Guitarra 8 cordas, é realmente necessário essas cordas a mais?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/09


    Guitarra 8 cordas, é realmente necessário essas cordas a mais???

    (galera, estou um pouco ausente do FCC pois estou com problemas sérios no trampo)

    Independente de acrescentar cordas primas ou bordões, realmente é necessário, tem real aplicação, necessidade timbristica???

    Se vc tivesse o valor em grana em mãos para comprar uma guitarra vc compraria a guitarra de 8 cordas abaixo (ou um outro modelo/marca de 8 cordas) ou compraria uma guita de 6 cordas de valor equivalente????

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93068528-guitarra-8-cordas-ltde sp-fm418-preta-cap-ativa-emg-gmuraro-_JM

    ABR.

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Se você não quiser um baixista na banda é útil...

    Bigtransa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Fernando de almeida
    não acredito que "necessário" seja a palavra..... até porque quando se trata de guitarra e música é possível levantar questões semelhantes à sua pra qualquer coisa. Qual a necessidade de uma telecaster se eu consigo sons de tele instalando um blender na minha strato? Qual a necessidade de uma guitarra se eu posso fazer a harmonia no piano?
    Acho que as cordas extra são um recurso a mais, se vai ficar legal ou não depende de quem vai usar e como......

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Fernando de almeida

    Fala!!!!!!!!!!!!!!

    Guitarra 8 cordas, é realmente necessário essas cordas a mais???
    Necessário não é, pois se fosse, todas viriam com 8 cordas. ;-)

    Se vc tivesse o valor em grana em mãos para comprar uma guitarra vc compraria a guitarra de 8 cordas abaixo (ou um outro modelo/marca de 8 cordas) ou compraria uma guita de 6 cordas de valor equivalente????
    Com 6 já tá difícil! hehe Só compraria quando eu sentisse que 6 cordas ficou pouco... Acho que isso nunca vai acontecer comigo.

    Abs

    Messiah King
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    To querendo uma, gosto de graves, e são mais possibilidades, vc pode fazer tudo que se faz em uma de 6 ! é só acrescimo de possibilidades, tudo bem que tem a questão do conforto e tal... mas para eu que tenho as mãos grandes não sinto dificuldade, toquei em uma de 8 cordas feita por luthier e curti bastante! Eu quase não toco mais em guitarra de 6 cordas, só uso de 7.. só quando quero fazer algum dedilhado mais complexo que acabo usando...

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Fernando de almeida
    Pra qm sabe usar sim, deve ser show ter uns graves a+

    Manubio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Guitarra 8 cordas, é realmente necessário essas cordas a mais???

    Só se a ponte fosse floyd, ai a guitarra não teria muita utilidade como instrumento, ela serviria mais como um teste de paciencia na hora da regulagem....

    Agora falando sério, para mim não existe esta necessidade, mas tem cada um por ai, talvez tb uma jogada de mercado, fazendo assim com que as pessoas queiram inovar, mas eu, na minha opinião, é besteira.

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Guitarra de 8 cordas? Tudo em nome da "inovação", por que não..

    Na verdade são 2 guitarras pro Max Cavalera, já que a dele tem 4 cordas. rsrs
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Cavalera_Conspiracy _003.jpg

    Imagina uma guita de 8 cordas na mão dele?
    XD

    Messiah King
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    o max tira as outras 2 pq ele não usa... uhehuehue mas num tem nada a ver! a oitava corda é um G se n me engano...! escute Messhuggah, Divine Heresy que vc vai ver +- qual a proposta dela...

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Messiah King
    ehehe... to ligado!

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    7 cordas é o ideal
    8, só se tu toca grind ou avant-garde

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Messiah Kingoitava corda eh F#

    Messiah King
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    a oitava corda é um G se n me engano...
    estava enganado heUHEhue jurava que era G, seguindo a ordem... =/

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diino
    só se tu toca grind ou avant-garde
    tbm acho. E mais, quem eh o fodao de fazer um arpejo numa guita 8 cordas? Pra que 8 cordas se numa musica, ou ate mesmo num setlist as musicas usam só os "bordões"?

    Sei lá, acho desnecessário.

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    AugustoDamned

    mas guita 8 cordas cara, é pra fazer só isso:

    f#---000-000-000--

    não tem mta fritação não

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tinha acabado de ver essa guitarra no mercado livre. sério.

    e nao. nao há necessidade de ter uma guitarra com 8 cordas, tanto porque se mudasse tanta coisa pra melhor, iriam fabricar várias com 8 cordas, o que nao acontece.

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    LucasGuitarMaster
    nao há necessidade de ter uma guitarra com 8 cordas

    como ja disseram, depende do que vc toca.

    tem estilos de música que precisam de guita 7 cordas: Chorinho, Música russa, Death metal

    tem os que precisam de 8: new metal e avant garde.

    se vc não toca nenhum desses estilos, óbviamente não sentira necessidade de uma.
    :)

    AugustoDamned
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diino
    f#---000-000-000--
    Pô, usa um oitavador então! .. ou whammy. :)

    Fazer oq né? O dinheiro é de quem compra... (sic)

    Brucy Bertholi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Guitarra de 8 cordas eu num acho necessario não, mas de 7 eu to querendo uma.
    Ouçam Nevermore e verão como que uma guitarra de 7 cordas pode ser bem encaixada (com ótimos riffs) em uma banda de metal.

    Abraços

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diino

    new metal nao precisa necessariamente de 8 cordas

    e avant garde é muito ruim, nenhum instrumento vai fazer ficar bom, pelo menos nos que eu ouvi até hoje.

    Nelton88
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    podre...alem de feia com aquele braço de baixo la..nem compre..compre uma de 6 cordas de valor equivalente...

    ghb
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: ghb
    · votar


    O pessoal só leva eam consideração a 8 cordas com a 8ª em F#....... esquecem qua há também a configuração BEADGBEa....... ao invés do acréscimo da 8ª grave, o acrescimo da 1ª aguda. Fica mais interessante (minha opnião), até porque, se eu tivesse uma guitarra 8 cordas (tenho uma 7) faria isso (na 7 cordas eu penso em testar essa configuração). Lenny Breau utilizava ela assim. Uma 8 cordas interessante é a do Charlie Hunter, onde as 3 ultimas cordas são de baixo.

    Mais cordas, ao meu ponto de vista, são interessantes. É que o pensamento de algumas pessoas é fechado no "peso". Olhem este vídeo do Gismonti sobre o violão 10 cordas dele (Se aplica na guitarra...):


    -edit- "Mais cordas" é mais comum em violonistas do que em guitarristas (eu acho...). Coloquei este video do Gismonti para dar um exemplo de como é interessante e amplo explorar um violão ou guitarra com mais cordas (ainda mais em afinações alternativas)

    Xwing
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Falou tudo cara, eu acho que uma oito cordas é exagerado, e se for com floyd é um teste de paciência.

    Com uma guitarra de 8 cordas dá pra fazer um estrago, e eu não tou falando de peso viu? Imagina um Two Hands numa guitarra dessa? Porra bixo, o cara inventa acordes e mais acordes, Sem contar que dá pra colocar mais de duas notas no acompanhamento, quase como o piano...

    Tenham uma visão mais abrangente, galera.

    Valew.

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    LucasGuitarMaster

    q vc conheçe de avant-garde?

    Headstock invertido
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Como diria o mestre Rusty Cooley:
    "Tocar guitarra já é algo dificil, pra que tornar mais dificil ainda?"

    A 7ª corda grave, segundo ele, serve pra que se tenha uma gama maior de acordes com menos movimentação da mão do guitarrista pelo braço do instrumento. "Coisa de preguiçoso" diz o guitarrista.

    Não sinto falta de uma setima corda, muito menos oitava, mas que é interessante é.
    Abraço.

    Megamedes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Não me agradam esses braços gigantes aí. Já fico feliz em mal saber tocar numa de 6 cordas, ahah!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra 8 cordas, é realmente necessário essas cordas a mais?