982. Eles disseram que tinham feito estudos e que os buracos não afetaram negativamente o timbre. Muita gente discorda, pessoalmente não achei que muita diferença se for o caso para o tom. Eles fizeram isso porque leve crescimento de mogno velho foi ficando mais difícil de encontrar e mais caro. Em 2007 eles decidiram ir mais longe e cortar câmaras na guitarra. A Gibson tem feito guitarras chambered Les Paul por mais de uma década. Eram diversos modelos, principalmente aquelas de Custom Shop.
Quando você tocar em modelos maiores com câmaras como as Supreme ea Elegant você tem uma guitarra que é uma mistura de tom clássico LP e 335 tons. Então, sim chambering afeta um pouco o tom. A grande questão é que você gosta do tom? Se fizer isso, então ótimo, é isso que importa, acima de tudo. Haverá sempre pessoas que colocá-los para baixo e prefere LPs corpo sólido, mas se você tiver um pré 82 E.U.A. Gibson ou uma das reedições históricas, seu LP será chambered ou peso aliviado.
Espero que ajude alguns.
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megadeth2612 Veterano |
# mai/10
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Sir.Paulo
Legal. Só uma pergunta: você usou a ferramenta de idiomas do Google? É que tiveram umas partes que ficaram sem nexo.
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Bog Veterano
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# mai/10
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Já que o assunto reapareceu (a discussão é velha), vale apenas alertar: isso NÃO É um caso de enganação da Gibson, algo que eles jogam para baixo do tapete. Talvez a motivação/desculpa que eles dão seja, mas o fato é que eles mostram as câmaras, e estão anunciadas na especificação da LP Standard. Eles continuam vendendo modelos com os furos antigos, como LP Traditional.
Dito isso, a minha é anterior ao chambered body, ou seja, com os furos.
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Henrique S. Veterano |
# mai/10
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Sir.Paulo
Para além da minha guitarra robô não joguei nenhum outro modelos Gibson E.U.A.. Eu costumo comprar e jogar os modelos Custom Shop. Mas eu amo o tom de LPs septadas. Quando você chegar em modelos maiores câmaras como o Supremo e elegante
google tradutor?
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Sir.Paulo Veterano |
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
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megadeth2612 Henrique S.
Valew já editei os erros!
Bog Muito obrigado pela colaboração, com certeza a Gibson não esta enganando ninguém eu postei isso agora por que sempre abrem tópicos relacionados à ajuda para comprar uma Gibson boa.
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Konrad Veterano |
# mai/10
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Estou chocado com a foto das câmaras e com a foto do corte......
Como diz o Bahia.: "Tirem as crianças da sala, imagens fortes"
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Curly Veterano |
# mai/10
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Gostaria muito de ter o ouvido apuradíssimo daqueles que conseguem distinguir o som das que têm camaras e das que não têm...
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Faca na Caveira Veterano |
# mai/10 · Editado por: Faca na Caveira
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fonte: google translate. mas a informação foi muito interessante!
Eu nunca toquei numa gibson fabricada antes de 82, mas acho que essa coisa da guitarra ter furos, câmaras ou ter a peça inteira não faz muita diferença pra 99,9% dos ouvidos dos guitarristas. E usando menos madeira ainda colabora com a redução do desmatamento.
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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Curly Gostaria muito de ter o ouvido apuradíssimo daqueles que conseguem distinguir o som das que têm camaras e das que não têm...
Eu não gostaria não ehehehe Sou mais feliz assim, já sou chato com muita coisa.
Pra tu ver, saca aquele vídeo que o Bahia botou aqui do técnico de guitarras do Lenny Kravitz onde ele ensina a colocar as cordas em uma ponte tune o' matic, passando elas por cima do cavalete, alegando que dava maior sustain e deixava as cordas mais macias?
Eu fiz e não notei dierença nenhuma, tanto sonora quanto de tensão nas cordas :P
Mas acho que ficou bonitinho, pelo menos.
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PGilbert Veterano |
# mai/10
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Faca na Caveira E usando menos madeira ainda colabora com a redução do desmatamento.
Acho que não reduz o desmatamento.. o pedaço da madeira que vai arrancar da árvore é do mesmo tamanho...
A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora.
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Konrad Veterano |
# mai/10
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Cadeia nesse desgraçado!!!!!!!!!
http://4.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d3TfMtzyI/AAAAAAAAABU/c2v_479p gjU/s1600/Les+Paul+-+Halfbronzetop.jpg
PGilbert A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora.
Pensei a mesma coisa.
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Konrad Veterano |
# mai/10
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Sir.Paulo
Troque tom por timbre no texto. ;)
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Sir.Paulo Veterano |
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
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The Root Of All Evil Cara onde eu encontro esse vídeo??? Sempre vi algumas LP com as cordas por cima assim e queria saber com se faz.
Konrad Valew
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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Sir.Paulo
Here
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erico.ascencao Veterano |
# mai/10
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Uma pergunta: as Studio faded são só de mogno, sem o top de maple?
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Bigtransa Veterano |
# mai/10
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erico.ascencao sim Sir.Paulo Você vai comprar uma Gibson LP? Com Furos ou com Câmaras?
Por isso prefiro as condor com muito mais custo benefício!!!!
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Konrad Veterano |
# mai/10
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Bigtransa
Coloca uma tag de ironia ai.
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janick Veterano |
# mai/10
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erico.ascencao Bigtransa Em tese quer dizer que você ta pegando uma guitarra melhor então pegando a Studio, já que ela não é Chambered Body(não tem o top pra esconder, então presumo que não tenha essas câmaras). E agora josé???
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janick Veterano |
# mai/10
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Bigtransa Vai que a CLP é chambered também e a gente não sabe :P
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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janick Em tese quer dizer que você ta pegando uma guitarra melhor então pegando a Studio, já que ela não é Chambered Body
Mas por que o Chambered Body seria prejudicial à guitarra? Eu não consigo imaginar por que eu afirmaria tal coisa. E também não consigo aceitar opiniões enviesadas de guitarristas preciosistas e conservadores.
Dai pra mim fica difícil de avaliar.
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janick Veterano |
# mai/10
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The Root Of All Evil Em tese. E essa sentença veio com um tom de pergunta. Pois tendo mais madeira o corpo sem chambering, vai ter uma maior massa, som mais encorpado e cheio. Eu não afirmo isso, mas não é essa a lógica de todos?
E outra... se tem essa tem também o lado que um chambered body tem uma ressonância diferente de um corpo completamente sólido. Mas isso é ruim por acaso? Eu não entendo disso, então ai estão as perguntas para os entendidos da arte.
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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janick Eu não afirmo isso, mas não é essa a lógica de todos?
Sim, esta é a lógica de todos. Mas eu não confio na lógica de todos não.
se tem essa tem também o lado que um chambered body tem uma ressonância diferente de um corpo completamente sólido. Mas isso é ruim por acaso?
Então, eu também não sei... E também não faço idéia por que seria ruim.
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Bigtransa Veterano |
# mai/10
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acredito que minha Studio tenha tais câmaras pois é consideravelmente mais leve que uma standard e que uma outra studio que tive (faded)...... Nunca me dei com a outra guitarra pois achava pesada demais...... tb não percebo nenhum toque de timbre de 335 nela......
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Del-Rei Veterano |
# mai/10
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Cara... não li tudo, mas esse lance de corpo "chambered" e "weight relief" já é antigo.
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Sir.Paulo Veterano |
# mai/10
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Sir.Paulo Valew pelo link cara!!!
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Faca na Caveira Veterano |
# mai/10
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PGilbert A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora. Konrad Pensei a mesma coisa.
Se eles jogam fora ou não eu não sei, mas esses pedaços menores podem ser reaproveitados pra fazer pequenas peças de madeira para artefatos diversos... É uma peça de mogno gente, não é coisa de se descartar assim.
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xExLucasx Veterano |
# mai/10
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Sir.Paulo cortá-la ao meio... Aham....
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janick Veterano |
# mai/10
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Faca na Caveira Sinceramente, isso só vai ser aproveitado se virar "Wafle" de mógno né? "Reusar" pequenas peças desse mógno dessa forma é meio surreal, só virando compensado, mdf e cia. Pode parecer absurdo, mas eu não vejo outra possibilidade.
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MMI Veterano
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# mai/10
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Eu já tive Gibson les Paul de tudo que é jeito quase. Desses tipos de corpo, posso afirmar que já tive todos. Então, posso ao menos dar a minha impresão. A Les Paul mais pesada que já tive (aliás, nunca vi uma tão pesada) ironicamente era uma "weight relief". A mais leve que já tive, foi uma sólida Custom Shop. Só nisso, vai por água abaixo muita teoria... Isso mostra que a qualidade do mogno e das madeiras em geral conta muito. A questão é que as guitarras tem cada uma seu timbre próprio. Cada uma tem sua madeira, com sua densidade e veios que só ela tem, daí a interação com as ferragens, captadores e cordas são exclusivas de cada guitarra. Podem comparar uma Gibson LP Standard 2009 com uma 2010 (chambered) com os mesmos tipos de captadores que seguramente o timbre não será o mesmo. É pouca a diferença, mas não é papo de "ter o ouvido apuradíssimo". Talvez a Gibson que menos gostei foi uma sólida Custom Shop. Tenho uma Dark Fire (chambered) que de fato tem uma ressonância própria, mas de forma nenhuma que pode-se falar que é ruim. Aliás, é uma guitarra produzida no setor das Custom Shop, inclusive a numeração delas segue o padrão Custom Shop. Como a Gibson promete, não perde em sustain, podem acreditar. Em resumo, acredito que sólida, weight relief ou chambered são técnicas de construção, dificil falar o que é melhor. Já as Supreme, não sei porque, de início falaram que era por ser chambered, achei uma guitarra sofrível especialmente se for considerado o preço, bonitinha mas ordinária. A melhor que eu já toquei é uma que tenho e nem pode ser chamada de Les Paul, porque isso é uma marca registrada da Gibson, é uma PRS - sólida.
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MMI Veterano
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# mai/10
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Faca na Caveira
Se eles jogam fora ou não eu não sei, mas esses pedaços menores podem ser reaproveitados pra fazer pequenas peças de madeira para artefatos diversos... É uma peça de mogno gente, não é coisa de se descartar assim.
Verdade. Não se joga no lixo madeira de qualidade com essas. Pequenos pedaços podem servir em cavaletes de violões, pinos de prender as cordas em violões de aço e peças diversas.
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