O que vcs acham a respeito de tirar música com TABLATURA

    Autor Mensagem
    renanozzy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: renanozzy


    É uma dúvida que carrego comigo desde que comecei a tocar...

    Vcs acham que atrasa muito o desenvolvimento do músico? Acham legal? Não acham palha o cara tirar a música assim?


    ESQUECI DO SINAL DE INTERROGAÇÃO NO TÍTULO DO TÓPICO, PEÇO PRA MODERAÇÃO COLOCAR, SE POSSÍVEL. E DEPOIS APAGAR O QUE ESTÁ EM MAIÚSCULO.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy
    Não, não acho...
    Eu não sou músico erudito, nem toco em orquestra, nem quero ser músico profissional de estúdio ou "sideman"...
    Agora, se você é isso aí acima...Bem, aí é outra coisa...
    Abç

    PGilbert
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy

    Dà uma olhada neste artigo aqui

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy
    bom cara, se voce quer crescer musicalmente, comece a tirar músicas de ouvido...só corra a tablatura, caso nao consiga mesmo, caso a música esteja muito acima de sua capacidade.
    um dos maiores aprendizados, é tirar músicas de ouvido.
    é ai que voce começa a sentir a música, a ter idéiia d como criar algo próprio, e etc

    Alan_Domingues
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy

    Relaxa, use e abuse. Com o tempo você vai largar e vai ver que estas tabs de internet são a maioria transcrições muito errôneas e pouco detalhadas.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andy TheCatSp
    ai que voce começa a sentir a música, a ter idéiia d como criar algo próprio

    Não concordo. Se ele tirar uma música de ouvido, mas não tiver idéia de escalas, harmonia, etc, será uma grande perda de tempo, porque ele vai tirar nota por nota e vai continuar sem saber o porque da música, e não lhe ajudará nada em um improviso. Se ele usar uma tablatura sabiamente para tirar uma música, procurando saber o porque do solo, por exemplo, a única coisa boa de tirar de ouvido seria justamente treinar o ouvido, mas o aprendizado ao meu ver seria o mesmo. U

    m ponto muito interessante é utilizar a tablatura para ajudar a tirar a música, mas sempre com a música do lado comparando, pois existe muitos erros nas tablaturas, isso ja seria um bom treino também. Abs!

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Iversonfr
    Se ele tirar uma música de ouvido, mas não tiver idéia de escalas, harmonia, etc, será uma grande perda de tempo, porque ele vai tirar nota por nota e vai continuar sem saber o porque da música, e não lhe ajudará nada em um improviso

    Mas eu conheço escalas e tenho uma boa noção de harmonia.

    O foda é que se o cara ficar muito em cima das tablaturas, nunca vai conseguir fazer um acompanhamento, improvisar com uma fluencia legal, etc...

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Iversonfr
    já eu discordo.
    na minha Opinião, usar tablatura, forma milhares de músicos preguiçosos.
    ai me diga, se voce estiver em um show, apresentação ou algo do tipo, e tiver que tocar algo que nao conhece ? não vai ter tablatura do lado pra te ajudar...
    e ouvir ajuda no aprendizado sim.
    tenho um colega, que toca a 6 anos, NUNCA estudou teoria, apenas toca de ouvido, e ele improvisa bem, toca bem, e tem um ouvido do caralho.
    ai imagine ter bom ouvido + teoria + dedicação...

    tablatura na minha opinião, é um apoio a aqueles que estão MUITO sem tempo pra tirar música, ou aqueles que nao conseguem tirar música de ouvido

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andy TheCatSp
    ai imagine ter bom ouvido + teoria + dedicação...


    É verdade cara... com essas 3 coisas juntas eu largava tudo e vivia de guitarra.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Andy TheCatSp

    Bom, eu acho que músicos preguiçosos são formados com ou sem tablatura, aprender vai da vontade de cada um. Quando eu quero tirar uma música rápido, vou na tablatura, mas olhando o que está escrito na música e comparando com a música para achar possíveis erros.

    Esse seu amigo pode ser autodidata, mas dizer que o cara improvisa bem só de ouvido, sem saber nada de teoria, campo harmonico da música, e no mínimo do mínimo as pentas, eu não acredito, seria como dizer que o cara sai caçando nota no braço sem saber oq ta fazendo e fica bom só pq ele tem ouvido bom.

    Ao vivo, ter um ouvido bom pode te ajudar a ir pro lugar certo, escutar músicas ajuda a aprender a improvisar, mas o que vai comandar mesmo é seu domínio da teoria sabendo o que tocar e o mais importante, PORQUE tocar. Concordo que escutar músicos bons te ajudam a evoluir, mas não que tirar música de ouvido te fará um bom instrumentista e músico. Mas isso cada um acha de um jeito. Valeu pela troca de opiniões! Abs!

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy
    sim sim.
    não tem outra coisa melhor...TODOS os grandes guitarristas tem esses 3 aspectos.
    como eu disse, se quiser crescer musicalmente, tire músicas de ouvido e estude teoria, nõ tem nda melhor.
    Ouvido >> tablatura

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Iversonfr
    sse seu amigo pode ser autodidata, mas dizer que o cara improvisa bem só de ouvido, sem saber nada de teoria, campo harmonico da música, e no mínimo do mínimo as pentas, eu não acredito,

    ée, flei que ele não manja nada de teoria, mas ele conhece escalas naturais, e a penta. mas isso nem é considerado MUITA teoria, pois qualquer iniciante conhece essas duas escalas.
    Ouvido ajuda a improvisar sim, porque de tanto voce ouvir uma nota ou música, voce já vai meio que decorar as notas, e as cadências que se encaixam bem na harmonia...experiência própria.

    mas o ponto que quero chegar, é que tablatura não agrega nada a vida de um músico, ao contrário de tirar música de ouvido, pois pra mim, tablatura, é que nem ganhar dinheiro sem trabalhar, sem fazer esforço...mas enfiim
    valeu pela troca de Opiniões tambem, abraços ;D

    GOREFESTA
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se ele tirar uma música de ouvido, mas não tiver idéia de escalas, harmonia, etc, será uma grande perda de tempo, porque ele vai tirar nota por nota e vai continuar sem saber o porque da música, e não lhe ajudará nada em um improviso. Se ele usar uma tablatura sabiamente para tirar uma música, procurando saber o porque do solo, por exemplo, a única coisa boa de tirar de ouvido seria justamente treinar o ouvido, mas o aprendizado ao meu ver seria o mesmo.

    Acho que só é perda de tempo se o cara nem souber ao menos as notas que ele esta tocando, o que é meio dificil... ha varios casos de musicos que passavam o dia em frente de um som tirando musicas e aprenderam quase nada sobre teoria. O cara vai pegando uma progressão aqui, uma escala ali, ou seja, o ouvido acostuma com determinados sons que o musico em questão usa como "guia" na hora de compor, improvisar, etc

    Um ponto muito interessante é utilizar a tablatura para ajudar a tirar a música, mas sempre com a música do lado comparando, pois existe muitos erros nas tablaturas, isso ja seria um bom treino também. Abs!


    Bingo! Mto bem lembrado! Eu lembro de um caso aqui msm do FCC que, não me lembro quem, pedia informações de como tirar uma parte de um solo, se era palhetado, tapping, palhetada hibidra ou não sei o que... para mim isso é exemplo de quem não esta se quer ouvindo o que quer tirar. É a msm coisa do cara que pega uma tab do Metallica e pergunta: "Pera ai, esse riff é palhetada para baixo, alternado ou para cima?". Claro que estou exagerando, mas que eu ja vi acontecer, eu ja vi hehehehe
    Eu uso tablatura, guitar pro, partitura (msm levando dias para conseguir ler kkkkk), tento tirar coisas de ouvido e até tento tirar frases de outros instrumentos (media de acerto -1%). O essencial é saber dosar tudo isso (coisa que eu estou penando para conseguir) e, principalmente, se ouvir com senso critico... parece facil mais não é não

    André Slash
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Da partitura ninguem lembra! ><

    Iommi Young
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pra mim nao é nada de mais, só facilita você tocar, mas é claro que tirar é ouvido te deixa algums passos a frente de quem nao tira, mas nao é nada de mais.

    PuDiN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    André Slash


    Da partitura ninguem lembra! ><


    [2]

    cristian1990
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tablatura eh muito bom para comeca a aprende e eh sempre na trablatura que aparecem os simbolos de abafados, tapping e outras coisas e vc se pergunta o que é esse simbolo e vai atras e acaba descobrindo e praticando, a tablatura eh ensencial para quem esta comecando a toka, se vc jah sabe tira musica de ouvido ou entende de partitura nao precisa ve tablatura, mas se nao sabe nada nao tem o pq fugi dela

    pscb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu estudo violão erudito há alguns meses e leio partitura todo dia. Então, há umas semanas, inventei de usar o GuitarPro para algumas músicas. Quase larguei a partitura pela simplicidade que era repetir os números das tabs. Felizmente, isso passou e voltei pra partitura. Claro que pra guitarra é mais tablatura, a partitura às vezes não se encaixa, mas para mim a tablatura não ensina nada, exceto tocar algum trecho e com possíveis erros de transcrição. Na partitura, vejo de cara a harmonia, por exemplo.

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    André Slash
    PuDiN

    Eu esqueci de citar a partitura qdo abri o tópico... É importante saber ler partitura, na minha opinião é muito mais interessante pro músico tirar músicas pela partitura do que pela tablatura. Mas ela tb tem as mesmas desvantagens que a tablatura.

    _gureta
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    toco guitarra a mais ou menos 1 ano , ja sei umas escalas e tal , sempre peguei musicas em tablatura , mas meu professor nao axa legal eu pegar musicas em tablaturas hehe ele sempre falou que era melhor pegar musicas de ouvido e tal , e realmente to parando com isso de olhar na tablatura e tentando começar a tirar musicas de ouvido hehehe , axo que vai ser melhor para o meu desenvolvimento.
    mas sei la , so minha opiniao.
    Abrass!

    xExLucasx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu num sei pegar de ouvido
    Mas quando souber, farei-o hehe

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu sou um guitarrista muito prático, então as tablaturas são uma puta ferramenta para mim. O que acontece muitas vezes é eu adaptar o que está escrito na tablatura para algo que eu julgue ficar mais parecido com o original.

    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    Eu uso sim. Aprender já é difícil, por que tornar mais difícil?

    IIGordonII
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu acho que toca vendo as tablaturas mais rapidas sem contar que falam de uns macetinho nos solos e riffs que sao fogo, e sem contar que e mais fcil de gravar que partitura,tem muisca que eu toco que vi a intro uma vez na vida(Smell like teen spirit ,fly the away , rapeme etc).

    Edu Gtr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Edu Gtr
    · votar


    Tenho maior preguiça de tirar musicas de ouvido(tenho que largar disso), então recorro as tabs, o guitar pro na minha opnião ajuda, porém torna guitarristas iniciantes como robôs sem feeling nenhum.

    skiva_thrash
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: skiva_thrash
    · votar


    Galera minha opinião é a seguinte: Tem algumas coisas que é foda mesmo pra tirar de ouvido dahi eu vou pra tab ou guitar pro, pq tipo vc tira aquele lick ou frase que tava dificil e dahi quando vc for tirar outro solo por exemplo que tem total ou parcialmente aquela melodia que vc tirou na tab vc vai logo reconhecer e não tera muitos problemas pra tirar no ouvido. Traduzindo, ajuda na percepção auditiva eu acho. Claro q tambem não podemos ficar dependentes né.

    GuitarDark
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: GuitarDark
    · votar


    renanozzy
    Acho que a Tablatura é um passo, importante, mas que não deve guiar sua vida rsrs
    digo importante porque acho interessante saber ler a musica, assim como é importante saber ler sua lingua patria. Muitas tablaturas são tão completas que vem até a divisão ritmica.
    Porem, acho que todas as tablaturas (edit) que peguei na internet até hoje estavam erradas! Por isso toque, vai lendo a tablatura, quando sentir que ta errado, segue seu ouvido, uma hora você nem vai mais querer a tablatura...

    A não ser que você entre em uma fase preguiça igual estou agora uahuahua

    Não deixe de aprender pelo menos o minimo de partitura tambem, pois é muito importante.

    A teoria é muito importante tambem como já foi discutido ai acima.

    Pensa bem:
    Você sabe falar as palavras que ouve, mesmo que nunca as tenha lido, e muitas vezes você lê uma palavra e não sabe como dize-la ou está escrita errada... E agora, você vai se limitar a apenas uma opção?

    A escolha é sua ;)




    Iversonfr
    Esse seu amigo pode ser autodidata, mas dizer que o cara improvisa bem só de ouvido, sem saber nada de teoria, campo harmonico da música, e no mínimo do mínimo as pentas, eu não acredito, seria como dizer que o cara sai caçando nota no braço sem saber oq ta fazendo e fica bom só pq ele tem ouvido bom.

    Certa Vez fui a uma master class do Faiska, e lá foi perguntando a ele:
    Faiska, como você pensou para compor "pega ladrão"?

    Ele tava com a guitarra no colo, tocou um lick e falou:
    A sei lá, num pensei em nada...

    Obvio que ele conhece escalas e teoria em sí, mas muitas vezes isso não é tudo... Muitos guitarristas preferem algo mais viceral, mais animal, do que a virtuose consciente que é tão aclamada sempre (inclusive por mim). Mas acho que muitas vezes vale você esquecer do que ta fazendo , e coisas incriveis acontecem e nascem, já outras vezes você pensa muito e num sai nada. O negocio é buscar o equilibrio!

    maspn
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    acredito que seja mais eficiente treinar o ouvido do que usar tablatura.

    DiFonseca
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    creio que seja mais eficiente treinar de ouvido ²
    ou por partitura, daew você não vira um analfabeto musical.

    André Slash
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    DiFonseca
    ou por partitura, daew você não vira um analfabeto musical.²

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vcs acham a respeito de tirar música com TABLATURA