Guitarra piorou depois da blindagem

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy


Fala galéra,estou com um pepino daqueles na minha strato.Pedi a um professor meu de guita,para que ele fizesse uma blindagem na minha strato.Pois bem,a guitarra ficou pior do que era antes. E de maneira nenhuma posso aterrar a ponte da guitarra,pois se aterrar,aí é que vira o bicho mesmo(ruído bravo mesmo).Basta encostar na blindagem que o ruído aumenta e muito. Engraçado que quando não se encosta na blindagem,só fica aquele chiado dos caps singles,daí se eu encostar no jack plate diminui o chiado,mas se encontar na blindagem,vira bicho,chia absurdo mesmo.Já nem sei o que fazer.Pensei em mandar blindar para ver se melhorava em algo,acabou foi piorando e muito !!! Perdi o tesão mesmo !!!!

EDIT A guitarra usa 3 singles cerâmicos !!!

JJJ
Veterano
# abr/10 · Editado por: JJJ
· votar


Cara, deve ter algum curto em algum canto. Isso aconteceu comigo quando reconstruí meu baixo velho de guerra. Blindei tanto que acabei sem querer criando um curto com a blindagem. Checa debaixo dos potenciometros se tem alguma solda que escorreu e está encostando na blindagem (foi o que aconteceu comigo).

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


JJJ

Suspeitamos do potenciometro de volúme,daí trocamos(pot de 500k da dolfphin).Este também virou outro problema,não aumenta gradativamente e sim de uma vez.E a guitarra chia muito,muito mesmo.Basta encostar em qualquer parte de blindagem para que ela chie de forma absurda.

EDIT Outra coisa,foi eliminado todos os loops de terra.Tem somente 1 só fio saindo direto do pot de volume para blindagem.Os caps também foram aterrados direto na blindagem,juntamente com o terra do jack.Unico lugar que pude puchar um terra para ponte que não chie de forma absurda foi atraves de um fio ligado diretamente e por debaixo do plate do jack.Se eu aterra a ponte direto na blindagem,aff,vira um chiado absurdo.Basta encostar nas cordas ou na ponte para que a guitarra fique intocável.

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy

Cara, reveja tudo, cada ligação, solda. Desmonte se for necessario. Tem alguma coisa ligada/fazendo contato onde nao deve. Nao acredito que seja algum componente estragado. E de preferencia, que o seu professor o faça, né!

Abço.

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa tarde!!!

buddy guy
Cara, acho que especular vai ser complicado, pois este é o tipo de coisa que não se pode opinar sem ver pessoalmente. O fato é que não é pra acontecer isso.
Quanto ao pot, dá uma conferida pra saber que tipo de pot vc instalou, se logaritmico ou linear.
Valeu!!!

Curly
Veterano
# abr/10 · Editado por: Curly
· votar


buddy guy

essa blindagem foi feita errada, cheque os seguintes pontos:

) imagine a blindagem como uma "caixa de metal" fechada onde as peças ficam lá dentro mas nada encosta em nada. um único fio liga essa caixa de metal ao "terra" do plug de saída da guitarra

) veja se aquele fio que é soldado no apoio das molas da alavanca está soldado em algum ponto que vai dar no terra. quando esse fio não está conectado dá essa variação de ruído quando encosta na ponte

) o escudo foi blindado internamente ? Tem que ser e ele tem que fazer contato elétrico com o resto da blindagem, como se fosse a tampa que fecha a "caixa"

) coloque pedaços de fita isolante para evitar que os contaos dos pots e da switch enconstem na blindagem

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


Curly

Exato, a blindagem tem contato APENAS pelo terra!! Em nenhum outro componente. Inclusive se foi colocado blingadem na parte traseira do escudo, esse tb faz contato somente com a blingadem feita na cavidade do corpo e só...Não é isso??

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


Pessoal,a coisa toda está assim,3 fios de aterramento.Um sai da carcaça do pot de volume para blindagem,outro saem dos 3 fios terra dos caps e outro do jack.Uniran-se os 3 fios no aterramento da blindagem.

Curly
Veterano
# abr/10
· votar


ogner

exato... e se quiser um resultado melhor, o site guitarnuts aconselha a usar um terra "em estrela", que é tipo um anel de cobre onde todas as conexões de terra são soldadas ali e então a blindagem também é conectada ao anel mas não dieretamente, o cara recomenda usar um capacitor para isolar um possível choque elétrico em caso de curto no amp. Ele ainda recomenda eliminar os "loops de terra", tipo aqueles fios que ligam a carcaça dos caps (não precisa pois a carcaça já faz contato com a blindagem)

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


O potenciometro de volume é da dolphim,de 500 k

Curly
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy

mano, posta umas fotos do escudo e da cavidade pra gente ver o que foi feito

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


Curly


Curly,quantos fios terra devem ter no total? Uma vez que a carcaça dos mpots fazem contato com o alumínio do escudo,será que carece de fios para aterrar? O jack deve ser aterrado também?

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly
buddy guy

mano, posta umas fotos do escudo e da cavidade pra gente ver o que foi feito


Usamos aqueles papéis de fogão mais grossos de alumínio.Forramos todas as cavidades dos caps e também todo o escudo. Deixamos bordas de aluminio ao redor das cavidades dos caps na intenção de se fazer realmente uma caixa,foi o que fizemos.

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


Penta_Blues
Moderador

xique hein????

buddy guy
Quase certeza absoluta o que o JJJ disse: tem alguma parte da blindagem enconstando em captador ou em potenciômetro.

Abrax

Curly
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy

olha, se os pots fazem contato com a blindagem do escudo não precisa de fios para aterrá-los. veja bem, dois fios saem da guitarra (através do jack) um deles é o "terra", o que faz contato com a parte externa do plug. esse "terra" recebe a ligação de vários componentes: um dos fios de cada um dos captadores, o fio que liga o apoio das molas, um dos terminanais de cada um dos pots. a blindagem deve ser conectada ao terra por um único fio

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


edalko
Penta_Blues
Moderador

xique hein????



Eita porra,agora que vc falou que fui ver.Hehehe,massa Pentão modera,agora o pau quebra de acordo..hehehehe. Parabéns aí Penta,poxa demorou,mas taí,boa escolha do Cifra.Ponto pra casa !!!!

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


Curly
buddy guy

olha, se os pots fazem contato com a blindagem do escudo não precisa de fios para aterrá-los. veja bem, dois fios saem da guitarra (através do jack) um deles é o "terra", o que faz contato com a parte externa do plug. esse "terra" recebe a ligação de vários componentes: um dos fios de cada um dos captadores, o fio que liga o apoio das molas, um dos terminanais de cada um dos pots. a blindagem deve ser conectada ao terra por um único fio


Deixa ver se eu entendi: Sai um fio de tres do terra dos caps e vai para o terra do jack.Deste terra do jack puxa-se um para ponte e já era? Não tem que conectar fio terra algúm na blindagem então?

ogner
Veterano
# abr/10 · Editado por: ogner
· votar


buddy guy

Cara, eu acho que o melhor, pra evitar mal contatos, seria a blindagem nao tocar em nenhum componente e a ligação fosse somente atraves de um fio mesmo..Saindo do terra para a blingagem. Se nao me engano a blindagem da minha, o fio do terra sai do pot de volume e vai pra uma super solda feita no papel de cobre. Não tenho certeza. Mas lembro de apenas um fio saindo de algum lugar pro cobre...Mandei fazer la no Velozzo, em SP. Ficou bem bom...Strato tb.

Uma foto aqui mostrando os terras

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


ogner


é meu brother,ao que vejo vou ter que desmontar tudo mesmo.Vou desmontar e ver o que rola. De momento,obrigado aí pela força


JJJ
ogner
Penta_Blues
Curly
edalko


Valeu a força aí.Vou fuçar de novo lá e ver que resolvo.Qualquer coisa grito vcs por cá.Muito obrigado pela ajuda aí !!!

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa tarde!!!

edalko
buddy guy
Penta_Blues
Moderador
xique hein????

Tomara que eu esteja em condições de desempenhar esta tarefa melhorando o Fórum pra todos nós e não decepcionando feras como vcs e tantos outros.
Valeu!!!

jprpfera
Veterano
# abr/10
· votar


cmg pioero tambem...agoro o pot de vlume fica raspando...e quando eu uso delay e dist e mexo no volume sai uma merda

marcioguita
Veterano
# abr/10
· votar


Pode ser o cabo tbm

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Opa galéra,depois de tanto fuçar e averiguar isso e aquilo e troca potenciômetro,monta desmonta e por aí vai,acabei decobrindo qual era o problema.Era o "bendito" jack,sim ele mesmo,provocando o maior reboliço da paróquia.E eu troquei 3 vezes o potenciometro de volúme,achando que era ele e não era.Cheguei a testar 2 novos da marca dolphin de 500k.Só que o bendito do pot para complicar mais ainda é daqueles que o volúme ou corta de uma vez ou aumenta de uma só vez também.Colaborando para me deixar mais doido ainda,pois eu desconhecia que tinha este lance de pot que aumenta ou abaixa tudo de uma só vez.Resultado,tirei o pot da dolfhin (os novos) e guardei-os.Coloquei de volta o que estava anteriormente à blindagem(este funcionava bem e era gradual na forma de abaixar ou aumentar o volúme),troquei o jack e pimba,a guitarra está uma seda.Agora tanto faz se eu colocar a mão na ponte ou não,ela continua mesma coisa,quietinha.Os terras fiz o seguinte: Um terra sai do jack direto para a blindagem,bifurcando para um que vai para ponte,os terras dos 3 caps estão soldados em cima do pot de tone e só. Agora está tudo perfeito,posso até mesmo encostar no aluminio da blindagem que a guitarra permanece quietinha,coisa que antes,por causa do jack(não sei o problema que dava nele),era intocável simplesmente. Agora está tudo perfeito.

Agradeço aos colégas pela atenção e pela força que me deram de pronto:

JJJ
ogner
Penta_Blues
Curly
edalko
jprpfera
marcioguita


Meu muito obrigado à todos vcs,valeu mesmo. Grande abraço à todos !!!!!

edalko
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy
Grande abraço à todos !!!!!

Po... e a bera??????

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


edalko

buddy guy
Grande abraço à todos !!!!!

Po... e a bera??????


Xaaaaaaape..hehehe....

SK8Boy
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy

Agora tanto faz se eu colocar a mão na ponte ou não,ela continua mesma coisa,quietinha.

Então kra, essa parte me deixou curioso. Minha guitar tbm é blindada, mas ela só fica silenciosa qdo estou em contato com alguma parte metalica(cordas, ponte). Se tiro as mãos de cima, parecem alguns ruídos(nada mto desgracento, só um pouco msm). Se eu aterrar a ponte(ligando um cabo) com a blindagem, ela vai fazer menos ruídos qdo não estiver com as mãos sobre as partes metálicas?

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


SK8Boy
buddy guy

Agora tanto faz se eu colocar a mão na ponte ou não,ela continua mesma coisa,quietinha.

Então kra, essa parte me deixou curioso. Minha guitar tbm é blindada, mas ela só fica silenciosa qdo estou em contato com alguma parte metalica(cordas, ponte). Se tiro as mãos de cima, parecem alguns ruídos(nada mto desgracento, só um pouco msm). Se eu aterrar a ponte(ligando um cabo) com a blindagem, ela vai fazer menos ruídos qdo não estiver com as mãos sobre as partes metálicas?



Fala velhão,então:Na minha que os caps são 3 singles cerâmicos(agora,depois que eu resolvi o "abacaxi" do jack defeituoso),tanto faz com mãos ou sem mãos a guitarra fica quietinha,só sente bem pouquinho o "huuum" dos caps singles(que estes acho que não tem como tirar mesmo).No caso do aterramento,minha guitarra ficou assim: 1 terra sai do jack,vai para blindagem e bifurca para ponte.Os terras dos caps (3 no caso)permaneceram soldados(unidos)em cima do pot de tone !!! Abração !!!


EDIT E detalhe: Os fios que usei,tanto para ligar o positivo do jack ao pot,como o de aterramento(ponte e jack),são fios grossos de cobre mesmo(sem aquele tal cabinho fino blindadinho,que comumente se usa).Os que usei são de extensão de energia mesmo !!!

A minha guita ficou neste nipe do coléga do video.

http://www.youtube.com/watch?v=qbF7CjetYgg

SK8Boy
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy
entendi, vlw aí pela ajuda.

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


SK8Boy
buddy guy
entendi, vlw aí pela ajuda.



Opa,estamos aí. Abração !!!

maspn
Veterano
# abr/10
· votar


olha isso cara

http://claudiokezenluthier.blogspot.com/2009/08/blindagem.html

se a tua blindagem nao for desse jeito, esquece.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra piorou depois da blindagem