vc quer mesmo ser músico?

Autor Mensagem
Ricardo.N.B
Veterano
# abr/10


Estava lendo isso e achei bem legal compartilha já que, essa questão e para muitos um grande ponto de "?"

Isso é do guitarrista Marcio Okaiama um dos professores do IGT e Tb atua como coordenador eu acho.


Muitos garotos nos perguntam em aulas,clínicas ,works, sobre a realidade do mercado musical ; a famosa questão do viver ou não de música.

O fato é que na verdade, um grande percentual destes garotos, estão sendo vitimas de uma pressão externa forte, em função do momento histórico me que vivemos; um mundo hipercapitalista, onde o consumismo e a ascensão social são práticas obrigatórias, tanto da manutenção do "status quo", como também do rito de iniciação e aceitação do individuo perante a sociedade.

Triste é que os valores básicos ,que no frigir dos ovos, definem a identidade, espiritualidade de cada um são atropeladas pela histeria geral e pressão que se coloca sobre os ombros nossos .

Viver de música e de arte de um modo geral, nunca foi fácil...o fato é que é um mercado instável em total formatação e reestruturação em função da necessidade que se dele demanda no mundo.

Se cria toda uma mitologia e expectativa ao redor da carreira de músico , sendo que apenas quem realmente está envolvido de forma profunda com o mercado sabe a real do que se passa.

Uma referência ótima e tocante em relação a este quesito, é o ótimo documentário, sobre a banda canadense Anvil; este mostra o como a situação do cenário musical pode ser extremamente injusta.

Lembro que na minha parede em meu quarto de adolescente "metalhead"estava pendurado ,entre vários outros, um pôster do Lips com sua famosa Flying V semi acústica , tirado da capa de uma Rock Brigade.

Para alguns, "shock reality" total...para mim apenas mais uma situação que ocorre de pancada,tanto com artistas como com gente "normal".... vi isto aos montes nestes meus vinte e poucos anos de trabalho no meio musical.

O fato é que a música é quase uma entidade sobre-natural ; para quem se envolve a fundo, ela se manifesta numa energia sutil que acaba por cercear cada uma das partes envolvidas do que necessitam; para alguns, esta é uma maneira pela qual a Providência se manifesta.Acredito que Deus dá um "bônus track" para os loucos,sonhadores e largados,pela inocência como enxergam o mundo....

Meu professor, o Michel Perie, falava que os parentes dele diziam que ser músico era quase como ser sacerdote.Talvez pela abnegação ,mas acima de tudo pela fé....

Isto tudo independente de ser músico profissional,artista,amador, musico em parte do tempo,ou apenas amante desta arte.

Com certeza Lips e Robb Reiner, são envolvidos e abençoados com esta energia, independente do sucesso comercial e patamar de posição que estiverem.

Marcio Okaiama

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Ricardo.N.B
vc quer mesmo ser músico?
Sim

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Mas só se eu tiver condição heheua

wcpm
Veterano
# abr/10 · Editado por: wcpm
· votar


vc quer mesmo ser músico?
Não. A música é um hobby que levo a sério.

Obs.: Achei um pouco dramático o texto.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


wcpm
Não. A música é um hobby que levo a sério.
Exatamente heuehuehue

tomatelol
Veterano
# abr/10
· votar


Não. A música é um hobby que levo a sério.²

GOREFESTA
Veterano
# abr/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


Meu professor, o Michel Perie, falava que os parentes dele diziam que ser músico era quase como ser sacerdote.Talvez pela abnegação ,mas acima de tudo pela fé....

Da para resumir o texto inteiro nisso aqui!

E fiquei curioso com o documentario do Anvil...


xExLucasx
Mas só se eu tiver condição heheua

Como assim?

EDIT:
Vc quer msm ser musico?
Não

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


Apesar do mercado competitivo tem espaço pra todos na minha opinião, e os mais criativos se destacarão.

O próprio Michel Perie me disse uma vez:

"Vai pra fora e toca música brasileira que você ganha dinheiro. Agora, ficar solando igual músico americano, em cada esquina tem um moleque que vai te engolir."

Ele viveu (se não estou enganado) 15 ou 20 anos lá fora, acho que não está falando abobrinha.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


GOREFESTA
O cara falou ali que é um hobby levado a sério.
Se se desenvolver até um certo ponto que você ache que tenha condições de ser um bom músico e ganhar com isso aí sim viraria um musico. Entendeu?

Mas por enquanto ainda não fui iluminado em HUASAHUSHSUAHUS

Ricardo.N.B
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ricardo.N.B
· votar


Se vou ser musico prefiro que o destino decida, vou me esforçar para não acabar como um frustrado, querendo tocar algo que gosta e passando raiva por não conseguir.
O que me alimenta e a satisfação de estar tocando e agradando, mais do que ganhando dinheiro.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Ricardo.N.B
Músico eu num sei, mas você poderia ser poeta

Thiago0
Veterano
# abr/10
· votar


vc quer mesmo ser músico?

Não quero ser musico profissional,mas no fim das contas minha futura profissão exige a utilização da musica

Estudo musicoterapia,e a musica é a materia prima desse tipo de terapia

Thiago0
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Músico eu num sei, mas você poderia ser poeta

Rsrsrsrss , o cara é bom de rima mesmo

Ricardo.N.B
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ricardo.N.B
· votar


xExLucasx

o cabeçudo...heheeh não foi eu que escrevi, apenas achei o texto razoável e decidi compartilhar.

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Pra mim, incialmente também é um hobby, como PC, jogos e música em geral.
No entanto, vejo uma tendência pelo menos aqui na região de 'weekend musicians' - músicos que tem seus trabalhos normais, tem uma banda, e que tocam toda semana em um local fixo entre terça ou quinta-feira (geralmente um pub, na cidade que residem), e nos finais de semana agendam shows a cada 2 ou 3 meses em um estabelecimento, tipo casa de show ou pub.
Como frequentador de pubs e casas noturnas, é isso que eu vejo poraí afora. Às vezes, a mesma banda que eu vi tocar em um lugar, eu vejo tocar em outros nas semanas seguintes, em cidades da região, como Jaú, Bauru, Campinas e SP - cidades onde mais frequento - e isso já aconteceu mais de uma vez com vários grupos. Deve ser porque eu mudo de cidade, mas frequento o mesmo tipo de local, rs.
As bandas daqui da cidade fazem isso, tanto quanto bandas de SP e Campinas que eu frequentemente vejo tocar. As bandas daqui da cidade, onde eu conheço os membros, todos tem outras ocupações, desde auxiliar de escritório, contínuo, advogado, administrador de empresa, arquiteto, engenheiro, dono de choperia, até político.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Eu smepre tenho preguiça de ler as respostas do T-Rodman suhsahuasuhasuh

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Mas eu num me imagino defendendo um réu no futuro

Me imagino num palco gigante fazendo um solo com o público chorando..

Cara imagina que doidera...

GOREFESTA
Veterano
# abr/10
· votar


T-Rodman
No entanto, vejo uma tendência pelo menos aqui na região de 'weekend musicians' - músicos que tem seus trabalhos normais, tem uma banda, e que tocam toda semana em um local fixo entre terça ou quinta-feira (geralmente um pub, na cidade que residem), e nos finais de semana agendam shows a cada 2 ou 3 meses em um estabelecimento, tipo casa de show ou pub.

Isso é interessante... vc consegue tocar, promover a banda (msm em uma escala menor), sem ter que passar pelos apuros que uma "vida na estrada" proporcionam. Msm não sendo um meio de viver de musica acho mto proveitoso. Só tenho uma duvida... Essas bandas são covers ou com trabalhos autorais? Ou meio a meio como uma trakinas? hahahahahahhha
Brincadeiras de lado, estou perguntando pq conheço alguns caras que tocam nesse esquema, mas é tudo de banda cover...

GOREFESTA
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Me imagino num palco gigante fazendo um solo com o público chorando..

Slash é vc? hauhauauhauhauhaua

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


GOREFESTA
Slash é vc? hauhauauhauhauhaua

Exatamente SUSAHUSHUSUHSUHSU Advinhou em quem eu estava pensando

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


vc quer mesmo ser músico?

Dificil questão. Eu tenho muita vontade de ser musico. Acredito que o problema é que a maioria acha que, por ser musico e tal, não precisa estudar.

É bem pelo contrário... aliás, toda e qualquer profissão que o cara não estudar e se empenhar, dificilmente consegue alguma coisa.

Se o cara quer ser musico mesmo, tem se dedicar, estudar, procurar aprender o máximo possível. Se quer levar como hobby, vai depender de quanto quer aprender para definir o quanto deve estudar.

Mas o tópico é interessante. Se não me engano, já li algo sobre este assunto aqui...

GOREFESTA
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Cara, solo do slash faz chorar até em cover! huhauhauhauhauhaua
Ja fui em alguns shows covers do Guns e sempre na sweet child o mine é o msm papo... no solo vc olha para o lado e sempre tem um zé chorando, pior que isso só show de banda cover do Bon Jovi hahahahahahha

T-Rodman
Veterano
# abr/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


GOREFESTA
As bandas daqui da cidade, todas tem discos gravados, tipo Mandrake - donos da choperia, os Patrões - tem um advogado e um administrador de shopping, Vambora, Gato Carteiro, Kamandu'kaya - mas todas tocam cover em shows, principalmente fora da cidade, já que o público aqui da cidade ainda conhece os hits deles.
Segue o mesmo exemplo, só pra citar banda de fora da cidade que segue a mesma linha, a de Campinas Jet Set que eu já vi tocar em vários lugares (Campinas, Jaú e Bauru), tem CD próprio, mas em shows, tocam 95% covers.
Tem um outro exemplo interessante. Em uma loja de música da cidade, um dos caras que trabalha lá tem uma dupla sertaneja. Ele contratou na semana passada outro colega de serviço dele, que é guitarrista, e tava tocando somente em estúdio com outra banda, que acho que só curte ensaiar, porque já estavam fazendo isso há 3 meses.

GOREFESTA
Veterano
# abr/10
· votar


T-Rodman
Legal, cover para entreter e quando da uma brecha, tome musica propria! Imagino que não tenha como fugir disso msm, o show acaba sendo legal tanto para um ouvinte "casual" como para alguem que conheça os sons da banda, deve dar um trabalhão mesclar bem essas facetas do show não? Não descambar só para cover ou quando tocar coisa propria, não deixar a peteca cair.
Vlw pela explicação, e os nomes das bandas são os melhores!

Juh_Cruz
Veterano
# abr/10
· votar


Se vou ser musico prefiro que o destino decida, vou me esforçar para não acabar como uma frustrada, querendo tocar algo que gosto e passando raiva por não conseguir.

Van_Lorien
Veterano
# abr/10
· votar


Não.

I.D
Veterano
# abr/10
· votar


O destino nao vai decidir, voce tem que fazer o destino acontecer do jeito que preferir, no meu caso , nunca vou ser frustado por nao conseguir, pois vou morrer tentando, já alcancei meu sonho de ser músico, com ou sem abundancia financeira.


Voce realmente quer ser musico?
Com certeza, é dificil pracaralho, mas se fosse fácil nao teria graça.

pscb
Veterano
# abr/10
· votar


Depende muito do que é ser músico. Tem várias histórias de grandes músicos tocando com cantores/bandas de pagode, sertanejo etc.

Para mim, isso é tão chato quanto ficar 9 horas por dia numa recepção de hotel, como já fiquei há uns anos.

Ficar horas estudando uma música de axé em troca de dinheiro é um negócio que envolve o esforço de fazer uma coisa chata e ganhar algo em troca.

Nesse caso, prefiro me dedicar à minha área (Geografia) e deixar a música para as madrugadas, onde busco o progressivo, o jazz, o erudito.

wcpm
Veterano
# abr/10
· votar


Depende muito do que é ser músico. Tem várias histórias de grandes músicos tocando com cantores/bandas de pagode, sertanejo etc.

Vê se entendi direito, posso ter me enganado. Mas você quis dizer que só porque toca pagode ou sertanejo o cara não é grande músico?

Ficar horas estudando uma música de axé em troca de dinheiro é um negócio que envolve o esforço de fazer uma coisa chata e ganhar algo em troca.

Pra sobreviver vale o esforço. Eu faria até o esforço de me adentrar na chata área de geografia pra ganhar dinheiro. Ninguém vive sem dindin, e se o cara toca axé ou seja lá o que for é porque ele no mínimo tolera.

marcos.
Veterano
# abr/10
· votar


mas se fosse fácil nao teria graça.

então tudo tem graça .-.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vc quer mesmo ser músico?