Shape do "Bululú" é bom pra Velocidade?

Autor Mensagem
FLO7v
Veterano
# mai/10


ae pessoal..
alguém poderia me responder essa dúvida ?
queria saber também se é certo fazer a palhetada alternanda e na hora de muda a corda, eu ir mudando com palhetada sweep ? ou fazer td alternado mesmo??

abraços
valew pessoal..

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v
queria saber também se é certo fazer a palhetada alternanda e na hora de muda a corda, eu ir mudando com palhetada sweep ? ou fazer td alternado mesmo??

São duas técnicas diferentes, seria legal você treinar as duas e usar a que mais te agradar. Você pega por exemplo John Petrucci ele alterna tudo e com uma velocidade e precisão incrivel. O Rafael Bittencourt por exemplo ele utiliza a segunda técnica de ir mudando com sweep (foi o que me veio na cabeça agora). É questão de cada um.

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


GuitarHome
intao cara..
eu acho mais confortavel na forma de sweep mesmo..
vc executa como ?

abraço

B r u t u S
Veterano
# mai/10
· votar


não há nada de errado.

se eu me recordo corretamente, vi em uma video aula do sidney carvalho uma explicação sobre o uso do esforço mínimo ao tocar guitarra, que consiste em fazer o mínimo de movimento ao executar uma frase. nisso, engloba-se executar sweep para a troca de cordas no meio do fraseado e mover da escala durante a digitação apenas os dedos necessário naquele momento.

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar


FLO7v
nao conheço esse shape...

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v
Eu gosto de alternar tudo.

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


Andy TheCatSp

é o shape dos modos , com mais notas (notas oitavadas)

B r u t u S
eu prefiro no sweep :D

Gambá do Rock
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v

O que é Shape do "Bululú"?

Arimoxinga
Veterano
# mai/10
· votar


Eu desce alternando e mudando com o sweep e subo alternando tudo.... o.O' ...pode até parecer louco hehehe mais eu nunca consegui descer a escala alternando tudo em grande velocidade mais já pra subir eu tenho muita facilidade e então criei esse "metodo" hehehe, qualquer jeito é certo desde que consiga tirar um som limpo!


Peace!

FLO7v
Veterano
# mai/10 · Editado por: FLO7v
· votar


Gambá do Rock

é o shape dos modos , com mais notas (notas oitavadas)

por exemplo

G- Jônio



e------------------------------------------5-7-8----------
B------------------------------------5-7-8----------------
G----------------------------4-5-7------------------------
D---------------------4-5-7----------------------------
A--------------3-5-7------------------------------------
E-------3-5-7-------------------------------------------



Shape Normal.. F# - Jônio


e--------------------------------1-2---------------------
B----------------------------2-4-------------------------
G----------------------1-3-4------------------------------
D----------------1-3-4------------------------------------
A----------1-2-4-------------------------------------------
E------2-4-----------------------------------------------


FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


Arimoxinga
meu problema é o mesmo q o seu..
na hora de "subir"

mais to tentando a 3 dias consertar essa minha palhetada..
e da dando certo..
espero mais velocidade agora..

dusaiuas

guitar lok
Veterano
# mai/10
· votar


esse bululu e tipo 1234
1234...........................?

se for acho que se vc treina isso todo dia e for aumentando a velocidade ,qreio eu que ajude pacas
tenta fazer isso do no hammer on(palete so uma vez)e depois volte no pull off,vc vai ve a evoluçao é muito grande que vc vai ter(é bom ate para desenvolver os ligados rapidao)

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


guitar lok

é o shape dos modos , com mais notas (notas oitavadas)



citei um exemplo ali em cima..

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


para alguém mais que pergunta, vou ser mais específico..

Sãoo aqueles shapes q geralmente
Steve Vai, Joe Satriani, etc.. usam muito na hora de frita..
que sai aquele som, igual o Voô do besouro :D

abraços

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


up!

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v
aah entendi.
isso é o que eu mais uso.
sempre uso escala oitavada.
entao cara, nao tenho muita manha pra sweep...sempre frito, e desço o "bululu" com alternada e ligados.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v

Cara, eu voto nesse tópico como pior nome de tópico do ano!

(estou brincando, não é para levar a mal, ok?)

para alguém mais que pergunta, vou ser mais específico..

Sãoo aqueles shapes q geralmente
Steve Vai, Joe Satriani, etc.. usam muito na hora de frita..
que sai aquele som, igual o Voô do besouro :D



O Vai é um cara que usa muitas escalas diferentes, e o Satriani também.

O Voo do besouro tem muitas partes cromáticas, nada a ver com os shapes de 3 notas por corda que tu escreveu lá acima.

Eu bem que gostaria de tentar responder a tua pergunta, mas ainda não entendi o que tu quer saber.

Se tu quiser refazer a pergunta, vou tentar ajudar.
Mas daí, para eu responder com maior prazer, tu pode evitar usar o termo "fritar"?

Abração!!

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Uma vez vi uma entrevista com um guitarrista famoso, tenho a impressão que era o Vai, não me lembro ao certo... Dizia que quando você começava a achar que tocava muito, andava por exemplo em New Orleans e vi uns caras arrebentando tudo no meio da rua e descobria que ainda faltava algumas coisas...
Da mesma forma, a gente estuda, lê livros, lê revistas, lê na net, tem aulas, acha que aprendeu muita teoria já. De repente, quando a gente acha que já sabe bastante, vem alguém com o "shape do bululú"... Cara, to chocado, acho que não sei nada de nada... Tem também o bululú maior, menor, diminuto, mixolídeo e por aí vai???
Abç

Arimoxinga
Veterano
# mai/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


MMI

isso ai é onda dos caras bululú é o som que faz quando toca ele rapido e eu acho que modos gregos não encaixa bem nesse termo sonoro ficaria melhor se fosse arpeijos que faz esse som bululú indo e voltando! é só um pensamento doido meu!

FLO7v

eu não acho isso um problema só uma forma bem diferente de palhetar por que veja... a maioria que desce palhetando com sweep nos modos gregos sobe no sweep tbm mais nois dois não hehehe pelo menos não conheço mais niguém que faça isso. tem no dvd do kiko loureiro ele mostrando as duas formas, alternando tudo e a forma de aproveitamento de palhetada "sweep" ele consegue a mesma velocidade mais com menos movimentos isso é a prova que não muda nada de uma para outra! pq já vi cara dizendo que é errado e NUNCA deve se fazer dessa forma o.O""

Peace!!!

Stargazer
Veterano
# mai/10 · Editado por: Stargazer
· votar


Galera, é o seguinte: esforcem-se ao máximo para utilizar os termos corretos sobre o assunto. O uso de termos incorretos, inexistentes ou confusos dificulta a compreensão de todo mundo, além de gerar uma idéia errada sobre técnicas, teoria e outros aspectos da guitarra.

Não se desce ou sobe escalas fazendo sweep. No máximo, é possível descer e subir escalas utilizando legatos.

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v
experimente aliar ligados + palhetada alternada...dá ótimos resultados.

eu uso mto isso, ja que sou lixo em sweep e arpejos

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Stargazer

Não se desce ou sobe escalas fazendo sweep. No máximo, é possível descer e subir escalas utilizando legatos


Melhor avisar o Gambale...

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


hehe...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Stargazer
Não se desce ou sobe escalas fazendo sweep.

Blé! Discordo e o fórum não colaborou pra eu desenhar.

Arimoxinga
Veterano
# mai/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Stargazer
Não se desce ou sobe escalas fazendo sweep. No máximo, é possível descer e subir escalas utilizando legatos.


discordo totalmente eu faço e aprovo mais é uma questão de gosto mesmo. veja a frase



Todos estes shapes são formados por 3 notas por corda, para facilitar a execução da palhetada. Você pode optar por duas maneiras de palhetar estes shapes. A primeira é alternando todas. A segunda é fazendo um sweep, cada vez que mudar de corda, para aproveitar o sentido da palhetada.


TiRada do site whiplash se quiser ler a pagina clica ai:


PEACE!

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


o voo do besouro, é nada mais, nada menos q esses shapes PUROS..
Geralmente nas 3 ultimas cordas.. indo e voltando só nas 3 cordas..

eu acho q soa muito legal , mais seria só para passagem mesmo..
nao ficaria legal tocar uma musica inteira desse jeito --'

mais pra fazer de vez enquando eu acho q combina muito..

:D

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v

Desisto, não te entendi.

Eu toco o Voo do Besouro, mas não saquei os ditos "shapes puros" que tu te referiu!

Pode me dizer em que minuto/segundo isso ocorre?



The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Shape puro é um termo utilizado pelo Mendel.
Antes de fazer o seu famoso trabalho com as ervilhas, Mendel estudava shapes de escalas de guitarra.
Ele constatou que existiam os Shapes que davam origem aos demais Shapes.
Ele os chamou de "Shapes Puros"

Visualmente para Mendel, existiam dois tipos de Shapes, os Shapes Selvagens e os Shapes Recessivos.

Ao mistura-los, Mendel esperava encontrar um Shape intermediário, no entanto, ele encontrou apenas Shapes Selvagens.

Mendel então estabeleceu uma relação de dominância dos Shapes.

Ao misturar os shapes resultantes entre si, Mendel notou que agora haviam vários tipos diferentes de Shapes!
Tanto Shapes aparentemente selvagens quanto shapes recessivos.

Havia alguma coisa intrigante então nos shapes resultantes da mistura entre um shape dominante e outro recessivo, não?

CrenteLouco
Veterano
# mai/10
· votar


FLO7v
Cara, repetindo as palavras do De Ros, O Voo do besouro tem muitas partes cromáticas, nada a ver com os shapes de 3 notas por corda que tu escreveu lá acima.
Eis um vídeo:

Observe como é usado bastante cromatismo.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil


Uhauhauhauhauhauahuah!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shape do "Bululú" é bom pra Velocidade?