Projeto de Strato com dois botões de Volume

Autor Mensagem
pedrosambora
Veterano
# abr/10


Olá pessoal!! Eu sou novo no fórum... Então, estou querendo modificar a minha Squier, ela é uma kv93 com Floyd Rose. Os captadores são H-S-S e ela tem um botão de Volume e um Tone. O projeto é o seguinte, eu quero "transformar" esse botão de Tone em botão de volume...
A minha intenção é usar os dois botões de volume para todos os captadores, diferente de uma strato comum... Isso msm dois volumes independentes controlando todos os captadores. Daí eu colocaria uma chave de lespaul pra mudar de um volume para outro: posiçao trebble = vol 1, posiçao meio = vol1 combinado com vol2, posiçao bass = vol 2. Essa chave de les paul ficaria em uma posiçao estrategica, como nas guitarras do Tom Morello. Então eu quero ter duas possibilidades de volume em uma msm guitarra. Com isso eu posso tbm criar aqueles efeitos da chave seletora q o Tom usa deixando um vol no 0 e outro no 10... Aí q eu peço a ajuda de vcs pra saber (primeiramente se essa ideia é possivel ou se é so devaneio) se os captadores da minha guita precisam ter 4 fios condutores (acho q o Humbucker da ponte tem, mas os dois Singles não). Sugestões serão bem vindas...

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


pedrosambora
Teria que ver o esquema de ligação das Les Paul e fazer a adaptação...eu não manjo muito de eletrônica, mas não deve ser bicho de 7 cabeças não...

Vc vai fazer isso em casa???

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_3w
Achei um de Les Paul com 2 volumes...

Agora tem que quebrar a cabeça pra fazer uma alteração pra funcionar.

Vc vai deixar 2s e 1h ??? Pra funcionar desse jeito que falou (mais simples) tem que desligar o captador do meio...

Fico no aguardo...

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar
Não vou fazer em casa não, vou mandar o projeto para um luthier. Então, eu vou deixar H-S-S msm... A opção de desligar o captador do meio pode ser estudada, mas eu acho q vc nao entendeu direito eu quero dois volumes q funcione para TODOS os captadores (ou somente o da ponte e do braço), diferente de uma lespaul q é um volume pro cap do braço e outro pro cap da ponte. Eu quero deixar o volume normal (q já funciona para todos os captadores) e um volume 2 com a msm função. A chave de les paul mudaria de um VOL para o outro e a posiçao do meio poderia combinar os dois. Repito, eu não sei se isso é realmente possivel ou se é so viagem minha, e a outra duvida é se os captadores precisam ter 4 fios condutores para fazer esse esquema. Desde já obrigado!!

kiki
Moderador
# abr/10 · Editado por: kiki
· votar


pedrosambora
voce quer que os dois volumes funcionem pra todos, mas cada um pra uma posição da chave, é isso?

entao fica bem diferente da les paul...

vao todos os caps pra chave (2 posições, e nao 3 como a LP) e da chave vai cada posição pra um pot de volume.

mas as strato tem 3 botoes, ta faltando um pot na sua?

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


pedrosambora
fiz um desenho bem esquematico de como pdoeria ser:

http://img717.imageshack.us/img717/1017/esquemastrato.gif

isso NAO é um esquema eletrico, teria que estudar como ficam os fios direito, principalmente os terra. eu nao sei muito disso, nao me arrisco

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


pedrosambora
mas eu acho q vc nao entendeu direito eu quero dois volumes q funcione para TODOS os captadores
Ah tá...entendi errado mesmo...acho que vc poderia manter o botão do tone, colocar mais um e instalar uma chavinha de 2 posições (como o kiki falou)...aí precisa rever o terra.

Will Bejar
Veterano
# abr/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


kiki
Não poderia colocar a chave depois dos volumes??? aí dava pra usar o tone normal e seria mais fácil dividir o sinal dos volumes, certo ou errado??? Além disso, seria mais fácil aterrar...
(PS Seguindo o seu esquema)

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
Você entendeu!! Mas tem uma coisa, eu vou manter a chave seletora da strato, eu só quero um volume Extra, só isso. Então a chave de les paul seria apenas para trocar de um Vol para outro, nao mexeria na selecão dos pickups... Acho q a chavinha de duas posicoes nao daria certo pq é mt pequena e fragil e eu quero poder mudar de volume no meio da musica (com as pancadas q eu dou pra mudar a chave ele iria quebrar...) por isso eu falei na chave de les paul. A posicao do meio da chave poderia ficar desligada msm... Ah, outra coisa a minha Squier tem so um vol e um tone...

Cara o seu esquema tá bacana, eu acho q é mais ou menos isso. Mas alguem pode me sanar uma duvida: Os meus pickups preciasm ter 4 fios condutores?? Os singles nao tem e eu nao queria troca-los, gosto mt do timbre do jeito q esta...

A minha é exatamente como essa, mas é mais antiga e os botoes sao originais...
Vlw pela força!

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Putz esqueci de colar o link huHuHUhUhUhUhUhUhuhuhuhuahuahuaha

ai vai:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.mercadolivre.com. br/jm/img%3Fs%3DMLB%26f%3D125096608_9537.jpg%26v%3DE&imgrefurl=http:// produto.mercadolivre.com.br/MLB-125096608-guitarra-fender-squier-floyd -rose-series2-ibanez-gibson-cort-_JM&usg=__eV5u6wBj3Hh8PM5_wne0M8aMqDk =&h=280&w=280&sz=11&hl=pt-BR&start=4&um=1&itbs=1&tbnid=VqGqyAWfXNKkJM: &tbnh=114&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3Dsquier%2Bfloyd%2Brose%26um%3D1%2 6hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26 tbs%3Disch:1


q bosta de link grande!! mas é so copiar e colar....

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


Não poderia colocar a chave depois dos volumes??? aí dava pra usar o tone normal e seria mais fácil dividir o sinal dos volumes, certo ou errado??? Além disso, seria mais fácil aterrar...
(PS Seguindo o seu esquema)

nao sei, acho que sim. nao entendo muito disso nao.
=p

pedrosambora
Acho q a chavinha de duas posicoes nao daria certo pq é mt pequena e fragil e eu quero poder mudar de volume no meio da musica (com as pancadas q eu dou pra mudar a chave ele iria quebrar...) por isso eu falei na chave de les paul. A posicao do meio da chave poderia ficar desligada msm...
mas eu to pensando em chavinha tipo de les paul mesmo. tem daquele tipo só de duas posições, é só procurar que eu já vi.

kiki
Moderador
# abr/10
· votar


nossa, que guitarra engraçada... os knobs são de teleca.
=p

mas tambem, eu ainda nao saquei qual é a dos dois tones da strato.
é util mesmo?

ó, voce pode fazer assim: abre um terceiro furo no escudo no meio, onde seria o outro botao das strato padrao.
aó voce deixa os dois botoes nos furos mais baixos, e poe a chavinha 2 posições no furo mais perto das cordas (eu acho que o furo é igual, a verificar com o luthier), que fica à mão. se nao ficar "bativel", precisa testar.

Van_Lorien
Veterano
# abr/10 · Editado por: Van_Lorien
· votar


pedrosambora
Por que tu simplesmente não faz dois controles de volume sendo um controlado o humbucker da ponte e outro controlando os singles (exemplificando). Aí o tom ficaria sempre no máximo, sem nenhuma filtragem.

Filippo14
Veterano
# abr/10
· votar


bom eu tenho uma lespa com p-90 que num é humbucker mas a chave seletora os tons e os volumes são iguais a uma lespa então acho q com um single dá certo

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


kiki
A sua ideia é mt boa, mas eu quero colocar a chave na msm posicao q o Tom Morello usa, pra eu nao esbarrar nela... ah, Os knobs da minha guita sao de strato msm...

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


pedrosambora
Então, cara, eu acho o mais simples colocar a chave que vc quer ANTES dos volumes (como mostrou o kiki)...aí acontece o seguinte, vc terá 2 volumes master mas usando só um por vez...aí terá de fazer assim:
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/esquema2vol_willbejar. jpg

Os terra e outras ligações do tone e volumes seguem iguais.

Espero ter ajudado.

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar
Pow ja me deu uma luz brother! Vlw msm. Mas vc sabe se os captadores prescisam de 4 fios condutores pra fazer isso?? Ainda to com essa duvuda...

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


pedrosambora
Mas vc sabe se os captadores prescisam de 4 fios condutores pra fazer isso??
Não precisa não...os 4 fios servem pra quando vc quer defasar ou desligar uma bobina do humbucker...se vc abrir sua guitarra, veja se o seu tem 2 ou 4 fios...se tiver 4 tem que juntar 2 deles pra que sobrem só 2 pra fazer a ligação desse esquema. Se for de 2 é só ligar como mostrei.

Eu acho que vc tá pensando nos 4 fios pelo fato de usar 2 pra cada volume, certo??? Se for isso, imagino eu que só vai funcionar uma bobina em cada volume, como se fosse um single.

Leva pro luthier avaliar, aí vc posta aí pra galera...hehehe

pedrosambora
Veterano
# abr/10
· votar


Will Bejar

Pow então eu acho q dá pra fazer!! pq os singles só tem 2 fios... vlw pelo help! vou levar no luthier daqui pra ver o q ele acha... se der certo eu posto aki.

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


pedrosambora
Demorou velhão...posta aqui se der certo!!!

pedrosambora
Veterano
# jun/10
· votar


Desculpa a demora galera... Então, deu certo! Agora a minha strato tem dois volumes independentes q são selecionados por uma chave de 3 posiçoes tipo a chave de les paul. Ficou ótimo, dá ate pra fazer uns truques do Tom Morello. Vlw pela força!

Will Bejar
Veterano
# jun/10
· votar


pedrosambora
Fez naquele esquemão que eu desenhei ou usou outro??? Tem alguma foto de como ficou a ligação???

pedrosambora
Veterano
# jun/10
· votar


Will Bejar
POw eu não sei a ligação q o cara fez... ele me mostrou mas eu nao entendi direito (hauhahau, eu tava tão empolgado com a guita q nem prestei atenção direito)... mas ficou: Chave para cima=VOL1, Meio=Corta o sinal, Chave para baixo=VOL2

Will Bejar
Veterano
# jun/10
· votar


Como assim??? Na posição do meio não funciona nada???

pedrosambora
Veterano
# jun/10
· votar


Na posição do meio da CHAVE DE LES PAUL não funciona nada. Deixa eu explicar melhor... eu ainda tenho a chave de cinco posições da strato para alternar entre os captadores, e a chave de tres posições só serve para trocar o VOL1 pelo VOL2, ou seja, uma strato com dois volumes independentes q funcionam com todos os captadores.

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


pedrosambora
Pow...fico beeemm legal o esquema ai hein!!! ;D

E as fotos...??!!! Queremos fotos da guitar cara!!! ^^



o/

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


Ah...e um video mostrando as "novas funções" também cairia bem!!! :D

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


a posiçao sem som tem alguma utilidade?
se nao poderia ter usado chave de 2 posições.

serve pra mutar a guitarra, quando nao estiver usando
=p

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


kiki
a posiçao sem som tem alguma utilidade?
Serve pra fazer aquele tipo de efeito de "tremolo" ligando e desligando a guitarra!!! Tipo naquela música do Buckethead...Jordan!!!




Ou...como o pedrosambora mesmo disse...pra fazer as doideras do Tom Morello!!! ;]




se nao poderia ter usado chave de 2 posições
É...mas o problema é ACHAR uma chave de 2 posições resistente que nem uma de Lespa...que eu só conheço de 3 ou 6 posições...nunca vi chave de Lespa com 2 posições!!! o.ô




o/

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


Floyd N Roses
po, legal... o morello é mór comedia, nunca tinha visto ele falando!
acho muito foda, ele faz coisas muito simples, mas muito criativas.

o cabeça de balde usa um esquema um pouco diferente, nao?
parece mais um botao tipo de campainha, nao uma chave... ele usa muito rapido! se for uma chave tipo les paul, deve ir uma por show!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Strato com dois botões de Volume