Autor |
Mensagem |
MarceloS Veterano |
# abr/10 · Editado por: MarceloS
Olá pessoal, blz?
A um tempinho atrás comprei uma Ibanez RG 350 EX.
Estou tentando dar uma regulada geral nela seguindo o manual de instruções. Levei a mesma em um cara para ele regular e trocar as cordas, mas não ficou 100%. Então, estou tentando fazer eu mesmo.
1) Ponte:
Apanhei mto para conseguir regular a ponte, finalmente na base da tentativa e erro consegui equilibrar a tensão molas x cordas. O problema é que a base da EDGE III não é uma placa reta, ela é meio triangular, não consigo saber se ela está nivelada.
Alguém tem alguma dica para saber se ela está nivelada olhando para a mesma?
Procurei bastante, mas num achei nada que mostrasse legal como fazer isso. Todo mundo fala do edge knife, apanhei e descobri o que é, mas essa parte da ponte fica bem abaixo do corpo da guitarra e simplesmente não é possível verificar se a ponte está nivelada olhando o tal do edge knife.
2) Ação das cordas:
Para regular a acão das cordas, de acordo com o manual, as cordas mais "graves" devem estar com 2mm de distância do traste e as mais "agudas" devem estar a 1.5mm do traste. No caso, o 12° traste.
Se eu ajusto a ponte para essa regulagem eu percebo que lá pela 14° casa as cordas, principalmentes as mais graves, trastejam. Nas casas acima quando dou uma palhetada mais forte também percebo ocorrer o trastejamento.
Pensei que isso pudesse ser causado pelo fato do braço estar desregulado, olhei o manual, pesquisei bastante e tentei deixar o braço do jeito certo e mesmo assim as cordas trastejam, um pouco, mas trastejam. Isso é normal?
Uma coisa que eu estou achando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?
Se alguém puder me ajudar, principalmente quem tem uma guitarra igual a minha ou com a mesma ponte, eu agradeço bastante.
Estou querendo fazer as coisas eu mesmo para não depender de luthier. Além de cobrar caro eu vejo aqui no fórum que é difícil achar um que deixe a guitara do jeito que você quer. Então quero aprender a fazer as coisas eu mesmo.
É isso aí pessoal, valeu mesmo.
[]'s
|
sebastorama Veterano |
# abr/10
· votar
http://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php?t=750052
Ta aí amigo :D Tem uma foto mto boa de como a ponte deve estar quando estiver regulada
Abraços
|
erico.ascencao Veterano |
# abr/10
· votar
MarceloS: Pensei que isso pudesse ser causado pelo fato do braço estar desregulado, olhei o manual, pesquisei bastante e tentei deixar o braço do jeito certo e mesmo assim as cordas trastejam, um pouco, mas trastejam. Isso é normal?
É normal. Isto é conhecido como solução de compromisso: ou você abaixa a ação das cordas e tem um trastejamento ou fica com as cordas altas e sem trastejamento. Como você prefere a primeira opção, tem que encontrar o melhor equilíbrio entre a ação e o trastejamento. Um bom indicador é o tastejamento não ser perceptível no amplificador - ele sempre é perceptível quando você toca a guitarra desplugada.
Uma coisa que eu estou chando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?
Isto é estranho. Mais encare estas medidas de ação das cordas apenas como indicação do fabricante, não as leve à risca.
|
Necrophagist Veterano |
# abr/10 · Editado por: Necrophagist
· votar
Uma coisa que eu estou achando bem estranho é o seguinte, para deixar as cordas com a ação especificada no manual eu tenho que descer bastante a altura da ponte. O problema disso é que quando eu coloco a alavanca na ponte a mesma bate no knob de volume, estou achando isso mto estranho, não deveria acontecer isso, certo?
tem um slot pra chave allen bem embaixo de onde fica a alavanca, gire ele para aumentar ou diminuir a ação da alavanca, inclusive tem um furo no escudo traseiro justamente por isso
---- tenho uma RG370 e acontece a mesma coisa, mas nao me importo muito com o trastejamento afinal um pouco é bem normal principalmente por que minha guitarra está com 1 tom abaixo e encordoamento .010, um pouco inaquado
se voce realmente se importar com o trastejamento ou estiver muito absurdo mesmo a moral é levar em um bom luthier, ele pode querer fazer o rebatimento dos trastes com problema ou lixar todos eles (como ja fizeram como uma guitarra minha, mesmo sem explicitar...), ou simplesmente regular direirinho :) mas certo que mesmo assim vai permanecer um pouco de trastejamento
esse lance de Knife tinha nas edges mais antigas e se tratava de um pequeno vinco na lateral da ponte que podia ser usada como referencia eu fiz a mesma coisa com a minha: marquei o ponto onde ela ficaria teóricamente correta
|
rafael_cpu Veterano |
# abr/10 · Editado por: rafael_cpu
· votar
É como o Necrophagist e o erico.ascencao disseram.
Leia o manual (se não o tem, baixe-o do site da Ibanez). Verá que há dois locais para regulagem da barra da alavanca. Um por cima e outro por baixo.
O de baixo você aumenta ou diminui a distância da alavanca em relação ao corpo da guitarra. No seu caso, basta aumentar a distância dela em relação ao corpo da guitarra para que não encoste nos knobs. Abra a tampa traseira e verá o orifício. Simples.
O de cima, na parte posterior da alvanca, no sentido oposto ao dos caps e ligeiramente atrás da própria (para vê-lo basta acionar a alavanca no sentido dos caps, ou seja, no sentido de afrouxar as cordas), aperta ou afrouxa a alavanca, ou seja, deixa-a mais solta, de modo a girá-la facilmente da direção dos caps ao jack e vice-versa, ou o contrário, ficará mais rígida.
Boa sorte. T+
|
MarceloS Veterano |
# abr/10
· votar
Eae pessoal, blz?
Valeu pelas respostas, ajudaram bastante.
Esse segundo local da regulagem da alavanca, que é regulado por baixo, eu tinha visto no manual mas, confesso, que não tinha entendido direito o propósito do mesmo.
Novamente, obrigado a todos. []'s
|
augustoccm Veterano |
# mar/11
· votar
Sei que o post é antigo mas vale ressaltar que as medidas passadas para altura das cordas é no 14 traste , de 1,5mm a 1,7mm na mizinha e de 2,0mm a 2,2mm na mizona. Comprei ontem uma rg350dx e o manual veio com essas específicaçoes.
|
lookp1 Veterano |
# jul/11
· votar
Ow augustoccm , a sua ibanez veio com a nova ponte (edge-zero 2 ) ?
|