>> Jam - Bultaco Saturno: Vamos comentar <<

Autor Mensagem
Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


skiva_thrash
Eu não entendi o seu posicionamento.
Pra que discernir quem é que tá tocando? Acredito que isso só sirva pra "Ahh, eu sei, esse aqui é aquele fdp que meteu o pau no meu solo. Vou meter o pau agora também."

skiva_thrash
Veterano
# abr/10 · Editado por: skiva_thrash
· votar


Stalingrado


Não. Eu falei discernir uma discução a toa de um comentario. Não é por que fulano falou mau do meu solo q vo esculacha o dele tbm, entendeu, mais ou menos isso mas sei lá...

LEMBRANDO: Nao to falando de nunhum caso ok, apenas citei um exemplo.

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


skiva_thrash
Entendi o que você quis dizer. Na teoria, é muito justo, mas na prática, não funciona assim. A maioria quer sempre revidar um mal comentário, não sabem filtrar as coisas, infelizmente.
Ainda mais se tratando de guitarrista, que é o tipo de ser humano mais nigrinha que existe!
Acho que se continuar dessa forma, a tendência é todo mundo aqui ter pelo menos um desafeto no Fórum, o que não é nada legal.

skiva_thrash
Veterano
# abr/10 · Editado por: skiva_thrash
· votar


Stalingrado
Acho que se continuar dessa forma, a tendência é todo mundo aqui ter pelo menos um desafeto no Fórum, o que não é nada legal.


Concordo.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Não é a primeira vez que isso acontece e parece que a maioria aqui pensa com esta mentalidade de que se alguém é muito exigente tem que ser perfeito.

Eu não concordo e da mesma maneira que eu enxergo meus defeitos consigo enxergar os dos outros. Sou muito auto-crítico e nunca acho que nada que eu fiz está bom e por isso jogo fora a maior parte das coisas que eu faço. Agora parece que acham que eu só aponto o defeito dos outros e não olho os meus, mas eu digo que os meus eu olho com muito mais rigor que os dos outros, vocês é que não tem como ver.

Então como eu disse, não é a primeira vez que acontece este tipo de problema e eu tô no meio, sempre com as mesmas mentalidades, sempre os mesmos motivos, sempre a mesma coisa, e como eu sou minoria então o problema é comigo né?

Então depois deste tópico eu darei um jeito no problema.

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


00:00 - 00:17 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Bem fraquinho. Vibrato feio, bends desafinados, timbre sem graça. Você não tem o menor futuro, desista de tocar guitarra! HUAHUAHUAHAUHAUA!!!!

00:17 - 00:50 => De Ros

Bah, se o primeiro já foi ruim, esse então... Zulivre!!

00:50 - 01:23 => PGilbert

Bom, aqui a coisa começou de verdade! Teu timbre ficou excelente. E a tua mixagem é típica de guitarrista, hehehe!

Tu fez uma coletânea de frases do Paul, bem aquela coisa de homenagem, e ficou muito bom mesmo! Depois do whammy, tu usou um flanger? Bem diferente!

Nada mais a declarar, só ficou uma pontinha de inveja da tua técnica! Matou a pau!

01:23 - 01:57 => Jim Marshall

Gostei bastante! A frase inicial já "chega chegando", ou seja, mostra que tu não tá de brincadeira!
Tu teve a ideia de colocar um pequeno tema, quando a harmonia vai para o C e o Bb, e repetir esse tema. Isso dá uma coesão para o solo que eu curto muito.
Aqui vai uma pequena observação, não para o guitarrista, mas para o "produtor" da tua gravação (sim, eu sei que é tu mesmo). Cuidado com as edições, corta um pouco o clima de continuidade do solo. Detalhe que só quem é "do ramo" vai sacar, mas, que diabos, a intenção é "ser do ramo" mesmo, não é?

De resto, muito bom mesmo – toca bem demais!!!

01:57 - 02:30 => The Root of All Evil

Tu teve várias idéias no solo, coisa que muito me agrada! Quando eu faço um solo, se tem espaço o suficiente, eu penso ou em repetir algum tema em determinado momento, ou em desenvolver alguma idéia de forma mais prolongada.
Teu solo teve várias ótimas idéias, mas não foram muito desenvolvidas e nem repetidas para fixar melhor. Então ele fica um solo muito bom, mas não memorável (no sentido estrito de "lembrável").

Ainda no quesito desenvolvimento, eu gosto de, se a música for plana dinamicamente falando, ou seja, não está crescendo nem diminuindo, que a minha idéia siga num crescente.

Seu eu fosse produzir teu solo, eu inverteria, a parte "A" com a "B", fazendo com o que tu tocou na segunda metade seja a primeira e vice-versa, porque para mim, a primeira parte toda foi mais "empolgante"!

Resumindo: Toca super bem e é cheio de ideias musicais! Bom demais!

02:30 - 03:03 => brunoepronto

Bem interessante a escolha de notas! Para mim, o que prejudicou foi o volume muito alto do solo, que eu vou comentar no final, pois é uma coisa meio que geral.

Mas para ti vou ter que falar um pouco sobre isso, pela tua escolha de fraseado, com várias pausas.

Pausa é lindo, saber respirar é algo que os grandes mestres ensinam nos seus mais belos solos.

Mas o que é legal é que a gente respira e o som continua rolando, daí a gente faz mais um comentário musical e os outros músicos estão respondendo, de certa maneira.

Como o teu volume está meio desproporcional ao resto da banda, quando tu respira, fica muito abrupto! Parece que tu parou porque não sabe o que fazer ou está perdido.

Atenção, eu disse "parece", porque saquei a tua ideia e adorei, mas por causa de um erro de mixagem, essa excelente idéia se perdeu! Talvez seja um dos solos mais legais da jam, mas, por culpa do produtor, não deu certo! Xinga ele, hehehe!!

Resumo - como produtor, tu ainda não está lá, mas como guitarrista...

É excelente!!!


03:03 - 03:36 => Leblues

Rá! Mixagem dentro da estética que o som pede! Só aí já ficou mais profissional o solo!

E falando em estética, ouso dizer que tu curte bastante os guitarristas dos anos 80, não os neo-clássicos, mas os hard-rockers alá Eddie Van Halen, George Lynch, Slash, Jake Lee, Vito Brata, enfim, essa cambada de caras hiper bons que apareceram por aqueles tempos.

Por quê? Por que tu soa como eles, sem copiar eles.

Resumindo, toca super bem e tem um estilo próprio!

Ah sim, eu não uso muito wah-wah porque não faz muito parte da minha linguagem, mas tu domina ele.

Gostaria de ter a tua fluência com um wha! Parabéns!


03:36 - 04:09 => ViniciusBraga

Cara, o caminho é bem esse! Tu pensou, achou algumas melodias, algumas soluções e enfrentou o desafio.

Alguns detalhes que a gente poderia chamar de malandragem, ou "cancha", na linguagem do pessoal de baile, tu só pega assim mesmo, enfrentando esses desafios.

Mas para tu ir pensando e entendendo melhor isso, regrava o teu solo mais adiante, sem pressão, e tenta fazer com que ele soe mais guitarrístico.

Como? Usando mais recursos de expressão. Deixe algumas notas soar por mais tempo, se for o caso e use e abuse de ligados, bends, slides e principalmente, vibrato.

Gostei muito que tu variou bastante as figuras rítmicas, sem fazer aquele solo sempre igual. Idéias são importantíssimas, e elas estão aí! Parabéns!!


04:09 - 04:42 => Márcio André

Ótima mix, idéias bem desenvolvidas, solo extremamente bem executado. É chato quando o cara toca bem assim, não tem muito o que comentar...

Mas só porque tu toca super bem, um detalhe mínimo – No meu ver, tu poderia ter começado o solo já no tempo um, porque a pausa no começo não tem um motivo para estar ali. Mas isso é puro gosto pessoal.

Ah sim, a frase blues que tu fez no ultimo "C".

Fantástica.

Três ou quatro notinhas que fecharam o solo com chave de ouro!

Sabe o que te falta?

Gravar mais coisas, um CD ou um DVD. Eu compro!



04:42 - 05:15 => Marc Snow

O guitarrista que fez a mixagem né? Hehehehe!!!

Se não fosse esse detalhe, teria ficado nota dez! Bom, como eu não estou avaliando a mix mesmo, então tá – nota 10!

Detalhe que tu soube fazer muito bem um "crescente" no teu solo. Apesar do efeito diferente com o qual tu começou o solo, a primeira parte não chamou muito a minha atenção, mas a segunda, logo após os harmônicos, foi muito, mas muito interessante!

Uma pergunta – na frase com os intervalos e slides (05'05''), tu usou uma escala meio "ousada", mas que soou super legal! Estou muito cansado para tirar, tu pode me dizer qual foi? Gostei mesmo da sonoridade!

Sem dúvida tu já é profissional e, se não for, está perdendo tempo!!! Grava mais que eu quero ouvir!




05:15 - 05:49 => ViniciusNogueira

Droga, estava tri a fim de pegar no teu pé em alguma coisa, só para tu ver como é bom quando falam mal da gente (ou do vibrato de grande guitarristas, hehehe).

Não deu! Não tem nada para criticar aqui, a não ser o volume, que aqui não chama tanto a atenção porque o anterior também está "no talo". Mas tá alto, putz!

Tu usou vários efeitos que soam bem demais! Isso, numa mix mais "musical" e menos "guitarristal", ficaria fantástico. Aqui fica parecendo que tu exagerou, mas é só pela mix. O próprio Van Halen usa muito mais esses efeitos, mas como as mixagens do VH são irrepreensíveis, fica mais dentro da música, dentro do contexto.

Resumindo, tu toca extremamente bem e é muito musical e espontâneo. Não te falta nada, a não ser gravar um CD instrumental muito bom e colocar meu nome nos agradecimentos!!


05:49 - 06:22 => ViniciusDiamantino

Ponto positivo – Tu fez uma melodia marcante e bonita, naturalmente que tu não toca há muito tempo, então, com poucos recursos técnicos, tu consegui construir e tocar um solo!

Ponto negativo – De várias escalas que tu tinha para escolher, precisava tocar uma com o F#? Fica soando uma segunda menor, sem passar pela tônica, o tempo todo! É um intervalo dissonante demais para passar em branco!

Mas como tu quis enfrentar essa peleia e não pediu ajuda para um professor ou para alguém daqui do FCC, fica os parabéns pela ousadia! Tu tem um bom senso rítmico, só falta aprimorar o ouvido, e para isso, nada melhor que um bom professor!

Vai firme que, se tu quiser ser um grande guitarrista, só depende de ti!


06:22 - 06:55 => Duke

Cara, nada como um bom professor. Ele vai poder te dar dicas que, sem ele, tu vai demorar muito para sacar!
A tua escolha de escala foi legal, ou seja, ouvido tu também tem, só está faltando treino e direcionamento. Se tu quiser evoluir, só depende de ti. Ninguém nasce sabendo, o que significa que o próprio Paul Gilbert já tocou muito menos que tu, mas ele soube ter persistência.
Tu decide o teu caminho! Um professor só te mostra os atalhos (o que é ótimo e poupa muito tempo!). Quem caminha ou fica esperando é tu!

Vai nessa, rapá!!!

06:55 - 07:28 => RennanRdC

Bom, teu caso é interessante! A idéia da guitarra fazendo uns efeitos de alavanca por cima do solo, quando o Hendrix usava, era dentro de uma estética de psicodelismo, e para isso, é preciso haver toda uma preparação e saber esperar a oportunidade correta. Aqui, nesse caso, ficou chocante demais, porque a base já tem muita informação, e o teu solo "principal" também! Entendi a intenção, mas acho que ficou experimental demais para o meu ouvido, e olha que sou um cara bem aberto a experimentações!

No teu solo "principal", tentando não ouvir as interferências do solo "efeitos", deu para sacar que em algumas passagens sem troca de cordas tu tem uma velocidade enorme! A sugestão que eu te deixo é tentar fazer uma melodia bem cantável!

Aliás, canta a melodia, e depois tira ela na guitarra.
Daí, já com essa melodia, tenta enfeitar ela com os ornamentos que tu já tem em mãos, inclusive essa velocidade que te sai tri bem. Faz uma mescla, a partir de uma melodia de voz, e transforma isso em música!

Depois de tudo isso feito, se tu achar que faltou algo, experimenta uma guitarra fazendo alguns efeitos por cima, mas num volume mais baixo, para ficar caracterizada como segunda guitarra, e que entra só em alguns momentos estratégicos. Aposto que tu mesmo vai achar o resultado mais legal!

07:28 - 08:01 => Rabbit

Teu solo foi bem típico de guitarrista que ouve muito Blues!

Tu pegou uma idéia no ar e foi seguindo ela, com muita tranqüilidade e fluidez. Ou seja, teu solo teve algumas idéias que pintam na hora e tu foi desenvolvendo elas. Desenvolvendo muito bem, por sinal!

Mas, e aqui é uma coisa de gosto absolutamente pessoal – eu gosto de mais idéias, de mais variedade. Gosto de ouvir algo que sinto que o músico ficou matutando, achando caminhos e soluções diferentes para os acordes, para cada uma das partes.

Não estou falando de frases rápidas nem nada disso, ok? Se o cara só toca o mesmo tipo de idéia rápida durante todo o solo, é a mesma coisa – não me apresentou idéias novas!

Mas isso velho, não tem nada a ver com tocar bem ou tocar mal. Isso é puramente gosto pessoal! Por esse solo, eu diria que tu é um cara que pode improvisar horas num show, sem fazer nada feio/estranho/dissonante.

E o fato é que, se tu consegue fazer isso, é porque tu toca super bem, e provavelmente em outros estilos tu fique mais confortável!
Parabéns!!




08:01 - 08:34 => DimeManiac

Muito bom! Gostei muito dos harmônicos e da frase que vem logo em seguida, meio Paul Gilbert , com uma blue note bem aplicada! A finalização do solo foi excelente também!

Fica uma observação que já fiz antes – Idéias mais definidas, mais pensadas, me chamam mais a atenção.

Solos que se ouve que são improvisos, ainda mais quando se tem apenas alguns segundos, costumam não ser marcantes. Claro que se tu pega um Guthrie Govan, ele pode improvisar por 10 segundos e fazer algo que o cara nunca mais vai esquecer, mas acho que ainda não chegamos lá... Eu gosto de improvisar quando eu tenho mais tempo para desenvolver as ideias. Numa coisa onde tu dá o teu recado em trinta segundos, eu prefiro achar coisas marcantes. Outra vez vou falar, essa é uma questão bem pessoal!

No mais, grande solo!

08:34 - 09:07 => Steve Ray Morse

Muitas idéias! Partes definidas e com alguns conceitos bem legais, principalmente uma antecipação de troca de acordes lá no final!
A primeira parte do solo (no "F") eu assinaria – poderia ter feito exatamente a mesma coisa!

No primeiro "C" tem umas notas inesperadas (é um padrão simétrico?) que eu não faria porque me falta atitude para tocar com convicção, mas eu ainda vou ter essa segurança de tocar e dizer –É assim mesmo, vai encarar?

Vou te dizer o mesmo que falei para alguém antes – Eu inverteria teu solo, sempre acho que as melhores idéias, a melhor parte tem que ficar no fim, começando mais tranqüilo e ir crescendo sempre.

No mais, ótimo solo!

09:07 - 09:41 => stalingrado

Ótimo!! Tu tem um "timimg" muito bom, manteve o "groove" todo o tempo, soube explorar super bem os efeitos e fez uma frase final de arrepiar os pelos!

Esse tipo de ideia de bend, onde tu demora um pouco a mais para chegar no tom certo, eu adoro e uso muito, mas muito cuidado, as vezes a gente fica tempo demais na tensão de subir e perde o tempo da próxima frase. Como a gente não quer perder a próxima frase, acabamos não chegando no tom do bend mesmo!

Abre o olho nessa parada (eu também tenho que me cuidar nisso) que o resto está nota dez!!! Parabéns!


09:41 - 10:14 => ohm777

Pela primeira parte, eu achava que tu era um guitarrista mais "fusion", mas depois vi que tu está estudando essas coisas mais recentemente, e que a tua base é rock/metal mesmo, não é?

Se errei tudo, pode falar, mas essa impressão que tu me deu!

Adorei os intervalos que tu usou no primeiro "C" "Bb" da música. Criativo e diferente, além de soar super bem!
Toca muito bem e está buscando uma linguagem própria. E técnica não te falta também!

Outro ótimo guitarrista do FCC!




10:14 - 10:57 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Que massa que o organizador colocou o Paul para fechar!

Timbre magrinho, né? Sem volume e sem corpo, né?

Também, com uns alucinados que colocam um volume absurdo de guitarra na mix, qualquer cara que esteja tocando JUNTO COM A BANDA, ao invés de usar a banda como FUNDO MUSICAL, SÓ PARA DAR O TOM, parece que não tem peso no som!!!

E é uma puxada de orelha meio que geral, porque eu, que sou guitarrista e adoro guitarra, não consigo ouvir a jam de novo!

Imagina um leigo.

Ele não vai saber dizer o que está ruim, mas prefere mil vezes ouvir qualquer guitarrista mediano que esteja tocando dentro da música ao invés de um fera explodindo a cabeça dele!

Fora esse detalhe (que não é tão detalhe assim...), fiquei super impressionado com o nível da Jam. Tem muita gente boa por aqui e muitos que, se apararem pequenas arestas, tem tudo para se destacar e despontar no cenário da guitarra Brasileira!

Parabéns a todos os participantes!!!


Ultimo comentário:

Fique quase duas horas escrevendo esse texto. Prometo para mim mesmo que nunca mais participo ou comento uma jam!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Já baixei e ouvi. Gostei bastante do nível geral. Amanhã comento.

De Ros

Caraca, e eu que achava que escrevia muito nos comentários das jams...vc me superou em centenas de caracteres!!Hhassah!!

Eu bem sei que dá bastante trabalho escrever e detalhar assim, no entanto assim como vc(pelo que eu percebi agora), não consigo ser quase monossilábico nos comentários.

Veja só, apenas para comentar que meus comentários são grandes, eu já escrevi bastante! Hashash! Meu poder de síntese é quase nulo! Heheh!

SteveRayMorse
Veterano
# abr/10
· votar


De Ros

Valew mesmo o seu comentário! Uma honra ter você participando dessa nossa diversão-estudo hehe..Até seus comentários estão um nível acima hehehe...

Vou te dizer o mesmo que falei para alguém antes – Eu inverteria teu solo, sempre acho que as melhores idéias, a melhor parte tem que ficar no fim, começando mais tranqüilo e ir crescendo sempre.

Bom conselho! Vou prestar atenção neste conceito pois me parece muito adequado.

No primeiro "C" tem umas notas inesperadas (é um padrão simétrico?) que eu não faria porque me falta atitude para tocar com convicção, mas eu ainda vou ter essa segurança de tocar e dizer –É assim mesmo, vai encarar?

Na verdade na "decida" eu usei(tentei usar!) C mixolodídio imendando com a penta de Fm e suas blue notes. Saiu meio que na hora hehe.

Fique quase duas horas escrevendo esse texto. Prometo para mim mesmo que nunca mais participo ou comento uma jam!

Que é isso brother hehe!!! A nossa vontade é que você participe sempre!

Abçs

FAP
Veterano
# abr/10
· votar


Opa, eu tava esperando o resultado dessa jam! Vamos ver no que vai dar hehehe
Minhas impressões:

00:00 - 00:17 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

00:17 - 00:50 => De Ros
Bom timbre, solo extremamente bem executado, mas não curti muito o fraseado inicial. A jam começou muito bem!

00:50 - 01:23 => PGilbert
Cara, você toca muito parecido com o PG! Fez jus ao nick hehehe
Ótimo solo mesmo, parabéns!

01:23 - 01:57 => Jim Marshall
Que pegada, hein! Boa performance, frases bem legais (algumas repetitivas hehe), também pareceu o PG em alguns momentos. Parabéns!

01:57 - 02:30 => The Root of All Evil
Melhorou o timbre, hein rapaz :D
O início eu gostei bastante, mas depois parece que ficou sem idéias.
Ah, e eu notei o easter egg desse solo também haha!

02:30 - 03:03 => brunoepronto
Frases simples e cativantes. O solo foi bom, mas o timbre achei que não combinou muito com a BT.

03:03 - 03:36 => Leblues
Boa pegada! Gostei da atitude no solo, e o wah wah deu um tempero legal.

03:36 - 04:09 => ViniciusBraga
Fraseado bem legal cara, tá evoluindo bastante. Uns vibratos mais fortes iriam ajudar. Uma melhoradinha no timbre também não ia fazer mal :P

04:09 - 04:42 => Márcio André
Muito bem executado, ótimos licks, pegada animal. Um dos meus preferidos, parabéns!

04:42 - 05:15 => Marc Snow
Outro que mandou bem na performance, como sempre. O timbre e pegada também estão bons. Só acho que poderia ter trabalhado um pouco mais nas frases, mas aí já é qusetão de gosto.

05:15 - 05:49 => ViniciusNogueira
O timbre eu achei meio fraco, mas você tem uma ótima pegada! Na minha opinião algumas frases poderiam ter sido aprimoradas, mas foi um bom solo no geral.

05:49 - 06:22 => ViniciusDiamantino
Não gostei muito do solo, as frases ficaram muito repetitivas e sem "vida". Trabalhe mais a pegada que chega lá! xD

06:22 - 06:55 => Duke
Cuidado com a gravação, amigo! O som ficou muito prejudicado pelos ruídos. As frases estão ok, mas se tivesse mais pegada ficariam bem mais legais.

06:55 - 07:28 => RennanRdC
Os efeitos no fundo ficaram bastante psicodélicos, o PG vai achar tu fumou uma! uhahuauh
O timbre parece estar bom, alguns licks ficaram legais, mas achei que você se afobou na fritação hehehe

07:28 - 08:01 => Rabbit
Boa pegada, o timbre tá ok, frases legais também. Bom solo, amigo!

08:01 - 08:34 => DimeManiac
Gostei do solo, a pegada e o timbre estão muito bons. Parabéns!

08:34 - 09:07 => Steve Ray Morse
Fraseado muito bom! Pegada, como sempre, está animal. Continue assim!

09:07 - 09:41 => stalingrado
Solo bem legal, gostei das frases e da pegada. Combinou bastante com a BT, parabéns!

09:41 - 10:14 => ohm777
O início eu não curti tanto, mas o final ficou bem legal. Timbre e pegada estão bons, continue assim

10:14 - 10:57 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Eu não acredito que eu não pude participar dessa jam ;_;
Só não gravei porque tinha muita interferência, cheguei até a comprar uma interface de som, mas não chegou a tempo.
O conceito da jam foi fantástica, Paul Gilbert com certeza ficará muito contente em ouvir a gente, meros mortais uhahua

Antes de finalizar, eu queria elogiar o De Ros pelos comentários, foi o melhor review de jam que eu já vi. Eu gostaria de ter essa disposição, infelizmente eu to comentando do meu trabalho (se meu chefe me pega... haha) e preciso ser breve. Desculpem-me se fui muito simplório nos comentários, vou começar a seguir o exemplo dele para poder avaliá-los melhor!

Espero que haja mais iniciativas como essa. Poderíamos fazer uma assim com o Vinnie Moore. Tem uma seção no fórum oficial onde ele responde a perguntas de fãs, podemos postar o resultado da jam lá. Se eu não me engano o John Petrucci também tem um fórum em que podemos contactá-lo. Se eu soubesse mixar e tal, eu até faria, mas fica aí a idéia.

Rabbit
Veterano
# abr/10
· votar


RennanRdC
The Root Of All Evil
Márcio AndréDe Ros
De Ros

Muito obrigado pelos elogios e principalmente pelas críticas. Esse é o motivo de eu participar das jam.

De Ros

Cara, apreciei bastante o seu comentário. Não por quem você é, mas pela maturidade em pelo menos tentar entender o "background" e contexto de cada um. Isso falta bastante aqui.

Quanto ao meu solo, é isso ai mesmo. Coloco a bt pra rodar e mando uns takes e as idéias vão vindo de acordo que toco. Mando o take que acho que soou um pouco melhor. Desse jeito eu recebo críticas em relação ao meu jeito espontâneo de tocar. Essa é uma escolha que fiz pra participar de jam, acho que consigo evoluir melhor recebendo essas críticas.

Costumo deixar os solos e licks mais elaborados pra minhas coposições entre outros. Devido a minha falta de tempo, não acho que vale a pena fazer solos muito pensados pra essas jams. Fazer um solo trabalhado e maneiro pra ficar perdido nos corredores escuros do FCC é um pouco triste.

Valeu!

Depois posto os meus comentários.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Rabbit
Costumo deixar os solos e licks mais elaborados pra minhas coposições entre outros. Devido a minha falta de tempo, não acho que vale a pena fazer solos muito pensados pra essas jams. Fazer um solo trabalhado e maneiro pra ficar perdido nos corredores escuros do FCC é um pouco triste.

Saquei o que você disse!

As vezes eu penso assim, mas sempre que eu bolo algo legal pra alguma Jam que acho que poderia dar uma boa música depois eu penso "Se eu consegui inventar isso pra uma Jam, vou conseguir sempre inventar algo melhor ou de mesmo nível depois quando precisar."
É uma espécie de desafio.

E também tem a questão de que quando eu for compor uma música, praticamente nenhuma delas vai ser parecida com as Jams que a gente costuma tocar aqui, né? Dai são outras idéias.

Mas entendo o que você quis dizer! Valeu, coelho.

De Ros
Tu teve várias idéias no solo, coisa que muito me agrada! Quando eu faço um solo, se tem espaço o suficiente, eu penso ou em repetir algum tema em determinado momento, ou em desenvolver alguma idéia de forma mais prolongada.
Teu solo teve várias ótimas idéias, mas não foram muito desenvolvidas e nem repetidas para fixar melhor. Então ele fica um solo muito bom, mas não memorável (no sentido estrito de "lembrável").

Ainda no quesito desenvolvimento, eu gosto de, se a música for plana dinamicamente falando, ou seja, não está crescendo nem diminuindo, que a minha idéia siga num crescente.

Seu eu fosse produzir teu solo, eu inverteria, a parte "A" com a "B", fazendo com o que tu tocou na segunda metade seja a primeira e vice-versa, porque para mim, a primeira parte toda foi mais "empolgante"!


Caramba, que comentário elaborado!

Saquei o que você disse sobre ser memorável e concordo plenamente, dei mole de não ter criado um tema em que eu pudesse repeti-lo pra marcar, mas sabe como é né, é a maneira que eu gravo pras Jams que torna este tipo de cálculo estrutural meio complicado! Isso também vale para a própria estrutura do solo, que você comentou.
Também acho que B ficaria melhor no lugar de A, o problema é que A surgiu antes de B e ai acabou ficando assim eheheheQuem sabe com mais maturidade eu consiga um dia sempre criar um B mais interessante que o A e o C mais interessante que o B e ir sempre crescendo.

Resumindo: Toca super bem e é cheio de ideias musicais! Bom demais!


Tu não sabe a honra que é ler isso!!
Sério mesmo, muita sorte minha ter participado da única Jam qe você participou e poder receber um comentário bem elaborado destes e ainda um elogio deste patamar!
Brigadão, De Ros.


FAP
Melhorou o timbre, hein rapaz :D
O início eu gostei bastante, mas depois parece que ficou sem idéias.
Ah, e eu notei o easter egg desse solo também haha!


Valeu, cara!
Mudei uma parada no GDI aqui que deu mais uns agudos pro solo.
Notou mesmo o easter egg? :P
Ficou mó mal tocado, eu diria irreconhecível.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# abr/10
· votar


FAP
RennanRdC
The Root Of All Evil
Márcio André
Brigado pelos comentários galera.
De Ros
Teus comentários foram, além de extremo bom gosto e respeito pelos participantes, mt uteis para uma auto-avaliação, tanto minha qto os q participaram, acredito eu, queria eu ter paciência pra tecer comentários tão detalhados, haja saco rsrsrs.

Jim Marshall
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jim Marshall
· votar


RennanRdC
The Root Of All Evil
Márcio André

Valeu pelos comentários galera ! Obrigado pelas dicas.


PedroGtr

PGilbert
Jim Marshall

me amarrei no timbre de vcs..
qual equipos e esquema de gravaçao fizeram?



Beleza mano Pedro? O que aconteceu que não participou dessa vez?

Que bom que curtiu o timbre...ainda chego lá...rs

Então, eu usei minha Ibanez RG 350 DXW com captação na ponte, Seymour Duncan e no braço o Malagoli HH777.

De efeitos foi tudo do Amplitube 2 simulando um Marshall JCM 900 :) e "boostado" com o Tube Screamer. E um Delayzinho bem safado do prórpio Amplitube...rs.

Ah...usei as simulação de 4 caixas de 12".


De Ros

Obrigado pelas dicas ! Pode deixar que vou puxar a orelha do meu produtor...hehehehe.

Sugestão mais do que bem recebida. Estamos todos aqui para melhorar.

Valeu pelos elogios também...confesso que a faculdade me rouba todo o tempo de estudo...final do ano volto com força total.


Grande abraço !

See ya!

Jim Marshall
Veterano
# abr/10
· votar


Enfim....vamos aos meus comentários:


00:00 - 00:17 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Precisa comentar?...rs

00:17 - 00:50 => De Ros

Solo ótimo, acho muito legal os arpejos que tu faz seguidos de Tapping...palhetada certeira. Sou teu fã de longa data.
Pegada muito bacana.
Realmente foi uma honra tocar junto contigo em uma Jam...quem diria hein?...rs.

00:50 - 01:23 => PGilbert

Sensacional irmão ! Ae ! Até que enfim usou o modo TAxi do Flanger do Paul Gilbert...animal.
Você está com um fraseado muito foda, está em constante evolução. Ótima fritadas e o timbre me agradou muito, foi um dos melhores timbres desde que começou a gravar aqui para as Jams. Parabéns irmão !

01:23 - 01:57 => Jim Marshall

Pois é gente...fiz o que pude ;)

01:57 - 02:30 => The Root of All Evil

Solo bem legal. O primeiro bend não me agradou...mas a sequencia de notas seguintes sim. O legal é que você sempre faz umas dobras e as que fez dessa vez casaram certinhas...Só tiraria um pouco do Reverb, para o MEU gosto ficou com muita ambiência, mas é meu gosto mesmo...fazer o quê?...rs. Toca bem. Parabéns !

02:30 - 03:03 => brunoepronto

Idéia inicial legal, ficou bem Blues e melódico, não teve nenhum "erro" e tal. Só tiraria um tiquinho de Reverb...continue tocando e gravando Bruno que as próximas vão ficar melhores ainda.

03:03 - 03:36 => Leblues

Quando eu acho que você já tinha chegado num timbre legal você vem e me solta essa...hehehe. Muito louco o seu timbre...acho até que elogiar é chover no molhado. mas enfim...Vamos falar do seu solo em si...Bem oitentista, com ótima pegada...também sou
fã de Wah Wah...quem sabe nas próximas eu também use o meu. Parabéns pelo solo amigo, está tocando pra chuchu...hehehe.

03:36 - 04:09 => ViniciusBraga

Mostrou ser bem criativo, só deixou a desejar no timbre que poderia ser um pouco mais encorpado e com ganho. Gostei do teminha aos 03:55. Abraço e continue participando das Jams !

04:09 - 04:42 => Márcio André

Você curte um Two hans hein?...rs. Ficou legal o inicio do solo...bem melódico. Aos 4:30 você fez uma frase que gosto bastante...só achei um pouco sem clareza, se atente a isso ok ?...mas isso não comprometeu o seu solo. A frase final ficou show. Parabéns !

04:42 - 05:15 => Marc Snow

Solo bem variado. Curti mais a segunda parte aos 5:01. Final legal. Achei o seu timbre mais "rasgado" do que antes...o que usou? Mandou bem !Abraço.

05:15 - 05:49 => ViniciusNogueira

Gostei do timbre e do tapping com slide. As pausas ficaram legais, gostei da frase dos 5:37 ficou bem Hendrix. Parabéns cara, está mandando bem.

05:49 - 06:22 => ViniciusDiamantino

Faço minhas as palavras do De Ros, você fez um tema marcante...só não foi tão feliz no intervalo da escala. Continue tocando que a tendência é melhorar cada vez mais. A idéia é essa mesma : Gravar e assimilar as críticas e elogios. Grande abraço !

06:22 - 06:55 => Duke

Pena ter ficado com tanto ruído na gravação. Qual o equipamento que você usou Duke?

Quem sabe possamos ajudar a eliminiar ou diminuir isso para as próximas gravações. O solo está com notas fora da escala, mas relaxa isso acontece...ok? Abraço e continue tocando e gravando...vamo que vamo !

06:55 - 07:28 => RennanRdC

Solo mais Hendrix, psicodélico, impossível. Acho que você quis inovar e acabou exagenrando um pouco. Devido ao fato de ter gravado várias linhas de guitarra algumas escalas acabaram se chocando com outrase acabou gerando um som bem outside. Acho que se tivesse gravado só uma teria ficado melhor.

Em algumas frases que consegui escutar percebi que você tem técnica...mas não vou conseguir avaliar da maneira justa pois realmente ficou dificil de entender todas as frases. Fica ai uma dica, não uma critica, para suas próximas gravações. Abraço e manda ver nas palhetadas !

07:28 - 08:01 => Rabbit

Ficou também com uma cara bem Blues, gostei do timbre com overdrive leve...casou com o solo Bluesy. Frases bem finalizadas...teve um bend que não chegou lá...mas é quase
inaudível...rs. Parabéns cara ! Abraço !

08:01 - 08:34 => DimeManiac

Não tenho críticas ao seu solo, você toca muito bem...mas o seu solo não foi assim um solo que posso dizer que marcou...mas foi um bom solo. Gostei dos harmonicos. Acho que se trabalhar melhor nas idéias vai ficar show...técnica você mostrou que tem,ok? Abraço e Parabéns.

08:34 - 09:07 => Steve Ray Morse

Fala Vaughan...hehehe. Solo muito legal, destaque para a frase aos 08:50...bend animal. Toca muito bem. Sem criticas timbristicas ou de execução :P ...rs Parabéns !

09:07 - 09:41 => stalingrado

Timbre bem rasgado...ficou também com um ar de Hard Rock dos anos 80. Tappings bem executados, assim como os harmonicos. Parabéns.

09:41 - 10:14 => ohm777

Por ter gravado em cima da hora ficou bacana, pena o bend não ter chegado lá....soda né?...rs. O final eu curti. PArabéns, continua tocando bem.

10:14 - 10:57 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Esse é mestre !

==============================


A mixagem ficou excelente e ainda tivemos a participação do excepcional De Ros, tenho certeza de que todos estão felizes e lisongeados por terem seus solos comentados por alguém que entende de guitarra e produção musical.


Parabéns a Todos e até a próxima !

Abraço

See ya!

DimeManiac
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
De Ros
Jim Marshall

Vocês disseram que meu solo n foi mto melódico e tals, e eu concordo haha ! eu tbm prefiro uma parada mais melódica nos solos, que eu trabalho melhor. Mas o que eu tentei fazer aqui foi usar uma pegada que nem a do PG. uma coisa mais 'suja' com umas fritações usando blue notes e tals ;DD. Eu adoro essa musica, é a ideia que ela me passa é essa por isso tentei fazer algo assim. Mas eu entendi o comentario de vocês sim, agradeço ai pelas criticas construtivas (nada melhor do que ouvir de quem tem mais bagagem musical que vc pra aprender, não !? ;) )
Vlw ai, mais tarde eu comento o solo de todos, ai posto a minha opinião em relação ao de vocês.
abçs

Vinícius Braga
Veterano
# abr/10
· votar


Muito obrigado a todos!
è, ainda tenho que treinar muito mesmo, mas estou apenas com 13 anos, então tem uma longa jornada pela minha frente!
Tentarei comentar depois, irei fazer umas tarefas e algumas coisas da escola..

Abraço
Grato

RennanRdC
Veterano
# abr/10
· votar


De Ros
Jim Marshall
Valeu pelos comentarios caras, sobre a guitarra de fundo, eu queria preencher, e fazer algo diferente que eu achava que tava faltando, fiquei muito empolgado com meu solo e mandei logo, depois me arrependi e ia remandar com os efeitos mais baixos,m mas resolvi deixar aassim mesmo.
Sobre as fritaçoes, eu toco a um ano e sempre treino minha velocidade, comecei a tocar quando vi o John Petrucci no show do Dream Theater em Budokan, sou facinado por aquela tecica e pelo timbre dele.

É uma honra ter sido comentado por vocês.



Agradeço a todos os comentarios tambem!

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


Atualização importante no primeiro post.

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


Mais tarde comento os solos...

ohm777
Veterano
# abr/10
· votar


00:17 - 00:50 => De Ros
Grande solo, timbre legal, apenas senti uma certa falta de agudos.
Teu sweep é perfeito, sai com muita fluidez e o fraseado muito criativo.
Em relação ao teu comentário, o fusion é minha praia sim basta ver meu último vídeo... mas essa bt pedia algo mais hard/metal!

00:50 - 01:23 => PGilbert
Ótimo solo, bela técnica e timbre. Não tem o que falar mal.

01:23 - 01:57 => Jim Marshall
Timbre muito interessante, curto muito jcm900 boostado tb.
Teu solo está muito bom em relação a técnica e entonação, mas acho que ficou muito manjado e repetitivo os patterns, gostei mais da melodias mais simples.

01:57 - 02:30 => The Root of All Evil
Solo interessante, tocou exatamente o que a música pedia e se redimiu da jam anterior! O timbre casou bem com a bt .

02:30 - 03:03 => brunoepronto
Solo mais simplista e blueseiro, apesar das melodias pouco trabalhadas se manteve afinado o tempo todo e ficou agradável de ouvir.

03:36 - 04:09 => ViniciusBraga
Dá pra ver que você tá começando e a pegada se desenvolvendo... Tocou no tom certinho e teve uma idéia ali interessante, mas cuidado com a entonação e vibratos, precisam melhorar.

04:09 - 04:42 => Márcio André
Opa bom solo, teve uns tappings ali bem a la Vai, acho que nunca ouvi um solo teu, mas curti esse se adaptou muito bem a bt.
Apenas algumas partes palhetadas rápidas achei que embolou um pouco. Curti muito a frase dos 4:36, bends bem sensuais kkk!

04:42 - 05:15 => Marc Snow
Otímo solo , dá pra ver que essa é a sua praia!
Gostei muito das frases oitavadas que começam em 5:04!
O resto também ficou legal embora muito preenchido por patterns.

05:15 - 05:49 => ViniciusNogueira
Apesar do timbre e técnica muito bons, fiquei esperando algo acontecer durante todo o solo, acho que faltou trabalhar melhor as melodias.

05:49 - 06:22 => ViniciusDiamantino
Dessa vez não vou nem meter o pau, senão já aparecem os defensores dos direitos humanos do FCC.
Apenas vou dizer o seguinte, antes de você gravar um improviso pra uma jam é preciso conhecer o básico sobre afinação e tonalidades.

06:22 - 06:55 => Duke
Meu deus que chiadera da desgraça!!!
Dessa vez não vou nem meter o pau, senão já aparecem os defensores dos direitos humanos do FCC.
Apenas vou dizer o seguinte, antes de você gravar um improviso pra uma jam é preciso conhecer o básico sobre afinação e tonalidades.
(2)

06:55 - 07:28 => RennanRdC
Nossa cara como você sabe fritar e fazer barulhinhos com a guitarra!!!
Mas e a música, e as boas melodias onde estão?

07:28 - 08:01 => Rabbit
Dentro do tom e simples licks de blues, gostei mas já vi solos teus melhores... Não curti muito o timbre.

08:01 - 08:34 => DimeManiac
Improviso e melodias óbvias, mas valeu pela boa técnica e timbre legal!

08:34 - 09:07 => Steve Ray Morse
Tua pegada é muito forte, timbre massa, ótimo solo!
Faz jus aos nomes do nick.

09:07 - 09:41 => stalingrado
Muito boa técnica e timbres, curti teu solo cara.
Só tenta largar um pouco dos patterns prontos.

09:41 - 10:14 => ohm777

Schecter > Od-20 > Rp255

3010nielyon
Veterano
# abr/10
· votar


PGilbert
cara sem querer imcomodar, mas voce não recebeu meu solo ?
vlw

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


3010nielyon
opa, td bem? Não recebi nada!

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


ohm777

Pq vc não comentou o solo do Leblues?

ohm777
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Porque ele participou e não comentou a última jam que organizei.
E também não vou com a cara dele.

3010nielyon
Veterano
# abr/10
· votar


PGilbert
opa tudo baum. malfito e-mail, mas valei, perdi minha chance de participa de uma jam pro gilberto

Márcio André
Veterano
# abr/10
· votar


De Ros
Sabe o que te falta?

Gravar mais coisas, um CD ou um DVD. Eu compro!


kkkkkkk...imagine kra...bondade sua!!!sou apenas um admirador do instrumento e q estou cada vez mais distante dele por causa do trabalho...fico ate 15 dias sem tocar guitarra,mas sempre q posso dou umas"pinicadas"rsrs...obrigado pelo comentario generoso!!!abraço!

FAP
valeuu fera!!vc tbem sempre manda bem!!!


Jim Marshall
só achei um pouco sem clareza, se atente a isso ok ?...
vou cuidar melhor disso na proxima!!!valeuuu!!!

ohm777
acho q vc ja ouviu outros solos meus sim!
obrigado pelo comentario fera!!!abraço!

Márcio André
Veterano
# abr/10
· votar


PGilbert
Ae amigo!!!parabens pelo bom gosto e pela mix!!!
ficou tudo otimo!!!
abraço!!!

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


00:00 - 00:17 => Paul Gilbert (o verdadeiro)
00:17 - 00:50 => De Ros

Curti bastante, timbre, pegada... imprimiu personalidade no solo, não exagerou em nada. Muito bom - só achei baixo em relação a BT. Parabéns velho viking!!!

00:50 - 01:23 => PGilbert
Outro solo matador, mandou muito bem, timbre na medida certa. Matou tudo. PQP!!!

01:23 - 01:57 => Jim Marshall
Putz, só solo campeão. Teve umas idéias diferentes em certos momentos. Gostei muito.

01:57 - 02:30 => The Root of All Evil
Até tú na fritação??? Não gostei do começo e da dobra, o restante ficou coisa fina, boa pegada e fraseado.

02:30 - 03:03 => brunoepronto
Essa JAM exigia algo mais agressivo mas mesmo assim eu gostei do solo velho, fraseado muito coeso - só senti falta de uma fritadinha e um "Q" mais maldoso.

03:03 - 03:36 => Leblues
Esse vem mandando bem faz tempo, pegada, timbre idéias - sem muito o que dizer, animal - teve maldade nesse solo. Foda.

03:36 - 04:09 => ViniciusBraga
Achei seu timbre magrinho e você ficou um pouco perdido na BT com idéias repetidas.

04:09 - 04:42 => Márcio André
Opa, mais um de alto nível que eu gostei demais. Afiado na técnica, achei seu timbre com pouca presença.

04:42 - 05:15 => Marc Snow
Chegou arregaçando, puta merda, um dos melhores solos da JAM. Técnica e pegada absurdos.
Essa JAM deu gosto de ouvir. Parabéns!!!

05:15 - 05:49 => ViniciusNogueira
Não terão solos ruins???? Mais um que mandou bem e soltou umas idéias diferentes. Pegada animal também, só não curti uns respiros que ficaram no início do solo, mas segurou as rédeas da BT e detonou.

05:49 - 06:22 => ViniciusDiamantino
Vixe, solou completamente fora do tom. Sorry.

06:22 - 06:55 => Duke
Além de solar fora do tom mandou um timbre ensurdecedor e abelhudo. Putz.

06:55 - 07:28 => RennanRdC
Tb fora do tom e ainda fez umas dobras medonhas, deve ser pegadinha pra quem ouve a JAM, só pode.

07:28 - 08:01 => Rabbit
Faltou agressividade, pegada... enfim. Estilo uito bluesy e essa BT tb exigia mais técnica. Timbre muito fechado. Teve boas idéias durante a execução mas não empolgou no geral.

08:01 - 08:34 => DimeManiac
Mandou bem cara, teve boas idéias, boa técnica - um estilo que curto bastante.

08:34 - 09:07 => Steve Ray Morse
Você já é figurinha carimbada, mandou benzaço também. Um dos timbres que mais gostei na JAM, excelente velho.

09:07 - 09:41 => stalingrado
Timbre abelhudo, mas mandou bem que só. Muito boa sua pegada cara, ajustando esse timbre vai ficar tudo na medida. Solo muito bacana.

09:41 - 10:14 => ohm777
Outro... fechando com estilo, uma coisa que diferenciou dos outros foi o início. Mandou bem man, parabéns!!!

10:14 - 10:57 => Paul Gilbert (o verdadeiro)

Obs.: JAM de altíssimo nível como há tempos eu não ouvia, tirando uns 4 solos, o restante exibiu técnica foda, timbres diferenciados, idéias - sem palavras - juro que pensei que teriam somente solos top. Essa JAM deu gosto de ouvir, parabéns a todos que participaram.

Márcio André
Veterano
# abr/10
· votar


Kyuss_Age
poxa kra...mto obrigado por comentar!!!
valeuu!!!

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


3010nielyon
opa tudo baum. malfito e-mail, mas valei, perdi minha chance de participa de uma jam pro gilberto


Não se preocupe. Garanto pra você que minhas Jams serão sempre enviadas ao Paulo Gilberto. Digamos que eu tenha uma forma rápida de entrar em contato com ele... ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >> Jam - Bultaco Saturno: Vamos comentar <<