Palhetas acrílicas - Review

Autor Mensagem
Socomegaton
Veterano
# abr/10 · Editado por: Socomegaton


Olá galera do Cifraclub.

Gostaria de expor aqui as impressões que tive com um par de palhetas que comprei, movido pela curiosidade despertada pelo tópico sobre as palhetas V-Pick.

Como sou um colecionador de palhetas, ainda que não gostasse pelo menos seriam mais duas para a minha coleção :-D

Para falar a verdade, não sei se essas palhetas são feitas do mesmo material que as V-Pick, se tem as mesmas características, e se quem as produz pretende competir com elas.
O que eu sei é que são transparentes (translúcidas?), tem uma espessura meio avantajada e são feitas de acrílico.

Não comprei em loja, foi através de um amigo que me indicou, depois que comentei sobre as V-Pick com ele.
Ele se encarregou de comprá-las para mim, pois são produzidas por um conhecido dele, em um processo semi-industrial.
Como o cara não tem condições de atender uma grande demanda, ele as fabrica sob encomenda, mais para amigos e etc.
As palhetas não tem nenhuma inscrição (nem em relevo e nem impressa), são totalmente transparentes e lisas dos dois lados.

Paguei R$ 8,00 cada uma.

Bom, vamos ao review:

Das duas que comprei, uma delas tem exatamente as mesmas dimensões da Jazz III, e tem perfil chanfrado. A outra é ligeiramente maior, mas não tão grande como a Dunlop 500 por exemplo, e o perfil lateral é diferente, mais arredondado. A ponta das duas obedece o padrão Jazz III, bem pontuda.

Ambas tem a mesma espessura: 3,2 mm.

Não senti diferença prática na pegada por conta dos perfis diferentes, mas achei mais confortável a palheta um pouco maior. A menor tem a mesma pegada da Jazz III.

A primeira coisa que chama a atenção na palheta é o visual, o efeito dela totalmente transparente é bem bacana. Parece até que são feitas de vidro.
Da até um pouco de pena de tocar com elas, de tão bonitas :-D

Elas, apesar de lisas, aderem muito bem. O mais interessante é que não importa a quantidade de suor nos dedos, elas literalmente grudam neles mesmo assim.

O comportamento do acrílico nas cordas é bem peculiar, diferente daquilo que eu estou acostumado. A palheta parece emitir pequenos harmônicos no instante em que toca as cordas, que variam ou mesmo somem, dependendo do ponto da corda.
Eu particularmente gostei, sobretudo com distorção, mas é uma questão pessoal.

Outra coisa que eu gostei bastante é que ela permite palhetar alternado com uma velocidade legal, com bastante firmeza e conforto, muito bom.

Sobre a durabilidade não posso falar muito, mas pelo menos até o momento não vi nenhum sinal de desgaste.

Como ponto negativo eu diria que a palheta é bem fácil de perder. Se cai no chão, é como se fosse procurar por uma lente de óculos. Se as opacas já são difíceis de achar, imagine essas.
O lado bom é que nem os duendes ladrões de palhetas também irão rs.

O preço apesar de meio salgado, achei que valeu bastante a pena.

Fotos:

http://www.flickr.com/photos/37827779@N08/4484315771/sizes/o/

http://www.flickr.com/photos/37827779@N08/4484315921/sizes/o/

http://www.flickr.com/photos/37827779@N08/4484315825/sizes/o/

http://www.flickr.com/photos/37827779@N08/4484315883/sizes/o/


Abraços!

Jeffdmaais
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jeffdmaais
· votar


editado pela moderação

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Socomegaton

Legal as palhetas que comprou. Parecem com umas dimension da V-picks

Encomendei ontem 2 V-picks no site oficial. Antes mandei e-mail para o Vinni, expliquei o tipo de música que toco, em qual instrumento e as palhetas que gosto de usar. Então ele recomendou-me 3 delas, e disse que enviaria a V-pick mais tradicional(a primeira delas) de graça quando eu fizesse o pedido. O cara parece ser gente fina, e o atendimento é bem rápido e pessoal.

Encomendei 2 e ele vai enviar amanhã mesmo com a terceira palheta grátis. Deu tudo 19 dólares via paypal(com frete incluso)

Quando chegar eu vou postar minhas impressões das mesmas.

axleWs
Veterano
# abr/10
· votar


Socomegaton
Belo review. De onde é o fabricante?

douglas_agostinho
Veterano
# abr/10
· votar


karamba! se deixa cair no chao nao acha mais! uma beleza pra perde!

mto legal a palheta e o review!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


axleWs

Belo review

Valeu!

De onde é o fabricante?

De SP - Capital

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10
· votar


Cara eu coleciono palhetas, onde eu acho para compra uma dessas?
Muito legal!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
Legal as palhetas que comprou. Parecem com umas dimension da V-picks

Pois é, e eu cheguei até elas através de um comentário justamente sobre as V-picks.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Socomegaton

O Vinni diz que as dele são de acrílico também, então aparentemente deve ser ou igual ou muito parecido. O que ele já fez foi desenvolver vários shapes, tamanhos, pesos, bordas diferentes, etc... mas no fundo acho que é mesma coisa que essas suas!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


Sir.Paulo

Cara eu coleciono palhetas, onde eu acho para compra uma dessas?
Muito legal!


Então cara, eu comprei através de outra pessoa. Não sei se por aí se acha uma dessas.
Mas deixa uma mensagem no meu perfil, vamos ver se dá pra te ajudar.

Abraço!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


douglas_agostinho
karamba! se deixa cair no chao nao acha mais! uma beleza pra perde!

Tem que por no seguro rsrs.

Vinicius Nogueira
Veterano
# abr/10
· votar


Melhor ou mesmo nível da Jazz lll ??

Palheta é algo muito pessoal, eu particularmente não consigo tocar com alguma maior, nem menor que a jazz lll... Simplismente perfeita.

Qual sua comparação dessa acrílico com a que citei ?

Socomegaton
Veterano
# abr/10 · Editado por: Socomegaton
· votar


Vinicius Nogueira
Qual sua comparação dessa acrílico com a que citei ?

Então, a comparação que fiz se deve ao fato dessa minha de acrílico (uma delas) ter exatamente o mesmo tamanho e formato da Jazz III, só que mais espessa.

Então a sensação de tocar com ela é como se fosse um misto entre a Jazz III e a Stubby de 3 mm.
Mas isso sem entrar no mérito de melhor ou pior, porque isso eu não saberia dizer.
O que eu posso dizer é que as de acrílico me agradaram mais.

Raizen
Veterano
# abr/10
· votar


São bonitas. Assim como as V-picks.

Porém, na minha opinião estão fazendo muito barulho por causa de meras palhetas.

Parabéns para o cara que entrou nesse negócio e pro cara das V-picks...nem consigo imaginar o tamanho da margem desse negócio.

Socomegaton
Veterano
# abr/10 · Editado por: Socomegaton
· votar


Raizen
São bonitas. Assim como as V-picks.

Porém, na minha opinião estão fazendo muito barulho por causa de meras palhetas.


Pois é, mas foi por causa da beleza de uma mulher que os caras tiveram a manha de construir um cavalo de madeira e enfiar soldados dentro ;-)

Parabéns para o cara que entrou nesse negócio e pro cara das V-picks...nem consigo imaginar o tamanho da margem desse negócio.

Bom, sei lá.
Mas acrílico é um material caro.

Raizen
Veterano
# abr/10
· votar


Socomegaton
Pois é, mas foi por causa da beleza de uma mulher que os caras tiveram a manha de construir um cavalo de madeira e enfiar soldados dentro ;-)



PUTZ!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


Raizen
PUTZ!

Devo ter batido o record do argumento rasteiro kkkkk.

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


eu gastei 8 dólares para pegar 10 the wedge 1.14 (que durarão 1 no fácil) e já achei qeu foi grana até para uns pedacinhos de plástico metido a besta hehe

mas palheta bonita anyway, eu tenho uma transparente da dunlop, 1mm cravado se não me engano...

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
eu gastei 8 dólares para pegar 10 the wedge 1.14 (que durarão 1 no fácil) e já achei qeu foi grana até para uns pedacinhos de plástico metido a besta hehe


Ah, mas o plástico é o primo pobre do acrílico ;-)

marcioguita
Veterano
# abr/10
· votar


Já fiz um monte de acrilico e usei tbm policarbonato de luminarias a
prova de explosao ,encontrei um pedaço numa plataforma de petróleo. sumiram tds. Fiz de osso tbm que quando suava soltava
uma gosma. era do ilíaco de um esqueleto da ufrj onde dissecava-se cadavers para estudar,mas minha ex deu sumiço.

Socomegaton
Veterano
# abr/10 · Editado por: Socomegaton
· votar


marcioguita

Já fiz um monte de acrilico e usei tbm policarbonato de luminarias a
prova de explosao ,encontrei um pedaço numa plataforma de petróleo. sumiram tds. Fiz de osso tbm que quando suava soltava
uma gosma. era do ilíaco de um esqueleto da ufrj onde dissecava-se cadavers para estudar,mas minha ex deu sumiço.



Caramba... pra você, só ficou faltando fazer uma com uma lasca do espelho do telescópio espacial Hubble

Essa do osso de gente foi nojenta.
Acho que eu só aceitava uma palheta de osso de gente, se fosse feita com a falangeta do anelar direito do Jimi hendrix.

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


Olha, apesar de ter gente achando caro as V Pick, vou dizer uma coisa:

Não toco mais com outra palheta.

Simples assim!

A Dimension unbuffed é a palheta mais incrível que eu já usei, e vou fazer um video dentro de um mês (tenho outras coisas na frente...).

Também estou na cola do Vinni para ver se rola um endorser, mas se não rolar, azar, vou gastar a grana de um pedal para ter alguns anos de palheta garantido!

As outras da V Pick são tri boas e tal, e vá lá, eu até pagaria 3 dolares por elas para ter esse conforto extra que elas dão, mas a dimension, com o seu shape "mágico", seus 4.10 mm e o tal do unbuffed, putz!

Aposentei as mini stuby e as de madeira que eu usava!

Não é querer falar nada, mas se é normal gastar mil reais em guitarra, setecentos num amp, quinhentos em 2 pedais e 100 em cabos, 20 pila numa palheta que realmente faz diferença não me parece bobagem...

Testem... Mas é só para quem usa palheta rígida! Se o cara usa aquelas bem moles, não vai gostar mesmo!

P.S.
Cara, palheta de osso! Taí uma que ainda não tinha visto!

Abraços!

makumbator
Moderador
# abr/10 · Editado por: makumbator
· votar


De Ros

Ele me sugeriu uma dimension unbuffed ou uma dimension unbuffed junior, mais a medium point lite(de acordo com o que expliquei dos estilos que toco e das palhetas que uso). Comprei a unbuffed junior e a medium com ele ontem, e vai me enviar nesse sábado, juntamente com uma V-pick tradicional grátis.


Eu disse a ele que foi indicação sua, então uma venda pelo menos ele sabe que foi por seu intermédio. Quem sabe não te ajuda no lance de ser endorser?

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator


Deus te ouça, hehehe!

Velho, eu não testei a Junior, mas pelo catálogo, ela é 10% menor que a Dimension normal, ou seja, capaz de ser até melhor mesmo, pois a Dimension é meio "grandona".

Cara, corre o sério risco de tu ficar viciado!

Fui tocar com uma mini stubby hoje e fiquei admirado. Depois de bem mais de dez anos tocando com elas, de repente a palheta parece que "apaga" um pouco o som da guitarra, sei lá!

Interessante - toco com a mesma facilidade, aliás, depois de acostumar com a Dimension, que deixa minha mão mais relax, toquei mais relax com a stubby também.

Gente - eu não sou endorsee. Pretendo ser, mas não sou.

Não é papo de endorsee ou vendedor, porque eu simplesmente não faço isso.

Sou endorsee de uma porção de coisas, e vocês não me vêem fazendo propaganda aqui no fórum.

Nunca abri um tópico nem para Ibox, Wavebox, C. Peruzzo, Dean Markley, Tecniforte nem outros que estou negociando. O único tópico que abri relacionado a um endorsee foi dos captadores DS, mas porque fiz alguns videos sobre eles que eram interessantes para o fórum.

Pô, me defendi antes que me atacassem! Iso é que é um cara precavido, hehehe!!!

Abraços e um pick slide!!!

Nãããããooooo, pick slide não! Não sou louco de estragar uma palheta dessas!!!

Só um abraço!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


De Ros
Velho, eu não testei a Junior, mas pelo catálogo, ela é 10% menor que a Dimension normal, ou seja, capaz de ser até melhor mesmo, pois a Dimension é meio "grandona".

Eu pensei nisso mesmo. Como eu disse a ele que não gostava de palheta muito grande, ele me sugeriu que talvez a junior fosse melhor para mim que a unbuffed normal. E eu acatei a sugestão.

Não é papo de endorsee ou vendedor, porque eu simplesmente não faço isso.

A gente sabe disso!

Pô, me defendi antes que me atacassem! Iso é que é um cara precavido, hehehe!!!

Hsahsah!!

Nãããããooooo, pick slide não! Não sou louco de estragar uma palheta dessas!!!

Hhasha! Nem pick slide e nem aqueles tappings com a ponta da palheta!

Quando chegar vou dar minha impressão sincera aqui no FCC, mas acho que vou adorar!

Socomegaton
Veterano
# abr/10
· votar


De Ros
Não é querer falar nada, mas se é normal gastar mil reais em guitarra, setecentos num amp, quinhentos em 2 pedais e 100 em cabos, 20 pila numa palheta que realmente faz diferença não me parece bobagem...


Realmente, eu também concordo que se faz diferença, então vale a pena pagar um preço superior num produto também superior.

É como eu disse, não sei se o fabricante dessas que comprei pretende concorrer com as V-picks, mas como foi uma coisa de ocasião resolvi testar.
E vou te falar que gostei muito.
Paguei R$ 8,00 em cada, mas avalio que valeu a pena mesmo.

Aliás, se você estiver com dificuldade em conseguir endorsee, argumenta com o pessoal da V-picks que já tem produto similar nacional rs.
Aí você pressiona os caras rs.

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# abr/10
· votar


Sinceramente nem me arrisco a experimentar palhetas mais... tenho até medo de gostar de outra e ter que começar a gastar, no minimo, 8 dolares por semana! ehehe.

axleWs
Veterano
# abr/10
· votar


De Ros
basicamente, tirando os milagres de material, é um acrílico? Meu óculos atual é de acrílico, e tá ficando velho....

E digo, se tu arrumar endorsee e trazer essas bagaças pra cá, num preço que não seja monstruoso, eu compro algumas pra teste.

-------
movimento #voltabahia

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


iMPeLLiTTeRi

Estou com a minha faz umas duas semanas. Continua nova, e olha que estou tocando bastante!

axleWs

O pior é que se eu arrumar um endorsement, não vai mudar a situação, tem que arrumar um importador!

E isso vai ser quase impossível! Imagina que se no fórum, que só tem músicos, uns dois ou três se dispuseram a fazer um teste e comprar a palheta, imagine eu falar para um senhor que nem sabe quantas cordas tem uma guitarra (um dono de uma importadora):

-Olha, você não quer ser importador dessa palheta para o Brasil? Ela é muito boa!

-Quanto custa? (a única pergunta que eles fazem...).

-Dez dólares cada uma!

-E quanto custam as concorrentes?

-Dez centavos cada...

-Tchau.


Sinceramente, a única maneira de tu testar vai ser comprando... Ou vai num workshop meu, que eu te deixo tocar por alguns minutos, se eu não estiver na correria...

Abraço!

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


axleWs

Ah sim, sobre o material, é acrilico sim. Acredito que existam "N" tipos de acrílico, mas também acho que não são "tããão" diferentes assim...

Mas o que eu amo na palheta é o "unbuffed". Ela não é polida com fogo, como as outras, então ela tem um som caracteristico, parece de madeira, com mais "woosh", segundo o próprio Vinni.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetas acrílicas - Review