Isto é braço empenado?

Autor Mensagem
xExLucasx
Veterano
# abr/10


Aiaiai.. Já me conheçe né?
Pois é.. Já devo ter fama de azarado aqui no fórum.

Pra quem num sabe, comprei uma guitarra nova no sábado e só quando cheguei em casa percebi que seu captador da ponte não estava funcionando. Troquei hoje e advinha? Me deparo com isso ao chegar em casa:
http://img42.imageshack.us/i/dsc02139e.jpg/
http://img213.imageshack.us/i/dsc02138e.jpg/
http://img63.imageshack.us/i/dsc02137z.jpg/
http://img405.imageshack.us/i/dsc02136p.jpg/


Amanhã já to mandando pro luthier pra limpar, regular pra 0.010 e checar essa #$%%.

Mas, como eu sou apressado, antes de dormir eu quero saber se isso aí é braço empenado, se tem como resolver etc.

Vale lembrar que quando toco as 3 ou 4 primeiras cordas nos 2 ou 3 primeiros trastes, dá aquele barulho horrivel turkkk, de metal batendo em metal.

Obrigado

Edson Caetano
Veterano
# abr/10
· votar


As fotos nao abriram, mas é normal o braço vir desrregulado em instrumentos novos, principalmente os que vem da china, o luthier arruma isso fácil,fácil rosqueando o tensor da guita

Pode dormir tranquilo, mesmo porque o instrumento deve estar na garantia da loja não é mesmo

Boa sorte amanha

Fisherman
Veterano
# abr/10
· votar


Não, o braço não está empenado. Os braços de guitarras Les Paul tem mesmo essa angulação. Pode ficar despreocupado quanto a isso.
Obs: Bela guitarra. Qual é a marca?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Sempre a mesma coisa:
Comprou o instrumento e não levou IMEDIATAMENTE para um bom luthier regular..............

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Edson Caetano
As fotos nao abriram

Abra em uma nova guia que abre

Muito obrigado por me despreocupar... Realmente a guitarra veio da China.. brigado mesmo cara

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Fisherman
Obs: Bela guitarra. Qual é a marca?
É uma Epiphone Les Paul Standard

Os braços de guitarras Les Paul tem mesmo essa angulação
Tem certeza?


EDIT: Pois é gente... Vou dormir
Obrigado pelas respostas.

Fisherman
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx

Pode ser que precise de um pequeno ajuste no tensor.
Mas o angulo é esse mesmo. Daqui a pouco meu amigo Bertola confirma isso pra vc.

Edson Caetano
Veterano
# abr/10
· votar


Lucas faz o teste clássico
Aperte o 1 e o 12 traste e veja se a corda bate nos trastes vizinhos, se sim, o braço está empenado

Pelas fotos parece estar aparentemente tudo certo

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Edson Caetano
Lucas faz o teste clássico
Aperte o 1 e o 12 traste e veja se a corda bate nos trastes vizinhos, se sim, o braço está empenado



Como informado anteriormente apenas os primeiros trastes ( 1 2 e um pouco, o 3) que estão trastejando. O ultimo traste e todos os outros estão normais e fazendo um som lindo de Les Paul x)

EDIT:
Agora eu vou mesmo
Falou gente, obrigado pelas informações

Fisherman
Veterano
# abr/10
· votar


Edson Caetano

Eu acho que ele está preocupado com o ângulo do braço em relação ao corpo. Les Pauls não tem o braço em posição paralela ao corpo como as Stratos.

André Slash
Veterano
# abr/10 · Editado por: André Slash
· votar


Velho, não tem conversa e nem duvida! Leva pra um Luthier!
É guitarra nova!? Acabou de sair da loja!? Nunca foi revisada por um profissional!? Tá perdendo tempo entao! Manda pra um Luthier de confiança!

Spect
Veterano
# abr/10
· votar


Se você fala da diferença de altura da corda, que vai aumentando cada vez mais ao decorrer do braço, é normal.

Faz o seguinte:
Aperta a mizona na primeira casa e na 12°, ao mesmo tempo. Vê se a corda encosta em todos os trastes. Depois, aperta na primeira e última casa, também ao mesmo tempo e vê se encosta em todos os trastes. Faz também com a mizinha. Se ambas encostarem em todos os trastes, tá normal.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Ah desculpem minha tolice.. Só agora entendi como se faz o teste.

Pois é.. Eu apertei na 6ª corda os trastes 1 e 12 e tava tudo tocando no traste. O mesmo com a corda mizinha.

E apertei o primeiro e ultimo traste nas duas cordas. Tudo tocando no traste tambem.. Parece estar normal....

Que estranho cara.. Será que então é a corda que está mal regulada?
Um Bertola era bom agora hehehe

Insomniac_
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Bom, mas bom pessoalmente, hehehe. Leve sua guitarra no Luthier, cara. Guitarras novas sem regulagem podem acarretar outros tipos de problema (inclusive braçoes empenados)

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Ótimo. Lembra que eu disse que sou azarado? Pois é.
Hoje que iria levar ao luthier o Rio de Janeiro alaga todo hahaha
Adoro minha vida ;)

Voces tão vendo como eu sou azarado né?

kbessaxx
Veterano
# abr/10
· votar


pra mim o braço da certinho!!

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Procure vídeos de regulagem de Les Paul no Youtube, ou fotos de outras Les Paul na net e compare...mas eu acho que não tá com problema nenhum...

André Slash
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Cara, só nao vai tentar arrumar o tensor sozinho hein!
Abraços!

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Ta doido! Eu mal sei tocar, regular então, vixe to fora
Vai que eu faço uma m$%@#$

Eu sou impaciente mas não burro

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Resumindo:
O que eu acho estranho é isso:

- O braço está meio inclinado
- As cordas estão trastejando nos 3 primeiros trastes

Vocês acham que deve ser a ponte que deve ser levantada ou abaixada?

Spect
Veterano
# abr/10 · Editado por: Spect
· votar


xExLucasx
Resumindo:
O que eu acho estranho é isso:

- O braço está meio inclinado
- As cordas estão trastejando nos 3 primeiros trastes

Vocês acham que deve ser a ponte que deve ser levantada ou abaixada?


Inclinado você fala pela diferença de altura da corda? Se for, como eu falei, é normal. A construção das LP e SG são assim mesmo. Se quiser, eu posso tirar uma foto do braço da minha SG.

Para o trastejamento, se você quiser tocar agora, levanta a ponte até parar de trastejar e quando puder leva num luthier.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Spect
Se quiser, eu posso tirar uma foto do braço da minha SG.
Ah eu faço questão XD Tira ae

É eu levantaria mas tenho medo.. Levantar a ponte é uma coisa facil comparado a outros processos. Mas o mais longe que cheguei foi trocar o encordeamento de uma guitarra! sasauuashsuh
Por isso tenho medo.

Spect
Veterano
# abr/10 · Editado por: Spect
· votar


xExLucasx

É eu levantaria mas tenho medo.. Levantar a ponte é uma coisa facil comparado a outros processos. Mas o mais longe que cheguei foi trocar o encordeamento de uma guitarra! sasauuashsuh
Por isso tenho medo.


Levantar é bem simples. A ponte tem 2 parafusos, gira eles em sentido anti-horário para levantar e em horário para abaixar. Dependendo da corda que tá trastejando, você pode levantar só de um lado ou então um lado mais que o outro, etc. É só ir testando. A guitarra vai desafinar, então depois de mexer na altura da ponte, afine-a novamente.

Para os ajustes pequenos assim não precisa afrouxar as cordas, mas caso for mexer mais bruscamente na altura da ponte é melhor afrouxar.

Isso deve alterar as oitavas, então, você pode deixar sem mexer nela mesmo, já que vai levar num luthier em breve, ou então pode fazer. Aqui no fórum tem vários tópicos relacionados. Não é difícil, mas é meio chato e demorado.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


NA MOSCA! NA MOSCA!
Spect você salvou meu dia!

Eu fui agora dar um look na ponte e ela está mais baixa nas cordas mas finas e mais alta nas grossas. Se isso for o problema então ele tem lógica porque as cordas mais grossas não estão trastejando significamente (mas mesmo assim precisa levantar tambem porque tem um levíssimo trastejamento)

É isso mesmo.. tenho 95% de certeza

Vou até tirar uma foto da ponte pra voces checarem

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Aqui:
[IMG]http://img107.imageshack.us/img107/1489/dsc02143.jpg[/IMG]
(abra em nova guia)

Nota-se bem a diferença de altura olhando os parafusos que seguram a ponte: Um Mais enterrado que o outro.

Esse deve ser o epicentro do problema! Correto?

Spect
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Aqui:
[IMG]http://img107.imageshack.us/img107/1489/dsc02143.jpg[/IMG]
(abra em nova guia)

Nota-se bem a diferença de altura olhando os parafusos que seguram a ponte: Um Mais enterrado que o outro.

Esse deve ser o epicentro do problema! Correto?


Provavelmente sim, ou também pode ser algum traste desnivelado.

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Spect
traste desnivelado

O que seria um traste desnivelado? A guitarra é novinha...

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Também faz parte da regulagem de um todo.
Geralmente se regula essa ponte, quando se troca a grossura das cordas.

Não adianta. Les Paul é assim.
Eu comprei a minha, nunca mexi em nada, mas um belo de um dia, as cordas começaram a trastejar.
Tem de levar ao luthier pra arrumar.

Eu acabei dando a minha de presente para uma amiga, com a condição dela levar para o luthier, já que não saia nem um acorde de base na guitarra, rs.

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx
Mano, leva logo no luthier...rs...

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Mas Rodman, isso é muito periódico? (acontece toda hora)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Isto é braço empenado?