o que influi no sustain?

Autor Mensagem
jloalves
Veterano
# abr/10


Queria saber exatamente o que influi no sustain, tirando o corpo que eu ja sei , ouvi falar que o escudo tambem mas sei lah, quais são os melhores captadores e baratos??

Andy TheCatSp
Veterano
# abr/10
· votar


jloalves
captadores, a distorção que está sendo usada, sua pegada...
pra mais sustain, prefira captadores com nível de saída maior, e pedais ou amps com ganhos altos.

MarcosBorba
Veterano
# abr/10
· votar


jloalves

Queria saber exatamente o que influi no sustain

O sustain é influenciado pelo calibre das cordas, pela marca das cordas, pela execução da nota (ataque e vibrato), por todo material que constitui a guitarra e que pode ajudar/atrapalhar na vibração das cordas (incluindo parafusos, escudos, adesivos da Hello Kitty, ponte, etc), pelo captador, pela combinação de captadores ligados,
pelos pedais de efeitos utilizados, dentre outros fatores.
Ou seja, tudo influencia. Porém, a maioria das coisas causa mudanças imperceptíveis no sustain.
A grande questão é não fazer nada que corte totalmente o sustain da guitarra. O resto é tolerável. Além disso é bom pensar num coisa: o que é sustain e pra que eu preciso dele? Na grande maioria das vezes não é preciso sustentar uma nota por mais de 10 segundos (e isso a maioria das guitarras consegue fazer). Caso seja necessário mais que isso existem equipamentos eletrônicos que podem ajudá-lo (ebow e pedais especiais). O sustain eh algo às vezes meio obscuro. As pessoas querem sustain mas não sabem como usar.

quais são os melhores captadores e baratos??

os melhores captadores não são baratos... mas, existem bons captadores da sound e cabrera que tem custo relativamente baixo

abç.

Jinkxs
Veterano
# abr/10
· votar


jloalves

A madeira, a junção do braço, e o ângulo do headstock, na parte de contrução.

O tipo de ponte (fixa ou flutuante) e as características dos captadores (singles, humbs, saida alta, baixa, etc..), na parte de hardware.

O amplificador e tipos/combinações de pedais + ganho e volume, na parte dos ascessórios.

Tudo isso e mais alguma(s) coisa(s) que possa por ventura ter esquecido, tem influência no sustain.

FlavioPhenonx
Veterano
# abr/10
· votar


adesivos da Hello Kitty

HSAHSHUASUHAUHSuh' rasheei aki!

O MarcosBorba está certíssimo!

Abç's

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


MarcosBorba
O sustain é influenciado pelo calibre das cordas

O Malmsteen diz que não.
Eu to com ele.

FlavioPhenonx
Veterano
# abr/10
· votar


O sustain é influenciado pelo calibre das cordas

O Malmsteen diz que não.
Eu to com ele.


previsão de páginas: 9487506
rs'

MarcosBorba
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
O Malmsteen diz que não.

já li algo sobre isso... na verdade eu não ligo muito pra essa coisa de ganhar microsegundos de sustain... talvez não haja influência nenhuma, talvez haja uma influência insignificante (minha opinião). Contudo, qualquer que seja a verdade, não importa pra mim =]
Tem muitas coisas que meus ouvidos leigos não são capazes de captar.
Abç

Insomniac_
Veterano
# abr/10
· votar


Técnicamente, a junção do corpo com o braço tem que estar bem alinhadinha... A altura das cordas, logo, uma guitarra regulada tem mais sustain. O Nut também influi... Nuts de plástico costumam não ser muito eficientes no sustan. O calibre das cordas também influi muito. Agora, no fator "sonoro", os captadores e o ganho que se usa no amp influem bastante.
No quesito pedais, noise gates costumam cortar o sinal da guitarra, e assim, diminuir bastante o sustain. No final das contas, acho que mais sustain ou menos sustain depende muito de como sua guitarra está regulada e de como você interage com o seu equipo.

guitar-rero
Veterano
# abr/10
· votar


MarcosBorba

O sustain é influenciado pelo calibre das cordas

acho chato fica corrigindo os outros mas corda não tem calibre e sim diâmetro

Abçs

MarcosBorba
Veterano
# abr/10
· votar


guitar-rero

acho chato fica corrigindo os outros mas corda não tem calibre e sim diâmetro


está certíssimo. Calibre é um termo de uso comum, mas nunca tinha prestado atenção nisso. Se as cordas tivessem calibre não seriam cordas, seriam canos =]
Vlw pelo alerta.

jloalves
Veterano
# abr/10
· votar


brigado pelos esclarecimentos ;D

jloalves
Veterano
# abr/10
· votar


brigado pelos esclarecimentos ;D

Renkar
Veterano
# abr/10
· votar


A galera falou tudo. Mas só corrigindo um detalhe..

Andy TheCatSp
"pra mais sustain, prefira captadores com nível de saída maior[...]"

Na verdade é o contrário.
Captadores de alta saída, além de maior número de voltas da bobina (o que resulta num captador de maior resistencia), possuem em geral imãs mais fortes.
Dessa forma, a corda submetida a um campo magnético maior, vibrará por menos tempo.

É o mesmo efeito que aproximar os captadores demais das cordas. Se voce testar, vai observar que apesar da saída aumentar, o sustain da guitarra diminui, até chegar a um ponto em que as notas mais agudas não conseguem soar direito.

Captadores de baixa saída contribuem com o sustain do instrumento.
Mas o que acontece é que, com distorção, se o captador tem saída mais forte, o som vai comprimir mais.

Abraços!

dnreis
Veterano
# abr/10
· votar


o que influi no sustain?

tudo!

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


Ainda não comentaram do comprimento da escala, que influi muito no sustain da guita...

Jim Marshall
Veterano
# abr/10
· votar


o que influi no sustain?

Captadores, cordas, trastes, madeira, etc.


Abraço,

See ya!

Manubio
Veterano
# abr/10
· votar


Mais fácil perguntar o que não influencia no sustain.

Eu diria que o que não influencia é a correia, o corte de cabelo, a calça, e a camiseta.

Fora isto, eu diria que tudo.

Abraço

Jim Marshall
Veterano
# abr/10
· votar


Manubio

Eu diria que o que não influencia é a correia...


Eu tinha uma correia velha que certa vez soltou-se da guitarra fazendo ela ir ao chão...isso prejudicou muito o sustain :(

Com relação ao corte de cabelo...bem, com isso eu concordo...hehehe.


Abraço,

See ya!

Pepe Le P
Veterano
# abr/10
· votar


Discordo quanto ao corte de cabelo!!!

É óbvio que se fizermos uma amostragem com os guitarristas de sustain mais foderoso veremos que eles são quase todos cabeludos!!!

O Joe Satriani é a excessão que confirma a regra ;P

Slave of hell
Veterano
# abr/10
· votar


o que influi no sustain?

adesivos da hello kitty..poxa...axei q eles davam mais sustain na guitarra..meu mundo desabou,sim é com os olhos rasos d'agua que arrancarei todos os 25 adesivos

jloalves
Veterano
# abr/10
· votar


o escudo enfluencia também??

Spect
Veterano
# abr/10
· votar


jloalves
o escudo enfluencia também??

Só se seu ouvido for algum aparelho que compara minuciosamente freqüências.

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Pra mim o que influi é: corda, braço e captador.
Teste básico: vai numa loja e sai testando guitarra fazendo bends. Tem guitarra que sustenta mais do que outra.
Sendo de série similar, da mesma marca, os captadores são os mesmos. Então o que influi nelas é o próprio braço.

ogner
Veterano
# abr/10 · Editado por: ogner
· votar


São tantos fatores, que resumindo, oq influecia é o preço. Quanto mais cara, maiores as chances de ter um bom sustain.

RennanRdC
Veterano
# abr/10 · Editado por: RennanRdC
· votar


O cabelo influencia sim, se forem muito grandes e cairem em cima das cordas elas vão parar de vibrar...

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Depois dessa do escudo nem vou postar mais o que eu queria postar.

Andreas Miller
Veterano
# abr/10
· votar


Renkar

Concordo com você cara. Tanto que o mestre Y. Malmsteen soube combinar isso como ninguem. com captadores com uma saida nao tao forte, saturação na medida das valvulas ele consegue um sustain violento. Tem um video dele que ele segura uma nota por quase 1 minuto.

Jinkxs
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


jloalves

Cara.... falei genéricamente sobre várias coisas que interferem no sustain, mas vamos ser mais específicos.

Na guitarra:

Madeira - Mogno e Brasilian Rosewood, por exemplo são madeiras mais ressonantes que o Alder ou o Ash, e portanto propiciam melhor sustain

Junção do Braço - Quanto mais perfeita a junção, melhor a vibração vai ser tranmitida, e portanto, melhor sustain, por isso, braço colado é mais eficiente que o parafusado nesse quesito.

Inclinação do Headstock - Quanto mais inclinado o headstock for para trás, melhor o sustain. Stratos e superstratos normalmente tem headstock planos (retos) com relação à escala, já as LPs e SGs tem o haedstock inclinado para trás, como nos violões.

Ponte - Quanto maior for o contato da ponte com o corpo da guitarra, mais a vibração das cordas passam atravéz do mesmo, e portanto geram mais sustain. Pontes fixas proporcionam melhor sustain do que as flutuantes por esse motivo, e as Strings Thru Body ainda mais.

Captadores - Interferem pouco no sustain, entretanto, os captadores indicados para hi-gain (humbuckers principalmente) são mais eficientes, pois propiciam maior ganho no amp. ou no pedal/pedaleira do que singles ou caps. vintage, que trabalham melhor com baixo ganho.

Outros fatores:

Ganho - Quanto maior o ganho, maior o sustain. Mas não adianta aumentar o ganho em guitarras SSS com caps vintage, pois os mesmo não soam legam assim. Procure usar humbuckers (tradicionais ou em formato de single) ou singles de alta saída em sons com mais ganho.

Volume - Em qualquer caso, tocar baixo prejudica o sustain. Quer sustain??? Toque alto!!!

Acessórios - Compressores e sustainers são elementos usados para aumentar o sustain natural da guitarra... mas use com cuidado. Já o noise reduction tem o efeito contrário. Alguns pedais, como o Big Muff ou os famosos Fuzzes, por comprimirem bastante os sinais também são usados para incrementar o sustain natural.

Elementos introduzidos pela ação do músico:

Vibratos - Por serem um movimento ondulante, conseguem aumentar a duração da vibração da corda, e são de totalmente dependentes da habilidade do músico.

Harmônicos - São sons complementares da vibração tonal, que podem ser isolados (e assim, ouvidos) ao abafar ligeiramente uma corda vibrando. Os harmônicos podem aumentar bastante a duração normal de uma nota, e também são resultado da habilidade do músico, mas tem sua performance delimitada por fatores externos, como o ganho e o volume.

Feed Back - É a microfonia usada de forma controlada. O músico apenas usa o volume e sua posição em relação ao amp pra exercer controle sobre ela. O feed back quando bem usado gera um sustain quase infinito.

Bom... acho que é isso. Provavelmente tem mais coisa nisso, e também posso ter me enganado em algo, mas no geral é isso aí.

Agora... o mais importante é entender que o sustain, na verdade, é uma combinação de todos esses fatores, que, quando bem aplicados, se somam e tornam a coisa perceptível. Individualmente, eles são em sua maioria pouco eficientes e em conjunto, quando mal aplicados, um fator pode atrapalhar o outro.

No fim, tudo na guitarra é um conjunto de variáveis, normalmente tão grande, que só um Eric Johnson da vida consegue perceber certas nuances.

daniel_guitar
Veterano
# mai/10
· votar


esqueceram de uma coisa muito importante também tocar alto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que influi no sustain?