1997 Gibson Les Paul Classic

    Autor Mensagem
    btsimoes
    Veterano
    # abr/10


    Alguém conhece essa guitarra? Gostaria de saber se a qualidade dela é comparável à Standard ou à Studio? Achei uma por cerca de R$ 5.000,00 com captação Seymour Duncan 59.
    Vale a pena?

    btsimoes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ninguém?!

    Felipe90
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    voce pode testa-la? Observe a guitarra de perto, olhe os detalhes, se o som te agradar e nao tiver nenhum detalhe que te impeca... compre!

    Procura reviews sobre ela no google... tem um site gringo que faz uns reviews bacanas acho que se chama Harmony central

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    btsimoes

    A Classic é uma linha superior a Standard, captadores 496R e 500T, braço '60s slim-tapered

    Angelo Perleps
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    btsimoes
    vc poderia ter usado a busca, mas é como o MMI falou é superior,

    o cara deve ter trocado os cap p/ seymour 59 p/ não gostar do 500T 496R que são ceramicos de alto ganho,

    o seymour 59 se aproxima da sonoridade dos captadores gibson Paf 57 som vintage, que particularmente acho que deveriam vir de fabrica c/ esse cap.

    se vale apena? se a guitarra tiver embom estado pintura original, se as tarraxas estivem firmes, e a eletrica dela for original da gibson chave seletora pot, vale sim

    Que sirva de alerta tb tenho uma gibson, mas quando comprei usada não notei que uma das tarraxas estava frouxa quando abri p/ ver a capa externa que segura o poste estava quebrado, a guitarra não segurava afinação c/ bends,

    a chave seletora tinha sido trocada p/ uma bem vagabunda de R$15 sendo q a original custa R$90

    MundoGuitarra
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI

    Sempre achei o contrário, até pq a Classic sempre foi vendida por um preço menor. Vc se refere à Classic com aquele "1960" gravado no escudo?

    Bem, a Classic possui frisos no corpo e braço, assim como a Standard, embora não viesse de fábrica com as capas dos captadores; outra diferença é q o headstock vem com a inscrição Les Paul "CLASSIC" no lugar de "MODEL". Capinha do truss rod com "Classic", e como o MMI lembrou, captadores 500T 496R, e sendo vendida apenas com braço 60's, mais fino. Além disso, a Classic vinha com frisos "envelhecidos", um pouco amarelados, e marcações trapézio tbm "envelhecidas", algumas com tonalidades mais douradas, mais parecidas com marcações naturalmente envelhecidas, mas outras vinham com um amarelado muito artificial. Muda bastante. Mas as ferragens não eram oxidadas e a pintura nitro (mesma da Standard) era padrão, sem envelhecimento ou relic artificial.

    Existem Classics Plus e Premium Plus, são mais raras e costumam, é claro, ser mais caras. Essas vinham com tampo em maple figurado.


    btsimoes

    Tenho uma Classic, mas infelizmente só poderia te dar alguma ideia se a guitarra a venda estivesse com os caps de fábrica. E realmente nunca testei os Seymour Duncan 59, apesar de sempre ter ouvido falar muito bem. Posso falar sobre a tocabilidade. Idêntica à Standard em todos os aspectos. Pessoalmente, acho o braço slim-taper de longe muito mais confortavel que o 50's, mas isso é muito pessoal, há quem prefira muito mais o 50's. Vale a pena testar bem a guitarra e se possível compará-la com o braço 50's. Slim-taper costuma ser melhor pra quem tem mãos menores.

    Além dos pontos já salientados, destaco outro bem importante. Verifique se a junção do headstock com o braço já sofreu alguma fissura, problema muito comum nas Classics, pois não possuem volute reforçado (no dorso do nut) e quebram facilmente. Se houve reparo desse problema, é bom perguntar sobre como foi o trabalho, feito por quem, dar uma olhada no tamanho da rachadura, etc. Na maioria dos casos, as rachaduras são reparáveis. Uma Classic por R$5000 é de se desconfiar, pois realmente o preço está muito bom. Se tudo estiver OK, acho que vale muito a pena.

    abraço a todos.

    btsimoes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Obrigado aos que responderam. Vou testá-la amanhã!!!

    Abraço.

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MundoGuitarra

    Sim, essa aí.
    Na verdade, a Classic normal era uma linha que tinha o mesmo preço da Standard praticamente, já que saiu de linha. E a grande diferença era exatamente o braço e os captadores cerâmicos. Como muita gente acabou comprando essa guitarra por causa do braço mais fino (era a única que tinha esse braço) e não gostou dos captadores fortes cerâmicos, acabou trocando os captadores, coisa bem comum. Então, muitos dizem que ela é uma Standard (básica) com aprimoramentos do braço e captadores, então ela já tinha algo a mais da Standard. As que tinham esse escudo , envelhecimento e tal já subia um pouco mais o preço. Mas basicamente, o preço é de uma Standard na hora de negociar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1997 Gibson Les Paul Classic