[Meu querido diário] Decepção com primeiro ensaio

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# abr/10 · Editado por: erico.ascencao


Mais um tópico meu querido diário style, mas este é com enfoque guitarrístico.

Há mais ou menos um mês um amigo meu, que já tocou comigo na minha antiga banda (na época eu era baterista), me chamou pra tocar com ele e mais uns tiozões algumas músicas à la Kiss FM - para quem não sabe, Kiss FM é uma rádio de Classic Rock de SP. Apesar de estar acostumado a pensar em arranjos guitarrísticos para uma única guitarra e abominar bandas com dois guitarristas onde um deles é subaproveitado, topei o desafio - tanto pela mudança de paradigmas quanto pela oportunidade de sair do quartinho dos fundos de casa.

Este lance deu um gás no meu tesão de tocar guitarra - prova disso foi a concretização da encomenda do valvulado. Tirei as músicas bunitinho - algumas com solo e outras pensando num arranjo para duas guitarras - e chamei meu amigo pra vir em casa passar as músicas para ver como ficaria a dupla de guitarras.

Neste pré-ensaio eu já comecei a broxar um pouco. Vocês sabem como uma mulher se sente quando se produz toda, se enxe de maquiagem e perfume para o cara levá-la comer hot dog na praça? Foi mais ou menos assim que eu me senti - só que sem precisar me maquiar, passar perfume e sair com um cara. O meu amigo tirou mais solos do que eu, mas muita coisa ele comia bola e estas coisas eram básicas. Coisa de ritmo sabe? Para dar um exemplo: tirei aqueles três "solos" da Wish You Were Here, logo o incunbi de fazer o "riff" principal com meu violão de 12, pra ficar parecido e tals. Ele se atrapalhou com as 12 cordas (ok, nem vou reclamar), mas foi foda ele ter se embananado pra tocar o riff no ritmo. Bom, pesando tudo este pré-ensaio até que foi legal, mas que cortou o tesão cortou.

Ontem foi o ensaio com todo mundo. Lembra da metáfora do hot dog? Pois bem, ontem foi pior - imaginem uma mulher com vestido de gala ou uma saída pior do que comer hot dog na praça. Levei toda a minha tralha pra fazer um som legal, e chegando lá descubro que os caras são super relaxados: músicas tiradas meia-boca, n coisas ligadas num amplificador, etc. A questão não é falar que meus equipos eram melhor que os deles (de fato eram, o que me fez pensar que eu não devia ter levado tanta tralha), muito menos que eu tocava mais que eles - esta é mais mentira ainda, pois de todos eu era o que tinha menos experiência, tanto considerando o tempo de instrumento quanto o tempo de banda. A questão é que as cagadinhas do pré-ensaio foram repetidas por todos no ensaio de verdade, dando a impressão que ninguém tirou as músicas direito.

Até aí pode parecer normal, afinal um primeiro ensaio nunca é bom - para não dizer que é sempre ruim. Mas o que me deixou mais broxa foi a empolgação dos caras, pensando que aquilo foi o supra-sumo da musicalidade. Na boa, fiquei com dó das pessoas que estavam escutando o ensaio, pois o achei assaz desagradável. Novamente: não quis e nem quero me passar por "superior", mas acredito que as pessoas poderiam ter um pouco mais de noção para participar deste tipo de "evento": tirar as músicas direitinho, cuidar do seu equipo para tirar um som legal, etc. A palavra de ordem é: comprometimento.

O foda é que este meu amigo está super empolgado pra remontar uma banda pra tocar em barzinhos - e eu também estava. Mas eu vejo futuro 0 com estes caras, mesmo desconsiderando os tiozões que não tão afim mesmo de tocar na noite.

Pronto, falei. Comentem, dissertem, me dêem apoio moral...

Jonh Master
Veterano
# abr/10
· votar


Cara é assim msm, já aconteceu isso com um colega meu tbm,foi convidado pra uma banda que era intitulada "MTO BOA",mas ai quando chegou, a maior decepção,maior desinteresse dos caras,ééééééé,ai é rezar pros caras por um milagre começarem a se interessar ou sair desse barco(antes que ele afunde)e partir pra outra!!Boa sorte pra ti ai mano,abraços!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vocês sabem como uma mulher se sente quando se produz toda, se enxe de maquiagem e perfume...

Ainda não cheguei no nível do Chico Buarque! hehe

Cara, você criou uma expectativa grande e isso gerou uma frustração. Mas, o primeiro ensaio é assim mesmo... Estão se conhecendo.

Mas eu vejo futuro 0 com estes caras

Calma, você ainda está sob o efeito do Hot-Dog! ;-) Se a coisa continuar, aí sim... Cai fora.

Abs

Jim Marshall
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao


Realmente o fato do povo não tirar as músicas direito é o fim da picada...concordo contigo...se é pra fazer nas coxas prefiro nem fazer.

Espero que o seu ampli esteja em perfeito estado !

bola para frente, espero que encontre os músicos certos para você levar seu som.

Não desanima não cara, infelizmente isso acontece com bastante frequência...


Abraço,

See ya!

bluesmanjf
Veterano
# abr/10 · Editado por: bluesmanjf
· votar


Cara, já aconteceu algo parecido comigo.
Só que na verdade, a gente não tinha banda. Cada um tocava uma coisa. Combinamos de juntar pra fazer um som. Selecionamos umas 2 ou 3 músicas e passamos pra todos ensaiar.

Pois bem, no dia do ensaio, quando eu pego meu carro pra buscar a "vocalista", ela vem e me fala " eu nao vou cantar" (!?)

E quando eu cheguei no lugar combinado pra gente ensaiar, ninguem tinha ensaiado e a menina q tinha levado a guitarra, nao tinha levado amp (vai tocar desplugado ?)

É foda!

Se não der certo, parte pra outra!

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Estude bastante enquanto ensaia com banda, faça em paralelo.

Ensaio não é show, permite-se erros... daí o nome ensaio.

Quem tem que te dar apoio é você mesmo, ter confiança no que está fazendo - pelo que você escreveu falta estudar, não tem pra onde correr.

Não adianta nada você encomendar um valvulado e não conseguir tocar nem um solinho básico, coisa que no valvulado vai ficar mais evidente ainda pois qualquer merdinha aparece, bem diferente de amp SS.

Abs

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


huh, é pra acoitar ou acariciar?

Sei lá. Tem aquela de você sentir uma vibe com o pessoal, ou não.
Tem aquele lado, de que, já que estamos comparando com mulher - a vida não é como em um filme de cinema: o primeiro beijo não é legal, é somente a confirmação que você pode beijar novamente. A primeira transa, pode dar errado, mas com um pouco de paciência e carinho, pode pegar fogo nas próximas vezes... e a banda?
- bom se um é amigo seu, e você não sentiu nada a não ser ojeriza, parta para outra.
Mas também saiba, que ficar empolgado pra fazer tudo do bom e do melhor na primeira vez, é bobagem. Não dá pra ficar sonhado que tudo vai ser perfeito da primeira vez, mas é muito bom sentir que todo mundo pode evoluir, surgindo uma vibe legal depois.

Bem, é isso que eu penso.
Quando junto meus amigos pra tocar, eu não costumo a criticar, e sim a sorrir e dizer pra eles que a gente dá pra melhorar. Comigo sim, eu não deixo de me criticar, mas para com os outros, pra manter o espírito, não acho legal jogar tudo em cima deles.

Lucast
Veterano
# abr/10
· votar


As vezes você que é o errado hein? rss

Primeiro ensaio, todas as expectativas de todos se foram e agora tem o real ali. Se você ver que vai continuar ruim, parte pra outra. Melhor coisa a se fazer. Só não se acomode e diminua seu ritmo como músico. Corra atrás, estude que você acha alguma banda que será realmente uma grande oportunidade!

Endurance
Veterano
# abr/10
· votar


Cara...a dica que eu te dou é: se você quiser tocar MESMO com esses caras, você que manja um pouco mais das músicas, que tirou tudo certinho, passa a real pros caras..."Po, vocês não tiraram as músicas em casa??"
Uma banda é igual relacionamento com namorada...se não houver sinceridade em ambas as partes, o negócio não vai pra frente.
Agora, se for só uma "ficada", bola pra frente, existem outros musicos que estão interessados em fazer uma parada séria.
Veja pelo lado bom, pelo menos você evoluiu musical e técnicamente tirando todas as músicas 100%. Não é de todo ruim.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


A unica coisa ruim desta historia é a parte de o pessoal ter achado excelente. No mais esta é a verdadeira função do ensaio. Integrar e geriir unidade sonora. Nem sempre isto acontece no primeiro ensaio, demora alguns mais para falar a verdade.
Contudo é preciso ver se a diferença musical entre os integrantes é um grande abismo, se for não tem jeito, precisa trocar alguém, ou alguns. Se não for vale a pena insistir mais um pouco.
Acho que é sempre legal em ensaios isolar instrumentos para focalizar os erros. Ex: Só o baixo e batera, Só guitarra e batera, só guita e baixo até conseguir produzir unidade.
bem são infinitas as variantes, não daria para citar, mas problemas instrumentais tem solução, de ego, não tem jeito.

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Concordo contigo, man.

É muito ruim tu chegar no ensaio com aquela vontade de tocar as musicas e a galera não ter pego as paradas.

O pior, mano, é tu ensaiar as musicas sempre e a galera nunca lembrar o tom e como toca. Aí é triste.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Jim Marshall: Espero que o seu ampli esteja em perfeito estado!

Não foi o meu que virou multi-uso. Mas, do jeito que foi a coisa, eu até aceito ligar meu violão num multi-uso que o meu colega usa. Que se foda o timbre dele.

Endurance: passa a real pros caras...

Essa é a idéia. O foda é chegar dando conselho para caras mais experientes do que eu. É um ponto a ser exercitado.

Todos

Fato é que esta banda é uma banda descompromissada. Porém, há uma "apresentação" em vista em julho. E, na minha opinião, não sei se vai sair algo "apresentável".

A grande diferença entre eu e os outros caras é a autocrítica. Eu sou autocrítico com relação ao meu som, mas creio que não tenho culhões para criticar os outros e "carregar uma banda nas costas" - se é que vocês me entendem.

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Isso é bem chato. No teu lugar, eu faria uma reunião com os caras - mas tem que ser todos. Se um faltar, suspende a reunião.

E nessa reunião, conta o que tu escreveu aqui. Com mais detalhes, mas sem ser agressivo e sem ofender ninguém, óbvio.

E depois pede para que cada um fale o que achou da tua experiência.

Se eles ficarem dando mil desculpas e achando que tu é muito exigente, educadamente diga que tu "está sem tempo" e pronto.

E não vai ser uma mentira, porque tocar com gente assim é realmente perder tempo.

Agora, se eles acharem que tu tem alguma razão, e que eles se comprometem a tirar melhor as músicas e se comprometer mais com a banda, beleza!!


Abraço!

Floydniaco
Veterano
# abr/10
· votar


É algo que acontece com muitos , é exatamente o que está acontecendo comigo , estou numa banda , onde todos são ´´tiuzões`` , e já foram um 4 ensaios , e relmente nao dá ... nego nao sabe timbrar o equipo , nem afinar sabe ... nao se acertam ... ngm tira nada ... e eu tbm estava empolgado , mas nao vejo muito futuro tbm não!

Cara, uma hora aparece um pessoal legal , é assim que eu penso , a esperança é a ultima que morre !

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Democracia não funciona em música!
O negócio é arrumar grana e contratar os músicos pra tocar o que você mandar, como você mandar.

Por isso eu gosto do Midi (por isso também não gosto).

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Por isso eu gosto do Midi (por isso também não gosto).
Eu gosto de DAWs, rs.
Assim eu gravo o que eu quero, chamo um amigo e ele completa a gravação, no meu ritmo, e edito ainda do jeito que eu quero, rs.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Fato é que esta banda é uma banda descompromissada. Porém, há uma "apresentação" em vista em julho. E, na minha opinião, não sei se vai sair algo "apresentável".


Tem bastante tempo. Monte um set list e ensaie em cima disto, a partir de já, se tiver que tirar alguém já tire já.

Marcosrcf
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Mas o que me deixou mais broxa foi a empolgação dos caras, pensando que aquilo foi o supra-sumo da musicalidade.

Toco com o atual vocalista da minha banda a uns 4 anos (hà 3 anos na mesma banda).
Até hoje isso acontece, tem ensaio que eu saio desanimado, que nem vc, dá até vontade de desistir e ele acha o ensaio animal e as vezes acontece ao contrário! É normal isso!


Deixa passar 1 mês, faz um registro de ensaio isso é MUITO IMPORTANTE!
Feito o registro, marquem uma reunião e cada um fala o que achou do outro na banda.
Se possível faça reuniões fora de ensaio sempre!

Minha banda sempre se reune as segundas num Frans Café, a gente senta lá, bate papo e vai acertando os detalhes necessários pra show, grana, ensaios, divulgação e etc... tem ajudado MUITO também.

will789
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
mano vai lá e fala pro kra: gente, vamo te mais compromisso, se ninguen tive interessado, fala q eu to vazano.
ai pronto, se eles falarem q querem tocar e vão ter compromisso, manda pra todos lá a lista das musicas q vcs vão toca na apresentação e manda todo mundo estuda as musicas, pronto, se der errado vc vaza da banda, parte pra otra mano.
flw

Arimoxinga
Veterano
# abr/10
· votar


vixe cara eu já fui convidado pra tocar em uma banda perto de casa que os cara nem intrumentos tinha ia alugar tudo no estudio. por sorte minha perguntei tudo antes de ir tocar com eles e cai fora logo!


Peace

papillon
Veterano
# abr/10 · Editado por: papillon
· votar


erico.ascencao

cara eu sei exatamente como eh essa situação.
minha antiga banda era +/- assim
so qm se interessava era eu e o outro guitarrista,
os outros deixava tudo pra pegar no insaio mesmo (baixo, batera e trompete)
foi qd conversando com o outro guitarrista percebemos que faltava algo fundamental num grupo, um LIDER.
começamos a tomar frente da banda e cobrar pesado os caras, no começo foi meio xato pois ngm quer se subordinar a ngm (questao de orgulho mesmo) comecaram a achar a gente chato e pah, mas depois começamos a nos entender e o nosso som melhorou muito....
mas se vc quer levar a seriu meu amigo, tem q ralar e dar a cara a tapa
nao eh porque vc eh menoos experiente q os outros q vc nao pode dar sua opiniao e ate mesmo ter uma percepçao melhor do q a dos outros integrantes.
entao na minha opiniao vc deve conversar mesmo com eles e se pa ser o tal LIDER da banda, ligando pra galera pra saber se eles pegaram as musicas, cobrar esse tipo de coisa, se nao der certo
parte pra outra!!!
abraçoo

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


porque tocar com gente assim é realmente perder tempo.

Também acho. Se uma banda realmente quer fazer bonito em um palco, o mínimo que se exige é vontade, comprometimento, que se resulta em tirar músicas decentemente e fazer um som de qualidade. É legal tocar com alguém igual voce está fazendo para se animar como voce mesmo disse, mas não deposite muitas coisas numa banda que não está nem aí pra nada. Se for pra subir em um palco pra passar vergonha, nem suba.

Também acho o prazo de julho apertado, considerando que uma banda que toca em barzinho manda 2 sets de 15 músicas +-, ainda mais considerando a falta de compromisso dos outros integrantes. Na verdade é o seguinte, sou exigente e perfeccionista, não curto coisa meia boca. Se voce vai tocar um cover, ou voce toca ele bem tocado ou nem toca, porque muitos vão conhecer a versão original e fazer menos que isso é fazer feio na minha opinião.

Se voce realmente curte um som decente, eu no seu lugar, continuaria tocando por diversão com esses caras, pois é bem legal e isso que te empurra a tocar guita (pelo menos pra mim), mas procurando uma outra banda que tenha o básico do básico, que é compromisso e determinação (e porque não, qualidade).

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Cara, na minha opiniao 'tirar a musica", "toca-la certinho" é o de menos, pois com alguns ensaios e mais intimidade vc pode falar pros caras capricharem mais.

O grande problema e se os caras forem RUINS e sem condiçao tecnica de modo geral a fazer um som bacana...Isso é triste..Nao existe nada pior que tocar com aqueles bateras duros, quadrdados sem groove...e etc...

marcos.
Veterano
# abr/10 · Editado por: marcos.
· votar


ensaios são tipo, ir la, montar equip, praticar, guardar e ir embora?

nunca fiz um e parece ser algo chato .-.

ainda mais que o pessoal que eu conheço só pretende se juntar pra tocar
nada de formar uma banda e sair apresentando

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


marcos.
ensaios são tipo, ir la, montar equip, praticar, guardar e ir embora?

nunca fiz um e parece ser algo chato .-.


Oi???

Bacana é acordar, tomar banho, colocar terno, trabalhar num escrotorio xexelento 9hrs, voltar no transito pra casa, tomar banho, entornar alcool pra se dopar, dormir, e repetir tudo de novo...Isso é bacana.

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
A questão é encontrar caras que estejam na mesma vibe que você. Se você faz questão de tocar com esses caras, faça o que o mestre DeRos escreveu: Faça uma reunião e blah blah blah.

Depois de muitos anos pulando de banda em banda e tocando com caras que eu nunca vi na minha vida, eu só toco com músicos que eu tenho CERTEZA de que são comprometidos e que queiram o mesmo que eu.

A questão é arrumar caras na mesma pegada que você.

Abração e boa sorte!

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
O negócio é arrumar grana e contratar os músicos pra tocar o que você mandar, como você mandar.

Se quer a coisa do seu jeito, essa é a solução mesmo.... Mas o cara pode querer ter uma banda pra curtir com os camaradas e tal.. aí fica meio foda fazer assim. Mas eu concordo com o que disse.

Por isso eu gosto do Midi (por isso também não gosto).

Pois é. O midi ajuda todo mundo a fazer a sua própria música da maneira que lhe for conveniente.

bahhhh
Veterano
# abr/10 · Editado por: bahhhh
· votar


Cruel é ir ensaiar, os kras não saberem oq é tempo, e só tocar power chords. Não tenho banda, mas qdo quero tocar sempre rola umas jam pela cidade.

[ ]´s

cristian1990
Veterano
# abr/10
· votar


kkkkkkkkkk cara eu meio qe passo por isso, qero monta uma banda e sempre soube qe um amigo tokava mas nunca quis chamar pq sei como ele eh, mas bem, enfim chamei o cara pra tokar, o cara fala demais, fala muito mesmo, eh animado e corre atras das coisas, só qe o cara diferente do seu amigo nao sabe toka quase nada, me senti qe nem vc broxei , pelo qe ele me dizia ele sabia toka, e nao sabe nada, riff basico sai sem ritmo, tem dificuldade para tirar musicas vendo cifra, tem que ter guitar pro se nao ele nao tira e para adianta ainda me pede para ensina todas as musicas do repertório para ele, e o cara nao me ouve as musicas e qer tirar na hora e acha qe ta bom e pra fala a verdade ta um lixo, ate eu qe nao sei toka nada fika melhor.

Mas mesmo assim vou monta a banda com ele, e ve no que da, espero qe com o tempo ele melhore e comece a se virar sozinho.

o que eu posso fala pra vc eh o seguinte, chega no seu amigo e fala td o qe vc escreveu aki tirando a parte qe ele nao tokou bem, mas fala qe vc nao sentiu fmz nos tiozao e cabe a vc anima os cara para show se empenha, se depois de varios ensaios vc ve qe os cara nao mudo em nada, vc sai fora ou arruma outros amigos seu e coloka na banda

eh chato passar por isso ..

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Fala meu caríssimo brother.

Primeira coisa: seu tópico é um alento para mim.
Nunca antes tinha visto alguem dizer as palavras que constantemente me vêm à mente.

Comungo dos mesmo pesares que vc!

Banda de conhecidos que tratam a banda como algo do tipo: se tiver ensaio tá bom... se não tiver... tá bom... se tirou certinho a música ou não, tá valendo...

A gente, principalmente guitarristas, compra equipamentos caros, busca o timbre perfeito, etc e 99% da banda não té nem aí cara...

A cada ensaio meu é uma decepção.

Hoje em dia encontrar um vocal legal, com o básico: afinação e ritmo é um sufoco. Aqui em Ctba não tem! NÂO TEM!!!!!
Se souberem me avisem urgente!!!

Meus amigos agora estão a 3 meses sem tocar... e nem mais tocam no assunto... e eu aqui numa pilha desgraçada.

To pensando seriamente em partir para uma linha gospel, pois nesse nicho parece que há muito mias musicos dispostos s fazer música, ensaiar e tal.

COm 37 anos quero mais é tocar e me divertir. Mas mesmo assim tá foda conseguir extrair prazer em tocar.

COmo vc disse, comprometimento é a palavra chave.

Até minha esposa esses dias me falou, que sente-se triste por eu ter na música o meu unico hobby e não encontrar ninguem para montar uma banda que tenha essa mesma dedicação...
Foda...

Rapaz... esse negócio de ensaio e pré-ensaio é balela.
Se todos, TODOS!!!! tiram as musicas certinho e se comprometem, as musicas saem perfeitas no primeiro take.
Se um FDP não ensaiou suficientemente já ferra todo o resto.

Eu, particularmente, broxo se vou ensaiar e alguem não tira uma musica ou uma parte dela.
É como vc ir pescar em alto mar e o FDP esquecer o motor do barco.

Acho que por isso que tem tantos guitarristas de microcomputador e quarto.
Na falta de tantos musicos comprometidos, a gente busca no PC suprir a falta deles. Só que para mim, tocar no pc é a mesma coisa que masturbação... parece, mas não é!

Por isso que, quando tem um misero ensaio, levo toda... TODA!!!! minha parafernalia e testo tudo em bom e alto som.

Aliás, já cheguei ao cumulo de reservar estudio, levar Backingtracks no notebook, ligá-lo no PAe mandar brasa sozinho na hora do almoço.
É uma masturbação, mas alivia um pouco a tensão... haha

Acho que nós do FCC que temos uma grande rede de amigos e conhecidos, seria interessante não limitar a busca de parceiros musicais só no "forme sua banda", mas em algum tópico fixo dentro dos Foruns de Teclado/Guitarra/Baixo/Bateria

Ahhhh e o negócio de duas guitarras é bizarro cara.
Acho que vc tem que ter muita amizade com quem toca.
EU já tive experiencias interessantes, horríveis e boas.

Tem um amigo meu de faculdade que toda vez que a gente ensaia conseguimos fazer caa um o seu som...
Outra vez, veio um chileno headbanger e o cara parecia o Kirk Hammet + ROger do Ultraje... ficava fritando o tempo todo. Deu contade de dar uma porrada no cara.
E outro, era fritador, mas com o tempo foi encontrando sua vibe e no final começamos a fazer um som muito interessante.

Acho que duas guitas é uma experiência legal para vc apurar sua criatividade... alteração de acordes, etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Meu querido diário] Decepção com primeiro ensaio