re-furar braço tagima 635 (tampar os furos)

    Autor Mensagem
    Buyu
    Membro Novato
    # jul/14


    galera to com um probleminha, to com 2 tagimas 635 e uma deu um probleminha no tensor, ai eu to querendo por o da outra, mas os furos nao fecham, não é padrão. O que eu faço pra tampar os furos antigos e re-furar ela? eu só não sei o que eu uso pra tapar os furos antigos, me ajudem ai galera, vlw abraço ;)

    nivekk
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Buyu
    velho, eu li uma vez sobre encher de cola nos buracos e enfiar palitos de dente (muitos) até fechar completamente, provavelmente tem que bater eles pra taparem bem, ae dps que seca vc fura do jeito certo e parafusa, mas é uma p*ta gambiarra, se funciona mesmo não sei auhsuahushas

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    acho q pó de serra e cola branca

    MMJr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Professional:





    Um pouco mais simples:




    Valeu...

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Buyu

    A forma correta é a do primeiro vídeo postado pelo nosso amigo MMJr. E é possível fazer da forma correta, em casa e com menos ferramentas, se tiver paciência, capricho e um pouco de intimidade com a marcenaria.

    O segundo vídeo já é meio amador.

    As sugestões dos colegas acima, principalmente a dos palitos de dente, são Gambiarras!

    pepomello
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Buyu

    Pra evitar merda e ter um trabalho bem feito leva em algum luthier cara, não vai sair caro não...

    JJJ
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ah, pelamor... vão me chamar de gambiarreiro, mas... putz! O cara do primeiro vídeo do MMJr exagerou demais a parada...

    Cortar aquele metal foi o fim da picada! Que exagero pra tapar um furinho!

    Entretanto, concordo que palito de dente não é o ideal pra furo de braço. Palito de dente dá pra usar em buraco de escudo, mas o braço precisa resistir a pressões grandes, não pode ficar "bamba", nem sobrando espaço vazio em volta.

    O do segundo vídeo é mais ou menos o que eu faria - exceto pela "volta" que ele deu, depois de enfiar a madeira (eu deixaria até o fim). A cola também não sei se usaria epoxi, acho que eu iria de cola madeira mesmo.

    Quanto à madeira em si, em vez de palito, dá pra usar aqueles "talheres" chineses ou espetinhos de madeira para churrasco, devidamente lixados para caber bem certinho no furo, sem folgas. Espetinho lixado com cola madeira é o que eu faria (aliás, já fiz alguma vez e o braço tá lá, na boa). Mas é bom frisar que eu não sou luthier. Quem sabe o Bertola aparece aí e dá o parecer definitivo...

    nivekk
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Bom, nem eu recomendo os palitos kkkk, apenas falei do que eu li uma vez, e pasmem, a sugestão estava numa guitar player na seção "chama o técnico".

    Mas pensando pelo lado funcional, não fica folgado como o JJJ falou, a idéia é meio que comprimir eles lá, não apenas entupir o buraco, usando cola de madeira isso funciona ate, porém, a sugestão do pepomello ainda é a melhor, pelomenos tem garantia de que vai ficar bom.

    JJJ
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    nivekk

    O palito poderia até funcionar, mas é melhor uma peça de madeira única que "preencha" todo o buraco. Com palitos, sempre ficaria uma folguinha, por mais apertado que conseguíssemos:

    Uma vista de "cima" dos palitos seria algo assim:

    .oo
    ooo
    .oo

    Sempre fica um espaço entre eles.

    Agora, o que o Buyu falou é que os buracos não coincidem... Se o novo buraco for TOTALMENTE fora do velho, não precisa nada disso! Fura de novo e pronto. O buraco velho pode até ficar vazio mesmo. O problema é se o novo furo "pegar" em parte do velho. Aí precisa tapar muito bem tapado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a re-furar braço tagima 635 (tampar os furos)