Por que no campo harmonico menor melodico existem dois mixolidios e dois locrios?

    Autor Mensagem
    tuca
    Veterano
    # out/05


    Por que no campo harmonico menor melodico existem dois mixolidios e dois locrios?

    heathcliff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Daonde vc tirou isso?

    marcosbanin
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ta viajando

    Mat Boogie
    Veterano
    # out/05
    · votar


    opa amigo, muito boa sua pergunta, vou lhe ajduar e esclarecer alguns detalhes...

    primeiramente, vejamos o Campo Harmonico Menor Melódico:

    Im7M - IIm7 - bIII7M(#5) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)

    bom, partindo dae, eu entendo sua afirmação sobre dois MIXOLIDIOS E DOIS LOCRIOS...

    eh o seguinte, na verdade, o 7 padrões modais gregorianos (e naum gregos como muitos dizem por ae) devem ser usados e RE-ORDENADOS de acordo com cada um dos 4 campos harmonicos diatonicos (a saber: maior, menor natural, menor harmonico e menor melodico)...

    chegamos entaum a conclusão q apesar de repetirem aparentemente a sequencia de intervalos entre estes graus q vc confundiu, vc naum pode confundir as suas FUNÇÕES harmonicas, daí, a gente tem como exemplo...
    dentro do campo harmonico menor melodico:

    IV7 - eh tbm conhecido como o quarto grau blues (tbm uma dominante disfarçada) = lidio b7

    V7 - o verdadeiro mixolidio desse campo, o bom e velho acorde com setima da dominante

    VIm7(b5) - eh o eoleo b5, ao contrario do q vc conhece q tinha a #5 q o caracterizava em relação ao dorico no campo harmonico maior

    VIIm7(b5) - este ae eh o grande locrio, e vai por mim, se vc transformar ele em superlocrio dentro dessa escala, sai um som mais out side, mas da uma tensão cromatica bem manera...ahhhhhh, uma outra possibilidade de nomeclatura pra este eh o #VII7ALT (som interessante e bem jazzistico)...

    dentro desse campo, tem uns outros graus q podem ser executados em superposições q ficam chupeta cara, entre eles cito pra vc o frigio 7M(#5), o Im7M tranformado em Im6, q vai gerar uma dominante disfarçada da famosa cadencia plagal caso vc queira utilizar ele como acorde de imprestimo modal...

    enfim, inumeras possibilidades, se vc quiser um conselho meu, obviamente vc deve saber de cabo a rabo decorado e aprendido todas as possibilidades dessa escala, mas...vai por mim, arruma alguem q te de um toque aprofundado a respeito do assunto, pra q vc possa atacar acordes com funções interessantes pra misturar com outros campos dentro da harmonia modal, garanto a vc acordes de emprestimo modal muito legais q lhe proporcionarão maior fluencia sobre a sonoridade naum taum padrão e manjada das cadencias "pops" de hj!!!!

    ah, qualquer duvida posta ae, claro q eu naum tenho como lhe ensinar a fundo harmonia funcional pelo forum aki, mas vamos tentar difundir ao maximo o pensamento de q o q faz diferença entre um grande guitarrista e um guitarrista ruim eh o nivel de seu amor sobre a musica, por isso, vamos parar com essa babaquice de segurar informação dos outros e so passa-la visando lucros, valeu????

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/05
    · votar


    interessante, valeu Mat Boogie

    pedrobrito
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mat Boogie

    Show de bola hein veio!!

    DARKFUNERAL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eh isso ai

    Arthur Henrique Machado
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu inda xo q ficaria melhor com a pentatonica de Am

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Mat Boogie

    vamos tentar difundir ao maximo o pensamento de q o q faz diferença entre um grande guitarrista e um guitarrista ruim eh o nivel de seu amor sobre a musica, por isso, vamos parar com essa babaquice de segurar informação dos outros e so passa-la visando lucros, valeu????


    hehehe falou e disse!

    É isso aí... tem gente que pensa que vai perder o que já sabe ensinando as outras. Como eu adoraria que alguém que tocasse muito pudesse dizer "Aprendi com o Panucci".

    Igor Martins
    Veterano
    # out/05
    · votar


    alguém que tocasse muito pudesse dizer "Aprendi com o Panucci".

    então não vou dizer nada

    Igor Martins
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Cara, na cover guitarra 128, um cara mandou uma pergunta sobre modos paralelos/derivados, coisa q você saca.

    Daí o sujeito respondeu q nunca ouviu falar!! Responde lá para eles e divulgue teu site.

    Extrapolation
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mat Boogie
    isso ae cara... po, eu mesmo, tudo q aprendi foi catando informaçao pela net, com o pessoal, o LeandroPanucci mesmo me ajudo bastante

    se vc pudesse me indicar algum lugar, site ou seja ló q q for q seja interessante, desde a teoria mais elementar até harmonia tradicional e funcional eu ficaria grato

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Igor Martins

    Eu li esta matéria... se eu não me engano foi o Pollaco que respondeu ou um outro cara que manja muito de teoria... hehe pois é né.... mas aprendi muita coisa com Guitar Palyer, Cover Guitarra, etc...

    Rene 777
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    heathcliff
    ficou louco?
    marcosbanin
    ficou louco? (2)

    po galera, é sim 2 mixolidios e 2 locrios, são ALTERADOS mas sao mixolidio e lócrios! nao precisa de uma explicação tão complexa para os iniciantes como essa que o Mat Boogie deu po, que isso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que no campo harmonico menor melodico existem dois mixolidios e dois locrios?