Autor |
Mensagem |
SeteTroxas Veterano |
# mai/10
· votar
Sei la eu não consigo tirar musicas de ouvido mas dai com a tab fica sem desafio, bases e tal eu tiro sempre de ouvido mas os solos eu não consigo.
|
Guilherme 90 Veterano |
# mai/10
· votar
Bom tópico. Eu nunca fiz esse tipo de coisa, e na boa, vou começar a praticar, quem sabe eu melhoro com isso.
Valeu pessoal!
|
Guilherme 90 Veterano |
# mai/10
· votar
Stargazer
Gostei do seu post, +1 pra você.
|
Soul Wyx Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Sempre pratiquei assim! É o modo de não desperdiçar 5 horas por dia(Escola) É muito legal isso, porque você sempre pode ouvir várias vezes e com atenção! Isso me ajudou muito no meu desenvolvimento como Guitarrista! Escuto muito os solos, e é incrível que você percebe coisas que antes não percebia!
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# mai/10
· votar
Funciona de boa, mas tem que ter ouvido.
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# mai/10
· votar
Cara, eu faço isso sim. Pra quem passa umas 12 horas por dia fora d casa tipo eu é uma otima solução haha. Por ex, se eu tenho ensaio hoje a noite. Eu boto fone d ouvido e fico ouvindo as musicas q vou tirar. Com isso, já tenho uma boa ajuda pois ouvir com fone d ouvido aumenta tua percepção dos minimos detalhes dos arranjos e tudo mais, e tb eu fico pensando em "improvisações" que cairiam bem em determinadas partes da musica e etc.
Acho bem pertinente esse lance de treinar sem guitarra. Mas concordo com o LeondelFefon ai em cima, tem q ter um pouco d ouvido pelo menos.
|
has4 Veterano |
# mai/10 · Editado por: has4
· votar
Gostaria de saber se o pessoal também pratica esse método de tirar solos, não só de ouvido, mas com a cuca!!! MauricioBahia
Um grande guitarrista me disse para treinar isso aí. Ele disse que devemos cantarolar (solfejar) as notas que executamos, mentalmente. Isso faz com que aprimoremos na execução e faz a gente evoluir cada vez mais, além de treinar os ouvidos. \º/ É importantíssimo que fiquemos viciados com essa técnica.
Ele enconstava a guitarra num canto e ficava olhando para o braço (regra/escala) da guita e ficava imaginando as execuções! Interessante!
|
FAP Veterano |
# mai/10
· votar
Stargazer
Muito bom seu post, e não desvirtuou o tópico não, muito pelo contrário, foi um dos comentários que mais contribuíram. Eu desconhecia essa comprovação científica, mas sempre suspeitei que o cérebro funcionasse dessa forma. Muita coisa que eu faço é utilizando esse pensamento de "visualizar" previamente a situação.
has4
Concordo com o que você falou. Inclusive nesse tópico do Black Horse Guitar (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/231255/) foram discutidos diversos comportamentos que ajudam no desenvolvimento da percepção musical e que um bom música deveria, como você falou, ficar viciado.
|
Márcio André Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia kra vc me fez lembra de quando eu trabalhava como viajante...pra vc ter ideia eu moro numa megalópoles de 12.000 habitantes kkk...q fica à 500 km de SP...e eu mtas vezes cheguei a ir tres vezes pra SP em apenas uma semana rsrs ...como estudar guitarra?...somente ouvindo o radio da camioneta e guardando partes boas na mente rsrs...como vc msm disse...o negocio funciona!!!abraço
|
MaicolBrevia Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia
Treinando sem guitarra - Só na mente!
Faço sempre quando estou caminhando com meu MP4, presto bastante atencao na musica, não so guitarra, mas na bateria(principalmente), a voz, o baixo, desse modo, fica mais facil de tocar a musica com a banda, vc fica mais por dentro do som.
|
riccieri Veterano |
# mai/10
· votar
Bom, eu ainda não tenho ouvido suficiente pra pegar músicas assim =p
Mas, quando eu estou em algum lugar com aqueles relógios de parede, ou algum outro som bem constante, eu fico fazendo "leitura" rítmica =p Imagino uma fórmula de compasso e algum padrão rítmico. Daí fico batucando no braço, ao som do "metrônomo".
Percebi que minha leitura rítmica (que é algo que eu tenho dificuldade) melhorou bastante depois de salas de espera de dentista. huauhauhauhuhauhauhauhauhauhauhauh
|
clessius Veterano |
# mai/10
· votar
Legal esse assunto ,se conversarmos com e ouvirmos outros tipos de musicos especialmente os de sopro da pra sentir que muitas vezes eles aprendem a ouvir mentalmente o que tocam!
|
clessius Veterano |
# mai/10
· votar
Existe um livro chamado "Treinamento elementar para musicos"que eu uso em minhas aulas de guitarra em curitiba e funciona muito bem pra divisão e percepção e vc pratica sem instrumento muitos exercícios.Você pode achar o e-book na internet em inglês.
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/10
· votar
Legal galera! Bons posts. :-) Espero que o tópico esteja ajudando o pessoal a "ver" o instrumento de uma forma diferente.
Vlw!!!
|
Hard_Guitar Veterano |
# mai/10
· votar
De um tempo pra ca percebi que consigo fazer solos muito melhores quando crio na mente e depois passo para a guita, do que quando crio com a guitarra na mao. Sempre que estou com a guitarra fico limitado as escalas, shapes, arpejos e blablabla que ja conheco, entao meus solos ficam sempre naquele padrao. Ja quando crio solos "mentais" isso nao acontece. Mas tem um ponto negativo: ja criei solos que nao consegui executar... :-(
|
has4 Veterano |
# mai/10
· votar
Ahhhhh....galera, uma boa dica (p/ os que não conhecem e até para os que conhecem mas não usam)
ia esquecendo... e acho que ninguém falou aí.... com os recursos que temos hoje, e que o tal meu comentado colega não tinha na época dele, (detalhe: poutz, se ele tivesse, não tinha fera pra ninguém não! Porque ele era fera e aprendeu tudo na tora!), podemos hoje curtir o braço da guitarrinha do GUITAR PRO e depois ficar olhando para o braço da guita no pedestal e viajar... rsrsrss
Pois é, galera, hoje temos o Guitar Pro - pra quem não conhece (e eu sei que aqui muitos não o conhecem), é o programa que dá a opção de ver Tabs, Partituras, selecionar solos, trilhas, etc, ouvir e ver as notas rolando não só no braço da guita, mas do tecladinho também, e olha... dá pra estudar pra cacete, muita música de bandeja, muitos solos... sem falar que é fácil de baixá-lo e de usá-lo, e, ainda mais, baratinho, no mundo negro que tem por aí rsrsrs!
|
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Um história verídica:
O então guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Ed. King, sonhou com os solos inteiros de Sweet Home Alabama e chegou no estúdio na dia seguinte pra gravar os dois solos da música. Ele relata em seu fórum:
" ...both guitar solos came to me in a dream. Note for note. I just played it as I saw it. The tune was recorded at Studio One, Doraville, GA. NOT L.A. I believe I did the solo in 2 takes. (I've had other song ideas come to me right before drifting off to sleep. But I never actually SAW a solo like the two I saw in SHA.)"
Tradução:
"ambos os solos de guitarra vieram até mim em um sonho. Nota por nota. Eu simplesmente toquei como eu vi. A música foi gravada no Studio One, Doraville, G.A. NÃO em L.A. Eu acredito que fiz o solo em dois takes. (Eu tive outras idéias que vieram a mim logo ante de eu pegar no sono. Mas eu nunca vi realmente um solo do jeito que eu vi os dois de SHA"
E ficaram demais! :-)
Detalhe é que os produtores acharam estranho o solo em G e não em D, como supostamente seria o tom da música, a primeira vista. Mas como tinha sido num sonho o pessoal da produção e banda achou melhor não mexer no solo, hehe.
|
xExLucasx Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha
Mas.. SÓ MINHA OPNIÃO! Não acredito no que a wikipedia diz sobre a composição de Sweet Child O' Mine também...
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# mai/10
· votar
Tirar sem a guitarra só quando é alguma coisa parecida com algo que eu já tenha feito muitas vezes. Se for algo completamente diferente que eu nunca tenha tocado, ai não consigo não.
|
|
# mai/10
· votar
xExLucasx Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha
Eu acho que pode ser verdade, mas independente disso, eu achei o solo ruinzinho :P
|
# mai/10
· votar
xExLucasx: Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha
Pode ser, mas se o próprio autor do solo tá falando isso, eu acredito. Não é Wikipedia. ;-)
Abs
|
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
The Root Of All Evil: eu achei o solo ruinzinho :P
Pô, eu adoro os solos! São os da versão original, em estúdio.
Abs!
|
|
# mai/10
· votar
MauricioBahia São os da versão, em estúdio.
Eu ouvi no youtube depois de ler o seu post ehehehe
|
Konrad Veterano |
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar
MauricioBahia O então guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Ed. King, sonhou com os solos inteiros de Sweet Home Alabama e chegou no estúdio na dia seguinte pra gravar os dois solos da música.
SRV disse que só conseguiu "encaixar" uma parte de Voodoo Chile depois que sonhou com o Hendrix ensinando. Haha
A esposa dele disse que ele sonhou com "Lenny", acordou com a música meio pronta cabeça, e mostrou para ela. ;)
Vai ver é verdade.
|
Konrad Veterano |
# mai/10
· votar
The Root Of All Evil
Se tu dissesse "eu gostei", eu cairia duro e morto da minha cadeira.
PS: e o dedinho da Eliana? haha
|
# mai/10
· votar
Konrad: A esposa dele disse que ele sonhou com "Lenny", acordou com ela meio pronta cabeça, e mostrou para ela. ;) Vai ver é verdade.
Se isso tá relatado por ele, deve ser verdade.
No caso de Sweet Home, tá escrito no fórum do Ed. King e postado pelo próprio!
Abs
|
Konrad Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Se isso tá relatado por ele, deve ser verdade.
Vi num vídeo ssobre a construção da réplica da guitarra "Lenny", dada a ele pela esposa (Lenora) e por amigos. Ela que relata.
Já a Vooddo Child é relatada pelo Layton e pelo Shannon, nos extras do DVD 'Live at the El Mocambo"!
Eu não duvido... esses caras respiram música. ;)
|
informal Veterano |
# mai/10
· votar
É realmente espantoso, eu tb consigo uns lances legais de arranjos p minha banda só imaginando a música. Qndo estou com a guita nas mãos não pinta essa inspiração. Vá saber...
|
papillon Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia
cara, eu sempre faço isso, mas mesmo q inconciente mesmo qlquer musica q escuto ja imagino como ela eh no braço da guita!! visto q toco a um bom tempo (uns 10 anos) e nunca tive aula, so agora nesses ultimos 5 meses! ai tive q me virar de ouvido mesmo, dai qlquer coisa q eu escuto ja vem em mente como eh, mas dificilmente eu sei o tom saca?? sei a posicao nas escalas, os intervalos e tal, mas acertar o tom de ouvido eh mais dificil, a nao ser q vc ja saiba antes!!!! eh mt legal fazer isso! abraço mann
|
Dudo_Goldem Veterano |
# mai/10
· votar
Eu faço isso na aula, haushsauhsauhsauhauhsa
|