Primeiro ensaio em estúdio: impressões

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: erico.ascencao


    E aí meu povo, venho compartilhar com vocês um pouco sobre o meu primeiro ensaio no estúdio com a minha banda. Pra quem não sabe, toco numa banda de covers de Classic Rock e Pop Rock. A banda tem um vocalista/guitarrista, um guitarrista (eu), um baixista e um baterista, mas eu e o baixista também ajudamos em alguns vocais. Costumávamos ensaiar no quintal do baterista, sendo que ele ficava dentro de um quartinho e os outros integrantes ficavam de fora mesmo. O principal motivo de mudarmos os ensaios para o estúdio foi o problema clássico de não ter equipamento pra voz, mas o não-apurrinhamento da mulher do baterista e dos vizinhos dele também conta.

    O estúdio tinha um formato "metade quadrado metade hexagonal": na metade quadrada ficava a bateria e as caixas "PA" e em cada uma das três faces da metade hexagonal ficavam os amplificadores de guitarra/baixo.

    A primeira coisa que me deixou curioso: todos estavam com dificuldade de se escutar, mas cada um de nós conseguia escutar muito bem os outros. No meu caso: eu escutava muito bem a bateria, o baixo e a outra guitarra, mas não conseguia escutar direito a minha guitarra. Até o baterista estava com dificuldade de se escutar - pasmem! O baterista resolveu o problema dele desligando os retornos particulares dele. Quanto ao meu problema e dos outros "tocadores de cordas", penso que o problema tenha sido o fato de ficar muito perto do amplificador, bem no lugar onde o som não se propaga legal. Ficando um pouco mais longe do amplificador dava pra eu me escutar bem mais.

    Tive problemas com meu violão. Eu liguei a saída de violão da pedaleira direto na mesa. Mesmo socando o ganho e o volume na mesa eu não escutava o violão - e olha que eu estava de frente para a caixa "PA". Talvez o problema seja a regulagem de volume na pedaleira. Da próxima vez vou socar o volume nela e regular pela mesa mesmo.

    Se alguém tiver alguma dica ou parecer para me ajudar será bm vindo.

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    putz, que bagunça!

    =p

    o ideal seria nao socar nenhum volume, mas abaixar tudo. quanto mais aumentar, mais vai embolar.

    mas isso depende bastante do tipo de som, se for mais pesado acaba ficando alto mesmo...

    o estudio deveria ter alguem que regulasse pra voce, mas nem sempre tem...

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    PS.: Meu valvulado com o atenuador regulado em ~7 W já gritava bastante. OK, eu não me escutava porque estava bem do lado, mas o resto da banda (principalmente o guitarrista/vocalista) falava que o meu amplificador estava alto pra caralho.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kiki: o ideal seria nao socar nenhum volume, mas abaixar tudo. quanto mais aumentar, mais vai embolar.

    Bom, este conselho é válido para os instrumentos como um todo. Se nós abaixássemos um pouco os instrumentos eu acho que poderíamos nos escutar melhor. Mas mesmo assim nós conseguíamos escutar as vozes muito bem, o que é o mais importante. Outra coisa que eu vou adotar no próximo ensaio é ficar mais longe do meu amplificador.

    O caso do violão foi peculiar. Tocando sozinho eu não conseguia distinguir se o som que saía era só o acústico ou se estava vindo do "PA".

    Badico
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não gosto de Estudio para Ensaio.
    Pelo menos aqui em minha cidade os caras são relaxados pra caramba.

    ogner
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao

    Pelo seu relato imagino que o ensaio deve ter sido proximo de 0(zero) produtivo, daquele tipo que toda hora um para e "reclama" que nao esta escutando nada!! hehehe!! E aproveita e usa como desculpa pra aquela errada!!! ahuehuahueha!!

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    uma vez ocorreu isso comigo em um estúdio todo revestido de espuma, que mata a reverberação. O amp de guitarra tava no talo e o baterista falava que não ouvia nada. Nunca mais voltei no local

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Pelo seu relato imagino que o ensaio deve ter sido proximo de 0(zero) produtivo
    mas primeira vez é assim

    ser musico é tambem saber lidar com o equipamento

    não adianta ter pedaleira e nao saber regular

    nao adianta ir pro estudio e nao entender como liga as coisas no PA

    é bom que seja um estudio com um equip legalzinho e um pessoal gente boa, aí voces vao se acostumando a usar ele.

    eu ensaio num estudio legalzinho, em geral nosso som sai melhor lá do que nas apresentações...

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cara, isso acontecia comigo quando ensaiava em determinados estúdios menores. Depois que mudamos para um estúdio com um espaço maior eu começei a me escutar melhor.

    Acho que vai muito da acústica do local e do posicionamento dos equipos e dos integrantes, tem que ir testando praver o que fica melhor mesmo.

    Ant--
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Acho que tem a ver com a expectativa. Primeira vez, esperava um resultado padrão Abbey Road. Não?
    Bom, de qualquer forma tinha que analisar como ficaria um agravação do ensaio de vcs. Mais importante do que vc se ouvir é o som ficar bom no geral. Recentemente fiz uma apresentação em um clube, com 8 bandas, cada uma tocando 2 músicas. No sorteio minha banda foi a primeira a subir no palco. Plugamos tudo e demos uma checada rápida, não dava para enrolar muito porque tudo começou já atrasado. Tinha um retorno para mim bem na minha frente, e o filadaputa do retorno só mostrava minha guitarra. Tudo bem, pensei... regulei o volume da minha pedaleira no que achei ideal e mandamos bala. Depois quando assisti ao DVD que a produção do evento produziu fiquei muito chateado porque o som da minha guitarra estava baixíssimo. Como eu tinha o retorno na minha cara, achei que estava legal.. mas lá na frente, aff...
    Anyway, para evitar essas discrepâncias (mesmo em ensaio), sempre é melhor se preocupar com o que os outros estão ouvindo, ou seja com o som no geral... e não apenas em se ouvir.

    Heaffy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ant--
    putz, isso é fatasso
    meu guitarra solo smp fala q o som dele ta baixo mas agt smp ouve ele facil

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ogner: Pelo seu relato imagino que o ensaio deve ter sido proximo de 0(zero) produtivo

    Não cara, foi produtivo sim. É que este relato tem como parâmetro de comparação um cenário muito fictício no qual o som seria perfeito e todos se escutariam só pelo fato de estarmos num estúdio com equipamentos para voz minimamente decentes. No caso da voz até que atendeu boa parte das minhas expectativas, o que fodeu mesmo foi a pecinha que mexe nestes equipamentos :S.

    J. S. Coltrane: uma vez ocorreu isso comigo em um estúdio todo revestido de espuma, que mata a reverberação. O amp de guitarra tava no talo e o baterista falava que não ouvia nada.

    Pois é, no estúdio tinha bastante espuma, quase em todas as paredes. Mas eu achei que isso ajudaria, pois sem a espuma a sala fica "viva" demais, o que deve embolar mais ainda o som e favorece a microfonia.

    TODOS
    Cada vez mais eu acho que tenho que experimentar ficar mais longe do meu amplificador. Se eu fico muito perto dele eu fico fora do ângulo de ação do falante, entenderam? Ficando mais longe eu fico "na mira" do som, aí dá pra se escutar melhor e também dá pra escutar melhor os outros.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao

    talvez a sala seja "morta"

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Eu imagino que o fato de a sala ser "viva" faz o som embolar mais devido às reverberações. Sendo a sala "morta", as reverberações são quase nulas e pelo menos isso não ajuda no embolamento do som.

    Bruno_GF
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao

    O estúdio é pequeno? Você ficou de costas pro teu amp??
    Nos meus ensaios sempre deixo o amp em um dos cantos apontado pra banda, tranquilo de ouvir.
    Se a sala for muito pequena atrapalha tbm.

    Abs,

    ogner
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao
    Não cara, foi produtivo sim

    Então foi bom, vcs se viraram bem.

    É que este relato tem como parâmetro de comparação um cenário muito fictício no qual o som seria perfeito e todos se escutariam só pelo fato de estarmos num estúdio com equipamentos para voz minimamente decentes

    Cara, muito tempo atras eu frequentei bastante estudios e varios,

    Tocava bateria numa banda, e vou te falar que cada um é um, se essa foi a primeira experiência NESSE estudio, vcs devem avaliar o potencial dele, equipo, operador, e etc...se acharem que nem vale mais uma chance, mudem logo.

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao
    Costumávamos ensaiar no quintal do baterista, sendo que ele ficava dentro de um quartinho e os outros integrantes ficavam de fora mesmo.

    Erico posso tá enganado mas tem o lance da equalização também, muda de um lugar a aberto antes no quintal do baterista, e no estúdio como é um lugar fechado, teria que mudar a equalização dos instrumentos e a posição de vocês ficarem, tome cuidado com isso de aumentar muito o volume e tal, o ídeial séria ensaiar com um volume moderado até principalmente para preservar a voz do vocalista e a audição mesmo

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao
    cara, ensaios em estudios são fodas, são sujos, mal-feitos, quentes e claustrofóbicos.. por isso eu tava kerendo fazer um em casa...

    mas o problema de vc não escutar seu instrumento é normal, eu já ensaiei em muitos estúdios e sempre é assim... Tenta resolver o problema colocando seu amp em cima de uma cadeira ou coisa do tipo, ajuda bastante...

    dibass
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Poh, este tópico é dígno de estar no forum de musica em geral!

    Cm minha banda ensaiamos poucas vezes em estúdio, até pq é difícil pararmos só pra ensaio. Porém, um lance que sempre funcionou muito bem é o que o kiki falou lá em cima, volume baixo, voz mais alta e baterista se controlando. Isso com agente funciona muito bem. Outra coisa que ajudaria seria o ponto/fone ao invez de spots ou somado aos spots.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    erico.ascencao

    A gente ensaia em estúdio de frente pros 2 amps de guitarra e caixas de voz, e de costas pro batera, tentando simular como no palco. Tem funcionado legal pq todo mundo ouve, quase igual, os instrumentos todos. A amp do baixo fica ao lado da bateria e atrás do baixista pq não há com movê-lo, mas, ainda assim fica legal.

    Essa coisa de organizar os amps é fundamental pq se der mole estraga o ensaio. O ideal são todos se ouvirem, sem discrepância.

    Abs

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bruno_GF: O estúdio é pequeno?

    25 m². Não é pequeno não, já ensaiei num menor nos tempos de baterista. Mas também já ensaiei num que era quase o dobro. Mas os tempos de baterista eram outros tempos.

    Você ficou de costas pro teu amp??

    Sim, a uns 0,5 m dele. Se eu ficasse coisa de 1,5 m a frente dele, mesmo que de costas, eu creio que me escutaria melhor.

    ogner: Então foi bom, vcs se viraram bem.

    Meu, o ensaio foi produtivo. Em termos de som eu acho que, para todos da banda, foi melhor do que ensaiar no quintal. Acho que foi bom pro baterista, pois eu duvido que ele escutava legal os instrumentos e a voz tocando dentro do quartinho (tudo bem que no começo do ensaio no estúdio ele nos escutou DEMAIS, mas depois ele se acertou e deve ter ficado bom).

    Tocava bateria numa banda, e vou te falar que cada um é um, se essa foi a primeira experiência NESSE estudio, vcs devem avaliar o potencial dele, equipo, operador, e etc...se acharem que nem vale mais uma chance, mudem logo.

    No caso fui eu mesmo que operei a mesa - podem me xingar de burro se quiserem. Por isso que eu fiquei meio puto com o som em geral, pensei que teria o controle nas minhas mãos e deixaria o som um mamão com açúcar. Mas a galera da banda não reclamou não - na verdade mandei um e-mail pra eles e estou esperando uma resposta.

    Monsfogueri: Tenta resolver o problema colocando seu amp em cima de uma cadeira ou coisa do tipo, ajuda bastante

    Ele já estava num suporte de uns 50 cm de altura - ou seja, o falante apontava pro meu umbigo. O mais indicado é o falante apontar para as orelhas, e para isso ou eu colocava o amplificador mais alto (de altura, em metros) ou ficava mais longe do amplificador de modo que a minha orelha ficasse dentro do "cone de propagação sonora" do falante, entende?

    dibass: um lance que sempre funcionou muito bem é o que o kiki falou lá em cima, volume baixo, voz mais alta e baterista se controlando

    Ótimo, o nosso baterista é um velho muito mocinha pra tocar! hehhehehe. Só falta os "cordistas" maneirarem no volume.

    MauricioBahia: A gente ensaia em estúdio de frente pros 2 amps de guitarra e caixas de voz, e de costas pro batera, tentando simular como no palco.

    Cara, ótima idéia. Na verdade eu imagino que esta é a configuração ideal, montando o "palco" como um palco de verdade: bateria ao fundo, amplificadores do lado dela (mas dando um ângulo pro baterista escutar os instumentos) e "PA" no fundo de todo mundo. Assim todos os "músicos" sentem o som vindo das costas e com uma boa distância para se escutarem e escutarem o todo. O foda é ter os microfones apontados para todas as caixas...

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O que vocês acham de mover este tópico para o fórum de amplificadores?! Tudo bem que ele vai perder audiência, mas fica mais coerente...

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao
    as reverberações são quase nulas

    Ouvir a reverberacão é fundamental, ela é que dá o corpo para o som. Acústica seca é uma técnica usada em gravação, e não em ensaios.

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao

    é foda não ouvir o proprio instrumento, mas ouvir os outros..

    eu dei a idéia de por em cima da cadeira, mas eu sei q ainda fika ruim, eu mesmo preciso abaixar de vez em qdo, pra escutar alguma coisa q eu faço na guita, como um solo ou outra coisa...-.-

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    J. S. Coltrane: Ouvir a reverberacão é fundamental, ela é que dá o corpo para o som. Acústica seca é uma técnica usada em gravação, e não em ensaios.

    Faz sentido. O foda é saber o quanto de reverberação é bom. Eu acho que muita reverberação vira uma putaria.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    erico.ascencao

    é um equilíbrio a ser alcançado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Segundo ensaio em estúdio: impressões

    Desta vez foi n vezes melhor:
    - Todos os integrantes se controlaram com relação aos volumes (eu, por exemplo, deixei no talo o meu ampli com o atenuador regulado em 5 W);
    - Eu tentei me postar há uns 1,5 m do amplificador, para poder ficar com os ouvidos na área de ação do falante do meu ampli;
    - Deixamos reverb nas vozes, o que ajuda a preencher o som.

    Ontem ficou ótimo o som. Obviamente não dava pra sentir aquela pressão de quando você toca em casa, mas dava para escutar legal todos os instrumentos e as vozes (até a minha!!) se sobressaíam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiro ensaio em estúdio: impressões