Será que os estudos de Guitarra hoje evoluiram comparado com a 15 anos atrás?

Autor Mensagem
Jack_RS
Veterano
# mai/10
· votar


Quando comecei a tocar , comprei um instrumento sem saber nada, sofri pra caralho aprendia algumas notas com amigos, depois q descobri tudo na net admito q fiquei preguiçoso demais, pra mim essa facilidade da net e revistas nao me fez tao bem assim, talvez aconteceu pra maioria aqui , e eu achava bem mais legal ficando quase louco pra tirar uma musica, tinha mais emoçao(pelo menos pra mim)
Abraçao ae

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Taí uma coisa que fiquei pensando hoje. Fui ajudar um colega em outro tópico sobre uma determinada música, e ele perguntava como tirar a batida?!?!?
puxa, na minha época, ou eu comprava a revistinha, ouvia a música e saia palhetando ou usando aquela batida de violão popular - com ou sem a ajuda do professor.
hoje tem de ensinar batida também??? com as cifras aí dispostas na net, mais vídeo de gente tocando violão com a batida lá visualmente falando!

esse eu larguei mão de ajudar, me perdoem se eu estiver errado.

buddy guy
Veterano
# mai/10
· votar


jimmy vandrake
buddy guy

Somos do tempo que tocador de guitarra tinha que tirar de ouvido, em cima do vinil ou fita K7.
Instrumento ou amplificador, nem a pau. Era caixa de abelha mesmo, e lambam os dedos.
uhahuahuahuahuahuahuahuahuahuhuahu



Esse é o camarada vandrake,cobra criada. Podes crêr,bons tempos do qual se fazia boa música,podes crêr. Grande abraço aí meu velho. E dále gás pimenta !!!!

basstreble
Veterano
# jul/12
· votar


Dizem que a musica sempre vai mudando. Voce aprende uma tecnica hoje e no futuro dirão que voce está errado. Acho um pouco ruim, pois ainda estou aprendendo a tocar guitarra, vi em alguns sites que deixar o polegar esquerdo a amostra é errado, hoje ja dizem que é correto, Da um nó na cabeça da gente rsrsrs já nem sei o que é certo ou errado no aprendizado da guitarra rsrsrs.

derek_70
Veterano
# jul/12
· votar


Sim, vivemos na época da informação a um clique de distância.

Mas a meu ver este excesso de informação tb é prejudicial, o cerébro humano não da conta de processar tudo isso. As pessoas estão cada vez mais conectadas e viciadas em informação.

A mesma coisa com quem usa a internet pra aprender música, o cara quer devorar 5 sites, 3 canais do youtube, 4 métodos e 15 tabs baixadas todo dia.
É muita coisa.

Eu fico curioso pra saber como que era na época do Clapton, Beatles. Como é que os caras aprendiam tanta coisa nas décadas de 50 e 60 quando mal existia TV e Videotape.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


Nos temos um divisor de águas aqui...explico:

Comecei a tocar em, violão, em 1977. Comecei tirando umas algumas melodias soladas, coisa boba e meio sem propósito. Mas me permitiu ir conhecendo o braço do instrumento e onde as notas estavam. Não é preciso ser um gênio para saber que se a 3a casa da Mi prima é um Sol, a 4a é um Sol#.

Mas, ouvindo, percebia que existia alguma coisa que preenchia, que tocava várias cordas ao mesmo tempo (os acordes). Pode parecer coisa de Zé Mané falar uma coisa dessas, mas só olhar músicos na TV e ouvir nos discos, não era tão fácil de entender. Até que você conhecia alguém que te iniciava nos acordes simples....Lá maior, Mi maior etc...

Com meia dúzia de acordes, o mundo foi se abrindo, eu já podia fazer alguns acompanhamentos e tirar algumas músicas dos discos. E assim ia se sofisticando e evoluindo.

Foi assim com todos, até a minha geração. E se depois de um tempo resolvíamos estudar, era estudo de violão erudito ou alguns métodos de jazz para guitarra.

Não haviam estes estudos que vocês tem hoje em dia, baseados na escola "rock". Isso só começou a a ser ensinado nos anos 90.

pepomello
Veterano
# jul/12
· votar


Na minha opinião um instrumento como a guitarra deveria ser algo imutável...

basstreble
Veterano
# jul/12
· votar


Na minha opinião um instrumento como a guitarra deveria ser algo imutável...
Rrsrs é mais infelizmente ou felizmente, não sei bem ao certo, eles mudam as tecnicas. É igual a mundança que ouve em nossa lingua portuguesa. Passamos anos de nossas vidas estudando o português de um jeito, e os caras vão lá e mudam, aí temos que aprender de novo rsrs. Abração.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


pepomello
Na minha opinião um instrumento como a guitarra deveria ser algo imutável...

Nada é imutável.

davidevh
Veterano
# jul/12
· votar


acho q piorou...pq com a acesso a muita informação as pessoas ficam "perdidas" inclusive eu kkk.
Pq vc tem a facilidade de pegar tantas musicas pra aprender, tantas aulas e acaba ficando meio perdido se nao tiver foco !

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


bom eu comecei agora, então sou da geração onde tudo é fácil, mas de uns meses atrás tenho me libertado da tablatura e tirando de ouvido, garanto a qualquer um viciado em tabs, é muito melhor e gratificante além de ajudar na apuração do ouvido, hoje eu já consigo identificar os tons de ouvido com certas referencias

Marthin87
Veterano
# jul/12
· votar


O perfil dos professores também mudou neste período 15 anos. Antes, o cara que tocava bem e tinha uma banda de baile podia dar aulas nos " cursos para iniciantes" e ensinava do bairro sem maiores referencias de ensino. O aluno percebia que podia caminhar sozinho depois de um tempo e sai das aulas para economizar dinheiro e até tempo. Hoje, os profissionais sabem direcionar o aluno de forma a consolidar a relação no curso se tornando essencial para o desenvolvimento do aspirante guitarrista com materiais diversificados, plano de ensino, conhecimento de outras areas e até estrategia de motivação.
Eu tinha um professor que falava até sobre a conduta de sideman " esteja bem vestido e se apresente no horário, tocar bem é obrigação". Este tipo de coisa não é possível caçando video aulas de quatro minutos na internet.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que os estudos de Guitarra hoje evoluiram comparado com a 15 anos atrás?