Guitarra chiando mesmo depois de blindagem?

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # set/20


    Eu levei minha guitarra pra blindagem, (antes de tudo, foi de graça ok?)
    como qualquer strato com singles, o chiado é bem presente nas posições 1,3 e 5, mas depois da blindagem, parece que não surtiu muito efeito. Eu vi em outras perguntas que às vezes o problema é do amp, beleza.
    Testei na caixinha bluetooth sem fio, o chiado é alto pacas também (me perdoem se a ideia da caixinha bluetooth foi meio idiota)

    Um detalhe que notei foi que o luthier que blindou pra mim usou fita de alumínio, porque a de cobre é um tanto cara, eu não culpo ele por tentar economizar mas... Usar a de alumínio ao invés da de cobre faz diferença?
    Ou a minha Seizi (que foi descoberta ter sido feita de madeira laminada) tem uns captadores "fracos" mesmo?
    (Lembrando que meu amp é um Oneal ocg100)

    Ramsay
    Veterano
    # set/20 · Editado por: Ramsay
    · votar


    NickoSaturn
    Blindagem mesmo a de cobre não tira ruído (erroneamente chamado de chiado) de captadores single. Pode até amenizar um pouco, mas, tirar não tira.

    Edmarcio
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    A blindagem é uma gaiola de Faraday, se feita corretamente vai ajudar a não captar ruídos externos, ondas de rádio, celular, Wi-Fi, etc...

    O ruído característico de 60hz vem da rede de energia é esse é mais difícil de zerar mesmo. Além da blindagem convém checar o aterramento da guitarra e principalmente o aterro das tomadas de onde toca.

    Se a guitarra foi feito de laminado, compensado ou qualquer outra forma barata de substituir uma boa madeira, dificilmente capricharam nos captadores e restante de hardware.

    lrelia
    Membro Novato
    # set/20 · Editado por: lrelia
    · votar


    Boa noite Nicko

    Bom, vamos lá. Considerando que não é seu amp o problema, e imagino que não esteja usando pedais pra testar, vou listar os possíveis causadores do problema:

    Em ordem de probabilidade:

    **MUITO COMUM: **
    - Jack oxidado ou torto, causando mau contato.

    - Interferência causada por instalações elétricas e iluminação (principalmente por lâmpadas fluorescentes, os cabos funcionam como antenas e absorvem o barulho. Principalmente quando se trata de alta frequência como nos reatores das lampadas fluorescentes. Isso também apareceria ao ligar numa caixa bluetooth com um transmiter, provavelmente até pior)

    **COMUM:**

    - Pots sujos/gastos. Os potenciometros tem expectativa de vida limitada, tanto a sujeira quanto o atrito de girarmos muitas vezes pode causar uma falha neles, e em ambos os casos eles podem causar MUITO ruído, inclusive tornar o instrumento inutilizável. A soluçao temporária para a sujeira é facil: Limpe-os utilizando limpa-contatos e álcool isopropílico, embora eles provavelmente voltarão a fazer barulho depois de um tempo. Em geral pots são baratos e fácil de serem substituídos.

    - Chave seletora com mau contato. Assim como os pots, as chaves também tem vida útil, e em geral a única maneira de resolver é substituí-las.

    **POUCO COMUM:"**

    - Soldas frias. Caso algum componente ja tenha sido trocado (como captadores, pots, jacks...) a solda pode não ter sido feita de uma maneira limpa, deixando impurezas e diminuindo o contato ideal (o que chamamos de solda fria).


    **INCOMUM**:

    -Captadores com problema. SIM, captadores Single Coil são famosos pelo ruído, porém essa desvantagem vem com a característica de captar as frequências que dão também a claridade e brilho no som de um single coil. É um trade-off. Porém isso não é um problema, e problemas com captadores são incomuns, são peças muito simples e sem partes móveis, seria a última coisa que eu checaria ao dar manutenção em uma guitarra, especialmente se o ruído é presente em todos os 3.


    OBS:

    A blindagem é recomendada mesmo que você não estivesse enfrentando esses problemas, e não se preocupe com o alumínio pois a diferença dele para o cobre não é realmente muito grande. O alumínio já é um upgrade gigante se comparado com aquelas tintas pretas que usam pra blindar o interior em guitarras de entrada.

    Se você não tem como enviar para um técnico ou assistência, tente identificar onde está o problema. Tente levar sua guitarra para outro cômodo, ou até mesmo do lado de fora da sua casa para ver se existe diferença, se existir com certeza é interferência das instalações elétricas ao redor. Se o problema for no jack ao girar o cabo conectado você conseguirá ouvir ruídos. Se o problema for em algum potenciometro você conseguirá identificar que ao girá-los causa um ruído bem chato, o mesmo em relação a chave seletora.

    Pode ser causado por coisas mais raras, mas espero que isso já te ajude a resolver! Abraço

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Irelia
    valeu pelas dicas mano, vou analisar cada uma e quem sabe eu descubro o problema

    macaco veio
    Veterano
    # set/20
    · votar


    blindar a guitarra toda com folha de aluminio ou cobre (tanto faz) é a maior burrice, isso já foi discutido aqui mesmo a muitos anos atraz. Faz é perder os agudos todos porque formam se capacitores entre a folha e as outras partes carregadas de sinal ativo positivo.
    O motivo principal do ruido é a qualidade da blindagem na construção dos captadores e no calculo do enrolamento da bobina dos mesmos (captadores economicos com pouco enrolamento) e a maneira que é feito a bobina.
    A alta impedancia no esquema de ligação dos mesmos, (por exemplo usar potenciometros de 250K em vez de 500K baixa a impedancia diminuindo o ruido, mas o captador tem que ser bom pois a baixa impedancia faz cair o volume (desse modo usam potenciometro alto com captador ruim, sai mais barato).
    Blindagem com aluminio é somente em algumas partes onde poderá haver proximidade do corpo ou da mão proximos de onde está algum sinal ativo (nada de gaiola de farady, não tem o menor sentido, não vai entrar nem um raio ou trovão). O ruido externo geralmente é captado pela frente do captador (ou por traz onde supoe-se ser blindado), por isso quando se muda de posição do corpo o ruido some ou aumenta. Se folha de aluminio resolvesse era só colocar uma folha entre as cordas e os captadores, a ação magnetica atravessa o aluminio (como nos humbunkins que tem aquela caixinha metalica) mas nos single não resolve. Se observarem um cabo de guitarra verão que ele tem malha de aluminio (e não uma folha em volta), são fios deixando espaço vazio entre os fios (senão mata os agudos). Para blindar so buracos todos numa guitarra tem vazar o aluminio todo fazendo largos buracos ou pequenas e fina tiras de aluminio deixando um largo espaço entre elas (mesmo assim vai ajudar quase nada).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra chiando mesmo depois de blindagem?