Guitarras Chinesas: Madeiras

Autor Mensagem
likerock
Veterano
# mar/10


Bom, dei uma pesquisada sobre as madeiras nas guitarras chinesas, que muitos dizem que algumas são de compensado ou MDF.

Primeiro, vamos começar deixando claro, MDF e compensado não é a mesma coisa. MDF é pó de madeira (serragem) colada e compensado são laminas de madeira coladas uma em cima da outra.

Conversei com o Luthier Edmar Luighi sobre a madeira das guitarras chinesas e achei interessanta passar a informação que foi passada a mim.

Seguinte, conversando com o Edmar sobre minha Ibanez GIO, perguntei para ele a respeito da madeira, se era mesmo Basswood, segundo ele, a chanse de ser era muito alta e foi confirmada depois do mesmo olha-la. Ele me explicou, que nessas fabricas chinesas o controle de qualidade não é rigoroso (como todos aqui sabem), sendo assim, quando acaba uma madeira para a produção de uma guitarra, eles pegam qualquer outra madeira e fazem a guitarra desse material no lugar. O próprio Edmar me disse, que a pouco tempo, recebeu uma guitarra de um cliente, que era pra ser em uma madeira (se não me engano, Basswood) e acabou vindo em ASH. O resultado, foi que só a madeira da guitarra já valera o preço do instrumento.

Créditos pela informação a cima: Edmar Luighi

Agora, uma resolução minha: Esses casos aconteceram bastante com a Ibanez, deixando a marca com uma má fama aqui no fórum, onde antes desses fatos eram conhecidas por serem boas guitarras, até na linha de baixo custo (GIO), se tiverem alguma dúvida, olhem os posts por volta de 2004, que irão ver isso. No mesmo caso, foram citadas principalmente Ibanez RG, uma linha que já não é da linha de baixo custo, a GIO.

Bom, não sei se vocês vão concluir o que eu conclui, pois opinião é de cada um.

Somente espero que eu possa acrescentar algo aqui e dizer que esses casos são raros, porém podem ser ruins (no caso de ser MDF ou Compensado) ou bons (no caso de vir alguma madeira que tenha mais valor). Vocês podem me perguntar porque até agora, dificilmente ou nunca foi visto coisa do tipo em outras guitarras chinesas. Pode ser que algumas marcas tenham melhor controle de qualidade ou sejam produzidas em menor escala, tornando o número de erros desse tipo menor ou inexistente.

Então, acho que não cabe a todos dizer que tal marca fabrica guitarras de MDF ou Compensado e sim que isso é um tipo de loteria, podendo dar sorte ou não, podendo acontecer até com uma guitarra que isso nunca foi visto.

Espero ter ajudado e acrescentado algo de útil aqui no FCC, abraços!

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar



Então, acho que não cabe a todos dizer que tal marca fabrica guitarras de MDF ou Compensado e sim que isso é um tipo de loteria, podendo dar sorte ou não, podendo acontecer até com uma guitarra que isso nunca foi visto.


Cara eu as vezes digo isso da Ibanez mas foi pelo que eu li do Luthier Tubarão e dos usuários da comunidade da Ibanez. Ele disse que a partir de uma certa data TODAS as Ibanez que ele foi pegando pra regular eram de MDF e não uma ou outra, acho que ele já pegou Ibanez Japa assim. Inclusive ele teve um problema de pintar uma Ibanez de MDF e a guitarra inchar. Ai um monte de membros da comunidade resolveram tirar uma lasca da madeira (na parte das molas) e a maioria de lá concluiu que sua guitarra era de MDF. Pelo que foi explicado, parece que a partir de uma data essas guitarras começaram a vir em massa feitas de MDF e não apenas uma ou outra. Alias o Soulface (se não me engano) daqui do fórum mandou um e-mail para a própria Ibanez que confirmou o caso, então não tem mais o que falar.

Pode ser que algumas marcas tenham melhor controle de qualidade ou sejam produzidas em menor escala,

Bom isso possa ser verdade. Ouvi lá na comu também que a maioria das Ibanez que tavam vindo de MDF se não forem todas eram as para destro. E como as para canhoto são produzidas em menor escalas parecia que estavam vindo ainda feitas de basswood.

Entre na comu "Ibanez Brasil" e pesquise que além de ter um tópico explicativo até com fotos, tem muita discussão sobre esse assunto.

Abraço.

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


GuitarHome

Eu leio a comunidade de vez em quando, já vi os depoimentos do Tubarão, que alias, me amarro nos Swirls dele. Se ajudar não tenho certeza da data da minha, pois não está comigo no momento, mas se não me engano é Agosto de 2008 e é Basswood.

Abç

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Achei o post do Soulface sobre isso:


AHAUHEUAHEUHAEUHAUHEUAHEUHAEUHAUEHAUHEUAHHUAE

Jogaram a meda no ventilador antes de mim.
Já tinha descoberto isso há algum tempo. Entrei em contato com a Ibanez para confirmar a origem deste material, e eles denominam como "Resoncast". Mas entre parênteses colocam "placas de madeiras prensadas e coladas". Ou seja, pó de serra modelado.
To com o e-mail de resposta deles aqui ainda.


tópíco: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/166850/p1

É exatamente sobre o assunto.

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


Hoje em dia, toda a produção de madeira mundial é direcionada para a china, praticamente quase toda a produção moveleira mundial é feita lá, há uns 10 anos atrás, era verdade que muitas guitarras chinesas eram feitas de compensado mas a coisa mudou muito...

já cansei de ver guitarras chinesas de 300 reais com corpo de boas madeiras, outro dia mesmo anunciaram no ML uma strat de 200 reais com um corpo em ash bem bonito, o Bigtransa aqui do forum comprou uma

não estou dizendo que toda guitarra chinesa é boa, apenas afirmo que a maior parte das atuais são feitas em madeira e não compensado, como acontecia antes...

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
Isso q vc falou é verdade...... Faz muito tempo que não vejo uma guitarra compensado ou mdf...... e olha que to sempre de olho nas novidades baratinhas made in china.......

Curly
Veterano
# mar/10 · Editado por: Curly
· votar


Bigtransa

estou encontrando inclusive corpo em peça única, um foi naquela que eu montei com partes e outro num jb condor que está aqui em casa, 2 peças de swamp ash sem emendas... não digo que soam melhores mas é um plus que vc paga muito caro se quiser em uma guitarra de marca...

depois posta uma foto do corpo daquela strat, fiquei curioso pq vc falou que as emendas eram bem feitas

Bigtransa
Veterano
# mar/10 · Editado por: Bigtransa
· votar


Curly
blz.... vou criar um tópico com fotos dela....

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Tomara que a qualidade só aumente, um exemplo é a MG32, antes era feita de compensado, hoje já encontramos sólidas.

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Bom, será que essas guitarras ditas como MDF, como a MG32 ou as Ibanez GIO, voltam a ser um bom custo x benefício pode ser valido modificá-las, no caso de estarem, atualmente, vindo com boas madeiras?

Sir.Paulo
Veterano
# mar/10
· votar


Galera eu já postei esse vídeo aqui antes, ele mostra a 'organização' de uma fabrica chinesa, ela produz para Fender-ESP-Ibanez-BC Rich como diria o povão 'tudo junto e misturado'.


Angelo Perleps
Veterano
# mar/10
· votar


Bom é dificil de acreditar que a Ibanez esta fazendo guitarras em mdf, ja tive varias RG, GIO, PGM, nenhuma delas era de mdf, um cara do forum disse uma vez:

A Guitarra do meu amigo era uma Ibanez Rg 350 dx, que custa em torno de 1200 a 1600 reais, soltou o parafuso da floyd e saiu Farelo de compensado pra tudo quate lado

tem esses relatos mas, quem será que pode afirmar a verdade agora?

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar



Bom é dificil de acreditar que a Ibanez esta fazendo guitarras em mdf, ja tive varias RG, GIO, PGM, nenhuma delas era de mdf, um cara do forum disse uma vez:

A Guitarra do meu amigo era uma Ibanez Rg 350 dx, que custa em torno de 1200 a 1600 reais, soltou o parafuso da floyd e saiu Farelo de compensado pra tudo quate lado

tem esses relatos mas, quem será que pode afirmar a verdade agora?


Cara não tem mais o que discutir. Já foi confirmado até pela própria Ibanez... Pessoal da comunidade confiriram quando descobriu isso e a da maioria era de MDF, mas isso não quer dizer que TODAS são, mas ultimamente a maioria.


Jogaram a meda no ventilador antes de mim.
Já tinha descoberto isso há algum tempo. Entrei em contato com a Ibanez para confirmar a origem deste material, e eles denominam como "Resoncast". Mas entre parênteses colocam "placas de madeiras prensadas e coladas". Ou seja, pó de serra modelado.
To com o e-mail de resposta deles aqui ainda.


Cara do forúm entrou em contato com a Ibanez e eles responderam isso, não tem o que duvidar mais.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


GuitarHome

Acho que não é maioria não cara. Vou dar um chute aqui, mas e se a fábrica ficou sem basswood na época e pra não parar a produção meteu MDF? Todos os relatos que ouvi foram de uma certa época.

Angelo Perleps
Veterano
# mar/10
· votar


então a fabrica baixou o nivel, e agora quem poderá nos defender???

Eu a Condor Clp,

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Angelo Perleps

Uma pergunta, Já que você já teve as Ibanez GIO, acho que posso perguntar a você: Você acha que compensa reformar ela, trocando caps, ponte, ferragens?

E o que achou das GIO sem modificações?

Angelo Perleps
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
cara agora fica dificil 2 gio q tive eram antes do ano 2000,

não deviam ser feitas de basswood mas eram maciças nada de compensado ou MDF, se não me engano era aghatis

o som da guitarra em si não era muito bom, os cap eram muito simples de timbre fraco 8k ceramicos, nao fiz nenhum ivestimento nelas, nao sei se ficaria bom

se vc tem um valor sentimental c/ a guitarra eu digo q vale apena, pois o mais importante e se vc curte o seu instrumento

Angelo Perleps
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
esqueci se sua guitarra é mesmo de basswood vale apena sim

as minhas eram de aghatis q é bem inferior segundo minha opinião,

uns caps dimarzio ou seymour, ou emg, ponte gotoh, ficam boas mas esses investimentos se vc for vende-la e dificil alguem pagar o preço pelas melhorias por isso eu digo se fizer faça pra ficar c/ ela

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Angelo Perleps

No caso da minha, tem bastante valor sentimental sim, é uma guitarra que quero guardar pro resto da minha vida. Eu gosto muito da pegada dela, braço bem fino, encaixa na mão.

Minha única curiosidade (não é uma coisa que mudaria o que eu acho da guitarra) é se o cuidado com as madeiras é tão ruim como falam. Já ouvi de tudo, que usam produtor quimicos na secagem e outras coisas.

Angelo Perleps
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
produtos quimicos é verdade, pra secar mais rapido a tora eles injetão esse produtos,

nas guitarras como Gibson Fender, o processo de secagem é natural no sol e chuva poeira ate dar o tempo certo pra começar a construir.

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Angelo Perleps

Mas isso influencia muito no timbre? Ou é aquela coisa que falam que influencia mas nem é minimamente perceptível?

Não sei se você sabe, mas guitarras Koreanas também sofrem esse processo ou o negocio é um pouco melhor?

Bolívar
Veterano
# mar/10
· votar


um monte de condor clp-2 pendurada no 1:30 hehehe

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


um monte de condor clp-2 pendurada no 1:30 hehehe

A CLP 2 é fabricada na China? Nunca tomei atenção de procurar o lugar de fabricação.

pscb
Veterano
# mar/10 · Editado por: pscb
· votar


Até me animei a no futuro pegar uma Ibanez AS 103 Custom. Possui captadores Super 58 Custom da Ibanez (os mesmos da signature do John Scofield), braço e corpo em flamed maple e é a melhor da linha AS. É feita na China.

Como tem essas histórias de Ibanez de MDF, fico desconfiado. Por ser semi-acústica (ou semi-sólida, como alguns preferem), tudo indica que a guitarra é toda em flamed maple, ainda mais pela cor natural. Mas Ibanez e China ficou uma associação muito ruim, mesmo com modelos de alto custo.

A guitarra é essa: http://www.ibanez.co.jp/products/images/eg2010/AS103_NT_12_02.png

GustavoJBC
Veterano
# mar/10
· votar


Tenho uma Les Paul da Dolphin e gosto muito do seu timbre, queria saber se essas madeiras são de boa qualidade e o que significa esse filete, só por curiosidade, pois estou muito satisfeito com ela, olhem a descrisão:

corpo de Nato com tampo de maple e filete, braço colado de nato com filete, escala de indian rosewood

???????????
Vlw Galera!!

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


GustavoJBC

Filetes são pedaços de madeira, cortados, agora, tem que ver se a construção toda é assim (ai eu acredito da possibilidade desses filetes significarem compensado) ou se é por exemplo, para reforçar o braço.

Costa 85

Putz, guitarra linda cara, teve dar mó desespero pra comprar.

Bolívar
Veterano
# mar/10
· votar


corpo de Nato com tampo de maple e filete, braço colado de nato com filete, escala de indian rosewood


acredito que o filete seja só para estetica, um filete de flame maple no topo pra dar o o visual zebra?

Spect
Veterano
# mar/10
· votar


Ou então é o binding.

DINO EK
Veterano
# mar/10
· votar


miha guita japonesa é em alder

DINO EK
Veterano
# mar/10
· votar


corrigindo, "chinesa" e nao japonesa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Chinesas: Madeiras