Você vai comprar uma Gibson LP? Com Furos ou com Câmaras?

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo


O que Gibson com furos ou com Câmaras? É isso mesmo, esse tópico visa informar futuros compradores dessas belas guitarras. Vamos ao ponto:

O mogno excepcional usado nas décadas de 50 e 60 começou a ficar escasso e durante a década de 70 as peças disponíveis tornaram-se cada vez mais pesadas (ppte em função da absorção de silica do solo - o melhor mogno é o antigo e de solo bem drenado). A solução encontrada pela Norlin/Gibson foi criar furos ou câmaras no mogno. Isso aliviaria o peso (weight relief) e seria imperceptível porque o mogno é coberto pelo top de maple. Toda e qualquer Les Paul Gibson USA produzida entre 1982 - 2007 é "weight-relieved". As únicas Les Paul atualmente com corpo sólido de mogno são as "Custom Shop Historic" e as réplicas de guitarras famosas (Jimmy Page, Billy Gibbons, etc.)
As duas técnicas usadas atualmente são:
Câmaras (chambered body):
http://3.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xkKfOUI/AAAAAAAAABE/KSWhN6XV 8Yw/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+DarkFireChamberbody.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xcJCiDI/AAAAAAAAAA8/CWVmk2hu eCs/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+-+Chamber_BFG_2007.jpg


ou buracos (9 holes - também conhecidos como "swiss chesse/queijo suiço"), uma série de nove buracos:

http://3.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d2Eb6YeMI/AAAAAAAAABM/sDTAnXaL m9w/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+1998LPstandardradiograph.jpg

A regra é essa. Se tu tens uma Les Paul e queres realmente checar se ela é "weight relieved", podes fazer duas coisas: radiografá-la ou cortá-la ao meio... :)

http://4.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d3TfMtzyI/AAAAAAAAABU/c2v_479p gjU/s1600/Les+Paul+-+Halfbronzetop.jpg

Gibson começou a perfurar 9 buracos para aliviar de peso em todos os modelos Gibson E.U.A. em 1982. Eles disseram que tinham feito estudos e que os buracos não afetaram negativamente o timbre.
Muita gente discorda, pessoalmente não achei que muita diferença se for o caso para o tom. Eles fizeram isso porque leve crescimento de mogno velho foi ficando mais difícil de encontrar e mais caro.
Em 2007 eles decidiram ir mais longe e cortar câmaras na guitarra. A Gibson tem feito guitarras chambered Les Paul por mais de uma década. Eram diversos modelos, principalmente aquelas de Custom Shop.

Quando você tocar em modelos maiores com câmaras como as Supreme ea Elegant você tem uma guitarra que é uma mistura de tom clássico LP e 335 tons. Então, sim chambering afeta um pouco o tom. A grande questão é que você gosta do tom? Se fizer isso, então ótimo, é isso que importa, acima de tudo. Haverá sempre pessoas que colocá-los para baixo e prefere LPs corpo sólido, mas se você tiver um pré 82 E.U.A. Gibson ou uma das reedições históricas, seu LP será chambered ou peso aliviado.





Espero que ajude alguns.

megadeth2612
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Legal. Só uma pergunta: você usou a ferramenta de idiomas do Google? É que tiveram umas partes que ficaram sem nexo.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


Já que o assunto reapareceu (a discussão é velha), vale apenas alertar: isso NÃO É um caso de enganação da Gibson, algo que eles jogam para baixo do tapete. Talvez a motivação/desculpa que eles dão seja, mas o fato é que eles mostram as câmaras, e estão anunciadas na especificação da LP Standard. Eles continuam vendendo modelos com os furos antigos, como LP Traditional.

Dito isso, a minha é anterior ao chambered body, ou seja, com os furos.

Henrique S.
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Para além da minha guitarra robô não joguei nenhum outro modelos Gibson E.U.A.. Eu costumo comprar e jogar os modelos Custom Shop. Mas eu amo o tom de LPs septadas. Quando você chegar em modelos maiores câmaras como o Supremo e elegante

google tradutor?

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


megadeth2612
Henrique S.

Valew já editei os erros!


Bog
Muito obrigado pela colaboração, com certeza a Gibson não esta enganando ninguém eu postei isso agora por que sempre abrem tópicos relacionados à ajuda para comprar uma Gibson boa.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Estou chocado com a foto das câmaras e com a foto do corte......


Como diz o Bahia.: "Tirem as crianças da sala, imagens fortes"

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


Gostaria muito de ter o ouvido apuradíssimo daqueles que conseguem distinguir o som das que têm camaras e das que não têm...

Faca na Caveira
Veterano
# mai/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


fonte: google translate.
mas a informação foi muito interessante!

Eu nunca toquei numa gibson fabricada antes de 82, mas acho que essa coisa da guitarra ter furos, câmaras ou ter a peça inteira não faz muita diferença pra 99,9% dos ouvidos dos guitarristas. E usando menos madeira ainda colabora com a redução do desmatamento.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Curly
Gostaria muito de ter o ouvido apuradíssimo daqueles que conseguem distinguir o som das que têm camaras e das que não têm...

Eu não gostaria não ehehehe
Sou mais feliz assim, já sou chato com muita coisa.

Pra tu ver, saca aquele vídeo que o Bahia botou aqui do técnico de guitarras do Lenny Kravitz onde ele ensina a colocar as cordas em uma ponte tune o' matic, passando elas por cima do cavalete, alegando que dava maior sustain e deixava as cordas mais macias?

Eu fiz e não notei dierença nenhuma, tanto sonora quanto de tensão nas cordas :P

Mas acho que ficou bonitinho, pelo menos.

PGilbert
Veterano
# mai/10
· votar


Faca na Caveira
E usando menos madeira ainda colabora com a redução do desmatamento.


Acho que não reduz o desmatamento.. o pedaço da madeira que vai arrancar da árvore é do mesmo tamanho...

A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Cadeia nesse desgraçado!!!!!!!!!

http://4.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d3TfMtzyI/AAAAAAAAABU/c2v_479p gjU/s1600/Les+Paul+-+Halfbronzetop.jpg

PGilbert
A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora.

Pensei a mesma coisa.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Troque tom por timbre no texto. ;)

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


The Root Of All Evil
Cara onde eu encontro esse vídeo???
Sempre vi algumas LP com as cordas por cima assim e queria saber com se faz.

Konrad
Valew

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Here

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Uma pergunta: as Studio faded são só de mogno, sem o top de maple?

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
sim
Sir.Paulo
Você vai comprar uma Gibson LP? Com Furos ou com Câmaras?

Por isso prefiro as condor com muito mais custo benefício!!!!

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

Coloca uma tag de ironia ai.

janick
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
Bigtransa
Em tese quer dizer que você ta pegando uma guitarra melhor então pegando a Studio, já que ela não é Chambered Body(não tem o top pra esconder, então presumo que não tenha essas câmaras). E agora josé???

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
Vai que a CLP é chambered também e a gente não sabe :P

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Em tese quer dizer que você ta pegando uma guitarra melhor então pegando a Studio, já que ela não é Chambered Body

Mas por que o Chambered Body seria prejudicial à guitarra?
Eu não consigo imaginar por que eu afirmaria tal coisa.
E também não consigo aceitar opiniões enviesadas de guitarristas preciosistas e conservadores.

Dai pra mim fica difícil de avaliar.

janick
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Em tese. E essa sentença veio com um tom de pergunta. Pois tendo mais madeira o corpo sem chambering, vai ter uma maior massa, som mais encorpado e cheio. Eu não afirmo isso, mas não é essa a lógica de todos?

E outra... se tem essa tem também o lado que um chambered body tem uma ressonância diferente de um corpo completamente sólido. Mas isso é ruim por acaso? Eu não entendo disso, então ai estão as perguntas para os entendidos da arte.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


janick
Eu não afirmo isso, mas não é essa a lógica de todos?

Sim, esta é a lógica de todos.
Mas eu não confio na lógica de todos não.

se tem essa tem também o lado que um chambered body tem uma ressonância diferente de um corpo completamente sólido. Mas isso é ruim por acaso?

Então, eu também não sei...
E também não faço idéia por que seria ruim.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


acredito que minha Studio tenha tais câmaras pois é consideravelmente mais leve que uma standard e que uma outra studio que tive (faded)...... Nunca me dei com a outra guitarra pois achava pesada demais...... tb não percebo nenhum toque de timbre de 335 nela......

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Cara... não li tudo, mas esse lance de corpo "chambered" e "weight relief" já é antigo.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
Valew pelo link cara!!!

Faca na Caveira
Veterano
# mai/10
· votar


PGilbert
A diferença é que vc vai "cavar" o corpo e jogar o resto fora.
Konrad
Pensei a mesma coisa.

Se eles jogam fora ou não eu não sei, mas esses pedaços menores podem ser reaproveitados pra fazer pequenas peças de madeira para artefatos diversos... É uma peça de mogno gente, não é coisa de se descartar assim.

xExLucasx
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
cortá-la ao meio...
Aham....

janick
Veterano
# mai/10
· votar


Faca na Caveira
Sinceramente, isso só vai ser aproveitado se virar "Wafle" de mógno né? "Reusar" pequenas peças desse mógno dessa forma é meio surreal, só virando compensado, mdf e cia. Pode parecer absurdo, mas eu não vejo outra possibilidade.

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Eu já tive Gibson les Paul de tudo que é jeito quase. Desses tipos de corpo, posso afirmar que já tive todos. Então, posso ao menos dar a minha impresão.
A Les Paul mais pesada que já tive (aliás, nunca vi uma tão pesada) ironicamente era uma "weight relief". A mais leve que já tive, foi uma sólida Custom Shop. Só nisso, vai por água abaixo muita teoria... Isso mostra que a qualidade do mogno e das madeiras em geral conta muito.
A questão é que as guitarras tem cada uma seu timbre próprio. Cada uma tem sua madeira, com sua densidade e veios que só ela tem, daí a interação com as ferragens, captadores e cordas são exclusivas de cada guitarra. Podem comparar uma Gibson LP Standard 2009 com uma 2010 (chambered) com os mesmos tipos de captadores que seguramente o timbre não será o mesmo. É pouca a diferença, mas não é papo de "ter o ouvido apuradíssimo".
Talvez a Gibson que menos gostei foi uma sólida Custom Shop. Tenho uma Dark Fire (chambered) que de fato tem uma ressonância própria, mas de forma nenhuma que pode-se falar que é ruim. Aliás, é uma guitarra produzida no setor das Custom Shop, inclusive a numeração delas segue o padrão Custom Shop. Como a Gibson promete, não perde em sustain, podem acreditar.
Em resumo, acredito que sólida, weight relief ou chambered são técnicas de construção, dificil falar o que é melhor. Já as Supreme, não sei porque, de início falaram que era por ser chambered, achei uma guitarra sofrível especialmente se for considerado o preço, bonitinha mas ordinária.
A melhor que eu já toquei é uma que tenho e nem pode ser chamada de Les Paul, porque isso é uma marca registrada da Gibson, é uma PRS - sólida.

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Faca na Caveira

Se eles jogam fora ou não eu não sei, mas esses pedaços menores podem ser reaproveitados pra fazer pequenas peças de madeira para artefatos diversos... É uma peça de mogno gente, não é coisa de se descartar assim.

Verdade. Não se joga no lixo madeira de qualidade com essas. Pequenos pedaços podem servir em cavaletes de violões, pinos de prender as cordas em violões de aço e peças diversas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você vai comprar uma Gibson LP? Com Furos ou com Câmaras?