Ligação de Strato "ala" Brian May! ! !

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# abr/10


Iaeee povo!!! Blz??!!!

Então...tava vendo uns squemas aqui pra dá uma "mudada" na minha Strato (pobre Squier...^^) e...como eu so um exemplaar "admirador" (porque é brega...;D) de Sir. Brian May...resolvi fazer a ligação ao melhor estilo Red Special!!! =D

Comecei a dar uma googleada por ai e encontrei um squema que eu achei beeemm interessante!!! 8)

Que foi ESSE AQUI!!!

PORÉM...o squema parecia muito bom.....atéé eu começar a procurar sobre essa tal "6PDT" e encontrar......0 RESULTS!!! O.O

Agora eu pergunto pra vocês (que eu sei que entendem UM POQUINHO mais do que eu sobre......A MAIORIA DAS COISAS...o.ô), existe MESMO essa bendita 6PDT ou eu que so muito nóia isso ai no squema escrito "6PDT" nem é uma chave??!!! o.O


Brigadão...desde já!!! ;D


Um abraço proceis!!! o///


P.S.: E espero que esse tópico seja util pra outras pessoas como vai ser pra mim!!! :D

Tonanteador
Veterano
# abr/10
· votar


Brian May não comprou chave pra fazer a Red Special não (eu acho)...

Vai ver esse 6PDT aí são os botões da Red Special pra cada combinação de caps....

Se for isso oq eu penso. vc vai ter q fazer o 6PDT.

Mas não confie muito, não sou nem de longe a melhor pessoa pra falar disso....

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa tarde!!!

Floyd N Roses
Pelo que eu entendi, esta chave é do tipo deslizante, mas eu nunca vi nenhuma guitarra com esta chave.
O que eu estou vendo é que este esquema defasa, splita e alterna ligação em série/paralelo nos caps. Vc tem necessidade de tudo isso?
Percebeu que o escudo da tua strato vai parecer painel de avião?...rs
Pensa bem.
Valeu!!!

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


iiiiiiiiiiii cara....

Num é melhor comprar uma pedaleira? ashuashuasuhahus
Na boa...

Vai dar um pu** trabalho deixar o timbre igual o dele.. ainda mais com uma Squier

ThiagoGasb
Veterano
# abr/10
· votar


em termos ele usa o mesmo sistema de troca de captadores da tonante, cada cap com uma chave liga/desliga dai vc faz a combinação q quizer. e as outras 3 chaves sao para inverter a polaridade dos captadores.

Acredito q ele "apelidou" de 6PDT nesse esquema ai pq tem 6 chaves liga/desliga e nao pq eh uma chave especial

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Tonanteador
ThiagoGasb
Ueh...mas as 6 chaves (pra liga/desliga e deixar os caps em faze/fora de fase) já não são aqueles "quadradinhos com 6 pontinhos cada" desenhados em violeta e amarelo??!!! o.ô

O que eu to querendo saber é o que é aquele "quadradão meio verde-água" lá em cima (onde ta escrito 6PDT do lado)!!! ;D


xExLucasx
haUHUASHAHASHUHUashusa...acho que uma pedalera ia sai mais caroo!!! ;D

Ahhh...eu num so TÃO sem noção assim de achá que vo ficá com o timbre igual do Brian May só de trocar os caps e fazer a ligação igual!!! xD ...Só quero mais opções e MAIS BOTÕES na minha guitar!!! :)


Penta_Blues
OPA...Boa Noite meu caro amigo Penta!!! ;)

Pelo que eu entendi, esta chave é do tipo deslizante, mas eu nunca vi nenhuma guitarra com esta chave.
Então...eu tambem acho isso...mas tambem nunca vi NADA com uma chave dessas!!! =Z

O que eu estou vendo é que este esquema defasa, splita e alterna ligação em série/paralelo nos caps.
É...é mais ou menos por ai...esse é o sistema usado pelo Brian May (inclusive acho que justamente ESSE é o original da guitarra dele)...ou seja...ele uma chave de liga/desliga e uma chave "defasadora" pra cada cap...um pot de volume...um de tone e...pelo jeitoo...uma chave pra aternar entre ligação em série/paralelo!!!

Vc tem necessidade de tudo isso?
Siiimm...MUITAA!!! =D

Percebeu que o escudo da tua strato vai parecer painel de avião?...rs
Mas é EXTAMENTE ISSO que eu queroo!!! =DDD ...ushauHUSUAsushuah!!! ^^


[b]O meu sonho é ainda ter uma DESSAS !!! :D


Abração!!! o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Ahhh...e a guitarra nem vai ficá TÃO cheia de botão assim...minha ideia é dexá ela igual a ESSA!!! ;D

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


P.S.: Agora vendo essa foto eu pensei...será que não tem como eu fazer aquela chave pra alternar entre série/paralelo com um potenciometro tipo de "blend" não??!!! Dai nem precisava tirá um pot da guitarra!!! =D

Bom...ai ja é com quem sab...pq eu nem faço idéia de se tem como e COMO fazer isso!!! ^^


o////~~

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
O meu sonho é ainda ter uma DESSAS
Sei que sonho é sonho, mas... PQPQUEGUITARRAFEIA!!!

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


A guitarra do Brian é feiosa .... (desculpa XD)
Aí seu sonho
Aqui também

(seu outro heheua)

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar
hehe...PRA MIM...é a guitarra MAIS BONITA DO MUNDO...mas gosto é gosto neh!!! ^^


xExLucasx
rsrsrs...xD

E pior que eu nem curto taaanto a guitarra do Brian May "fisicamente"...o que eu gosto dela (ou melhor...do conjunto Brian May + Red Special...pq um sem o otro num significa nadaa...;D) é O SOM!!! =D


Abraçoo!!! o///~~



P.S.: E continuo esperando as respostas pras perguntas la em cima hein!!! Por favor...é claroo!!! ;D

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


up ai??!!! ;D

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
hehe...PRA MIM...é a guitarra MAIS BONITA DO MUNDO...mas gosto é gosto neh!!! ^^
hehehehe...tá certo!!! Minha esposa acha a Explorer feia que dói...mas eu acho muito louca...hehehehe...e pra finalizar, uns 90% do fórum odeiam a Jaguar e eu acho muito louca (tenho uma....rs...).

Sobre o assunto, achei alguns links, se souber inglês é uma boa!!!
http://www.treblebooster.com/brian_may_pickup_mod.htm
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=brian%20may%20schematics &um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi


Abraço ;)

Ed Gomes
Veterano
# abr/10
· votar


A Red Special tem 6 chaves, sendo 3 liga/desliga, e 3 de mudança de fase. As 6 são do mesmo tipo.
Não tem nada de 6PDT.

AugustoDamned
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
A guitarra do Brian é feiosa
Heresia do caralho tu julgar como feiosa a "guitarra do Brian", com base nessas cópias.

Pena de morte pra vc rapá! rsrs

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


AugustoDamned
ISSUAI man...a guitarra do Brian May é UNICA e "SPECIAL"...ninguem pod fala mal dela...se não.........É PENA DE MORTE MEMU!!! huahSUAHuahas... ;D


Ed Gomes
É...eu sempre pensei isso também...mas depois que vi esse esquema pensei que podia ter alguma coisa meio "por baxo do pano" ali!!! Mas vi que isso foi uma modificação feita por "populares"...pra ter uma versatilidade maior na ligação!!! :)


Will Bejar
hauHASUHSUHassaus...então eu to nesses 10%...pq acho a Jaguar beeemm lokaa!!! :D


Mas então...antes de postar aqui eu dei uma pesquisa na maioria desses squemas que aparecem no google...só que peguei esse pq achei o mais "original" e interessante...além de que queria saber mais sobre essa 6PDT aí!!! ;)

Apesar que agora eu tava lendo o texto do treblebooster.com ali com um pouco mais de atenção e PELO QUE EU ENTENDI ele diz que esse squema (com a 6PDT) foi feito por um muleke de 16 anos e é meio complicado!!! ¬¬"'

Então...AGORA...prestando mais atenção...to pensando NESSE ESQUEMA AQUI...ele parece ser bem legal tambem e MUITO MAIS SIMPLES de se fazer!!!

Só tenho uma dúvida...quando eu coloco esse novo switch ai (serie/paralelo) em "paralelo"...é aligação GERAL que vai ficar em paralelo...ou só as ligações que tiverem o cap da ponte selecionado??!!! o.ô


Porque ali na legenda da imagem fala: "Outra possibilidade: um switch extra é adicionado. Com esse método, o switch de fase do cap da ponte é deixado no lugar. Isso deixa o circuito original do Brian May completamente inalterado quando o switch "serie/paralelo" é deixado na posição "série". Quando trocado pra posição "paralelo", tres novas combinações de capitadores humbucker são obtidas.

Um switch adicional de "serie/paralelo" poderia ser adicionado para o cap do meio afim de obter a combinação dos caps meio+braço em paralelo.
"


A minha duvida fico nas partes em negrito e sublinhado...pq em negrito ele diz que tres novas combinções são obtidas com o switch na posição "paralelo"...e em sublinhado ele diz que pra conseguir a combinção dos caps meio+braço em paralelo eu preciso colocar mais um switch "serie/paralelo"...isso me deixou meio confuso!!! =Z


Bom...espero que tenha dado pra entende o que eu quis dizer!!! ^^


Abraço proceis!!! o///~~

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
hauHASUHSUHassaus...então eu to nesses 10%...pq acho a Jaguar beeemm lokaa!!! :D
É nóis!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar
OPAA...só é!!! sahHUSAhuahuhuahsu...

Abração!!! o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Mas...ow gentee...ninguém ai sab respondê a minha pergunta ali de cima não??!!! o.ô

Eu vo postá "só" ela aqui de novo...pra quem não teve paciencia de le tudo!!! ;D


""""""Então...AGORA...prestando mais atenção...to pensando NESSE ESQUEMA AQUI...ele parece ser bem legal tambem e MUITO MAIS SIMPLES de se fazer!!!

Só tenho uma dúvida...quando eu coloco esse novo switch ai (serie/paralelo) em "paralelo"...é aligação GERAL que vai ficar em paralelo...ou só as ligações que tiverem o cap da ponte selecionado??!!! o.ô


Porque ali na legenda da imagem fala: "Outra possibilidade: um switch extra é adicionado. Com esse método, o switch de fase do cap da ponte é deixado no lugar. Isso deixa o circuito original do Brian May completamente inalterado quando o switch "serie/paralelo" é deixado na posição "série". Quando trocado pra posição "paralelo", tres novas combinações de capitadores humbucker são obtidas.

Um switch adicional de "serie/paralelo" poderia ser adicionado para o cap do meio afim de obter a combinação dos caps meio+braço em paralelo."


A minha duvida fico nas partes em negrito e sublinhado...pq em negrito ele diz que tres novas combinções são obtidas com o switch na posição "paralelo"...e em sublinhado ele diz que pra conseguir a combinção dos caps meio+braço em paralelo eu preciso colocar mais um switch "serie/paralelo"...isso me deixou meio confuso!!! =Z"""""""


Por favor vai gente...alguem ai deve sabê dde ligação em serie e paralelo!!! :/

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Pergunta de leigo: qual é a diferença da ligação em série e em paralelo em termos de sonoridade? E qual delas é a mais "comum" nas guitarras por aí?

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
OPA...desculpa a demora amigão...tava meio na correria aqui!!! ;D

Então...em termos de sonoridade...a diferença básica é que a ligação em série deixa o som um pouco mais encorpado...forte e "grave". E a ligação em paralelo já deixa o som mais magro...limpo e ligeiramente "abafado"!!! :)

De ser mais "comum" ou não...acho que depende do modelo da guitarra e dos pickups!!! Pq...geralmente...os hum's tem suas bobinas ligadas em série...já os singles (que são mais comuns nas stratos neh) quase sempre nas posições 2 e 4 da ligação tradicional de strato ficam em paralelo (pra dar aquele timbre meio "funk")!!! =)


Espero que tenha dado pra vc etendê alguma coisaa ai que eu TENTEI explicar!!! ^^


Abraço!!! o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Ah...e por favor vai gente...da um up ali na minha pergunta vai!!! :(

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10
· votar


Ah...ninguem mesmoo!!! =/

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


uuuuuuuuuuuuuup...

"""""""Então...AGORA...prestando mais atenção...to pensando NESSE ESQUEMA AQUI...ele parece ser bem legal tambem e MUITO MAIS SIMPLES de se fazer!!!

Só tenho uma dúvida...quando eu coloco esse novo switch ai (serie/paralelo) em "paralelo"...é aligação GERAL que vai ficar em paralelo...ou só as ligações que tiverem o cap da ponte selecionado??!!! o.ô


Porque ali na legenda da imagem fala: "Outra possibilidade: um switch extra é adicionado. Com esse método, o switch de fase do cap da ponte é deixado no lugar. Isso deixa o circuito original do Brian May completamente inalterado quando o switch "serie/paralelo" é deixado na posição "série". Quando trocado pra posição "paralelo", tres novas combinações de capitadores humbucker são obtidas.

Um switch adicional de "serie/paralelo" poderia ser adicionado para o cap do meio afim de obter a combinação dos caps meio+braço em paralelo."


A minha duvida fico nas partes em negrito e sublinhado...pq em negrito ele diz que tres novas combinções são obtidas com o switch na posição "paralelo"...e em sublinhado ele diz que pra conseguir a combinção dos caps meio+braço em paralelo eu preciso colocar mais um switch "serie/paralelo"...isso me deixou meio confuso!!! =Z"""""""


Floyd N Roses
Veterano
# mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Ta...já que ninguem sab respondê essa minha pergunta...eu só vo perguntar mais uma coisa...!!! ;D

NESSE ESQUEMA NÃO É POSSÍVEL TER UMA LIGAÇÃO TOTAL em paralelo...certo??!!! o.ô

Agora...se eu pegasse esse esquema ai e fizesse ISSO [não sei nem se tá certo o jeito que eu fiz (no quadradão vermelho ali marcado)]...eu cosneguiria uma "total ligação em paralelo" quando os switches forem acionados??!!! =S

Alguém ai saberia dizer??!!! o.o


Abração!!! o///~~

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Floyd N Roses
brother, vc já tentou perguntar pro Bertola, né?
Essa ligação é bem complicada mesmo, cara.
E tu ainda quer modificar a parada! rs

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


AugustoDamned
É...ainda num fui enche as paciencia do Bertola não...mas vo manda uma msg la pra ele!!! ;D

E num é que essa ligação é COMPLICADAA...ela só é bem completa e meio diferente...!!! E o que eu tava querendo é dexá ela COMPLETAMENTE completa!!! ^^ ...rsrsrs


Abraço!!! o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10
· votar


Bertolaa...HEEEEELP!!! \o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Floyd N Roses
http://www.treblebooster.com/brian_may_pickup_mod.htm
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Mauricio Luiz Bertola
OPA...vlw pelo help!!! ;D

Entao...foi desse site mesmo que eu tirei esse esquema...mas o que eu nao to entendendo eh se assim DESSE JEITO eu conseguiria ter uma ligaçao "total" paralelo ou so quando o captador da ponte estiver ativo e que eu terei ligaçoes em paralelo!!! o.o

Caso assim nao seja possivel ter a ligaçao "total" em serie ou em paralelo...com ESSA MOD (indicada no quadrado vermelho) poderia dar certo?! :)

Agradeço a atençao!!! (sei que voce eh um cara ocupado!!! xD)


Grande abraço!!! o///


P.S.: Desculpa a falta de acentuaçao...mas eh que meu teclado ta com um probleminha aqui!!! =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligação de Strato "ala" Brian May! ! !