Treinando sem guitarra - Só na mente!

Autor Mensagem
SeteTroxas
Veterano
# mai/10
· votar


Sei la eu não consigo tirar musicas de ouvido mas dai com a tab fica sem desafio, bases e tal eu tiro sempre de ouvido mas os solos eu não consigo.

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Bom tópico. Eu nunca fiz esse tipo de coisa, e na boa, vou começar a praticar, quem sabe eu melhoro com isso.

Valeu pessoal!

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Stargazer

Gostei do seu post, +1 pra você.

Soul Wyx
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Sempre pratiquei assim! É o modo de não desperdiçar 5 horas por dia(Escola) É muito legal isso, porque você sempre pode ouvir várias vezes e com atenção! Isso me ajudou muito no meu desenvolvimento como Guitarrista! Escuto muito os solos, e é incrível que você percebe coisas que antes não percebia!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Funciona de boa, mas tem que ter ouvido.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, eu faço isso sim.
Pra quem passa umas 12 horas por dia fora d casa tipo eu é uma otima solução haha.
Por ex, se eu tenho ensaio hoje a noite. Eu boto fone d ouvido e fico ouvindo as musicas q vou tirar. Com isso, já tenho uma boa ajuda pois ouvir com fone d ouvido aumenta tua percepção dos minimos detalhes dos arranjos e tudo mais, e tb eu fico pensando em "improvisações" que cairiam bem em determinadas partes da musica e etc.

Acho bem pertinente esse lance de treinar sem guitarra.
Mas concordo com o LeondelFefon ai em cima, tem q ter um pouco d ouvido pelo menos.

has4
Veterano
# mai/10 · Editado por: has4
· votar



Gostaria de saber se o pessoal também pratica esse método de tirar solos, não só de ouvido, mas com a cuca!!!

MauricioBahia


Um grande guitarrista me disse para treinar isso aí. Ele disse que devemos cantarolar (solfejar) as notas que executamos, mentalmente. Isso faz com que aprimoremos na execução e faz a gente evoluir cada vez mais, além de treinar os ouvidos. \º/
É importantíssimo que fiquemos viciados com essa técnica.

Ele enconstava a guitarra num canto e ficava olhando para o braço (regra/escala) da guita e ficava imaginando as execuções! Interessante!

FAP
Veterano
# mai/10
· votar


Stargazer

Muito bom seu post, e não desvirtuou o tópico não, muito pelo contrário, foi um dos comentários que mais contribuíram.
Eu desconhecia essa comprovação científica, mas sempre suspeitei que o cérebro funcionasse dessa forma. Muita coisa que eu faço é utilizando esse pensamento de "visualizar" previamente a situação.

has4

Concordo com o que você falou. Inclusive nesse tópico do Black Horse Guitar (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/231255/) foram discutidos diversos comportamentos que ajudam no desenvolvimento da percepção musical e que um bom música deveria, como você falou, ficar viciado.

Márcio André
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
kra vc me fez lembra de quando eu trabalhava como viajante...pra vc ter ideia eu moro numa megalópoles de 12.000 habitantes kkk...q fica à 500 km de SP...e eu mtas vezes cheguei a ir tres vezes pra SP em apenas uma semana rsrs ...como estudar guitarra?...somente ouvindo o radio da camioneta e guardando partes boas na mente rsrs...como vc msm disse...o negocio funciona!!!abraço

MaicolBrevia
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Treinando sem guitarra - Só na mente!

Faço sempre quando estou caminhando com meu MP4, presto bastante atencao na musica, não so guitarra, mas na bateria(principalmente), a voz, o baixo, desse modo, fica mais facil de tocar a musica com a banda, vc fica mais por dentro do som.

riccieri
Veterano
# mai/10
· votar


Bom, eu ainda não tenho ouvido suficiente pra pegar músicas assim =p

Mas, quando eu estou em algum lugar com aqueles relógios de parede, ou algum outro som bem constante, eu fico fazendo "leitura" rítmica =p
Imagino uma fórmula de compasso e algum padrão rítmico. Daí fico batucando no braço, ao som do "metrônomo".

Percebi que minha leitura rítmica (que é algo que eu tenho dificuldade) melhorou bastante depois de salas de espera de dentista.
huauhauhauhuhauhauhauhauhauhauhauh

clessius
Veterano
# mai/10
· votar


Legal esse assunto ,se conversarmos com e ouvirmos outros tipos de musicos especialmente os de sopro da pra sentir que muitas vezes eles aprendem a ouvir mentalmente o que tocam!

clessius
Veterano
# mai/10
· votar


Existe um livro chamado "Treinamento elementar para musicos"que eu uso em minhas aulas de guitarra em curitiba e funciona muito bem pra divisão e percepção e vc pratica sem instrumento muitos exercícios.Você pode achar o e-book na internet em inglês.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Legal galera! Bons posts. :-) Espero que o tópico esteja ajudando o pessoal a "ver" o instrumento de uma forma diferente.

Vlw!!!

Hard_Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


De um tempo pra ca percebi que consigo fazer solos muito melhores quando crio na mente e depois passo para a guita, do que quando crio com a guitarra na mao.
Sempre que estou com a guitarra fico limitado as escalas, shapes, arpejos e blablabla que ja conheco, entao meus solos ficam sempre naquele padrao. Ja quando crio solos "mentais" isso nao acontece.
Mas tem um ponto negativo: ja criei solos que nao consegui executar... :-(

has4
Veterano
# mai/10
· votar


Ahhhhh....galera, uma boa dica (p/ os que não conhecem e até para os que conhecem mas não usam)

ia esquecendo... e acho que ninguém falou aí.... com os recursos que temos hoje, e que o tal meu comentado colega não tinha na época dele, (detalhe: poutz, se ele tivesse, não tinha fera pra ninguém não! Porque ele era fera e aprendeu tudo na tora!), podemos hoje curtir o braço da guitarrinha do GUITAR PRO e depois ficar olhando para o braço da guita no pedestal e viajar... rsrsrss

Pois é, galera, hoje temos o Guitar Pro - pra quem não conhece (e eu sei que aqui muitos não o conhecem), é o programa que dá a opção de ver Tabs, Partituras, selecionar solos, trilhas, etc, ouvir e ver as notas rolando não só no braço da guita, mas do tecladinho também, e olha... dá pra estudar pra cacete, muita música de bandeja, muitos solos... sem falar que é fácil de baixá-lo e de usá-lo, e, ainda mais, baratinho, no mundo negro que tem por aí rsrsrs!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um história verídica:

O então guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Ed. King, sonhou com os solos inteiros de Sweet Home Alabama e chegou no estúdio na dia seguinte pra gravar os dois solos da música. Ele relata em seu fórum:

" ...both guitar solos came to me in a dream. Note for note. I just played it as I saw it. The tune was recorded at Studio One, Doraville, GA. NOT L.A. I believe I did the solo in 2 takes. (I've had other song ideas come to me right before drifting off to sleep. But I never actually SAW a solo like the two I saw in SHA.)"

Tradução:

"ambos os solos de guitarra vieram até mim em um sonho. Nota por nota. Eu simplesmente toquei como eu vi. A música foi gravada no Studio One, Doraville, G.A. NÃO em L.A. Eu acredito que fiz o solo em dois takes. (Eu tive outras idéias que vieram a mim logo ante de eu pegar no sono. Mas eu nunca vi realmente um solo do jeito que eu vi os dois de SHA"

E ficaram demais! :-)

Detalhe é que os produtores acharam estranho o solo em G e não em D, como supostamente seria o tom da música, a primeira vista. Mas como tinha sido num sonho o pessoal da produção e banda achou melhor não mexer no solo, hehe.

xExLucasx
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha

Mas.. SÓ MINHA OPNIÃO!
Não acredito no que a wikipedia diz sobre a composição de Sweet Child O' Mine também...

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Tirar sem a guitarra só quando é alguma coisa parecida com algo que eu já tenha feito muitas vezes.
Se for algo completamente diferente que eu nunca tenha tocado, ai não consigo não.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


xExLucasx
Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha

Eu acho que pode ser verdade, mas independente disso, eu achei o solo ruinzinho :P

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


xExLucasx: Eu acho que isso é só pra deixar a historia do solo mais bonitinha

Pode ser, mas se o próprio autor do solo tá falando isso, eu acredito. Não é Wikipedia. ;-)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Root Of All Evil: eu achei o solo ruinzinho :P

Pô, eu adoro os solos! São os da versão original, em estúdio.

Abs!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
São os da versão, em estúdio.

Eu ouvi no youtube depois de ler o seu post ehehehe

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia
O então guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Ed. King, sonhou com os solos inteiros de Sweet Home Alabama e chegou no estúdio na dia seguinte pra gravar os dois solos da música.

SRV disse que só conseguiu "encaixar" uma parte de Voodoo Chile depois que sonhou com o Hendrix ensinando. Haha

A esposa dele disse que ele sonhou com "Lenny", acordou com a música meio pronta cabeça, e mostrou para ela. ;)

Vai ver é verdade.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Se tu dissesse "eu gostei", eu cairia duro e morto da minha cadeira.

PS: e o dedinho da Eliana? haha

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad: A esposa dele disse que ele sonhou com "Lenny", acordou com ela meio pronta cabeça, e mostrou para ela. ;)
Vai ver é verdade.


Se isso tá relatado por ele, deve ser verdade.

No caso de Sweet Home, tá escrito no fórum do Ed. King e postado pelo próprio!

Abs

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Se isso tá relatado por ele, deve ser verdade.

Vi num vídeo ssobre a construção da réplica da guitarra "Lenny", dada a ele pela esposa (Lenora) e por amigos. Ela que relata.

Já a Vooddo Child é relatada pelo Layton e pelo Shannon, nos extras do DVD 'Live at the El Mocambo"!

Eu não duvido... esses caras respiram música. ;)

informal
Veterano
# mai/10
· votar


É realmente espantoso, eu tb consigo uns lances legais de arranjos p minha banda só imaginando a música. Qndo estou com a guita nas mãos não pinta essa inspiração. Vá saber...

papillon
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

cara, eu sempre faço isso, mas mesmo q inconciente mesmo
qlquer musica q escuto ja imagino como ela eh no braço da guita!!
visto q toco a um bom tempo (uns 10 anos) e nunca tive aula, so agora nesses ultimos 5 meses!
ai tive q me virar de ouvido mesmo, dai qlquer coisa q eu escuto ja vem em mente como eh, mas dificilmente eu sei o tom saca?? sei a posicao nas escalas, os intervalos e tal, mas acertar o tom de ouvido eh mais dificil, a nao ser q vc ja saiba antes!!!!
eh mt legal fazer isso!
abraço mann

Dudo_Goldem
Veterano
# mai/10
· votar


Eu faço isso na aula, haushsauhsauhsauhauhsa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treinando sem guitarra - Só na mente!