Malmsteen - Alavanca para traz

    Autor Mensagem
    FiReFhOx
    Veterano
    # mai/10


    Galera, to vendo uns videos do Malmsteen, especialmente o G3 em Denver, e reparei que ele usa a alavanca quase o tempo todo, e nem parece uma ponte tremolo comum, e sim uma Floyd Rose...


    Como ele consegue regular a ponte dessa forma para alavancar o tempo todo, inclusive para traz e a guitarra não desafina?


    (Yes, im a noob =D)

    Manubio
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    FiReFhOx
    Cara, a ponte dele é uma tremolo comum, e acho muito dificil ele conseguri alavancar para trás, até pq num tem como usar uma tremolo para trás pq não tem o box lá.

    mas Malmsteen segundo ele mesmo é luthier, vai saber né?

    Abraço

    FiReFhOx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu reparei que a ponte não está colada na madeira, e sim um pouco inclinada... desconfio que ele tenha afrouxado as molas para a ponte subir, e ter o espaço para alavancar pra traz... só n entendo como ela não desafina...

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
    · votar


    FiReFhOx

    Se não estou enganado ele dá uma forçada para trás para que a afinação volte. Tem um guitarrista que faz muito isso mas esqueci quem é o maluco.

    (Yes, im a noob =D)

    Eu percebi.

    Traz = trazer

    para "trás" - com "S"

    Konrad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kyuss_Age
    Se não estou enganado ele dá uma forçada para trás para que a afinação volte. Tem um guitarrista que faz muito isso mas esqueci quem é o maluco.

    Não é o Beck, é?

    Abç

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
    · votar


    Konrad

    Acho que é ele mesmo, li isso em uma entrevista.

    Logo o Bertola dá uma ajuda aí.

    Abs

    Konrad
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kyuss_Age
    Konrad

    Acho que é ele mesmo, li isso em uma entrevista.

    Logo o Bertola dá uma ajuda aí.

    Abs


    E ogner postou um vídeo de regulagem há uns tempos em que o sujeito explica como deixar a ponte assim, com uma "pancada" ela volta à afinação, sendo possível alavancar também para trás.

    Enfim, vamos esperar o Bertola.

    Abç

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pior q q eu me lembre, de vez em qd depois de ele dar umas alavancadas ela dá uma desafinada sim, tanto q ele afina na hora se n me engano (Já vi ele fazer ajustes rápidos na afinação em várias performances, inclusive acho q isso ocorre nesse G3, n me lembro).

    Uma Fender de boa qualidade e bem regulada q nem a dele segura bem a afinação, mas tb n é uma floyd rose.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Pior q q eu me lembre, de vez em qd depois de ele dar umas alavancadas ela dá uma desafinada sim

    Sim, claro. Mas essa puxada pra trás faz com que a corda volte mais próxima da afinação inicial.

    B r u t u S
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ele faz isso pq ele deixa a ponte dele levemente inclinada para frente. questao de meio tom se eu n me engano. li isso em uma guitar player do tempo do epa. mas e ae o motivo para nao desafinas eh simples: boa regulagem e ferragens de qualidade. tarrachas de primeira linha e a laçada que ele da ao colocar a corda na tarracha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    A regulagem que ele faz deixa a ponte um pouco levantada, mas paralela ao corpo. Eu não gosto muito disso pois tira um pouco de sustentação e deixo o timbre um pouco mais "magro", mas, com os valvulados poderosos dele, isso se compensa. Ademais, alavancar "para trás", não é uma boa idéia (ele pode pois é rico).
    Como o B r u t u S falou, não confundam as guitarrinhas de baixo custo com uma Fender Stratocaster dos anos 50/60 e 70. Eram instrumentos confeccionados com madeiras de alta qualidade, bem envelhecidas, cortadas de árvores de 200/300 anos (coisa que NÃO existe mais hoje em dia), pesadas, com ferragens pesadas (metal usinado de alta qualidade) e construção excelente. Tenho um amigo que tem uma 1978 ("mão" grande), que pesa quase tanto quanto a Gibson Les Paul Standard (dele também) e ele usa a alavanca e não desafina tanto: Segredo: Instrumento de qualidade.
    Abç

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Como o B r u t u S falou, não confundam as guitarrinhas de baixo custo com uma Fender Stratocaster dos anos 50/60 e 70. Eram instrumentos confeccionados com madeiras de alta qualidade, bem envelhecidas, cortadas de árvores de 200/300 anos (coisa que NÃO existe mais hoje em dia), pesadas, com ferragens pesadas (metal usinado de alta qualidade) e construção excelente. Tenho um amigo que tem uma 1978 ("mão" grande), que pesa quase tanto quanto a Gibson Les Paul Standard (dele também) e ele usa a alavanca e não desafina tanto: Segredo: Instrumento de qualidade.

    Boa Bertola, é bom você ter dito isso. Esqueci dessa parte.

    Senão a molecada vai aparecer fazendo isso com guitarrinha de R$ 500,00 dizendo que não funcionou ou que ferrou a guitarra.

    Ian Anderson
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E ogner postou um vídeo de regulagem há uns tempos em que o sujeito explica como deixar a ponte assim, com uma "pancada" ela volta à afinação, sendo possível alavancar também para trás.


    isso o cara afrouxa as molas, e deixa a ponte mais "mole", quando se dah um "dive bomb" ou "harmonic pull"?, a ponte não desafina tanto, mas em contrapartida ela desafina mais fácil com um bend.

    mas tem uns "esquemas" para "aquecer a guitarra", onde vc fica um tempo dando bends (ou puxando a corda) e dando "dive bombs", e ficar afinando, assim a corda pega afinação mais fácil.

    Mauricio Luiz Bertola
    interessante essa colocação das Fenders dos anos 50/60/70

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    não é uma boa idéia (ele pode pois é rico).
    Hahahaha ótima colocação!!!
    Pior que é verdade. Mas nesse show ele pega uma Squier pra quebrar e não uma Fender!!
    Abç.

    Ian Anderson
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome
    ele pega uma Squier pra quebrar e não uma Fender!!

    Mas aí não seria uma questão de $$, e sim de cabeça, se eh pra quebra, vamos fazer com guitarras de baixa qualidade...além custar menos e elas quebram mais, com menos pancadas.

    8D

    FiReFhOx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Hendrix era o unico macho a quebrar as classicas dos anos 60 ahuahuahahuauha


    (/ignorem que eram as guitarras top da epoca... 8-)

    Slave of hell
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    FiReFhOx

    vamos quebrar as standards 2010 p ficarmos famosos por isso tbm...









    mas joga os cacos no meu lixo por favor :) uiheiuhe

    Dr Jivago
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu regulo a ponte Wilkinson da minha Tagima dessa forma, levantada e paralela ao corpo, isso mais as tarrachas com trava segura bem a afinação.

    -Dedo Duro-
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    FiReFhOx
    O que o Malmsteen faz é exatamente o que o Mauricio Luiz Bertola disse. Ele regula a ponte para ficar um pouquinho "levantada", e com isso, ele consegue "alavancar" um pouco p´ra trás. Não como uma Floyd Rose, mas consegue.
    Abraço.

    luquinhas12
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: luquinhas12
    · votar


    Kyuss_Age

    Tem tb aquele ''truque'' que o van halen fazia,para alavancar pra trás,de colocar a ''moedinha'' de 10¢ atras da ponte.
    fikdik,não façam isso em guitarrinha memphis,ai fode tudo e quebra com a guitarra,ao menos se for fazer isso,guarde p/ fazer isso no inverno,e se aquecer com a madeira verde da guitarra
    hehe
    abs

    Morva
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    FiReFhOx

    ao contrario do q maioria pensa num é só em floyd rose q da pra alavanca (apesar de da pra força mais), ate pq ponte tremolo foi especialmente feita pra ser usada com alavanca.

    nao precisa ser uma fender dos anos 50 pra nao desafina, mais tb num pode ser uma memphis opr exemplo.

    na minha fender (highway one) eu regulei ela pra dar alavacadas como as do malmsteen uma vez, e ela nao desafinava com alavancadas de jeito nenhum. o unico problema é q qdo regulada assim (vi o video explicando aqui msm) ela as vezes desafina com alguns bends e pra voltar a afinação é preciso dar uma alavancada completa pra frente.

    B r u t u S
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    o grande bertola adicionou vários pontos importantíssimos e interessantíssimos qto a questão do tópico. mas adiciono outro detalhe tb. o malmsteen por ser um músico profissional e ter toda uma equipe apoiando ele durante as gigs, tem por ae 2 ou 3 guitarras iguais e se for o caso de desafinar uma porcariasinha de uma mizinha, ele vai la troca de guitar entre uma musica e outra. e se for um show de dvd, rola ainda aquele overdub de estudio maroto por cima do video "a lá herbert richards".

    outra questão, é que é tanto drive (sim, ele usa drive do cabeçote + booster no talo, senão 2 cabeças saturando-se + o booster) e é tanta nota "bululuzando" alí que uma mera desafinadinha de 1/4 de tom que seja, n faz diferença nenhuma.

    matheusguita
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom.... tenho um amigo luthier que tem uma Fender American Standart, se não me engano da década de 70, e a guita tem um pequeno rebaixamento na madeira atrás da ponte.
    Eu perguntei sobre essa ponte prá esse meu amigo e ele me disse que é original da guita.
    Eu olhei e realmente não tem marcas de desbastes naquela área. inclusive, a pintura está perfeita (White Vintage).
    Eu não sei se essa ponte é de série na American Standart (pelo menos na época), mas prá pequenas alavancadas ela funciona muito bem.

    Vale observar, como já foi dito acima várias vezes, que a ferragem de uma guita desse naipe é de primeira!

    Abraço!
    \o/

    ohm777
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    B r u t u S
    outra questão, é que é tanto drive (sim, ele usa drive do cabeçote + booster no talo, senão 2 cabeças saturando-se + o booster) e é tanta nota "bululuzando" alí que uma mera desafinadinha de 1/4 de tom que seja, n faz diferença nenhuma

    Isso que você falou é absurdo, o fato de o cara tocar mais rápido ou com mais drive não esconde desafinação nenhuma (por menor que seja)!!!
    Pelo contrário no caso do drive ainda evidencia, porque o volume será maior.
    E outra coisa, 1/4 de tom é coisa pra dedéu.

    FiReFhOx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ah... vo pega minha memphis abandonada no canto do quarto e da umas zuadas na regulagem com algo do tipo... tenho 3 guitarras e nunca uso a memphis... da pra aproveitar...

    se der merda quebro ela num show depois =D

    matheusguita
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E outra coisa, 1/4 de tom é coisa pra dedéu

    O ohm777 tem razão!

    Existem instrumentos orientais que utilizam escalas em 1/4 de tom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Malmsteen - Alavanca para traz