Como vocês estudam pegada?

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Se eu te der uma dica, tu vai ser bacana e dizer "Valeu De Ros" ?

É porque não gosto de dar dicas para alguns mal-educados que nem agradecem depois...

skiva_thrash
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

Diz aí cara vc ja é um cara muito experiente e é sempre bom ouvir coisas vindas de vc!

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Agradeço antecipadamente por mim e por todos os que ficarem devendo o "obrigado".....

Eric Freitas
Veterano
# mar/10
· votar


Só complementando sua perspectiva, eu acho que pegada não necessariamente nasce com o cara, mas vai se desenvolvendo conforme ele tem intimidade com o instrumento. [3]

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Mesmo gostando de brincar vou ficar quieto neste tópico........Fazer piada sobre "pegada" fica fácil demais..... Gosto de desafios.....

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


A guitarra começa a ser a sua voz!
É como gritar! Você pode estar gritando em C, o outro pode chegar la e gritar em C também... Vai ser o mesmo grito? Não, vai que você está gritando de Raiva e o outro de Felicidade? E mesmo se ambos fossem raiva, não seria a mesma coisa, cada um tem seu timbre de voz! A sua expressão, a sua personalidade!
Minha pegada na guitarra é bem legal!
Eu trato ela como se fosse uma namorada! Sou honesta com ela, mas não tenho nem um pouco de dó de fazer um bend de 3tons!
O meu bend em conjunto com vibrato é bem interessante! Eu faço a guitarra gemer, você sente a guitarra gemer! A força que palheto a mão direita também é brutal, o que faz da minha pegada única! Palheto com força, meu bend sobe em conjunto com o vibrato, e quanto maior a tonalidade do bend maior a intensidade e amplitude do vibrato! Isso cria um efeito incrível! O cara que têm a pegada mais próxima da minha seria Zakk Wylde!

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Wyx
mas não tenho nem um pouco de dó de fazer um bend de 3tons!

Eu tenho..... não da guitarra..... tenho dó dos meus dedos...... depois vcs que são o "sexo frágil".....

conandrade
Veterano
# mar/10
· votar


Uma coisa que me ajudou MUITO foi, me gravar pra depois me ouvir.

Stargazer
Veterano
# mar/10 · Editado por: Stargazer
· votar


A força que palheto a mão direita também é brutal, o que faz da minha pegada única!

Sei lá, não acho que a força com que se palheta possa melhorar a pegada. O que importa mais é a firmeza com que se palheta, e não a força (tenho quase certeza que firmeza era o termo que vc estava tentando expressar quando escreveu força).

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Bom, independente do dono do tópico falar algo, já que os colegas skiva_thrash e o Bigtransa, pediram, vamos lá!

Há alguns anos eu tive uma experiência muito massa, tocando com o Paul Gilbert. O timbre das guitarras, aparentemente, estavam bem diferentes

A dele com um som muito mais definido, limpo, com médios mais destacados, já a minha guitarra estava com um som meio "sem-vergonha", pouca definição e meio sujão.

Isso era o que me parecia, a princípio.

Até que no final da jam, ele tocou na minha guitarra. E daí e morri de vergonha. A minha guitarra estava com exatamente o mesmo timbre da dele!!! Exatamente igual.

A diferença estava na pegada.

Nessa mesma noite cheguei em casa e estudei umas 4 horas (só fui dormir na manhã seguinte).

E mudei radicalmente o meu setup de estudo de técnica. E agora entra a dica de "como estudar pegada".

Primeiro - Respeito pela música.

Jamais toque guitarra sem "dar bola", afinal, não tem ninguém por perto...

Se for tocar uma nota, um acorde, qualquer coisa, tem que sair muito bom. Imagine que tu está num palco, num estúdio ou que está sendo filmado. Sempre. Atitude de estudo é fundamental.

Segundo - Set de estudo.

Sabe aquele pedal que tu adora, bem macio e redondo, e aquele teu delay e o reverber? Guarda na gaveta.

Para estudar técnica, use no máximo um timbre crunch, bem "harsh" mesmo, sem médios e sem sustain. Resumindo, um timbre bem "duro", ruim de tocar.
E dá um jeito de que tuas frases sejam extremamente nítidas com esse som. Como? Praticando devagar e aumentando a velocidade! (Como se tu não soubesse disso...).

Terceiro - Metronomo e acentuação.

Quer melhorar a "pegada"? Use um e abuse do outro.

O ritmo, as divisões das tuas frases são essênciais. E com a acentuação correta, tudo fica mais fácil para o ouvido compreender, então, a partir de agora, antes de tocar qualquer frase, saiba onde está o acento e toque corretamente.

Tocar é como falar; leia atentamente, falando bem lento e respeitando os acentos que eu coloquei na frase abaixo:

Bondí ame usâmi gos!

Pois é, se não respeitar os acentos e o ritmo, o pessoal acaba tocando assim...



Grande abraço!

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Wyx

mas não tenho nem um pouco de dó de fazer um bend de 3tons!


Eu não consigo!

Deu inveja agora!!!

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Claro que consegue!
Enfia o dedo na guitarra e joga para cima! Difícil fazer em guitarras com escala longa, mas LesPaul da vida é tranquilo! O dificil é manter o vibrato fazendo isso, uso de vez em nunca! Tipo agora que só pra ter certeza que não tenho dó fiz aqui!
:D

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Wyx

Olha esse video aqui:



O bend do começo é de um tom e meio (terça menor) seguido por um de dois tons e meio (uma quarta).

Não consigo nem fazer vibrato nesse bend, por isso balanço a guitarra!

Ser frango é triste... Uhauhauhaua!!!

Abraço!

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Eu sigo fielmente 2 das 3 técnicas para treinar pegada!
Meu marshall(Pedal) está na gaveta! Eu sempre que treino, imagino que estou tocando para as pessoas, até interação com o "público" eu tenho!
A terceira colega, já não é bem assim não, não estou tendo muito saco para treinar com metronomo! Mas fico fazendo o fraseado bonitinho! :D
PS: Save my Soul, aquele solo é incrível! Ele foge do padrão! Muito show!
Stargazer
Força, precisão e firmeza! Sim, eu palheto com força! Fica melhor o timbre, ele abre mais! A guitarra grita mais alto!

Bigtransa
É fácil, um amigo me ensinou:
Apoie os 3 dedos na corda e mande pra cima! Você vai ver como fica leve, apoiando os três dedos facilita esse tipo de bend! Mas 1 tom eu prefiro usar um só! :D

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Igual o que acontece com a minha viva gold. A corda quase sai da guitarra! Depende do lugar na Floyd. Mas experimenta em uma lespaul para tu ver! Ela fica bonitinha la no final do braço!
:D

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Legais as dicas..... achei bem interessante o que vc disse com relação ao equipamento pra estudar..... pessoalmente eu tento estudar sempre com a guitarra sem drives e efeitos...... faz uma puta diferença...... Valeu ae....

Jéeeh_du_MaL_
Veterano
# mar/10
· votar


aah tipoo eO ouçoo bastante cd's e tirOo a cifraa e como vc voou praticamente copiandO as ideias doos caras meO!

é phodaa!

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


CAra na minha opinião ''pegada'' não se tira ou se estuda, pegada é pessoal e com o tempo o guitarrista vai sentir a necessidade e começar a desenvolver!

skiva_thrash
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

Bom como ja disse curto muito suas palavras cara, e mais uma vez deu dicas muuuito importantes, é muito bom ter colegas como vc q ''mostram o caminho'' hehe!

Grande abraç. e fica ae a dica pra galera.

Ramsay
Veterano
# mar/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Como vocês estudam pegada?

Com uma lupa e um chapéu de detetive!!!!!


Brincadeiras a parte, pegada não se estuda, mas, se adquire ou não, depende da capacidade individual de cada um!!

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Wyx
Eu sempre que treino, imagino que estou tocando para as pessoas, até interação com o "público" eu tenho!

fico imaginando a cena. kkkkkkkkkkkkkkk

Dogs2
Veterano
# mar/10
· votar


Jim Marshall
Toco guitarra desde 1998...e não me lembro até hoje de ter falado "...hoje vou pegar para estudar pegada"....


talvez porque pegar pegada seja um pleonasmo

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


"Pegada" é quando vc se pega no quarto tocando, fazendo careta sozinho e pulando e chacoalhando a guitarra...hehehehe

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon


Tranquilo velho, nem precisa agradecer...

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
sou teu fã ;D

Will Bejar
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
Mesmo gostando de brincar vou ficar quieto neste tópico........Fazer piada sobre "pegada" fica fácil demais..... Gosto de desafios.....
huahuahauhauahuahuahua...

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Andy TheCatSp

Hehehe, é legal quando sacam a ironia...

Será que um dia o criador do tópico vai voltar? Já faz uns dois meses...

Gnarus
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros

Naaao...ele gosta só de criar tópicos. As respostas interessantes deixa para os colegas do fórum!

exemplo de companheirismo....

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Gnarus

Olha, se for pensar por aí, até que é uma boa mesmo! Pior que estou falando sério!

Abraço!

Penta_Blues
Moderador
# mai/10
· votar


Boa tarde!!!

De Ros
E agora entra a dica de "como estudar pegada".
Cara, tem gente que paga pra ir num Workshop e receber tais ensinamentos e vc os disponibiliza aqui sem nem ao menos saber se receberá um simples obrigado como pagamento.
Se este for seu preço, receba pelo menos de minha parte vários deles.
Obrigado por dividir seu conhecimento e por elevar o nível do Fórum.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como vocês estudam pegada?