Softwares de Tablatura: Amigos ou Vilões?

    Autor Mensagem
    PGilbert
    Veterano
    # abr/10


    Escrevi este artigo para um blog e gostaria que dessem uma olhada e depois dissertassem, haha. Abraços!

    ------

    Softwares de Tablatura: Amigos ou Vilões?

    Hoje o mundo guitarrístico é repleto de maravilhas tecnológicas. Desde programas de computadores que simulam amplificadores e pedais, até guitarras de verdade que tocam e se afinam sozinhas. Mas um dos recursos existentes mais populares são os editores de tablatura/partitura que reproduzem o que foi escrito. Vou falar mais especificamente do Guitar Pro desenvolvido e comercializado pela Arobas Music.

    Hoje em dia está muito mais fácil aprender a tocar um instrumento do que antigamente, graças a softwares como o Guitar Pro. Mas será que ele ajuda ou atrapalha no desenvolvimento do músico? Há profissionais que apoiam o uso mas muitos também criticam. O principal motivo das críticas negativas é o fato do músico não usar apenas o ouvido para tirar uma música, ele simplesmente toca o que está lá e pronto. Outro ponto dado como negativo é que o programa torna um cara numa máquina de tocar e guitarra e não um músico. Uso o Guitar Pro desde muitos anos e tenho uma pequena lista de vantagens e desvantagens.

    Vantagens

    •Dá pra aprender uma música inteira num curto espaço de tempo: Claro, isso se você não levar em conta as dificuldades com técnica e outras coisas. Mas para as pessoas que, como eu, não tem muito tempo para ficar aprendendo músicas é uma verdadeira mão na roda. Sem precisar ficar no volta e avança do CD (ou do K7, que nem no meu tempo), essa é uma das principais vantagens de se usar.

    •Aprender a ler partitura: Sim amigo, esse foi o aspecto em que mais fui ajudado. Até começar a usar eu nem imaginava como se fazia para ler uma partitura. A coisa muda de figura quando você começa a ver a partitura sendo tocada, os tempos, as notas, as pausas e tudo mais. Me senti obrigado a aprender tudo aquilo para ...

    •Anotar as suas próprias idéias de canções: Bom, na verdade eu não anotava nenhuma canção mas eu brincava de criar solos de bateria (estúpido, sim, eu sei), e com o tempo eu me tornei fluente na parte rítmica da coisa toda. Hoje em dia eu escrevo todas as minhas idéias no Guitar Pro, e até cheguei a compor direto no programa. Este uso é aprovado por 100% dos guitarristas.

    •Importar MIDI: Hoje em dia ninguém mais guarda arquivos midi em casa, mas um outro recurso muito bom é que você pode importar um arquivo para o programa que ele gera uma partitura/tablatura daquele arquivo instantaneamente.

    •Outras vantagens: Compor backing tracks, compor linhas de bateria para poder praticar com a guitarra, treinar licks e músicas em velocidades diferentes, compor linhas de baixo e bateria e samplear depois com sons de verdade etc, etc e etc.

    Desvantagens

    •Você esquece muito rápido o que decorou: É fato que uma música aprendida pelo Guitar Pro é esquecida bem mais rápido do que uma que você aprendeu ouvindo e decorando. Quando você vai tirar de ouvido, você fica lá escutando, voltando, escutando, decorando e decorando. Isso faz com que a música seja melhor memorizada, mas também não é fazendo isso que vai fazer com que você nunca mais esqueça a música. Tem que estudar sempre. Agora, se for tirada pelo Guitar Pro e não estudar mais, em uma semana a música será apenas uma linda memória.

    •A qualidade do som não é das melhores: Chega um dia em que você compõe aquele riff destruidor que parece ter sido composto por Dimebag Darrel. Você toca ele com a sua guitarra e aquela distorção maravilhosa que, só de ouvir, te dá vontade de estufar o peito e dizer "eu sou o cara". Aí, pra não esquecer, você vai lá no Guitar Pro e escreve toda a tablatura/partitura e deixa lá pra poder mostrar pros caras da sua banda, e na hora em que você dá o play sai uma linda trilha sonora do Atari. O som é midi, ou seja, aquela beleza. Mas tá valendo se você não se importa com isso.

    •Trava e dá erros: Não sei se esse é um problema comum, mas comigo é. Depois de muitos play/stop num mesmo arquivo, o programa começa a dar umas mensagens de erros de memória a cada novo PLAY. Não impede o funcionamento do programa mas se torna irritante depois de umas duas ou três vezes. A solução? Fechar e abrir de novo. Comigo isso acontece apenas da versão 5 em diante... ou seria do Windows XP em diante? Não sei.

    •Não salva em WAV: O programa até tem esse recurso, mas para salvar um arquivo WAV da sua música você precisa ligar um troço como se fosse um REC , dar PLAY no arquivo e rezar para o programa não dar uma travada no meio da execução (o que normalmente acontece). Essa travada é gravada no WAV.


    No fim das contas as vantagens superam as desvantagens e o programa acaba valendo MUITO a pena para as pessoas que tem pouco tempo disponível para tocar. Não conheço nenhum estudo que comprove que o seu ouvido fica destreinado quando se usa apenas um programa como o Guitar Pro ao invés de tirar a música só com o ouvido. Sou totalmente a favor do uso de todo recurso que seja benéfico para um músico. O Guitar Pro (e qualquer outro programa semelhante) não te faz um músico mais criativo ou melhora seus improvisos. É importante SIM termos nossos ouvidos treinados e não sermos dependentes de softwares. Ele é uma ferramente de apoio e deve ser usada como tal.

    O ponto chave, no fim das contas, é o talento e dedicação de cada um.

    E vocês, o que acham?

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    PGilbert
    Coloca o link do blog? Gostei do seu texto, muito bem escrito. =)

    •Trava e dá erros
    Aqui não acontece isso.

    Como não sou guitarrista, não vou opinar sobre o resto.

    Uso o guitar pro pra ver a partitura das músicas, já que não sei ler tablatura. É legal ver de uma forma que eu entenda. =P Também gosto de colocar minhas composições lá pra ter uma ideia geral, ver que andamento fica melhor etc.

    Prometherion
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pra mim, é uma ferramenta, você pode usar bem ou mal.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Gostei da materia Parabéns!!! Coloca o link depois blz

    NightHill
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    PGilbert

    O guitar pro foi um ótimo pra mim (e acho ótimo pra iniciante),

    nas desvantagens sobre a parte de gravação, eu uso só pra não esquecer os riffs que crio, se fosse pra mostra seria melhor fazer os esquema de grava no pc tocando mesmo (como o pessoal faz nas jams).

    guschard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    PGilbert
    •Aprender a ler partitura: Sim amigo, esse foi o aspecto em que mais fui ajudado. Até começar a usar eu nem imaginava como se fazia para ler uma partitura. A coisa muda de figura quando você começa a ver a partitura sendo tocada, os tempos, as notas, as pausas e tudo mais. Me senti obrigado a aprender tudo aquilo para ...

    Pensa pelo outro lado. Você quis fazer isso, mas quem é mais vagabundo vê no GuitarPro um atalho pra tocar as músicas sem aprender outras coisas. E não digo só em relação a tirar músicas de ouvido, mas sim eh relação ao tempo. Se você tem uma partitura ou tablatura mas não tem o GuitarPro e tá com problemas de acertar um tempo, você vai treinando até conseguir o que, consequentemente, acaba fazendo você melhorar como músico. Se você usa o GuitarPro, é só abaixar o tempo da música, que você percebe facilmente qual é o tempo e não precisa rachar a cabeça.

    Na minha opinião, GuitarPro é uma ferramenta do diabo, se não usada de forma correta.
    Quando eu comecei a fazer aula, eu fazia com um professor bom, mas a aula era em grupo e tal, então ficava uma bosta. Eu só queria tocar músicas rápidas, então pegava os arquivos em GuitarPro e tirava tudo. Não fazia nem idéia do que tava tocando.
    Depois de um tempo, eu troquei de professor, e esse abominava o GuitarPro e falou pra eu não usar pra tirar as músicas, no máximo pegar songbooks ou partituras separadas. Resultado: evolui muito mais em 3 meses na parte rítmica do que tinha evolluído em 2 anos.

    As vezes até pra fazer exercícios eu tinha preguiça de usar o metrônomo e dividir as notas em sextinas, por exemplo, e digitava o exercício no GuitarPro e só ia tocando junto. Isso é o começo de um músico horrível.

    Ou seja, na minha opinião, GuitarPro só é bom se você for muito disciplinado e só usar em alguns casos.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar



    Na minha opinião, GuitarPro é uma ferramenta do diabo, se não usada de forma correta.


    huahuahuahuahuahua


    Eu tenho +- uns 8 Giga de Tab...

    PGilbert
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pra quem pediu o link.

    http://guitarcast.com.br/

    CheshireCat
    Aqui não acontece isso.

    Mas que coisa.. comigo sempre aconteceu... =(

    guschard
    Ou seja, na minha opinião, GuitarPro só é bom se você for muito disciplinado e só usar em alguns casos.

    Concordo com tudo o que você disse! Vai de como a pessoa usa o programa... O guitar pro me levou a estudar pozzoli, por exemplo. Foi um bom incentivo! hehehe

    skiva_thrash
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu costumo usar quando me enrosco em algum trecho de uma musica, no mais não vejo tanta necessidade.

    GOREFESTA
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    PGilbert
    Caraco, texto mto bem escrito msm... nem tem mto o que complementar hehehehehe
    Como tbm ja foi dito, depende mto da motivação da pessoa em questão. Se o cara quiser só tocar tudo o que ve no automatico ou se quiser ver com mais detalhes o que acontece na musica, treinar leitura de partitura, etc... o programa serve mto bem.
    Engraçado que as travadas não acontecem comigo msm em situações mais extremas (tipo dou um stop e depois de 1 hora ou mais eu dou play). Sera alguma configuração do programa ou da sua maquina?


    Sir.Paulo
    Eu tenho +- uns 8 Giga de Tab...

    Gzuis!!!!!! Eu tenho uns 50 mb e acho um absurdo hehehehe

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu só uso o Guitar pro pra ter mesmo a tablatura e partitura da música, depois imprimo e vou ouvindo com a música no cd, só volto para o Guitar pro se eu estiver em dúvida em alguma coisa mas nunca toquei junto com o guitar pro, sempre procuro tocar a música acertando o rítimo junto com a própria música. Mas antes de tocar música, comparo a tablatura do Guitar pro ouvindo a música pra ver se tem alguma coisa errada na tablatura

    Bom acho que uso do jeito certo e não como ferramenta do diabo ?! hehehehehehehehe

    JP_dragon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    nunca travou comigo.
    sou iniciante,sempre usei e até recomendo.
    os "contras" que vc colocou na verdade nao existem,pq o guitar pro eh pra aprender/escrever tablaturas/partituras,nao gravar musicas o.O

    PGilbert
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    JP_dragon
    Mas como eu disse, você pode escrever suas músicas (linha de bateria, baixo etc), samplear e depois gravar só a sua guitarra.. sem precisar de uma banda completa para registrar sua idéia de uma forma um pouco mais profissional.

    cristian1990
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    gostei do seu texto muito bom cara.....

    eu gosto de usar o guitar pro e no comeco eu fikei com dificuldade de pega a batida da musica de ouvido pq dependia muito do guitar pro qe dava a musica toda para vc, porem agora eu faço esse eskema como nao sei tira musica de ouvido eu pego a cifra dela aki no cifra club e pego a tablatura do guitar pro( se tiver) e aprendo ela todinha e vou ouvindo ela e pegando os ritmos mais complicados qe só com um certo tempo eu consigo pega legal as batidas da musica e tal, vc pode usa ele tranquilamente, mas sempre ouvindo a musica, pq o guitar pro nao de da a batida da musica perfeitamente, e deste de sempre tem qe ser ouvi a musica para tira o seu ritmo isso eh logiko ...

    Fui toka com um amigo meu numa banda, passei tres musicas pra ele tirar e o cara só curti hardrock, eu mandei pra ele musica de hardcore fico se gabando qe era facil as musicas, qnd ele viu qe muitas nao tinha guitar pro, pediu pra mim ensina ele todas as musica pq ve elas só em cifra ele nao consegue tirar e outra ele nao ouve as musicas, nem as qe ele gosta de ouvi ele nao ouve ou seja ate tira a musica mas sem ritmo nenhum. Por isso usem o guitar pro mas sempre ouvindo bastante a musica

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu uso o guitar pro mas escuto antes a música pra depois tirar a tab e vê se tá ok mesmo ou se tem algum erro, como disseram pode ser mt bom pra o desenvolvimento ou estragar a pessoa vai de saber usar, no começou me estragou depois que fui sacando as dicas com meu professor que deu pra me ajudar e não me viciar

    PGilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Quem aqui está usando o Guitar Pro 6?

    Ele continua dando aquelas bugadas de ficar travando?

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    PGilbert
    Mano, muito bom o texto...

    A minha opinião sobre estes programas é: eu prefiro não usá-los... eu tb costumava utilizar minhas Basf e TDK... vitrola ainda eu usei bastante... mas, por muitas vezes eu consigo tirar a harmonia uma música só ouvindo ela uma vez (ou duas ou três...rs)... isso tb depende um pouco do material que o cara tem em mãos no momento. Tipo, se houvesse o Media Player que tem aquele lance de diminuir a velocidade sem baixar o tom, eu não teria o "dom" de improvisar...hehehehe... e foi por ficar exausto de ir lá no braço da vitrola, voltar um pedaço, ou ficar apertando o << , >> no toca fita que eu comecei a puxar da memória.

    Os tempos são outros, tudo muda...

    PGilbert
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Will Bejar
    Tirar músicas do K7 era uma arte... ainda mais porque a qualidade da gravação não era das melhores.

    Mas eu sou muito a favor do bom uso da tecnologia. Tem muita gente que acha que o "jeito antigo" era bem melhor por etc, etc e etc, mas a questão é que daqui uns anos novos recursos irão surgir e dirão que os nossos recursos de hoje é que eram bons.

    Enfim..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Softwares de Tablatura: Amigos ou Vilões?