[Meu querido diário] Decepção com primeiro ensaio

Autor Mensagem
Vinicius Nogueira
Veterano
# abr/10
· votar


Olha, os caras do Black Label Society não curtiram que eu tocasse com eles, pois meus harmônicos são melhores que do Zakk, aí já viu, eu saia na porrada com ele todo ensaio, não rolou...

marcos.
Veterano
# abr/10 · Editado por: marcos.
· votar


ogner
Oi???

acordar, tomar banho, colocar terno, trabalhar num escrotorio xexelento 9hrs, voltar no transito pra casa, tomar banho, entornar alcool pra se dopar, dormir, e repetir tudo de novo...Isso é bacana.


é.. mais ai no caso fica algo do tipo

Bacana é acordar, tomar banho, colocar terno, trabalhar num escrotorio xexelento 9hrs, voltar no transito pra casa, arrumar todo o equip para leval, chegar la e montar, tocar, guardar tudo, voltar, tomar banho, entornar alcool pra se dopar, dormir, e repetir tudo de novo...

Marc Snow
Veterano
# abr/10
· votar


Eu acho que se ensaia comum propósito. Esse lance de "ver qual é"...é foda. As músicas são combinadas entre todos. O ensaio é daqui a uma semana... chegou o dia: todo mundo tirou e vc não - então vc não estava a fim
vc tirou tudo e os outros não - procure outra banda que ninguem quer porra nenhuma.

kiki
Moderador
# abr/10 · Editado por: kiki
· votar


erico.ascencao

A palavra de ordem é: comprometimento.
assino em baixo.

Marc Snow
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
A palavra de ordem é: comprometimento
Sim, coisa que 90% não tem. acham que só deentrar no estúdio já é um feito foda!
É como disse o Ardanuy: "A moda agora é NÂO SABER TOCAR!"

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


Cara, não li todas as respostas porque fiquei com preguiça. Mas seu post, eu li todo.

Concordo plenamente com a parte do COMPROMETIMENTO.

Mas cara, vc tem outra banda? Tem algum projeto ou algo similar?

Se não tiver, tenta mais um ensaio, e se for no mesmo nível dos primeiros, abra o jogo com a galera. Exponha seus objetivos, sejam eles profissionais ou hobby. Cabe lembrar que pode ser um hobby levado muito a sério.

Grande abraço, cara.

- Del Rei

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
T-Rodman

E vocês acham que eu já não tentei ser um one-man band? É foda, você sempre acaba esbarrando em dificuldades técnicas em determinado instrumento.

papillon

Na minha antiga banda era meu cunhado que liderava o bagulho. Ele tirava as músicas e passava para os outros. O meu colega que está tocando comigo nesta banda ficou mal acostumado, pois meu cunhado passava tudo mastigado pra ele. O baixsta da minha antiga banda até fazia o dele, mas meu cunhado sempre colocava a cereja no bolo, saca?

É uma pena que meu cunhado não esteja mais na vibe de tocar por aí, ele já está virando um tiozão.

ogner

Eu, como baterista, percebi que o baterista é o que tem mais potencial na banda. Notei que ele tem algumas técnicas de quem manja do riscado, mas falta a ele prática.

edalko

Realmente você sente na pele a mesma coisa que eu, ou mais ou menos isso. Quanto ao lance das duas guitarras, pensei em usar violões para os arranjos pois não suporto guitarra limpa fazendo batida à la violão. Nos arranjos guitarrísticos mesmo, procurei pensar em dividir as partes e tal.

TODOS

Primeiramente, obrigado pela opinião de vocês. Achei que o texto grande e o assunto um tanto quanto batido seriam tão broxantes quanto o meu primeiro ensaio.

O grande lance é o embate entre o meu perfeccionismo e o descomprometimento do projeto. Não é um descomprometimento pejorativo, é uma coisa inerente do projeto - apesar de haver planos para tocar em julho, se eu não me engano numa festinha familiar num camping.

A decepção rolou por dois motivos. O primeiro foi eu sair do ensaio achando que seria mais emocionante tocar com backing tracks em casa do que tocar de novo com os caras. O segundo foi eu chegar no ensaio e perceber que os outros aparentemente não se dedicaram o mesmo que eu para tirar as músicas. Eu acho que um ensaio deveria obrigar cada um a fazer a lição de casa para juntar com as lições dos outros membros da banda. Eu mesmo preferi não tocar uma música que não havia tirado ao invés de ficar enxendo o saco dos caras - e justamente esta música ficou terrível.

Para fins de experiência, pretendo continuar tocando com eles. Mas vou tentar encorporar o espírito descompromissado, principalmente do ponto de vista timbre. Vou levar o básico, sem quinquilharias e provavelmente nem as levarei no dia da apresentação - a menos que haja clamor popular. Mas vou continuar me dedicando a tirar a minha parte o melhor possível, pois acho que é o mínimo a se fazer.

Marcosrcf
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Eu acho que um ensaio deveria obrigar cada um a fazer a lição de casa para juntar com as lições dos outros membros da banda.

Na teoria é assim, mas por todas as bandas que eu passei, nenhuma funcionou assim de cara...
Espera até vocês terem que divulgar, correr atrás de show e etc... vai ser um inferno!
huauhauhhauha

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Mano...o ruim é quando um cara escolhe uma música e ele mesmo não consegue tirar...ah, já passei várias com banda...

FeaR-ME
Veterano
# abr/10
· votar


Cara sinceramente? Uma banda com todos comprometidos, que tiram tudo perfeito e a tempo só é feita de músicos contratados ou de fanáticos obsessivos compulsivos do FCC.

Não adianta esperar tanto dos outros. Tenho minha banda já a quase 1 ano e NUNCA chegou no ensaio com todos preparados. Todo mundo curte tocar junto, todos gostam mesmo, mas o comprometimento é sempre falho.

No começo eu extressava, mas com o tempo vc vai vendo que se vc fazer sua parte os outros se espelham em vc, parte pela vergonha na cara mesmo. Hehehe

Mas é isso ai cara, desanima não, o importante é tocar! (bem)

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


hehehehe... cara, isso está me sendo extremamente familiar.

Pensei que só eu tivesse passado por isso... achei que fosse azar meu!

Pelo visto isto é um mal de bandas!!!


Já tive coisas absurdas, como faltarem ao ensaio pra ir à praia, ou ainda, minutos antes da apresentação alguém dizer que não vai tocar tal música... não tirarem a música era classico.

Demolisher
Veterano
# abr/10
· votar


Hehehehehe.... Isso é normal, até demais, se vc quer saber...
Vou te dar um depoimento aqui, no estilo "querido diário", hehehehe....
Eu entrei em uma banda onde agente toca por diversão. Eu e o tecladista, que já toca comigo há anos em outros dois projetos (banda de baile e dupla), acabamos indo tocar com mais três caras, tiozões como nós tbm (já passados dos 40).
A relação das músicas agente vai fazendo na hora, tirando o grosso e depois, em casa, na medida do possível, refinando o que foi tirado, mesmo porque são músicas que em sua maioria não tocamos nos outros esquemas, e todos temos atividades paralelas, como diz quem não é músico, empregos normais, huahuahuahua....
Na verdade, para nós, isso está funcionando como uma válvula de escape para as pressões do dia a dia, dos horários, prazos, responsabilidades, etc... e vc poder tocar o que gosta, como gosta, sem pressão, sem obrigação... ajuda um bocado, e, por incrível que pareça, a coisa está funcionando que é uma maravilha...
E o que eu acho legal, é que, desses três, dois estão voltando a tocar agora, depois de anos parados, e o terceiro nunca tocou, hehehehehehehehe....
Meu conselho? Já que vc toca mais, ou mesmo, como vc diz tem mais comprometimento, se quiser continuar tocando com essa galera, comece a encarar a coisa de outra forma. Comece a "ensinar" aos outros... passagens específicas, notas "puladas", viradas da batera que ficaram fora...
Isso vai te dar mais experiência, vai aprimorar sua percepção musical, e, sem pretenção, acaba te transformando, sutil, despretenciosamente, mas definitivamente no "líder" da banda.
Amo tocar, toco profissionalmente, mas esse lance dessa banda "descompromissada" é o que mais tem me dado prazer na música atualmente, mesmo sabendo que na hora do ensaio eu e o tecladista vamos ter que ensinar o restante....

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Demolisher
mas esse lance dessa banda "descompromissada" é o que mais tem me dado prazer na música atualmente,
Eu procuro algo nesses termos, mas com um lado mais pro improviso, saca??? Invés de ser tudo à risca, fica mais freestyle...

Demolisher
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar
É muito legal, mas aí, com a galera noob não rola, hehehehe...
Tem que ser com músicos mais experientes porque senão o sonho vira pesadelo, hahahahahahaha....

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Demolisher

Banda bacana é aquela que fica em Am no improviso durante muito tempo dem deixar a musica ficar chata...Essa da gosto de tocar!!

Muito bom quando alguem puxa um riff ou alguma ideia a galera vai entrando e a coisa nao para, evolui!! hehehe!!

Tem que ser com músicos mais experientes porque senão o sonho vira pesadelo, hahahahahahaha....
(2)

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Demolisher
É muito legal, mas aí, com a galera noob não rola, hehehehe...
Tem que ser com músicos mais experientes porque senão o sonho vira pesadelo, hahahahahahaha....

Com certeza!!! E além do mais, eu gosto de pensar em trio (no máximo 4 com o vocalista só cantando!!!) pq muita gente atrapalha o planejamento e até o agendamento!!!

Keith Young
Veterano
# abr/10
· votar


cara sei o q é isso... ia toca com um amigo meu... o pai dele q tocava e cantava?!era horrivel cantava tudo fora do tempo bah um horror... fora o olho q ficava do meu equipamento... modesto porem bem cuidado... ainda na ultima vez veio fala q eu tava errando... (claro como se pode acertar com alguem cantando fora do compasso e do tempo) eu puto da cara... simplismente nao respondi nada... tava guardando meus pedais... fui embora e nunca mais voltei... paciencia tem limite né? pior q meu amigo q se fu pq sempre ia ensaia na casa dele... e o veio lá... q q eu fiz... chamei o meu amigo la pra casa... nao é q o veio foi la tbm... pqp...

Tivertimailaif
Veterano
# abr/10
· votar


Quando li pela primeira vez seu post achei que tava falatando um pouquinho de "humildade" pra tu e pah.
Mais dae li de novo com atenção, sai dessa cara, tenta arrumar uma outra banda skas, pq quando a coisa é para dar certo, no primeiro ensaio ja da pra notar, o som sai com mais naturalidade, da pra sentir pelo clima e pah, do jeito que tu descreveu esse seu ensaio, com o passar do tempo, ou tu vai ficar relaxado, ou só vai passar raiva \o

BrandieLLi
Veterano
# abr/10 · Editado por: BrandieLLi
· votar


Acho que todos que começaram com uma banda ja passaram pelo efeito "Hot Dog" =§

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


BrandieLLi

O que é o efeito "Hot Dog" =§ ???

hehe....

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Tivertimailaif: Quando li pela primeira vez seu post achei que tava falatando um pouquinho de "humildade" pra tu e pah.

De fato, faço muita força para acreditar que eu não sou arrogante tendo este tipo de opinião. Tenho consciência de que eu mesmo poderia melhorar algumas coisas antes de sair cornetando os outros.

Eu acredito piamente que é possível combinar um ensaio com amigos e sair uma coisa legalzinha já numa primeira tentativa. Porra, qual é o segredo em ouvir uma meia dúzia de músicas, tocar a sua parte igualzinho ao original (digo ritmicamente, não necessariamente tocando os solos com as mesmas notas e etc) e juntar com os outros? Se todos fizerem este "mínimo", as chances de dar certo são grandes.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Um fator estranho: Mulé é bao demaissssss.... Certo? Mas quando as namoradas começam a frequentar os ensaios, f*deu! Yoko Ono Alert! Depois começam a dar palpites e acontecem cenas de ciúme. Desconcentra... Puta merda! Não brinquem com isso... pior que fogo!

Minha experiência é: nunca leve sua namorada/esposa pros ensaios, salvo em casos extremos. Pro primeiro então, é assinar sua sentença de morte! hihiihi

Isso server pra mulherada também, hehe.

Adrianodevil
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

AHhahaha, sintomas politécnicos...

Sei como isso é foda, man... Nesse ponto o mais importante é todo mundo ter o mínimo de auto-crítica para saber dosar as coisas... Eu optaria por uma boa conversa, sincera que dê um "toque" no senso crítico dos envolvidos na banda...

Se a banda der certo, tire um som com ela na SAPO... Tem que ter alguma banda tocando o bom e velho Rock, se não ferra haha...

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia: nunca leve sua namorada/esposa pros ensaios

Pois é... meu colega levou a peguete dele.

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Cara, já que você usou uma metáfora feminina...

Sabe quanto uma mulher procura um namorado sério e comprometido e descobre que o cara que ela encontrou só está querendo mesmo é dar uns pegas nela?

Então... =P

PS - Sinceramente, não acho que eles estejam errados. Nem você. Cada um busca coisas diferentes com uma banda. O probelma é achar gente que busque o mesmo que você!

chr
Veterano
# abr/10 · Editado por: chr
· votar


[Modo psicologo ON]

Hmm...

E como você se sente sobre isso?

[modo psicologo OFF]

PS: Tem gente querendo sair do armário aqui com essas "metaforas" hein =O

MauricioBahia

Cara, eu imagino a cena : Você e sua banda lá tocando aquele thrash metal a 200 bpm com aquela letra mó agressiva , chingando até o satanas , ae chega sua namorada e fala : "Vocês não podiam trocar a letra e falar sobre pôneis?"

SAHSUASHAUSHASuAHSAUS

Tivertimailaif
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Então man, isso que eu reli seu post e entendi sua indignação, tocar com nego que não consegue acompanhar o ritmo é um porre, quebra totalmente, irrita, isso é o basico do basico, muitas vezes as pessoas pensam em ficar tirando solo e solo, e se esqueçe do principal, da base \o

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


Bog
Sinceramente, não acho que eles estejam errados. Nem você. Cada um busca coisas diferentes com uma banda. O problema é achar gente que busque o mesmo que você!

Concordo contigo, Bog.

Demolisher

Pois é, seu depoimento é muito pertinente, amigo.

Edalko
De Ros

Falaram tudo!! Boa análise e bom conselho, respectivamente.

erico.ascencao
Boa sorte, e bola pra frente.
T+

-Dedo Duro-
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Cara, tive várias vezes a mesma impressão nass experiências que tive quando toquei mais frequentemente (não vou dizer mais ativo pq. senão vão dizer que virei passivo...risos...).
Na maioria, a insistência era pura perda de tempo, mas em algumas poucas a banda "desabrochou" (uiii... risos...), ou foi um embrião para um trabalho muito legal posteriormente.

Com o tempo, eu fui conseguindo perceber se a banda tinha "fichas p´ra gastar" eu não, ou se rolava a tal "vibe" quando ensaiávamos. Sendo assim, a única coisa que eu poderia sugerir é que, analise se realmente vale a pena, se é perda de tempo, ou se insistir mais um pouco, vai dar um "trampo" legal, ou quem sabe, ela não seja um "embrião" para um outro projeto com alguns integrantes.

Abçs.

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Sobre o segundo ensaio

Ontem foi o segundo ensaio. No fim das contas, acabei concluindo que a minha decepção em relação ao primeiro ensaio foi gerada por uma grande espectativa e a respectiva frustração.

O ensaio de ontem foi muito superior ao primeiro, coisa de 10 vezes melhor - se é que dá pra mensurar. Depois de terminar o ensaio de ontem deu pra entender que o que faltou no primeiro foi "a cola entre as peças". Ontem as músicas começaram a sair com pegada, com feeling (vide Wish You Were Here e Black) e arrisco dizer sem muitas pipocadas. Claro que há o que melhorar: afinar mais os vocais e os backing vocals, melhorar a precisão (principalmente as guitarras) e a pegada (principalmente a bateria).

Quanto aos objetivos da banda e tudo mais, ficou bem claro que o objetivo é mais se divertir do que "montar uma banda", se é que vocês me entendem. Vamos tocar no aniversário do baterista num camping e depois deste evento nem sei como continuaremos. Por mim eu continuo tocando com os caras pois será importante para eu pegar experiência de banda, mas ainda tenho vontade de um projeto de banda cover mais sério.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Meu querido diário] Decepção com primeiro ensaio