vc quer mesmo ser músico?

Autor Mensagem
pscb
Veterano
# abr/10 · Editado por: pscb
· votar


wcpm

Vê se entendi direito, posso ter me enganado. Mas você quis dizer que só porque toca pagode ou sertanejo o cara não é grande músico?

Eu disse que se o cidadão é um grande músico mas toca esse tipo de música, me parece que é um negócio como qualquer outro. Trabalhar costuma ser uma coisa chata, mas tem o dinheiro como compensação. É a sobrevivência. Faz-se algo chato para ganhar dinheiro e poder pagar as contas e algo mais.

Sendo assim, e considerando minhas limitações como músico, priorizo uma carreira em outra área, a meu ver mais satisfatória. A música, por fim, fica como lazer.

Se o cidadão tocar o suficiente e for convidado por qualquer cantor que não goste, que aceite o convite e ganhe o dinheiro. Mas muitos músicos que tocam por lazer podem direcionar seus esforços para outra área.

Aos que querem tocar profissionalmente, sugiro cursarem Música em alguma universidade. Mas saibam que talvez comecem como professores de música em alguma escola (a meu ver, é algo gratificante trabalhar com educação, mas o retorno financeiro nesse país é mínimo).

Também não sei se os mais jovens pensam em ser um rock star ou em ser músico de estúdio. São coisas bem diferentes entre ser o astro e ser o músico da banda, que deve ganhar um bom dinheiro, mas toca o que lhe passarem sem questionar. Enfim, relação chefe-subordinado como se vê em todas empresas, mas talvez com uma remuneração maior.

Frankie
Veterano
# abr/10
· votar


não, rs.

chr
Veterano
# abr/10 · Editado por: chr
· votar


voce quer ser musico no brasil ?

algumas dicas : toque mal pra caralho , cante mais mal ainda , faça letras que relatem apenas o fora que uma mulher te deu , ou como voce se sente com esse fora, ou seja sertanejo e crie musicas falando que você não liga pra mulher e quer que se foda . Tenha um visualzinho teen , ande de all stars e chegue em programas de auditorio elogiando a plateia e falando que não seria nada sem eles . Crie uma baladinha : esse passo é dispensavel, nesse ponto você pode seguir uma das 2 opções :

1 - Fale pra um compositor que ninguem conhece criar uma musica pra você , só cante ela (o resto do seu cd é dispensavel , afinal só 1 ou 2 musicas no maximo ja lhe bastam)
2 - Componha musicas com apenas uma palavra (ex : Creu , Rebolation , diversas do calypso ) , ah djavu tambem entra aqui , não é só uma letra mas é so uma sequencia de acordes no teclado.

Ah, e dispense bandas , carreira solo = sem divisão de cache , contrate qualquer um que saiba segurar um instrumento musical e fingir que está tocando , você só cantará em cima de playback mesmo.

Zandor
Veterano
# abr/10
· votar


Eu quero gravar uma musica boa um dia, mas se fosse pra viver como músico eu acho que ia morrer de fome com certeza

Vinícius Braga
Veterano
# abr/10
· votar


Não, só diversão e também uso pra adorar ao meu Deus!
Mas é legal tocar, mesmo eu ainda não sabendo!
^^

Paz

fernando tecladista
Veterano
# abr/10
· votar


já "sobrevivi" de música quando era adolecente
tirava uns troco, comprava minhas coisas, mas era o basico e também não tinha outra despesa com nada

mas ai você passa da fase adolecente, arruma namoro sério, casamento, casa, cachorro, iptu, ipva, conta de agua, luz, telefone, e os "consertos" são maiores que os "concertos", conserto do carro, coserto do chuveiro, conserto do telhado...
nessa acabei temdo um emprego normal e levando a música como bico, usa banda toca a cada 3 meses, toca em festival de graça... e o sonho vai se perdendo

nada como a idade para ver que o sonho era sonho de adolecente:
ter uma banda que vai ensaiar na garagem, se apresentar em 3 ou 4 lugares alternativos na quarta-feira e nessa aparecer outros lugares e logo você engrenar e ficar conhecido e viver disso

mas quando se é novo você não se toca que na tua rua tem no minimo 2 com este sonho, no teu bairro vai dar uns 15, então na tua cidade pequena vai ter no minimo mais de 100 pessoas, e que cada cidade pequena (no minimo 10) querem tocar no "bar tal" da cidade maior, então a conta está nos 1.000, nessa um te diz que "sao paulo e rio" é o lugar então você imagina no "o infinito X 1.000" e você nem consegue sair da sua cidade,

então desanima e começa a por a culpa nos outros:
a culpa é do bar que rola cover que não quer saber de som proprio, a culpa é do jaba da tv/radio, a culpa é de fulano que não te indicou pra tal festival, a culpa é do jurado do festival que se vendeu, a culpa é do cara do p.a. que não gostou de você então ferrou seu retorno, a culpa é dos modismos de massa, a culpa é da sociedade que não estava preparada para seu som

----------------------------

então você vira "hominho" e ve que as coisas são diferentes
se você estudar a historia de compositores eruditos, vai ver que se vendiam mais que p***, era um tal de música por encomenda pra imperador, musica pra aniversario do rei, música pro baile disso... o compositor não aceitou, outro vai lá e faz
no resumo a historia é a mesma até hoje, que tem dinheiro manda, quem não tem obedece

--------------------------
então hoje o dono do bar que por uma "quinta sertaneja" vamos lá monta-se uma banda sertaneja e pegamos a grana
a noiva quer que toque no casamento dela: "luan santana" pra entrada da daminha, vou lá e toco
precisou de dj pra festa de aniversario, fui lá e toquei rebolation, danca do quadrado, crew... e tudo mais que pediram
mas também tenho minha banda com o que gosto de tocar que toca sempre, porque nestes eventos aparecem outros contatos
outros músicos sabendo que você topa qualquer parada começam a te chamar pra fazer uma lima, ou te repassam um trampo e ganham uma comissão

----------------------------------
ultimamente tem mês que a grana de música tá igual ao meu salario, dezembro e janeiro foi até maior

ano passado em tudo fiz 70 apresentações, esse ano se continuar no mesmo pique vai ser mais, só essa semana (devido o feriado) vai ter 6 trampos pra fazer
a copa tá perto, tô vendo um esquema de barzinho com telão que geralmente rola pagode ou axé

---------------------------------

nesse ano estou vendo que o tal "sonho de viver de música" é novamente possivel, porem com outra visão mais madura da coisa
tem trampo que vendo até a alma, mas é melhor vender a alma músicalmente do que se vender o mês todo em outra função

riccieri
Veterano
# abr/10 · Editado por: riccieri
· votar


marcos.
então tudo tem graça .-.

*Chato mode=on*
Não =]
Da frase, a única afirmação que segue é "Se tem graça, então não é fácil", mas não o contrário =]

*Chato mode=off*
---------------------------------------------------------------------- ---------------
Respondendo a pergunta do tópico:
Não. Penso na música só como um hobby.
Mesmo que no futuro apareça oportunidade de tocar num barzinho ou algo assim, vou continuar vendo como algo que eu gosto, mas que não usaria pra me sustentar... Mas com certeza seria ótimo pra fugir da rotina, conhecer pessoas etc =]
-------------------------------------------------------------------------------------
edit:
fernando tecladista, curti bastante seu post.
Não sei se eu no seu lugar faria o mesmo (tocar o que não curte por dinheiro), mas eu achei bacana você não ter desistido do seu sonho =]

maspn
Veterano
# abr/10
· votar


Quer ser músico?
Tenha um segundo emprego também.

Bilelo
Veterano
# abr/10
· votar


vc quer mesmo ser músico?

Sim ^^

has4
Veterano
# abr/10
· votar


documentario do Anvil
GOREFESTA

Parece ser bastante interessante mesmo, gostaria de assisti-lo, mas... não tive a oportunidade.

http://territorio.terra.com.br/ensaio/?c=302

"Muitos aprendem a tocar, formam bandas e tentam trilhar os passos dos ídolos. É um caminho perigoso, traiçoeiro, muitas vezes sem volta e que quase sempre acaba em desilusão, melancolia e um enorme sentimento de fracasso.

O documentário "Anvil! The Story of Anvil" mostra tudo isso de forma sensível e avassaladora."
... "...Para se manterem, tiveram de arranjar empregos ordinários"

"... você precisa decidir se quer ser músico ou rockstar. E há uma diferença enorme nisso. Músicos querem viver de música, não importa qual. Ganhar a vida tocando e gravando com artistas dos mais variados estilos, estudando e se especializando em seu instrumento para encarar qualquer jam session, turnê, vinheta, trilha sonora, comercial, aulas particulares e assim por diante.
..."


has4
Veterano
# abr/10 · Editado por: has4
· votar


Apesar do mercado competitivo tem espaço pra todos na minha opinião, e os mais criativos se destacarão.

O próprio Michel Perie me disse uma vez:

"Vai pra fora e toca música brasileira que você ganha dinheiro. Agora, ficar solando igual músico americano, em cada esquina tem um moleque que vai te engolir."

Ele viveu (se não estou enganado) 15 ou 20 anos lá fora, acho que não está falando abobrinha.

Kyuss_Age



A experiência aí comentada é muito boa, hein! Um exemplo!
.
.
.
.

Descataco outro exemplo interessante[/u]:

Então, vou apresentar o link http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168316/p3 mas não vou upar de novo o referido tópico, devido àquela discussão tola sobre covers... e, considerando a saudável discussão sobre ser músico, que está rolando aqui, eu só queria...

... só queria mesmo acrescentar que a Zawajus é, para mim, a melhor banda cover que já vi no Brasil, com músicos muito bons e repertório idem. Curto o profissionalismo do [u]guitarrista Mateus Shaffer
, e, o projeto da banda, modalidade cover.

Não há o que ficar comparando, pois se é bom ao vivo, é bom ao vivo, e isso basta, sendo cover e prossional! Já são tão poucas bandas que encontramos por aí com uma proposta séria e profissional... essa realmente é destaque dentre as do gênero.

O Mateus até participou daquele outro tópico acima citado, e educadamente agradeceu aos elogios e às críticas também, mas sempre rolam umas discussões tolas, infelizmente, e o pior, que afastam muitos do FCC! Enfim, xá pra lá...

Se quiser ser um músico profissa, estude e toque de tudo, sem preconceitos, faça como Mateus, tire os solos mais clássicos, projete-se musicalmente, seja cover ou não, e viva enfrentando a realidade da profissão no Brasil ou no exterior, mas destaque-se como profissional. Tá aí, um grande exemplo para quem quer realmente viver de música.

Para quem não conhece a Zawajus, procure no youtube, bem como procure os videos de Mateus, um grande guitarrista que procura tocar com muita perfeição e técnica, e procura tocar de tudo, numa boa!

É isso aí! Pé no chão (para não se frustrar e encarar a realidade da profissão) e muito pé na estrada, galera! Falar menos e tocar mais, sempre - lol

http://www.youtube.com/watch?v=lXD_TYr74YQ&playnext_from=TL&videos=1l8 xQPU5XuM

http://www.youtube.com/watch?v=kSrKZd9aKL0&playnext_from=TL&videos=vQW 1dFJibRU

http://www.youtube.com/watch?v=2tPsVYTh_1Y&playnext_from=TL&videos=vQW 1dFJibRU

Ricardo.N.B
Veterano
# abr/10
· votar


maspn

concordo, acho legal desfrutar de tudo que a musica te da sem ter de passar $$$perreios$$$.

Insomniac_
Veterano
# abr/10
· votar


Não, desisti. Infelizmente, um dia você passa a enxergar a realidade de uma forma diferente, e o sonho passa a ficar guardado junto com o papai noel e o coelinho da páscoa, hehehe.

Insomniac_
Veterano
# abr/10
· votar


fernando tecladista
Me identifiquei com sua história até a parte de "virar hominho". Não pretendo tocar sertanejo, prefiro continuar com minha faculdade e aproveitar os momentos de prazer com minha guitarra tocando meu metal farova com minha banda na garagem, hehehe.

froggy
Veterano
# abr/10
· votar


Eu não,música pra mim é hobby

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


Acredito que Deus dá um "bônus track" para os loucos,sonhadores e largados,pela inocência como enxergam o mundo....

Meu professor, o Michel Perie, falava que os parentes dele diziam que ser músico era quase como ser sacerdote.Talvez pela abnegação ,mas acima de tudo pela fé....

Sim, aí esta a explicação da genialidade. Ser musico é isto mesmo, é se abster do mundo e seus valores, sociais, morais, financeiros e religiosos. É levar uma vida completamente desgarrada, esta é a razão do fracasso daqueles que sonham apenas coma fama e dinheiro, e da mesma forma explica por que " musicos 'se tornam excentricos quando milionários. Pela simples razão de que dinheiro nunca lhes teve o mesmo valor que para nós, nem mesmo a fama e etc. . .
A melhor parte desta entrevista é quando ele cita o Bonus track de deus.
Estes musicos geniais que tanto nos encantam são apegados a coisas pelas quais damos a menor importância ou mesmo nenhuma.

has4
Veterano
# abr/10 · Editado por: has4
· votar


jimmy vandrake

Disse muito e vai um pontinho aí! É exatamente isso mesmo!
.
.
.
E já disseram: você precisa decidir se quer ser músico ou rockstar

Ah e para aqueles que querem a música como um hobby, não esqueça que é um hobby bastante caro (em vários sentidos) para ser bem feito e bem curtido, mesmo que não seja profissional!
.
.
.
.
Eu só queria desabafar no que todos já estão cansados de saber:

Poutz, ser músico no Brasil é F*** com ph de PharmacYa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vc quer mesmo ser músico?