Comprei: Gibson Les Paul Signature Joe Perry Blackburst 1997

Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: edalko

Caros colegas:

Já tive uma guitarra igual a essa no passado, que acabei vendendo porque precisava de grana e porque ela tinha um reparo no headstock que me deixava desgostoso. Não que a guitarra tivesse o risco de quebrar, mas é que esteticamente não ficou bom.

Pois bem.
    Eis que esses dias me deparo com uma outra, impecável, com as tags, anunciada por um preço muito convidativo. Como já havia negociado outros equipamentos, resolvi catá-la.

FOTO
    (obs: o pino da chave seletora foi retirado para o transporte).
    Mais fotos:
    http://img194.imageshack.us/img194/1523/perry06.png
    http://img191.imageshack.us/img191/5997/perry05.png
    http://img33.imageshack.us/img33/9138/perry03.png
    http://img841.imageshack.us/img841/589/perry02.png

A guitarra pesa 9lbs e sendo weight relief (queijo suíço).

O caps da ponte é o 57' e o da ponte é custom nos ditames do gosto do Joe Perry. Os pots são dois de volume, um de tom geral, e outro push-pull que tem um circuito (9V) de um mid boost embutido. Na verdade, o potenciometro atua na frequencia desse mid-boost, resultando semelhante a um wah. Quem usa um pedal de wah numa posição estacionária para conseguir um som caracteristico (Robin Trower), com esse pot isso é desnecessário.

A marcação é de madreperola, com escala de jacarandá.

De acordo com Joe Perry ele usou o que tinha de melhor de suas duas guitarras preferidas - uma 60 e uma 59 - para fazer essa signature, cujo projeto demorou cerca de 2 anos para ficar pronto.

Alguns detalhes a mais:

NASHVILLE -- Gibson USA and legendary Aerosmith guitarist Joe Perry have teamed up to create a signature Joe Perry guitar, embodying Perry's unique, personal interpretation of Gibson's timeless Les Paul model.
    The Joe Perry Les Paul brings a distinctive new look, a comfortable new feel, and exciting new sounds to a classic Gibson model. A stunning hand-stained Translucent BlackBurst finish accentuates the wood grain of a figured maple top, and the aggressive-yet-classy appeal is accentuated by a pearloid pickguard, pearloid truss rod cover and black chrome hardware. The neck shape features a rounded-edge fingerboard for greater comfort. The bridge pickup is custom-wound to Perry's specifications. The electronic circuitry includes an active mid-boost tone-shaping circuit, accessible with a push/pull pot, and a master tone control. The special circuit offers the player a new spectrum of altered tones as well as the trademark Les Paul sounds. A "Joe Perry" signature logo on the guitar and on the exclusive hardshell case completes the package.

The prototype for the Gibson Joe Perry Les Paul is Perry's own early-1960 sunburst Les Paul Standard. "I didn't do a lot to change what's already a great guitar," he said. "Obviously, the cosmetic changes are the most radical. The electronics idea came from a guy who worked on my guitars here in Boston. He took the guts out of a wah-wah pedal and put it in the bass pickup tone pot. When you pop the pot out, everything about the way the guitar is set up goes through that pot and gives you that wah-wah sound right in your guitar, so you can set the tone any way you want." (A full-length interview with Perry will appear in the next issue of GMI's Amplifier magazine, coming online Feburary 1.)

Recently reunited with Columbia Records, the band's original label, Aerosmith is poised to embark on a worldwide tour in support of their upcoming release, Nine Lives (set for March 10). With a signature sound propelled by Joe Perry's sparkling guitar work, Aerosmith has sold in excess of 70 million albums and remains as vital and influential a force in today's international rock music scene as when they stormed out of Boston in the early '70s.

---------------------------------------------------------------------- ----------

Joe Perry talks about guitar

Joe Perry's approach to equipment is simple: a great amp, a good cable, and of course a Les Paul guitar.

Perry typically records and performs with a variety of late '50s and early '60s Les Pauls. He also records with several Pauls from Gibson Custom Division's Historic Collection. For Nine Lives he added one more ax to his arsenal--the new Gibson Joe Perry Les Paul model.

Perry used his personal '59 and '60 Les Pauls as a starting point for the design of his signature model. "I think a Les Paul is just about as close to perfect as you can get anyway," he said. "Gibson already designed the great guitar. Over the years, there have been so many little variations, that you end up searching out the one that has the right little nuances. I don't think there is much I can change about a 1960 or a 1959. If you get a good one, I wouldn't change it.

"Basically, what I did is I picked the best of all those guitars that I've played over the years, and kind of put it in there," he continued. "Frankly, the '59 reissues that are coming out of Gibson are so good, that I've got a couple and that's all I play. They have the fat necks, they're light, they sound good, the neck joint is just right. The angle of the neck going into the body is the way it should be."

Joe especially appreciates the attention to details. "[I like the] little things like finishing the frets and putting that one more step into production," he said. "It means so much to a guitar player, those little things."

So when it came to creating his variation on the perfect guitar, Perry decided to leave well enough alone, for the most part. "I didn't do a lot to change whats already a great guitar," he said. "Obviously, the cosmetic changes [including no binding and a Translucent BlackBurst finish] are the most radical. It's a combination of a '59 and a '60. I've got a '59 style finish on it, but the way the neck feels suggests that it was made in January of 1960. [My personal guitar] was a body that was left over from '59, because the finish on it is the kind that fades. It's not when they switched over to the non-fading finish."

The biggest modification to the sound on the J.P. model is some fancy electronics. "I knew a guy who did work on my guitars here in Boston," Perry said. "He'd take the guts out of a wah-wah pedal and put it in the bass pickup tone pot," Perry said. "When the pot is pushed in, you have a standard Les Paul. When you pop it out, everything the way the guitar is set up goes through that pot, and gives you that wah-wah sound in your guitar, so you can set the tone any way you want, and leave it. Or you can do little hammer-ons with your left hand and get wah-wah with your right hand on the tone pot."

Perry says that people sometimes get too caught up in the vintage thing, and that a new guitar can have a lot to offer in terms of high fidelity sound. "As much as I love my '60 Les Paul, I also like the Joe Perry model," he said. "It plays really well and it's together. Also, there's a little more top on it. That mellowing process that everybody knows and loves that happens to the older guitars is a great thing, but to my ears, I sometimes like to use the newer guitars because they're tighter and a little brighter."

The ultimate test came when cutting tracks for Aerosmith's new album. Fresh out of the plant, Joe's new guitar saw as much or more action than any of his others including his beloved 1960 Les Paul.

"I really worked on this guitar to come up with something that could sound good with anybody who picked it up," he said. "Gibson sent me one of the first production guitars. I got it in the studio right when the sessions started and that was one of the main guitars for the rest of the record. In fact, the first song on the first side of Nine Lives [Aerosmith's upcoming release], that's the guitar. Right there out of the box."

The Joe Perry Les Paul model was not the only new factor in Perry's guitar sound on Nine Lives, In the interest of getting a beefier sound, Perry says he "suffered" for a few weeks to work up his finger strength. "I also switched to .10 gauge strings," he said "There's so much more tone."

Perry took the simplest, most direct approach to getting a raw, unadulterated guitar sound, starting with a short cord. "I'm always trying to get the shortest distance with the best wire between my guitar and the speakers," he said.

The short distance between guitar and amp helped Perry get better feedback. "We got into the habit of recording in the control room," he said. "Even trough it;s easier to play that way, I think you lose tone that way, plus you don't get any of that good feedback. Not just like the long sustain feedback, there's an interaction between the speakers and the guitar that you give up. This time, we did all of our guitar track within three feet of the amps."

renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar

edalko

Se tratando de um instrumento desses, essa sensação de "dejá vù" deve ser ótima, hein? Hehehehe.

Parabéns pela (re)aquisição!

Abs

sobrevivente
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    Baita compra, parabéns!
    Essas belezuras você acha como, sempre no ML ou em lojas físicas também?

edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar

renatocaster
    Rapaz! VOu te contar.
    A outra eu vendi para um amigo. Agora ele tá dando uma arrumada naquele aspecto ruim do headstock e creio que a guita vai ficar perfeita.
    Mas sempre ficava com uma ponta de tristeza por ter vendido uma guita tão singular.
    O legal, é que o pessoal pensa que é uma Studio, porque o Joe Perry não quis binding. Contudo, ela é superior a uma Standard, mas vc encontra por preço de Studio, algumas vezes.
    Estou muito contente!

sobrevivente
    Valeu!!!
    Cara, eu posso dizer que com o tempo que venho negociando equipos, vc começa a adquirir uns "olhos de águia" kkkk
    Mas tenho encontrado coisa boa em lojas de usados, e no ML tbém. Vale a negociação, e creio que ela seja primordial. Além disso, já conheço vários vendedores que na hora que pinta alguma coisa legal, consigo um desconto ou um parcelamento mais interessante.

MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko

Vendi a minha... :(

É uma baita guitarra, a captação e o boost de médios dela é espetacular. Pena que o braço seja tão truculento.. rs

Deu saudade da minha ver a sua! Mas só uma coisa: que eu saiba, essa guitarra não é chambered, é weight relief.

Parabéns pela guitarra! Abraço!

edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar

MMI
    Correto, como sempre: é weight relief, ou seja, queijo suíço kkkkkkkk

Pois é... eu já estava com saudades. Vc vendeu para loja? ou para terceiros?
    Tem uma no ML muito bem conservada... pensei até que era a sua

Abraços

Buja
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    Que guitarrao hein cara. Apesar de eu nao ser tão fã assim de les paul, essa sua guitarra é espetacular, coisa que nao se acha por ai facil nao. Parabens e mande os sons!

MMI
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: MMI
    · votar

edalko

Coloquei numa loja, foi vendida para terceiro. Nosso amigo Nichendrix chegou a ver. Está dando saudade, mas só assim que eu obtive alvará para uma nova aquisição. kkkkk

Del-Rei
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    Opa!
    Bonita guitarra!
    Deve ter um sonzão, heim.
    Já levou pra um ensaio ou show...? Falou bonito ela??

Eu, particularmente, prefiro guitarras sem brilho de verniz... rs.
    E esse lance do headstock da anterior... Pô, tu não acha muito legal esse visual de guitarra toda detonada??? Me amarro, haha.

Um aceno de longe!!!

edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Del-Rei
    Opa. A guita é muito legal! Rockeira até o último suspiro!
    Eu já gosto desse brilho intenso. Quanto mais, melhor!
    O lance do headstock é que ficou aparecendo sob a pintura a marca do "taquinho" utilizado pelo luthier para estabilizar o headstock que havia se partido. Não houve a quebra total, mas o luthier cabaço utilizou cola branca, e não coola especial, para fazer o remendo. E como se sabe, a cola branca vai secando cada vez mais com o tempo, de modo que acabou por fazer a pintura revelar o remendo.
    Além disso, para piorar, o luthier cabaço pintou de preto chapado a parte do conserto, porém havia avançado um pouco mais atrás do braço. Ocorre, no entanto, que se for bem observado, o preto dessa Gibson tem uma tonalidade um pouco esverdeada. Daí comparando a pintura original com o preto chapado já se pode concluir a beleza que ficou o serviço.
    Guitarra detonada, pelo uso, é legal.
    Guitarra com serviço porco não é legal. Vai por mim.

Postei novas fotos... dá um look

abrax

Del-Rei
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    Guitarra detonada, pelo uso, é legal.
    Guitarra com serviço porco não é legal. Vai por mim.

É, nisso você tem toda razão...
    Mas o que tinha acontecido com ela? Caiu do tripé... Bateu em algum lugar?

Vi as fotos. Deve mesmo ser um guitarrão, cara!!!
    :)

Um aceno de longe!!!

rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Parabéns pela aquisição. Acho que é um sonho de 11 entre 10 guitarristas um dia ter uma Gibson Les Paul, mesmo que não seja sua guita nº 01. Ainda compro a minha.

Mulambojr.
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Lindona demais!
    Parabens!

juniorlp
    Veterano
    # mar/13
    · votar

parece com uma studio mas n é

astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar

linda guita, linda mesmo... qto saiu?

TheRover
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Não curti a Les Paul, mas parabéns pela aquisição.

edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar

juniorlp
    Sim, essa a ventagem algumas vezes na hora da compra, pois o pessoal acha que é uma Studio, e vende pelo preço de tal...

astrataranis
    Valeu! Saiu bem menos do que vale kkkkk

TheRover
    Opa! É... tem gente que não curte.
    Mas para tocar é uma das minhas favoritas.
    O peso, timbre e braço são incomparáveis.

Duds McCready
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    Parabéns pela aquisição!! Deve ser uma baita guitarra mesmo!

Agora, desculpa a ignorância, mas a ponte e os saddles me dão a impressão que nunca terão problemas com oxidação, como já presenciei em pontes e saddles cromados, certo ou errado?! É a impressão que me dá, olhando pelas fotos... sei lá se por causa do 'verniz'...

enfim.. hehe toca em alguma banda em Curitiba?! Avisa aí qdo rolar um som que quero ver a timbreira dela ao vivo ;)

Abraços!!

jigo__
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    linda guitarra!!! parabéns!!! axei que vc tinha enlouquecido e comprado aquela Gibson Tom Murphy Aged Joe Perry 59 que esta pra chegar na Twotone kkkk

abçs

ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar

edalko
    pqp! q coisa linda cara! parabens! linda guitarra!

Led Zé
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Lindona, velho! Esse top com blackburst é lindo demais!. Parabéns! Imagino o som....

Dinow
    Veterano
    # abr/13
    · votar

edalko
    Primeiro de tudo parabéns pela bela guitarra!
    Sou fã de Les Pauls tbm , e algo que me chamou atenção nessa sua guitarra é esse Mid boost. Se não for um incômodo, teria como você postar mais detalhes dele?
    Estou pensando em fazer uma modificação em minha lespa e instalar um desses, mas não sei se e aonde encontro tal circuito para venda, então qualquer informação que puder dar será bem vinda!
    Vlw.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Comprei: Gibson Les Paul Signature Joe Perry Blackburst 1997